Cidade
Requalificação de ruas dá nova vida ao Centro Antigo de Salvador
No total, 11 bairros e mais de 300 ruas são contemplados pelo projeto, incluindo 18 vias do Centro Histórico de Salvador
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O Centro Antigo da capital baiana está recebendo obras de pavimentação de vias e requalificação de calçadas, com melhorias na acessibilidade em toda a região. Essas intervenções fazem parte do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, elaborado e executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), com o objetivo de oferecer mais conforto, tranquilidade e segurança para as pessoas que estudam, trabalham ou fazem lazer na região.
No total, 11 bairros e mais de 300 ruas são contemplados pelo projeto, incluindo 18 vias do Centro Histórico de Salvador. A maioria dessas vias nunca havia passado por qualquer tipo de melhoria. Entre as ruas recuperadas estão a Cruz Machado, Diogo Dias, Fernão Cardim e Corpo Santo.
Segundo Ângelo Bastos, engenheiro da Conder, os investimentos na região da Calçada/Comércio são da ordem de R$ 28 milhões. “São 17,3 mil metros lineares de ruas e 44 mil metros quadrados de calçadas, onde se inclui o sistema de acessibilidade, como rampas, piso tátil e travessas elevadas para idosos, pessoas com deficiência visual, cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e carinhos de bebê”, afirma.
Outras vias importantes de acesso ao Comércio já foram revitalizadas, como a Ladeira da Montanha, Avenida da França e Avenida Estados Unidos. O projeto também inclui bairros como Campo Grande, Politeama, Nazaré, Barbalho, Macaúbas, Liberdade, Santo Antônio Além do Carmo, Saúde e Tororó.
Com as obras nas ruas e passeios, o Governo do Estado contribui para o fortalecimento dos negócios, valorização dos imóveis e atração de novos empreendimentos para a área, que, quando construída, foi projetada para ser o centro econômico da cidade.
“O meu comércio ficou com melhor visibilidade. O ambiente aqui da Rua do Corpo Santo está mais agradável, e os clientes chegam para consumir no bar sem medo e com mais frequência”, garante Marcelo Santos, dono de estabelecimento ao lado do Elevador Lacerda.
Patrimônio urbano
A Rua do Corpo Santo ganhou também um calçadão em piso intertravado, facilitando o acesso à Capela de São Pedro Gonçalves do Corpo Santo, construção em alvenaria de pedra e cal, que abriga uma das esculturas barrocas mais importantes do Brasil: a imagem de Nosso Senhor da Redenção.
As intervenções promovem segurança e acessibilidade para moradores e turistas que podem transitar nas ruas com autonomia. É uma espécie de redescoberta do patrimônio urbano com a valorização, requalificação e reestruturação de áreas importantes, para atrair investidores e turistas.
O presidente da associação de empresários do Comércio, Jacson Sampaio, aprova a iniciativa. “É muito importante esse olhar atencioso para o bairro, pois sabemos que somos o antigo centro financeiro de Salvador. O desenvolvimento no Comércio amplia as nossas chances de vendas e quebra o modismo do consumo somente em shopping center, trazendo o público para a região”.
Cidade
Tarifas do metrô e transporte metropolitano terão reajuste zero
O governador anunciou que o Governo do Estado vai assumir o custo. O projeto de lei será enviado para a Alba

“Não haverá aumento na tarifa para quem vai usar o metrô e o ônibus da região metropolitana”, anunciou o governador Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (20). Durante uma reunião, que contou com a presença de secretários estaduais envolvidos com o tema, vereadores de Salvador, deputados estaduais e do vice-governador, Geraldo Júnior, ficou estabelecido que o Governo do Estado vai assumir o custo. O projeto de lei será enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
“Se o Estado não bancasse esse custo do metrô e do ônibus metropolitano, o trabalhador que usa um transporte coletivo em Salvador ficaria pagando R$ 11, então, por aí você tem a dimensão da importância do papel do Estado”, explicou o governador.
Com essa decisão, as tarifas vão permanecer nos mesmos valores, R$ 4,10 no metrô, e nos ônibus, as que são praticadas atualmente, a depender da localidade atendida. O impacto aos cofres públicos está estimado em R$ 70 milhões ao ano, sendo R$ 39 milhões com o sistema metroviário, e R$ 30,4 milhões com a frota da região metropolitana.
Um estudo realizado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) indicou que com o custeio do Estado, a tarifa está estabelecida em R$ 4,10. Já sem o aporte, o valor seria de R$ 9,21.
