SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Segurança

Rompimento de parte interna de barragem assusta moradores em Jacobina

Mineradora informou que a pilha de estoque não tem nenhuma influência na estrutura de segurança da barragem de rejeito

Publicado

em

A parte interna da barragem de rejeitos da mineradora Jacobina Mineração e Comércio, unidade baiana do grupo Yamana Gold, desmoronou
Foto: Reprodução

A parte interna da barragem de rejeitos da mineradora Jacobina Mineração e Comércio, unidade baiana do grupo Yamana Gold, desmoronou nesta quarta-feira (2), em Jacobina, no norte da Bahia. Na ocasião, uma escavadeira, uma caçamba e uma caminhonete Hilux foram sugadas pela lama do rejeito de minério. Não há informações se algum colaborador ficou ferido

Moradores da região estão preocupados, mas, por meio de nota, a mineradora informou que a pilha de estoque não tem nenhuma influência na estrutura de segurança da barragem de rejeito.

Informou ainda que o desmoronamento de material na área de estoque de rejeitos ocorreu por volta das 14h e todo material sólido acabou atingindo os veículos.

Após o acidente, os demais equipamentos continuaram em operação. Apesar da empresa informar que o desmoronamento não influencia a estrutura de segurança da barragem, o caso é investigado, para que sejam descobertas as possíveis causas.

Segurança

Carga ilegal de carvão é apreendida em Santa Rita de Cássia

No total, a Cippa Lençóis apreendeu mais de 4.300kg de carvão vegetal

Publicado

em

Lençóis apreendeu, no sábado (5) no município de Santa Rita de Cássia, uma carga irregular de carvão vegetal.
Foto: CIPPA Lençóis

Uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis apreendeu, no sábado (5) no município de Santa Rita de Cássia, uma carga irregular de carvão vegetal.

Os policiais desenvolviam ações de patrulhamento ambiental na localidade conhecida como Trevo do Entroncamento, quando abordaram um caminhão, constatando que o veículo transportava carvão vegetal ensacado sem a documentação de origem.

O condutor do caminhão não apresentou licença ambiental nem nota fiscal do produto, o que configura crime ambiental previsto no Art. 46 da Lei de Crimes Ambientais. No total, foram apreendidos cerca de 180 sacos de carvão vegetal, com 4.347,5kg da carga.

Diante da irregularidade, o motorista foi conduzido à delegacia da região, juntamente com o veículo e a carga apreendidos, para a adoção das medidas legais.

Continue Lendo

Segurança

Polícia Militar resgata 39 aves silvestres em Salvador

Ações ocorreram nos bairros São Gonçalo do Retiro e Itapuã

Publicado

em

Na última quinta-feira (3), policiais militares da Coppa resgataram 39 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro em Salvador.
Foto: Coppa

Na última quinta-feira (3), policiais militares da Coppa resgataram 39 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro em Salvador. Dois suspeitos foram presos. 

A primeira ação aconteceu pela manhã no bairro de São Gonçalo do Retiro. Os militares receberam a denúncia de que pássaros silvestres estavam sendo mantidos em cativeiro em uma residência na localidade da Baixinha de Santo Antônio. Ao total foram apreendidas oito aves. Um homem foi preso. 

Já à tarde, os policiais receberam uma nova denúncia de encarceramento de pássaros silvestres. Desta vez, no bairro de Itapuã. Na Rua Seara Vermelha, as guarnições apreenderam 31 aves e 21 gaiolas. Além disso, um suspeito foi preso. 

Os dois homens e o material apreendido foram apresentados à delegacia. 

Continue Lendo

Segurança

Banco de Perfis Genéticos do DPT correlaciona crimes na Bahia e em Pernambuco

O autor de um estupro cometido em 2014 foi identificado por meio de vestígios genéticos coletados na roupa íntima da vítima

Publicado

em

obtido após a inserção de uma nova amostra no Banco de Perfis Genéticos de Crimes Sexuais, que gerou uma correspondência
Foto: Ascom/DPT

A Polícia Técnica da Bahia identificou o autor de um estupro cometido em 2014 por meio de vestígios genéticos coletados na roupa íntima da vítima. O resultado foi obtido após a inserção de uma nova amostra no Banco de Perfis Genéticos de Crimes Sexuais, que gerou uma correspondência automática com o material coletado na época do crime. 

A coleta da nova amostra foi realizada por peritos da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Juazeiro, no interior de um presídio da cidade, por determinação judicial do estado de Pernambuco. 

O custodiado, preso na Bahia pelo crime de homicídio, é investigado por outros crimes sexuais. 

“Quando inserimos a amostra no banco de dados, o sistema identificou um perfil compatível com um caso de estupro de 2014 que ainda estava sem autoria. 

“A coincidência só foi possível graças ao vestígio genético coletado e inserido na época dos fatos”, explicou o perito criminal e coordenador de Genética Forense, Luis Rogério Machado. 

ANÚNCIO
Anúncios

Além de esclarecer o caso antigo, o laudo também aponta a ligação do custodiado com outro crime ocorrido no estado de Pernambuco. 

“Casos como esse reforçam a importância da atuação integrada entre os órgãos de segurança pública e a indispensabilidade da vítima procurar os órgãos policiais para viabilizar a coleta de material biológico”, pontuou o Diretor Geral da Polícia Técnica, Osvaldo Silva. 

O Banco de Perfis Genéticos permite comparações automáticas entre milhares de perfis cadastrados, contribuindo diretamente para a elucidação de crimes e o fortalecimento da justiça. 

É a Polícia Científica auxiliando a justiça e combatendo a impunidade. 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas