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Infraestrutura

Obras físicas do Tramo III serão entregues na sexta (30)

O Governo do Estado agora passa para a CCR Metrô Bahia realizar as adequações necessárias à operação

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Nesta sexta-feira (30), serão entregues as obras físicas do Tramo III do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) à concess
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Nesta sexta-feira (30), serão entregues as obras físicas do Tramo III do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) à concessionária CCR Metro Bahia, que realizará as adequações necessárias antes do início da operação com passageiros, prevista para acontecer num prazo de três meses.

O novo trecho possui, aproximadamente, cinco quilômetros de extensão, a partir da estação Pirajá, com duas novas estações: uma em Campinas de Pirajá, nas imediações da Brasilgás, e a outra denominada Águas Claras/Cajazeiras, implantada na confluência da Avenida 29 de Março com a BR-324.

“O governo do Estado está concluindo essa etapa de obras e, como previsto em contrato de concessão, a CCR irá fazer a operação e manutenção do novo trecho junto com as outras estações que já estão em funcionamento. A operação comercial deve ocorrer num prazo de noventa dias após a CCR fazer a instalação de mobiliário, da comunicação visual das estações e outras adequações para servir à população com o mesmo padrão de qualidade das outras estações já em funcionamento”, afirma Eduardo Copello, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

O Tramo III foi implantado às margens da Rodovia BR-324, principal conexão de Salvador aos grandes centros econômicos do país. Ele também vai interceptar importante parque industrial e logístico, com 4,66 Km de extensão, duas estações metroviárias, a primeira em Campinas de Pirajá e a segunda em Águas Claras/Cajazeiras, e dois Terminais de Integração de Ônibus Municipal e Metropolitano, além de estar conjugado à nova estação rodoviária de Salvador e a duas subestações: uma auxiliar e uma retificadora de energia.

O empreendimento faz parte de um grande complexo intermodal, que deverá atender às demandas de transporte urbano dessas regiões e beneficiar a população que chega ou sai da capital, expandindo os atuais 33 km em operação para, aproximadamente, 38 km. Representa uma expressiva melhoria da mobilidade para a população de Salvador e da região metropolitana.

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O Tramo III amplia o atendimento para diversas regiões de grande densidade populacional e promove essencial integração entre os diversos modais de transporte da cidade e de seu entorno, alcançando parcela significativa da população. A implantação está a cargo da CTB e a operação será incorporada ao Contrato de Concessão do metrô pela Concessionária CCR Metrô Bahia.

As novas estações, somadas às demais já em operação, totalizam 22 estações, em uma malha metroviária de 38 quilômetros, atendendo 340 mil passageiros por dia. A obra do Tramo III contempla, ainda, o Terminal de Integração ao lado da Estação Campinas de Pirajá, junto ao Terminal de Integração de Ônibus Urbano e Metropolitano em Águas Claras. A Estação Águas Claras/Cajazeiras terá acesso à nova rodoviária da capital baiana.

Infraestrutura

Obras do VLT de Salvador mantêm ritmo acelerado

O projeto está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das obras

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As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador atingiram, nesta semana, 18% de execução no Trecho 1, que
Foto: Matheus Landim/GOVBA

As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador atingiram, nesta semana, 18% de execução no Trecho 1, que compreende o trajeto entre a Estação da Calçada e a Ilha de São João. O progresso na instalação do novo modal foi verificado nesta segunda-feira (21) pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante visita técnica. Acompanhado pelo diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, o chefe do Executivo estadual destacou o avanço dos trabalhos e reforçou o compromisso do Governo do Estado com a entrega das primeiras etapas do projeto.

“Este é um recurso proveniente de uma parceria com o governo federal, com investimentos tanto do PAC quanto do governo do presidente Lula. Estou visitando este trecho, o Lote 1, mas é importante destacar que já há obras em andamento nos outros trechos também. Esse foi o compromisso com a população do Subúrbio de entregar este lote primeiro. Enquanto avançamos rapidamente com as obras, ligando a Calçada a Ilha de São João”, acrescentou o governador Jerônimo Rodrigues.

De acordo com Lafuente, a obra já conta com 1,6 quilômetro de via permanente, o que significa algo inédito em menos de nove meses, em qualquer obra ferroviária que já tenha sido feita no Brasil. Ele ainda acrescenta, “então a gente está com uma meta extremamente dura e ousada de que a gente pode ter uma linha de teste até dezembro, de 2 a 4 quilômetros de extensão contínua para que esses trens rodem e testem durante um tempo antes da operação”.

Com capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, a instalação do VLT segue em ritmo acelerado, sob condução da CTB, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ao todo, o VLT contará com aproximadamente 36 quilômetros de extensão, distribuídos em 34 paradas no total, com um investimento em torno de R$ 5 bilhões.

