SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cultura

Lore Improta e Olodum comandam final de game musical

A capital baiana será destaque na transmissão da final latino-americana do Just Dance M.A.C Challenge 2020

Publicado

em

Influenciadora Lore Improta e Olodum comandam game musical
Foto: Divulgação

A capital baiana será destaque na transmissão da final latino-americana do game musical Just Dance M.A.C Challenge 2020. Salvador, segunda vez eleita pela Unesco como Cidade da Música, foi convidada pela Ubisoft, desenvolvedora e divulgadora francesa de jogos eletrônicos, para realizar o pré-show, neste sábado (17), a partir das 18h45.

A transmissão será comandada pela dançarina e influenciadora digital Lore Improta, e contará com show da Banda Olodum. O evento é 100% digital e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através do canal oficial do turismo da cidade, o Visit Salvador da Bahia. O evento será transmitido pelos canais da Ubisoft no Youtube, Facebook e Twitch.

O destino Salvador será exibido com cenas aéreas da cidade e divulgação dos filmes das campanhas “Vem, meu amor” e “Follow the music”, que integram a campanha internacional de promoção turística da cidade, produções da Secult.

Os vencedores ganharão uma viagem para Salvador com acompanhante, durante cinco dias, onde poderão desfrutar das belezas naturais e de toda a estrutura que a cidade oferece.

Edição

O game musical Just Dance M.A.C Challenge 2020 é o primeiro torneio latino-americano de Just Dance 100% digital que promove disputas do jogo de dança mais famoso do mundo. Na transmissão final, o público acompanhará o desempenho dos 12 competidores sob o comando do ator Felipe Titto e da apresentadora Nyvi Stephan. A disputa conta com a participação de dois brasileiros: Aynne Allana e Tiago Silva.

ANÚNCIO
Anúncios

“Essa é uma oportunidade de fazer com que a nossa cidade esteja na rota dos principais eventos da América Latina e do mundo. Vamos poder divulgar as belezas e cultura da nossa cidade, além de provocar o interesse dos mais de 4 milhões de seguidores do game mundial”, ressaltou o secretário da Secult, Pablo Barrozo.

Lore Improta também reforçou a representatividade da capital baiana na final do game. “Estou muito feliz em poder apresentar a live da final do Just Dance. Ainda mais direto aqui de Salvador, lugar onde nasci, cresci e que ganhou o título de Cidade da Música por duas vezes pela Unesco. E poder trabalhar ao som do Olodum no Centro Histórico é melhor ainda”.

O presidente do Grupo Olodum, João Jorge Rodrigues, manifestou a satisfação em participar do evento. “Estamos muito felizes em participarmos de um evento internacional como esse, com alcance global, de vários países estarem assistindo. Música, games, cultura, entretenimento e diversão, tudo isso é Salvador, é Bahia, é Olodum”.

Histórico brasileiro

A música “Dançando”, de Ivete Sangalo, marcou a presença na série Just Dance de 2014. Esta foi a primeira vez que um artista brasileiro teve uma música totalmente em português no game. Este ano é a vez da cantora Lexa com o hit “Só depois do Carnaval”.

ANÚNCIO
Anúncios

Cultura

Festival Canta Bahia 2025 reúne multidão em Salvador

O Parque de Exposições a terceira edição do evento com apresentações de artistas de destaque no cenário gospel nacional e local

Publicado

em

O Festival Canta Bahia 2025 teve sua abertura oficial na noite desta sexta-feira (04), no Parque de Exposições, em Salvador,
Foto: Matheus Landim/GOVBA

O Festival Canta Bahia 2025 teve sua abertura oficial na noite desta sexta-feira (04), no Parque de Exposições, em Salvador, consolidando-se como um dos maiores eventos de música gospel do estado. Em sua terceira edição, o festival é gratuito e atrai milhares de pessoas com apresentações de artistas consagrados do cenário gospel nacional e local.

Com uma programação diversificada e momentos de celebração e fé, o evento reforça seu papel como um importante espaço de expressão cultural e religiosa. A realização conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente na cerimônia de abertura, prestigiando o início das festividades.

