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Infraestrutura

No município de Barra, Rui vistoriou as obras da ponte sobre o São Francisco

O equipamento vai oferecer mais segurança, conforto e rapidez na travessia entre as duas cidades

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Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

No segundo compromisso desta sexta-feira (18), na viagem 600 que o governador Rui Costa realiza pelo interior da Bahia, foi realizada a vistoria das obras da nova ponte sobre o Rio São Francisco. Batizada de Ponte do Feijão, o novo equipamento fará a ligação da cidade de Barra com Xique-Xique.

Rui comentou a importância dessa obra que trará desenvolvimento para a região. “Quando você integra duas regiões como essa, as duas saem ganhando. A soma é muito mais que dois mais dois são quatro. Isso Aqui vai ser oito, vai ser 10. O resultado econômico disso, eu não tenho dúvida que trará um dinamismo econômico, emprego e renda para as pessoas”.

A obra que tem investimento do Governo do Estado de R$ 133 milhões vai reduzir o tempo de percurso, feito em automóveis, entre as duas cidades, de 20 para menos de dois minutos.

A ponte vai oferecer mais segurança, conforto e rapidez na travessia entre as duas cidades, beneficiando mais de 2,5 milhões de habitantes. Além disso, vai contribuir para o desenvolvimento do agronegócio, do turismo e do setor de geração de energia eólica na região. Os serviços no equipamento estão gerando 220 empregos diretos e 45 indiretos.

Com previsão de ser finalizada no segundo semestre de 2021, a ponte será uma importante ligação da região oeste baiana com o restante do estado. O equipamento, com um quilômetro de extensão e 15 metros de largura, faz parte do projeto de recuperação do Sistema Viário da BA-052.

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Infraestrutura

Pavimentação da BR-135 impulsiona mobilidade e economia no Oeste

A intervenção melhora a mobilidade e garante mais segurança no tráfego, facilitando o deslocamento na região

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Extremo Oeste da Bahia, recebeu um importante avanço em infraestrutura com a pavimentação de 23 quilômetros da BR-135, no trecho
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A cidade de Cocos, no Extremo Oeste da Bahia, recebeu um importante avanço em infraestrutura com a pavimentação de 23 quilômetros da BR-135, no trecho que liga o município à divisa com Minas Gerais. Com um investimento de R$ 122,3 milhões, a obra foi inaugurada nesta sexta-feira (21) pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado dos ministros Renan Filho (Transportes) e Rui Costa (Casa Civil). A pavimentação melhora a mobilidade de mais de 18 mil moradores, garantindo mais segurança no tráfego e facilitando o deslocamento na região.

Além do impacto local, a obra fortalece a economia ao melhorar o escoamento da produção agropecuária, setor fundamental para a região. A BR-135 é um dos principais corredores logísticos do país, atravessando o Matopiba – uma das maiores fronteiras agrícolas do Brasil, que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da rodovia para o desenvolvimento econômico da Bahia. “Nós estamos fazendo conectividade com Maranhão, Piauí e Minas Gerais. Essa estrada, além de favorecer o agronegócio, responderá também ao transporte de viaturas, de ambulâncias, de produtos da cultura familiar, comerciantes. Estou muito feliz em entregar uma estrada dessas hoje, entregar o desenvolvimento”, afirmou.

O pedreiro Elismar de Castro, que mora em Cocos e percorre a rodovia com frequência para trabalhar, comemorou a melhoria na estrada. “Antes, era muito difícil porque a estrada cheia de buracos atrasava a viagem e danificava os veículos. Agora, ficou bem mais rápido e seguro chegar aos municípios vizinhos. Isso ajuda muito a gente que precisa se deslocar todo dia”, destacou.

Impacto econômico e integração regional

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O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou o impacto da obra no desenvolvimento econômico nacional. “É uma infraestrutura para o Oeste da Bahia que vai gerar mais emprego, mais desenvolvimento e melhorar a logística para escoar a produção e para o transporte das pessoas”, disse.