Trechos

O projeto do VLT está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das obras. O Trecho 1, que vai de Ilha de São João até Calçada, possui uma extensão de cerca de 16,7 mil metros, com 17 paradas e a Estação Calçada, sendo conduzido pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador.

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Já o Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, tem 9,2 mil metros de extensão e 8 paradas, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador (SMSL), em Águas Claras, sendo executado pelo Consórcio VLT Lote 2.

Conectando Águas Claras ao bairro de Piatã, o Trecho 3, que abrange pouco mais de 10,5 mil metros e 9 paradas, com integração ao SMSL, no Bairro da Paz, está sob responsabilidade do Consórcio Bahia Atlântico. As obras realizadas em paralelo garantem a otimização do cronograma e o progresso contínuo de todas as etapas de implantação.

Geração de empregos formais

As obras do VLT do Subúrbio é um exemplo de projeto que tem ajudado a ampliar o número de postos de trabalho na Bahia. A expectativa é que o VLT gere cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das intervenções.

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Infraestrutura

Delegação chinesa discute implantação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru

Ministério dos Transportes, Casa Civil, Governo da Bahia recepcionaram os chineses em visita ao Porto Sul e Fiol

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Uma delegação de engenheiros ferroviários do governo chinês esteve em Ilhéus (BA), nesta quarta-feira (16), para avaliar o potencial
Fotos: Daniel Thame/GOVBA

Uma delegação de engenheiros ferroviários do governo chinês esteve em Ilhéus (BA), nesta quarta-feira (16), para avaliar o potencial das obras da Malha I da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) e do Porto Sul, com vistas à criação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru. A visita, coordenada pelo Governo Federal e com participação do Governo da Bahia, teve como foco analisar a possibilidade de conectar o Porto Sul, no Oceano Atlântico, ao porto peruano de Chancay, no Oceano Pacífico, localizado a cerca de 80 quilômetros de Lima.

“A proposta é estabelecer um corredor ferroviário estruturante para transporte de carga no Brasil – de Leste a Oeste, atravessando Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Toda a produção da região central do país seria escoada por essa infraestrutura ferroviária até o Porto de Chancay”, explicou o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.

A China deverá elaborar um novo estudo voltado à implantação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru, que pretende criar uma rota estratégica para o comércio entre os dois oceanos, ampliando as conexões comerciais entre a China e os países da América do Sul.

“Essa ligação bioceânica é um grande sonho do Brasil. Quando essa ferrovia alcançar o Pacífico, o tempo de navegação entre a costa brasileira e a Ásia será reduzido em cerca de dez dias”, afirmou Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, durante a visita.

“O Brasil exporta, anualmente, US$350 bilhões, e mais de um terço desse volume tem como destino a China. Desse total, 60% correspondem a minério de ferro e soja – cargas que dependem de transporte ferroviário. É uma alternativa mais eficiente, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental”, acrescentou Leonardo Ribeiro.

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Infraestrutura baiana no centro da integração logística

O presidente da Bahiainvest, órgão do Governo do Estado, Paulo Guimarães, ressalta que “o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste são fundamentais não apenas para as regiões Sul e Sudeste, mas para todo o estado. Eles vão possibilitar o escoamento de minérios e grãos e representar uma grande artéria para o desenvolvimento de novos projetos industriais e agroindustriais. Além disso, tornam-se o principal elo, e é esse o motivo da visita dos chineses, para a implantação de uma ferrovia bioceânica ligando o Oceano Pacífico, no Peru, ao Oceano Atlântico, em Ilhéus”.

Guimarães também destacou que “o Porto Sul atrairá novas indústrias e viabilizará a criação de um Polo de Logística, com impacto positivo em toda a economia regional, com uma característica própria da Bahia: a produção sustentável”.

A Malha I da Fiol, com 537 quilômetros entre Caetité (BA) e Ilhéus (BA), é peça essencial na logística de escoamento de cargas. A integração com o Porto Sul figura como uma das alternativas mais promissoras para o sucesso do corredor bioceânico. A concessionária Bahia Mineração S.A. (Bamin) é responsável pelas obras do trecho ferroviário e também pela construção do Porto Sul.

Projeto Fico-Fiol: nova rota ferroviária estratégica

O projeto Fico-Fiol compreende a concessão à iniciativa privada da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico) e Fiol. Prioritário no Novo PAC, o empreendimento prevê 2,7 mil quilômetros de extensão entre Bahia, Goiás e Mato Grosso, com investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões. As ferrovias envolvidas serão integradas à Ferrovia Norte-Sul e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), fortalecendo a consolidação de um corredor logístico estratégico.