Durante a visita, Jerônimo destacou a importância do evento para a promoção da cultura gospel e o fortalecimento social no estado. “O Canta Bahia é mais do que um evento religioso; é cultura, é turismo, é solidariedade e já está se consolidando também em outros municípios, como Camaçari, na região Oeste, Feira de Santana, Vitória da Conquista. O nosso objetivo é chegar ao máximo de comunidades. Valorizamos o momento de louvor, mas ao mesmo tempo, os artistas que compõem, que cantam. Além disso, o evento dialoga com o debate do combate à pobreza, através do nosso ponto de arrecadação de alimentos”, afirmou o governador.

A estrutura do festival foi montada com o suporte técnico e logístico da Sufotur, responsável por fomentar eventos culturais e turísticos em toda a Bahia. A segurança também foi reforçada com a atuação da Polícia Militar. O evento também tem impacto econômico e social, movimentando a cadeia do turismo, da cultura e do comércio local. Salvador recebe caravanas de diversos municípios, o que fortalece o setor hoteleiro e de alimentação.

A coordenação do Canta Bahia estima um público superior a 100 mil pessoas durante os dois dias de evento. “Em Salvador, o segmento musical mais ouvido é o gospel, por isso a importância desse evento ser realizado aqui. A nossa expectativa para a edição de 2025 é manter uma multidão de pessoas celebrando, adorando e também cooperando com o Programa Bahia Sem Fome, trazendo um quilo de alimento que será destinado para famílias em situação de vulnerabilidade”, reforçou o coordenador do festival Heber Santana.

ANÚNCIO
Anúncios
Shows e atrações

A programação deste ano conta com nomes consagrados do gospel, como Bruna Karla, Anderson Freire, Misaias Oliveira, Samuel Eleotério, além de bandas e artistas locais como Banda Manancial, Talita Barbosa, Tassio Paixão, Jeferson Queiroz, Marcos Semeadores e outros. Os shows prometem animar o público até a noite de sábado (5), com momentos de louvor, dança e manifestações artísticas cristãs.

Para os artistas participantes, o evento é uma vitrine e uma oportunidade de compartilhar sua fé por meio da arte. “Graças a Deus, já é o terceiro ano que tocamos aqui no Canta Bahia. Deus tem abençoado, aberto portas. Eu estou muito feliz de estar aqui, mais uma vez, celebrando e consolidando esse trabalho abençoado de Jesus. Hoje estou lançando uma música nova chamada “Na Presença do Senhor”, o clipe saiu ontem e já está indo muito bem”, destacou Marcos Semeadores, de Lauro de Freitas, cantor do pagodão gospel, uma das atrações da noite.

Encontro de gerações

O evento promoveu um encontro de gerações, dos mais experientes aos mais jovens. “É a minha primeira vez aqui no Canta Bahia e estou muito animada. Espero muito de todos os shows porque eu não gosto de ficar parada”, celebrou Maria Clara Santos, de 17 anos.

Itameire de Oliveira, 58, auxiliar de serviços gerais, aprovou a iniciativa do Governo do Estado e estava ansiosa para ver a cantora Bruna Karla. “Estou achando tudo perfeito, uma estrutura maravilhosa. Todos estão de parabéns. Já curto muito as músicas de Bruna e a expectativa é vê-la aqui hoje”, disse.

O festival segue até sábado, com programação a partir das 17h, e entrada gratuita. A organização solicita que o público doe alimentos não perecíveis, que serão destinados às ações sociais do Governo do Estado, por meio do Programa Bahia Sem Fome.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Agricultura

Bahia colhe inclusão, renda e desenvolvimento com a agricultura familiar

São mais de 400 agroindústrias implantadas ou em processo de requalificação, produzindo mais de 6 mil produtos

Publicado

em

O primeiro semestre de 2025 foi marcado por avanços significativos no fortalecimento da agricultura familiar na Bahia. Por meio da Companhia
Foto: Geraldo Carvalho/Ascom CAR

O primeiro semestre de 2025 foi marcado por avanços significativos no fortalecimento da agricultura familiar na Bahia. Por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o Governo do Estado consolidou um conjunto de ações estruturantes que estão transformando a vida de milhares de famílias no campo, promovendo inclusão produtiva, geração de renda, segurança alimentar e desenvolvimento rural.

