Infraestrutura
Ponte sobre o Rio São Francisco vai ligar Barra a Xique-Xique
O equipamento faz parte do projeto de recuperação do Sistema Viário da BA-052

Um dos compromissos do governador Rui Costa na Viagem 600 é vistoriar as obras da ponte que vai ligar Barra a Xique-Xique, no oeste baiano. Este é um antigo sonho da população.
O equipamento, com um quilômetro de extensão e 15 metros de largura, faz parte do projeto de recuperação do Sistema Viário da BA-052. O investimento é de R$ 133 milhões. A obra está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2021.
Uma perspectiva da ponte depois de pronta:
Infraestrutura
Nova fase do Fala Bahia beneficiará 420 mil baianos
Fruto da parceria da Seinfra com a Sefaz, o programa vai chegar a 300 localidades no estado

No distrito de Ceraíma, em Guanambi, a pescadora profissional Sizenande Ferreira dos Santos, 51 anos, precisava ir até a praça central para falar pelo celular com os familiares. “Não havia como telefonar, pois não pegava o sinal das operadoras onde moro. Antes, tinha que sair de casa para ligar e conversar com meu filho. Quando a torre de telefonia móvel foi colocada na vila, a cobertura melhorou e ainda pude ter acesso à internet” conta a pescadora profissional. Sizenande foi uma das 385 mil pessoas beneficiadas com ativação de sinal de celular em localidades baianas na 1ª fase do Programa Fala Bahia, do Governo do Estado.
Mais 420 mil baianos também serão atendidos, em breve, com a cobertura de telefonia móvel na 2ª etapa do Fala Bahia. O projeto, fruto da parceria entre as Secretarias Estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e da Fazenda (Sefaz), tem o objetivo de levar a cobertura de sinal de celular para distritos e povoados ainda não atendidos. O processo de chamamento público para atrair as operadoras de telefonia móvel interessadas na instalação de Estações Rádio Base (ERBs) em localidades já está em andamento e a próxima etapa, que é a de recebimento das propostas, ocorrerá entre os dias 14 e 16 de abril.
Na Bahia, uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, mostrou um crescimento no número de pessoas com 10 anos ou mais de idade que tinham celular para uso próprio ou que também passaram a acessar a internet. Segundo o IBGE, 10,9 milhões de pessoas possuíam celular para uso pessoal, o que significava 83,9% da população nessa faixa etária. Um aumento de 3,3% em comparação com 2022. Ainda de acordo com o IBGE, na Bahia, 11,2 milhões de pessoas utilizaram a internet, representando 86,1% da população local na faixa etária da pesquisa. Uma evolução de 2,9% em relação ao ano anterior.
O propósito do Fala Bahia, que é a expansão da cobertura de telefonia móvel e de acesso à internet, é analisado pelo secretário de Infraestrutura Sérgio Brito. “Com a nova etapa, vamos chegar à marca de mais 300 localidades baianas atendidas. Foram 157 localidades na 1ª etapa e mais 151 nesta nova fase. Serão 805 mil moradores diretamente beneficiados. Além de ser um vetor de conexão de pessoas, se torna um aliado no desenvolvimento econômico baiano” observa o secretário acrescentando que todas as sedes municipais do estado possuem sinal de celular, conforme obrigação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
No programa, a empresa vencedora terá um prazo de 24 meses para implantar as ERBs nas respectivas localidades a partir da assinatura da ordem de serviço. O crédito por cada Estação Rádio Base instalada será feito por meio de desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadoras e Prestação de Serviços (ICMS) em seis meses e com o investimento de R$ 500 mil. “Esta iniciativa de grande êxito e importante alcance social tem sido enfatizada pela gestão do governador Jerônimo Rodrigues, num esforço financeiro empreendido pelo Estado da Bahia para ampliar o acesso dos baianos a todos os benefícios propiciados pela telefonia móvel”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.
Infraestrutura
VLT de Salvador promove geração de empregos e avanço na mobilidade
Moradores de comunidades mais impactadas pela transformação urbana são priorizados na contratação