“O projeto, que já conta com parte de sua infraestrutura construída pelo governo brasileiro, visa transportar a produção de grãos e minérios da Bahia e do Matopiba até Lucas do Rio Verde (MT)”, detalhou Leonardo Ribeiro.

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O Corredor Bioceânico Brasil-Peru conectará a Fico-Fiol ao Porto de Chancay, cruzando os estados de Rondônia, Acre e o território peruano.

Delegação chinesa percorre obras e faz avaliações técnicas

A delegação chinesa iniciou a semana visitando as obras do entroncamento entre a Fico-Fiol e a Ferrovia Norte-Sul, concebido para promover a integração do transporte ferroviário de Norte a Sul do país. Técnicos e engenheiros estiveram em Mara Rosa (GO), ponto exato em que essas ferrovias se encontram.

Na terça-feira (15), a delegação foi recebida na Casa Civil, em Brasília (DF), e nesta quinta-feira (17) seguem para o Porto de Santos, dando continuidade à análise da infraestrutura logística brasileira e à articulação com o Corredor Bioceânico Brasil-Peru.

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Infraestrutura

CS Portos participa da Intermodal com entrega de terminais modernizados 

Em mais uma edição da feira, ao lado da Codeba, empresa apresenta as melhorias realizadas nos terminais ATU 12 e ATU 18 

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A CS Portos, controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar, participa da 29ª edição da Intermodal South America, maior evento de
Foto: Divulgação

A CS Portos, controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar, participa da 29ª edição da Intermodal South America, maior evento de soluções logísticas do Brasil, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de abril, em São Paulo (SP). Junto à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a empresa apresentará as melhorias realizadas nos terminais ATU 12 – em plena operação – e ATU 18 – em etapa final de obras, com previsão de operar com a capacidade total a partir deste mês –, ambos no Porto de Aratu, em Candeias (BA). 

Segundo a CS Portos, foram investidos mais de R$ 900 milhões nos três primeiros anos de operação dos terminais, iniciada em 2022. A finalização das obras ocorre bem antes do prazo estabelecido pela concessão, em junho de 2025. Portanto, a antecipação do cronograma contribui para a eficiência logística na distribuição de fertilizantes e demais graneis sólidos minerais, essenciais para o agronegócio e setores de mineração, que desempenham papeis chave na economia do Nordeste e de todo o Brasil. 

Ainda de acordo com a empresa, as modificações ampliaram a capacidade de movimentação do ATU 12 em cerca de 3,5 vezes, para até 6 milhões de toneladas ao ano. Além disso, expandiram a capacidade de estocagem do terminal para 570 mil toneladas, entre armazéns e pátios, habilitando-o para receber navios de até 125.000 DWT (post-Panamax) e profundidade de 15 metros. Simultaneamente, os novos equipamentos, todos elétricos e de última geração – que incluem tecnologia brasileira e importada de países como Bélgica e China –, irão ampliar a capacidade de movimentação de carga de 3 mil toneladas por dia para até 20 mil toneladas por dia. 

Já o ATU 18 poderá movimentar 3,5 milhões de toneladas de grãos por ano, com capacidade inicial de estocar 120 mil toneladas, podendo chegar a 7,5 milhões de toneladas após as expansões previstas. 

Juntos ATU12 e ATU18 ampliarão a capacidade de operação, armazenamento e movimentação de carga onde a produtividade saltará de 300 toneladas por hora para 2.000 toneladas, tudo isso em um processo de excelência operacional e alta produtividade. 

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Para Marcos Tourinho, diretor-presidente da CS Portos, a participação na Intermodal representa a oportunidade de mostrar as melhorias que foram realizadas e de que maneira a modernização dos terminais pode contribuir para superar gargalos logísticos e impulsionar o escoamento de setores econômicos estratégicos. 

“Entregamos uma infraestrutura portuária altamente eficiente, equiparável aos melhores portos do mundo. Estamos honrados em apresentar, ao lado da Codeba, os investimentos que realizamos nos últimos três anos em um evento como a Intermodal, que é uma grande vitrine para os setores de transporte e movimentação de cargas, logística multimodal, armazenagem e comércio exterior. Além disso, participar da feira possibilita a troca de ideias e de experiências com outros profissionais e encontrar caminhos para novos negócios”, completa o executivo. 

A requalificação dos terminais ajudará a impulsionar ainda mais o Porto de Aratu, tornando-o como um dos principais portos para movimentação de granel sólido da Bahia  

As ações realizadas nos terminais seguem padrões de sustentabilidade contando com os mais avançados sistemas de automação, segurança e proteção ao meio ambiente. Inclui um importante sistema de tratamento de efluentes para os diversos tipos de produtos, bem como um projeto de geração solar a ser responsável pela produção de até 20% da energia consumida nos terminais. 

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