Com o objetivo de dinamizar a economia dos municípios, a CAR entregou mercados municipais construídos ou requalificados em diversas regiões da Bahia. Os espaços fortalecem o comércio local, promovem o convívio social e estimulam as trocas culturais entre produtores, feirantes e a comunidade.

As agroindústrias também ganharam protagonismo. São mais de 400 unidades implantadas ou em processo de requalificação, produzindo mais de 6 mil produtos, como doces, iogurtes, chocolates e farinhas, que vêm conquistando espaço no mercado com identidade, qualidade e inovação. Para garantir o funcionamento eficiente dessas unidades, a CAR apoiou a contratação de 480 profissionais entre agentes de negócio, produção e gestão, promovendo um novo ciclo de valorização da produção rural.

Para ampliar o mercado e as vendas da agricultura familiar, uma parceria estratégica com os Correios foi firmada, facilitando a logística para cooperativas e associações em toda a Bahia. A iniciativa, viabilizada pela CAR em parceria com a Federação Unicafes Bahia, permite coletas programadas nas cooperativas, envio de amostras para feiras, personalização das entregas, inclusive atendimento para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e envio de produtos para todo o território nacional, com soluções logísticas mais rápidas, eficientes e seguras.

O mercado virtual da agricultura familiar, o Mercaf (www.mercaf.com.br), será diretamente beneficiada com a nova estrutura logística, que permitirá entregas em Salvador e região metropolitana em até 24 horas, com separação e customização dos pedidos.

ANÚNCIO
Anúncios

“Estamos executando um volume inédito de políticas públicas para quem vive e trabalha no campo. A Bahia é hoje referência nacional em agricultura familiar porque atua com estratégia e sensibilidade, promovendo dignidade e dinamizando a economia rural. E a CAR tem um papel central nesse processo”, afirma Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia.

Combate à fome e fortalecimento das comunidades rurais

No combate à fome e à insegurança alimentar, a CAR estruturou 100 cozinhas comunitárias nos 14 maiores municípios da Bahia, responsáveis pela distribuição de mais de 1,5 milhão de refeições no primeiro semestre de 2025. A iniciativa foi ampliada com o lançamento do programa Comida no Prato 2, que destinará R$ 38 milhões à implantação de outras 100 cozinhas comunitárias em todo o estado.

No enfrentamento aos efeitos da estiagem no Semiárido baiano, a CAR coordenou uma série de ações emergenciais que beneficiaram mais de 33 mil famílias até junho de 2025. Entre as medidas, destaca-se a distribuição de 150 mil sacas de milho, parte de um total de 250 mil sacas previstas, para garantir alimentação dos rebanhos. Também foram instalados tanques-pipa e equipamentos diversos, além da implantação de tecnologias sociais voltadas à captação, armazenamento e uso eficiente da água, como as cisternas calçadão e os barreiros trincheira, soluções sustentáveis e adaptadas à realidade do Semiárido.

O fomento à produção foi reforçado com a entrega de kits produtivos, maquinários e insumos a milhares de famílias e grupos produtivos. São ações que fortalecem sistemas produtivos como leite, mel, mandioca, horticultura, galinha caipira, entre outros.

Em paralelo, a CAR tem avançado no programa de habitação rural, com a retomada de obras paralisadas e a construção de novas unidades por meio do Viver no Campo – Minha Casa Minha Vida Rural, priorizando comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos rurais.