Já o ministro dos transportes, Renan Filho, reforçou o papel da rodovia na integração do Nordeste com o restante do país. “A BR-135 é a principal espinha dorsal de ligação do Matopiba. Essa interligação com a Bahia vai facilitar muito o escoamento da produção do Oeste baiano”, afirmou.

Com a nova estrutura, o transporte de cargas se torna mais eficiente, reduzindo custos e fortalecendo a integração econômica entre estados. A pavimentação da BR-135 representa um avanço tanto para a mobilidade da população local quanto para o crescimento do agronegócio na região.

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Infraestrutura

Nova fase do Fala Bahia beneficiará 420 mil baianos

Fruto da parceria da Seinfra com a Sefaz, o programa vai chegar a 300 localidades no estado

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beneficiadas com ativação de sinal de celular em localidades baianas na 1ª fase do Programa Fala Bahia, do Governo do Estado. 
Fotos: Ulgo Oliveira/Seinfra

No distrito de Ceraíma, em Guanambi, a pescadora profissional Sizenande Ferreira dos Santos, 51 anos, precisava ir até a praça central para falar pelo celular com os familiares. “Não havia como telefonar, pois não pegava o sinal das operadoras onde moro. Antes, tinha que sair de casa para ligar e conversar com meu filho. Quando a torre de telefonia móvel foi colocada na vila, a cobertura melhorou e ainda pude ter acesso à internet” conta a pescadora profissional. Sizenande foi uma das 385 mil pessoas beneficiadas com ativação de sinal de celular em localidades baianas na 1ª fase do Programa Fala Bahia, do Governo do Estado. 

Mais 420 mil baianos também serão atendidos, em breve, com a cobertura de telefonia móvel na 2ª etapa do Fala Bahia. O projeto, fruto da parceria entre as Secretarias Estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e da Fazenda (Sefaz), tem o objetivo de levar a cobertura de sinal de celular para distritos e povoados ainda não atendidos. O processo de chamamento público para atrair as operadoras de telefonia móvel interessadas na instalação de Estações Rádio Base (ERBs) em localidades já está em andamento e a próxima etapa, que é a de recebimento das propostas, ocorrerá entre os dias 14 e 16 de abril. 

Na Bahia, uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, mostrou um crescimento no número de pessoas com 10 anos ou mais de idade que tinham celular para uso próprio ou que também passaram a acessar a internet. Segundo o IBGE, 10,9 milhões de pessoas possuíam celular para uso pessoal, o que significava 83,9% da população nessa faixa etária. Um aumento de 3,3% em comparação com 2022. Ainda de acordo com o IBGE, na Bahia, 11,2 milhões de pessoas utilizaram a internet, representando 86,1% da população local na faixa etária da pesquisa. Uma evolução de 2,9% em relação ao ano anterior. 

O propósito do Fala Bahia, que é a expansão da cobertura de telefonia móvel e de acesso à internet, é analisado pelo secretário de Infraestrutura Sérgio Brito. “Com a nova etapa, vamos chegar à marca de mais 300 localidades baianas atendidas. Foram 157 localidades na 1ª etapa e mais 151 nesta nova fase. Serão 805 mil moradores diretamente beneficiados. Além de ser um vetor de conexão de pessoas, se torna um aliado no desenvolvimento econômico baiano” observa o secretário acrescentando que todas as sedes municipais do estado possuem sinal de celular, conforme obrigação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

No programa, a empresa vencedora terá um prazo de 24 meses para implantar as ERBs nas respectivas localidades a partir da assinatura da ordem de serviço. O crédito por cada Estação Rádio Base instalada será feito por meio de desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadoras e Prestação de Serviços (ICMS) em seis meses e com o investimento de R$ 500 mil. “Esta iniciativa de grande êxito e importante alcance social tem sido enfatizada pela gestão do governador Jerônimo Rodrigues, num esforço financeiro empreendido pelo Estado da Bahia para ampliar o acesso dos baianos a todos os benefícios propiciados pela telefonia móvel”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. 