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador estão gerando uma transformação significativa não apenas na mobilidade da cidade, mas também na economia local, com a criação de diversos postos de trabalho. O projeto, que promete melhorar o deslocamento na Região Metropolitana e no Subúrbio de Salvador, é uma importante fonte de empregos, especialmente para as comunidades mais afetadas pelas obras. A expectativa é que cerca de dois mil empregos, diretos e indiretos, sejam gerados durante o auge das obras.
Somente os consórcios responsáveis pela obra contrataram 942 pessoas diretamente, mas ao incluir as equipes das empresas responsáveis pela gestão do projeto, o número passa de mil. A maior parte dos trabalhadores são baianos (mais de 90%), e aproximadamente 60% deles são moradores das chamadas de Áreas Diretamente Afetadas (ADA). Essa priorização da mão de obra local é uma diretriz do Governo do Estado, visando beneficiar as comunidades mais impactadas pela transformação urbana.
A contratação de moradores locais tem integrado as comunidades ao progresso das obras. Daniel Souza, de Plataforma, está trabalhando na obra e sente orgulho em fazer parte: “Daqui a alguns anos, vou andar no VLT e dizer: eu ajudei a construir isso. É gratificante ver essa mudança e saber que vai melhorar a mobilidade de quem mora no Subúrbio”.
Valdinei dos Santos, de Cajazeiras, destaca o impacto da oportunidade: “Cresci andando no trem com meu pai. Agora, vou andar no VLT com meu filho, na obra que ajudei a construir. Eu estava desempregado há cinco anos, e esse trabalho veio como uma bênção para mim e para muita gente daqui”.
Contratações nos Trechos
As contratações variam conforme os diferentes trechos da obra. No Trecho 1, que vai da Calçada até a Ilha de São João, o Consórcio Expresso Mobilidade Salvador tem 667 trabalhadores, dos quais 70% são da área diretamente afetada e 96% são baianos. No segundo trecho, entre Paripe e Águas Claras, o Consórcio VLT Salvador conta com 223 trabalhadores, dos quais 36% vêm da ADA e 97% são baianos. Já no Trecho 3, que vai de Águas Claras a Piatã, o Consórcio Bahia Atlântico emprega 52 colaboradores, sendo mais de 90% com origem na Bahia.
O projeto também contempla outras obras adjacentes, como a duplicação de 7,5 quilômetros da rodovia BA-528, a implantação de uma via no Parque de São Bartolomeu e a requalificação da antiga Fábrica São Braz, que se transformará em um centro cultural e comercial, beneficiando ainda mais a comunidade local.
Futuro e Legado do VLT para Salvador
De acordo com Ana Cláudia Nascimento, presidente da CTB, “após sete meses de trabalho, já foram contratados 940 colaboradores nos três trechos do VLT, com a expectativa de que esse número chegue a 2 mil durante o pico das obras”. Ainda segundo a gestora, as contratações são feitas pelos consórcios, com o auxílio do SineBahia, que facilita o cadastro e a seleção dos profissionais.
Com a conclusão das obras e a entrada em operação plena do VLT, novas oportunidades de trabalho serão geradas para a gestão e manutenção do sistema. Funções como operadores, técnicos de manutenção, agentes de atendimento e segurança estarão disponíveis, garantindo que os benefícios do VLT perdurem a longo prazo, impactando positivamente a qualidade de vida dos cidadãos de Salvador.
Infraestrutura
Jerônimo acompanha revisão técnica de trens do VLT do Subúrbio
O trabalho que está sendo realizado na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), na cidade de Hortolândia (SP)

O trabalho de revisão técnica e operacional dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador foi conferido de perto pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (19), em Hortolândia (SP), na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), fabricante dos vagões. A empresa espanhola especializada na fabricação e manutenção de trens, VLTs e metrôs está responsável pela execução do serviço.
“São trens de muita qualidade. Vimos aqui todo o trabalho que está sendo feito, olhando cada peça, cada detalhe. A população de Salvador pode confiar que estamos preparando o que há de melhor em mobilidade para oferecer à região do Subúrbio”, afirmou o governador.
Uma equipe de engenheiros e técnicos em mecânica e elétrica trabalha na atualização dos trens. O trabalho de revisão técnica consiste na checagem completa da carroceria, motores e parte interna das composições. Também faz a troca de peças de borracha, baterias, renova a pintura e testa todos os equipamentos mecânicos e elétricos, com a substituição do que for necessário.
“Pode se comprovar aqui o estado de novo que estão os equipamentos. Mesmo assim, eles estão sendo completamente desmontados e revisados. São mais de 60 mil itens que estão sendo aportados novos para revitalizá-los, para que, do ponto de vista técnico, eles saiam daqui para Salvador como se tivessem sido fabricados ontem”, explicou Renato Meidelles, presidente da CAF Brasil.
Com a reabilitação técnica operacional, os trens poderão atender ao sistema do VLT do Subúrbio com qualidade e segurança para os passageiros. Dentro do projeto, alguns deles passarão por adaptação para que as marisqueiras possam transportar seus produtos de forma adequada.
“Saímos dessa visita com a certeza de que tudo que foi acordado está sendo cumprido e o estado está cumprindo o desafio de, com o menor tempo possível e com o melhor equipamento possível, entregar o VLT do Subúrbio”, comemorou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jussara Oliveira.
O trem do VLT de Salvador é do tipo URBOS 100, considerado um dos melhores modelos do mundo devido à sua durabilidade, eficiência e conforto, com 1900 unidades espalhadas em mais de 50 cidades em países, como França, Itália, Inglaterra e EUA. O URBOS 100 foi lançado em 2008 e é fabricado, até hoje, pela CAF. Cada composição é formada por 7 vagões, com duas cabines de comando nas extremidades, e 45 metros de comprimento, de ponta a ponta. Internamente, é dotada de assentos confortáveis e comportam 400 passageiros viajando a uma velocidade de até 80km/h, movidos à eletricidade.
Cronograma
À medida em que cada composição fique pronta será enviada para Salvador. A previsão é de que os primeiros testes nos trilhos do Subúrbio sejam realizados no início de 2026. Na visita desta quarta-feira, o governador Jerônimo Rodrigues pediu brevidade na conclusão.
Quatorze das 40 composições adquiridas pelo Governo da Bahia já chegaram à fábrica, em Hortolândia. Os demais chegarão até o final deste ano. O Governo da Bahia investiu cerca de R$ 820 milhões para a compra das 40 composições. O Projeto do VLT do Subúrbio de Salvador já tem mais de 10% da obra executada e terá 36,4 quilômetros de trilhos.
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