ANÚNCIO
Anúncios
Sustentabilidade e inclusão no Semiárido e na Mata Atlântica

Dois grandes projetos estruturantes marcaram o primeiro semestre de 2025: o Parceiros da Mata, focado em inclusão socioprodutiva e sustentabilidade nos territórios da Mata Atlântica, e o Sertão Vivo, voltado à promoção da resiliência climática das famílias do Semiárido. Juntos, os projetos beneficiarão mais de 600 mil pessoas, com ações que fortalecem a produção rural, geram renda e protegem o meio ambiente. Os investimentos somados ultrapassam R$ 1 bilhão, impactando diretamente o presente e o futuro do desenvolvimento rural na Bahia.

Feiras e eventos

A CAR também participou de grandes eventos nacionais, como a Naturaltech (São Paulo), a Bahia Origem Week (Brasília) e o Bahia Farm Show (Luís Eduardo Magalhães), levando os produtos da agricultura familiar baiana para o cenário nacional. Foram apoiados lançamentos que reforçam a identidade dos territórios, como o suco de uva de Sobradinho, doces do Semiárido, cajuína do Nordeste e os chocolates da Bahia Cacau — produtos que aliam qualidade, inovação e histórias de resistência e trabalho coletivo.

Continue Lendo

Agronegócio

Maior Plano Safra da história é lançado com a participação da Bahia 

Com um volume recorde de R$ 516,2 bilhões, o novo plano é o maior já lançado pelo Governo Federal

Publicado

em

Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) esteve presente, nesta terça-feira (1), em Brasília, no lançamento do Plano Safra 2025/2026
Foto: Ascom/Seagri

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) esteve presente, nesta terça-feira (1), em Brasília, no lançamento do Plano Safra 2025/2026. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do titular da Seagri, Pablo Barrozo, que representou o governador Jerônimo Rodrigues. 

Com um volume recorde de R$ 516,2 bilhões, o novo Plano Safra é o maior já lançado pelo Governo Federal, voltado ao fortalecimento da agricultura empresarial e à promoção da sustentabilidade no campo. O valor representa um acréscimo de R$ 8 bilhões em relação ao ciclo anterior. 

“O Plano Safra representa um instrumento essencial para garantir a continuidade e o fortalecimento da agropecuária baiana. Os recursos disponibilizados permitem que os produtores, principalmente os pequenos e médios, tenham acesso a crédito com condições especiais, o que viabiliza desde o custeio da produção até investimentos em tecnologias sustentáveis”, pontuou o secretário Barrozo. 

Os recursos estão distribuídos entre R$ 414,7 bilhões para custeio e comercialização e R$ 101,5 bilhões para investimentos. Produtores enquadrados no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) contarão com R$ 69,18 bilhões em crédito com taxas diferenciadas. 

No ciclo anterior (2024/2025), pecuaristas e agricultores baianos executaram mais de R$ 13 bilhões em operações de crédito rural vinculados ao Plano Safra, de acordo com o Banco Central. “Na Bahia, isso se traduz em mais segurança para o agricultor, estímulo à produção agroecológica e fortalecimento das cadeias produtivas. O Plano Safra, portanto, não é apenas uma linha de crédito, é uma ferramenta de desenvolvimento territorial e inclusão produtiva”, destaca Barrozo. 

ANÚNCIO
Anúncios

O Plano Safra também reforça o compromisso com a sustentabilidade. Produtores que adotarem práticas agropecuárias sustentáveis e estiverem com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) regularizado terão direito a redução de até 1,0 ponto percentual na taxa de juros do crédito de custeio. 

O Plano Safra é uma política pública do governo brasileiro que disponibiliza anualmente recursos financeiros para apoiar a produção agropecuária no país. Sua finalidade é garantir crédito rural com condições facilitadas, como juros mais baixos e prazos estendidos, para custeio, investimento, comercialização e sustentabilidade das atividades agrícolas e pecuárias.  

Os recursos do Plano Safra vêm principalmente do Tesouro Nacional, bancos públicos (como o Banco do Brasil e o BNDES) e instituições financeiras privadas habilitadas. Essa iniciativa é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio, pois fortalece a produção de alimentos, gera empregos, impulsiona exportações e contribui significativamente para o crescimento econômico do Brasil. 

Continue Lendo

Mais Lidas