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Infraestrutura

VLT de Salvador promove geração de empregos e avanço na mobilidade

Moradores de comunidades mais impactadas pela transformação urbana são priorizados na contratação

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As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador estão gerando uma transformação significativa não apenas na
Foto: Joá Souza/GOVBA

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador estão gerando uma transformação significativa não apenas na mobilidade da cidade, mas também na economia local, com a criação de diversos postos de trabalho. O projeto, que promete melhorar o deslocamento na Região Metropolitana e no Subúrbio de Salvador, é uma importante fonte de empregos, especialmente para as comunidades mais afetadas pelas obras. A expectativa é que cerca de dois mil empregos, diretos e indiretos, sejam gerados durante o auge das obras.

Somente os consórcios responsáveis pela obra contrataram 942 pessoas diretamente, mas ao incluir as equipes das empresas responsáveis pela gestão do projeto, o número passa de mil. A maior parte dos trabalhadores são baianos (mais de 90%), e aproximadamente 60% deles são moradores das chamadas de Áreas Diretamente Afetadas (ADA). Essa priorização da mão de obra local é uma diretriz do Governo do Estado, visando beneficiar as comunidades mais impactadas pela transformação urbana.

A contratação de moradores locais tem integrado as comunidades ao progresso das obras. Daniel Souza, de Plataforma, está trabalhando na obra e sente orgulho em fazer parte: “Daqui a alguns anos, vou andar no VLT e dizer: eu ajudei a construir isso. É gratificante ver essa mudança e saber que vai melhorar a mobilidade de quem mora no Subúrbio”.

Valdinei dos Santos, de Cajazeiras, destaca o impacto da oportunidade: “Cresci andando no trem com meu pai. Agora, vou andar no VLT com meu filho, na obra que ajudei a construir. Eu estava desempregado há cinco anos, e esse trabalho veio como uma bênção para mim e para muita gente daqui”.

Contratações nos Trechos

As contratações variam conforme os diferentes trechos da obra. No Trecho 1, que vai da Calçada até a Ilha de São João, o Consórcio Expresso Mobilidade Salvador tem 667 trabalhadores, dos quais 70% são da área diretamente afetada e 96% são baianos. No segundo trecho, entre Paripe e Águas Claras, o Consórcio VLT Salvador conta com 223 trabalhadores, dos quais 36% vêm da ADA e 97% são baianos. Já no Trecho 3, que vai de Águas Claras a Piatã, o Consórcio Bahia Atlântico emprega 52 colaboradores, sendo mais de 90% com origem na Bahia.

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O projeto também contempla outras obras adjacentes, como a duplicação de 7,5 quilômetros da rodovia BA-528, a implantação de uma via no Parque de São Bartolomeu e a requalificação da antiga Fábrica São Braz, que se transformará em um centro cultural e comercial, beneficiando ainda mais a comunidade local.

Futuro e Legado do VLT para Salvador

De acordo com Ana Cláudia Nascimento, presidente da CTB, “após sete meses de trabalho, já foram contratados 940 colaboradores nos três trechos do VLT, com a expectativa de que esse número chegue a 2 mil durante o pico das obras”. Ainda segundo a gestora, as contratações são feitas pelos consórcios, com o auxílio do SineBahia, que facilita o cadastro e a seleção dos profissionais.

Com a conclusão das obras e a entrada em operação plena do VLT, novas oportunidades de trabalho serão geradas para a gestão e manutenção do sistema. Funções como operadores, técnicos de manutenção, agentes de atendimento e segurança estarão disponíveis, garantindo que os benefícios do VLT perdurem a longo prazo, impactando positivamente a qualidade de vida dos cidadãos de Salvador.

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