Nesta sexta-feira (30), serão entregues as obras físicas do Tramo III do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) à concessionária CCR Metro Bahia, que realizará as adequações necessárias antes do início da operação com passageiros, prevista para acontecer num prazo de três meses.
O novo trecho possui, aproximadamente, cinco quilômetros de extensão, a partir da estação Pirajá, com duas novas estações: uma em Campinas de Pirajá, nas imediações da Brasilgás, e a outra denominada Águas Claras/Cajazeiras, implantada na confluência da Avenida 29 de Março com a BR-324.
“O governo do Estado está concluindo essa etapa de obras e, como previsto em contrato de concessão, a CCR irá fazer a operação e manutenção do novo trecho junto com as outras estações que já estão em funcionamento. A operação comercial deve ocorrer num prazo de noventa dias após a CCR fazer a instalação de mobiliário, da comunicação visual das estações e outras adequações para servir à população com o mesmo padrão de qualidade das outras estações já em funcionamento”, afirma Eduardo Copello, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
O Tramo III foi implantado às margens da Rodovia BR-324, principal conexão de Salvador aos grandes centros econômicos do país. Ele também vai interceptar importante parque industrial e logístico, com 4,66 Km de extensão, duas estações metroviárias, a primeira em Campinas de Pirajá e a segunda em Águas Claras/Cajazeiras, e dois Terminais de Integração de Ônibus Municipal e Metropolitano, além de estar conjugado à nova estação rodoviária de Salvador e a duas subestações: uma auxiliar e uma retificadora de energia.
O empreendimento faz parte de um grande complexo intermodal, que deverá atender às demandas de transporte urbano dessas regiões e beneficiar a população que chega ou sai da capital, expandindo os atuais 33 km em operação para, aproximadamente, 38 km. Representa uma expressiva melhoria da mobilidade para a população de Salvador e da região metropolitana.
O Tramo III amplia o atendimento para diversas regiões de grande densidade populacional e promove essencial integração entre os diversos modais de transporte da cidade e de seu entorno, alcançando parcela significativa da população. A implantação está a cargo da CTB e a operação será incorporada ao Contrato de Concessão do metrô pela Concessionária CCR Metrô Bahia.
As novas estações, somadas às demais já em operação, totalizam 22 estações, em uma malha metroviária de 38 quilômetros, atendendo 340 mil passageiros por dia. A obra do Tramo III contempla, ainda, o Terminal de Integração ao lado da Estação Campinas de Pirajá, junto ao Terminal de Integração de Ônibus Urbano e Metropolitano em Águas Claras. A Estação Águas Claras/Cajazeiras terá acesso à nova rodoviária da capital baiana.