O Governo da Bahia aplicou R$ 8,1 bilhões no sistema metroviário, sendo R$ 4,4 bilhões na construção e R$ 3,7 bilhões na operação. O modal é responsável pelo transporte mensal de 9,4 milhões de pessoas. Somente em 2024 foram realizadas 118 milhões de viagens, sendo necessário um aporte de R$686 milhões para cobrir a operação.
Cidade
Linha B5 do BRT iniciará operação integral a partir deste sábado (8)
A linha está operando de forma assistida desde o dia 21/12/2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h
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A linha B5 do BRT, que liga as estações Rodoviária à Lapa, iniciará a operação em horário integral a partir deste sábado (8), das 5h às 23h10. A linha B5 está operando de forma assistida desde o dia 21 de dezembro de 2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h, com ampliação no último sábado (1º), das 9h às 23h.
De acordo com o diretor de Planejamento de Transportes, Diogo Pires, a operação assistida funcionou como um período de testes da nova linha, uma das mais aguardadas do sistema. “Durante este período pudemos fazer os ajustes operacionais necessários para que a linha pudesse operar em sua plenitude. Como a operação tem ocorrido de forma satisfatória desde a última ampliação de horário, temos segurança que ela irá atender os usuários adequadamente”, explicou.
Atualmente o sistema BRT opera com cinco linhas e 14 estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara, Pituba, Cidade Jardim, Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. Em média, 65 mil pessoas utilizam o sistema BRT diariamente.
Cidade
Patinetes elétricos são alternativa eficiente de mobilidade em Salvador
Desde o início da operação, em 3 de janeiro já são quase 70 mil viagens e quase 30 mil usuários
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Em apenas 30 dias de operação, os patinetes elétricos da Jet já se consolidam como uma alternativa eficiente para a mobilidade urbana em Salvador. Desde o lançamento no dia 3 de janeiro deste ano até o dia 3 de fevereiro, foram realizadas 66,9 mil viagens, com a adesão de 29.800 usuários, percorrendo um total de 247 mil quilômetros e acumulando mais de 1,94 milhão de minutos de deslocamento. Se compararmos os números, a distância total percorrida pelos usuários equivale a mais de seis voltas na Terra.
O sucesso do modal levou à ampliação da área de operação nesta semana, incluindo novas regiões estratégicas da cidade. Agora, os patinetes também podem ser utilizados no Caminho das Árvores (até a região do Salvador Shopping), na Pituba (até a Praça Ana Lúcia Magalhães) e no Centro, até o Campo Grande. Além disso, a frota de patinetes dobrou saindo dos atuais 300 para 628 equipamentos.
Tecnologia e segurança
Os patinetes são equipados com GPS para rastreamento, placa de identificação, sistema de freios, campainha e faróis de LED integrados, garantindo maior segurança aos usuários. Além disso, a velocidade máxima permitida é de 20 km/h, oferecendo um equilíbrio entre agilidade e proteção no trânsito.
O serviço é mantido pela empresa Jet e habilitado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Os equipamentos passam por um período de testes que dura 90 dias. Ao final dos testes, os dados coletados durante essa fase serão utilizados para subsidiar a Semob na realização de um credenciamento futuro, onde outras empresas que forneçam o mesmo serviço poderão operar na cidade. Além disso, será realizada uma regulamentação municipal para a operação dos equipamentos nas ruas da cidade.
“A JET está entusiasmada com a parceria junto da Prefeitura em estimular a micromobilidade urbana. Com mais de 300 km de malha cicloviária, a cidade já conhecida por sua generosidade tão bem nos acolheu e é um verdadeiro polo de intercâmbio cultural”, destaca a gerente de relações governamentais da JET, Natalya Barbosa.
Funcionamento e custos
O serviço pode ser acessado através do aplicativo da JET (https://jetshr.com/br/), com pagamentos via cartão de crédito ou Pix. O custo inicial de desbloqueio é de R$1,99, seguido por uma tarifa de R$0,59 por minuto de uso. Usuários que optarem pela assinatura não pagam a taxa de desbloqueio, e o custo por minuto pode variar de R$0,25 a R$0,99, dependendo do horário e dia da semana. Todas as viagens incluem seguro contra acidentes.
Os patinetes têm autonomia de até quatro horas e reduzem automaticamente a velocidade para 5 km/h se o usuário sair da área de cobertura. Caso o veículo seja deixado fora da área de estacionamento indicada no aplicativo, uma equipe da JET será acionada para devolvê-lo ao local apropriado.
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