Segurança
Delegado preso por tráfico, produzia maconha “em escala industrial”
Em uma chácara da família do policial, em São Sebastião, a Corregedoria-Geral da Polícia Civil apreendeu 128 pés de maconha

O delegado Marcelo Marinho de Noronha, preso nesta sexta-feira (4) por tráfico de drogas, produzia maconha “em escala industrial”, segundo informações do G1, citando relato da Polícia Civil à Justiça do Distrito Federal. A declaração consta na ata da audiência de custódia que determinou a prisão preventiva do servidor.
Em uma chácara da família do policial, em São Sebastião, a Corregedoria-Geral da corporação apreendeu 128 pés de maconha. A mulher do delegado e os dois filhos do casal também foram detidos. Eles vão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A prisão é resultado de uma investigação que durou dois meses, após uma denúncia anônima. No imóvel, na região de Nova Betânia, os agentes encontraram estufas, sementes da espécie cannabis sativa e iluminação artificial, que seria usada para potencializar o crescimento das plantas.
“Também durante os trabalhos de investigação da Polícia Civil, constatou-se que vários visitantes da residência de Marcelo possuiriam antecedentes criminais, inclusive por tráfico de drogas”, diz trecho da audiência de custódia.
Segurança
Tripulantes que salvaram pescadores de naufrágio são homenageados
O acidente envolvendo a embarcação pesqueira ocorreu na quarta-feira (5/3), durante a travessia São Joaquim-Bom Despacho

A Internacional Travessias Salvador (ITS) realizou uma cerimônia de honra ao mérito para os tripulantes que salvaram a vida de pescadores em situação de naufrágio na Baía de Todos-os-Santos. A honraria foi concedida para 10 profissionais que atuam na empresa, incluindo marinheiros e moço de convés.
O acidente envolvendo a embarcação pesqueira ocorreu na quarta-feira (5/3), durante a travessia entre os terminais São Joaquim e Bom Despacho. Após percepção da situação do barco, a tripulação iniciou o procedimento de resgate, seguindo todos os protocolos de segurança e normas marítimas. A ação foi exitosa e a equipe da ITS acionou logo em seguida o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para conclusão do atendimento. Os pescadores resgatados estão em bom estado de saúde.
Segundo a ITS, o evento teve como objetivo reconhecer o ato heroico dos profissionais, que em momento de urgência, atuaram com eficiência e dedicação, garantindo o resgate seguro das vítimas. No início de fevereiro, outros seis tripulantes receberam o mesmo reconhecimento, por conta de um salvamento de tripulantes em situação de naufrágio no dia 23 de janeiro de 2025, na Baía de Todos-os-Santos.
Segurança
PM liberta reféns no Arenoso e prende envolvidos
Na ação, os policiais apreenderam com os autores do crime duas pistolas e coletes balísticos

Policiais militares da 23ª CIPM libertaram, na manhã desta segunda-feira (24), três pessoas que estavam sendo feitas reféns por quatro indivíduos, incluindo um adolescente, no bairro do Arenoso, em Salvador. Na ação, os policiais apreenderam com os autores do crime duas pistolas e coletes balísticos.
Por volta das 6h, as guarnições realizavam uma incursão na localidade do Sobral, onde se depararam com criminosos armados, que dispararam contra os policiais militares e houve o revide. Na fuga, os quatros homens invadiram uma residência e fizeram três pessoas reféns (uma idosa, uma mulher e um jovem) na Rua Tenente Hananias, localidade conhecida como ‘Sovaco das Cobras’.
Equipes da 23ª CIPM rapidamente cercaram o imóvel e negociaram por duas horas a libertação das vítimas, que saíram sem ferimentos, porém as mulheres precisaram de atendimento médico e foram levadas pelo Samu para uma unidade de saúde.
A ocorrência também envolveu a participação de policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais, que deram apoio no momento em que os criminosos já estavam rendidos.
A ocorrência será registrada na Central de Flagrantes.
Segurança
Proteção à Mulher será disciplina na formação de oficiais e praças da PMBA
Para atender à demanda, será implantado ainda um curso para preparar instrutores

No mês dedicado às mulheres, a Polícia Militar da Bahia dá um passo importante na qualificação do efetivo para o atendimento de casos de violência contra a mulher: a inclusão do componente curricular de Policiamento de Proteção à Mulher nos Cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e Formação de Oficiais e Praças. Além disso, está prestes a ser lançado o Curso de Formação de Instrutores em Policiamento de Proteção à Mulher, para capacitar os multiplicadores que irão qualificar os alunos.
A Portaria Nº 022 – CG/25 fortalece a capacitação de policiais para atender ocorrências de violência doméstica e familiar contra a mulher com mais sensibilidade, respeito e eficiência. A iniciativa representa um avanço na luta contra a violência de gênero e no compromisso institucional com um atendimento humanizado às vítimas.
“Meu sonho era poder realizar essa inserção na grade curricular, para que todo policial militar seja capaz de atuar de forma qualificada e eficiente, em qualquer necessidade nas ruas. O comandante-geral, coronel Coutinho, muito sensível à temática, acolheu imediatamente a proposta, que logo foi confeccionada com a equipe do Batalhão e enviada para o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP)”, contou a comandante do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), tenente coronel Roseli de Santana, autora da iniciativa.
O objetivo da disciplina é o de “desenvolver conhecimentos e habilidades para a gestão e atuação em ocorrências de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (VDFCM), com um nível diferenciado de compreensão e ação, voltado ao atendimento humanizado e respeitoso às mulheres vitimadas por esses crimes, evitando a revitimização dessas pessoas”, explicou a comandante.
Serão comtemplados os Cursos de Formação de Oficiais, sendo eles: o Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares (CFOPM), Curso de Formação de Oficiais Auxiliares Policiais Militares (CFOAPM), e o Curso de Formação de Tenentes Auxiliares (CFTAPM); os Cursos de Especialização, sendo eles: o Curso de Comando e Estado Maior (CCEM) e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO); e os Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, sendo eles: o Curso de Formação de Soldados Policiais Militares (CFSD), Curso Especial de Formação de Cabos Policiais Militares (CEFC), Curso de Formação de Sargentos (CFSPM), o Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFSPM) e o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS).
“Como o BPPM não teria efetivo suficiente para capacitar toda essa demanda, vamos iniciar um curso para formar instrutores e atender as turmas em formação. Dessa forma, a nossa tropa terá o preparo necessário para que as mulheres, que já estão em situação de vulnerabilidade, não sejam revitimizadas”, concluiu a tenente coronel Roseli.