Saúde
Policlínicas de Narandiba e Escada registram aumento no número de consultas
Os dados reforçam a consolidação das unidades como referências na oferta de serviços da atenção especializada em Salvador

As Policlínicas Regionais de Escada e Narandiba, unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) geridas pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), registraram um crescimento contínuo no número de atendimentos médicos no início de 2025. Os dados reforçam a consolidação das unidades como referências na oferta de serviços da atenção especializada em Salvador.
Entre janeiro e abril, as duas unidades somaram quase 28 mil atendimentos médicos, com destaque para o mês de abril, que apresentou o maior volume de consultas até agora. Só em Escada, o número de consultas em abril foi cerca de 40% maior que o de março. Em Narandiba, o aumento também foi significativo, confirmando a tendência de crescimento nos dois territórios.
Segundo Priscilla Santos, diretora da Policlínica de Narandiba, os dados demonstram o impacto direto do serviço na vida da população. “Os dados de abril confirmam um crescimento constante nas consultas médicas desde janeiro. Isso mostra não apenas a confiança da população no serviço que oferecemos, mas também o compromisso diário da nossa equipe em garantir um atendimento qualificado e resolutivo”, afirma.
Além das consultas, as unidades mantiveram números expressivos de procedimentos diagnósticos no período. Juntas, Escada e Narandiba realizaram mais de 100 mil exames e procedimentos entre janeiro e abril. Esse número reflete a capacidade das unidades em responder à demanda por exames especializados.
A satisfação dos usuários também reforça o papel das unidades na garantia do cuidado. “Sou atendida aqui há cerca de três meses, faço tanto consultas como procedimentos. Venho duas vezes por semana para fazer curativos. Não tenho o que falar. Os profissionais trabalham com amor. O atendimento é excelente”, relata Jéssica Patrícia Barbosa Leão, 33, coordenadora escolar e usuária da Policlínica de Narandiba.
Como agendar
O atendimento nas Policlínicas de Narandiba e Escada é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento digital ou por telefone. Os interessados podem acessar os serviços pelo SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo) e pelo telefone 0800 071 5353, realizando o cadastro e enviando os documentos necessários.
Saúde
Vacinação contra gripe acontece no Piedade neste sábado (14)
Para se vacinar, é obrigatório apresentar um documento de identificação com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação

O Shopping Piedade, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (14), das 9h às 18h, uma campanha de vacinação gratuita contra a Influenza (gripe) para todos os públicos.
A ação acontece na unidade localizada na entrada da Junqueira Ayres, no piso L3 do Shopping Piedade.
A vacinação é destinada a toda a população a partir dos 12 anos de idade, com o objetivo de reforçar a proteção contra o vírus da gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
Para se vacinar, é obrigatório apresentar um documento de identificação com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação (se disponível).
Mais informações em www.saude.salvador.ba.gov.br
Saúde
Hospital Roberto Santos realiza coleta de sangue no Dia do Doador
O atendimento será realizado neste sábado (14), das 8 às 17 horas, no Cabula

Neste sábado (14), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em parceria com a Hemoba, promove campanha de coleta de sangue para repor o estoque que está baixo e se preparar para não faltar sangue durante o feriado.
O atendimento será realizado das 8 às 17 horas e os interessados em doar poderão se dirigir ao Hospital Roberto Santos, rua Direta do Saboeiro, Cabula. A unidade de coleta da Hemoba fica localizada no subsolo do hospital.
A coordenadora do Banco de Sangue, Tatiara Veloso, pontua que a ação acontece em comemoração ao Dia do Doador de Sangue e visa regularizar o estoque da unidade que está muito inferior ao quantitativo necessário para atender as demandas do hospital.
Ela ainda lembra que com a proximidade de um feriadão, ações dessa natureza são imprescindíveis para repor o estoque e não comprometer o atendimento dos pacientes neste período.
Atualmente, quatro tipos sanguíneos possuem apenas uma bolsa no estoque: O negativo, B negativo, O positivo e AB negativo.
Quem pode doar?
- Pessoas em boas condições de saúde, com peso acima de 50 kg.
- Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal).
- Pessoas com mais de 60 anos podem doar, desde que já tenham realizado doações anteriormente.
- Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Saúde
Hospital Geral de Guanambi amplia capacidade de atendimento
A unidade foi reforçada nesta quinta-feira (12) com 30 novos leitos de enfermaria e um banco de leite

Referência para a população de 37 municípios do sudoeste baiano, prestando atendimento de média e alta complexidade, o Hospital Geral de Guanambi foi reforçado nesta quinta-feira (12) com 30 novos leitos de enfermaria e um banco de leite. A entrega, um investimento de R$ 2,8 milhões, foi feita pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, acompanhada da presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Ivana Bastos.
Os novos leitos qualificarão a assistência na unidade, ampliando a capacidade de atendimento e dando mais conforto aos pacientes. Com a entrega, a unidade passa a contar com 190 leitos, melhorando o fluxo na emergência, que registra cerca de 1.800 atendimentos por mês.
Além dos leitos, o hospital conta agora com um Banco de Leite. O serviço garantirá que haja coleta de leite humano e todo o processamento necessário para disponibilizar aos bebês que estão internados na unidade e cujas mães estão impossibilitadas de amamentar.
A secretária Roberta Santana destacou que o investimento vem em um momento de alta demanda na unidade. “Vamos continuar garantindo o atendimento a todos os pacientes que necessitam da assistência na unidade e agora de uma forma ainda mais qualificada”, afirmou.
Para a presidente da Alba, Ivana Bastos, a entrega é muito importante para toda a região. “Uma entrega que, com certeza, fará com que haja uma melhor assistência para a população”, disse.