Esporte
Festival de Capoeira movimenta Boca do Rio
O festival teve início na sexta (15) e segue até domingo (17) no Centro Cultural e Educacional de Desenvolvimento da Cidadania MUS-E
![O bairro da Boca do Rio recebe até domingo (17), o XI IÊ Berimbau Capoeira Festival. A atividade ocorre no Centro Cultural e Educacional](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Capoeira_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-15.webp)
O bairro da Boca do Rio recebe até domingo (17), o XI IÊ Berimbau Capoeira Festival. A atividade ocorre no Centro Cultural e Educacional de Desenvolvimento da Cidadania MUS-E, localizado na Rua do Caxundé, 7, e é apoiada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).
O festival tem o objetivo de promover ações esportivas e socioassistenciais, como a educação de crianças e adolescentes através da capoeira, intercâmbio internacional e a difusão da cultura afro-brasileira. Participam do evento capoeiristas, produtores culturais, arte-educadores, crianças e adolescentes e adultos de 5 a 60 anos, de ambos os sexos, e de famílias moradoras da Boca do Rio e comunidades vizinhas.
O secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, salientou que a pasta vem trabalhando para promover ações transversais e intersetoriais que promovam a sustentabilidade, o turismo e a valorização cultural. “Ao apoiar a realização desse projeto, que incentiva e fomenta a capoeira, que é patrimônio cultural imaterial, o município promove a valorização da nossa história”.
A capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Atualmente, essa manifestação cultural é praticada em mais de 160 países, por pessoas de todas as idades.
Programação
Sábado (16): das 8h às 12h
- Oficina de capoeira infantil
- Oficina de capoeira para adultos
- Batizado infantil e troca de cordas
Sábado (16): às 18h
- Entrega de graduações
- Formatura do Mestrando Dublê
- Homenagens
Domingo (17): das 8h às 12h
- Aulões com mestres e mestrandos
- Roda de encerramento do Festival
- Confraternização
Clássicos da Sétima Arte
Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas acontece em Brasília
O evento reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028 e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues
![O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas,](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-11-as-16.08.37_d82596b8.webp)
O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Promovido pelo Governo Federal, o evento reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028, com uma programação voltada à capacitação e ao fortalecimento da governança municipal.
Antes da cerimônia de abertura, Jerônimo destacou a importância da parceria entre União, estados e municípios para o desenvolvimento das cidades e a implementação de políticas públicas. “A Bahia está aqui, reunida desde ontem, com a união dos prefeitos, a UPB [União dos Municípios da Bahia] se articulando, para avaliarmos o que podemos aproveitar de melhor nos programas do Governo Federal para o nosso estado”, afirmou o governador.
Apoio a todos
Em discurso no encontro, o presidente Lula reforçou que divergências políticas ou ideológicas não interferirão na relação entre o Governo Federal e os municípios. O presidente garantiu que nenhum gestor será prejudicado por não ter votado nele ou por não apoiar sua administração.
“Não haverá, em hipótese alguma, um banco, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BRB, o Basa ou o BNDES, deixar de atender aos interesses de um governador ou de uma cidade por questões ideológicas”, declarou ele.
Participação baiana
A presença expressiva de prefeitos baianos no evento reforçou o compromisso do Estado com o fortalecimento da gestão municipal. O encontro oferece mais de 170 atividades simultâneas, abordando temas como segurança pública, enfrentamento das mudanças climáticas, transição energética, saúde, educação e desenvolvimento regional. Além disso, os gestores municipais recebem orientações técnicas sobre financiamento, acesso a recursos federais e modelos inovadores de administração pública.
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas segue até quinta-feira (13), promovendo debates e capacitações para garantir que os novos gestores municipais iniciem seus mandatos com planejamento estratégico e alinhamento às políticas públicas federais.
Esporte
Surfistas disputam 1ª etapa do Campeonato Baiano com apoio da Sudesb
33 atletas das categorias de base, feminino, master e profissional viajam para a Praia da Engenhoca, em Itacaré nesta semana
![Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre). No total, são 33 surfistas](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Surf-feminino-e-um-dos-destaques-da-etapa-Marisol-Surf-Challenge.-Foto-Romulo-Cruz-@surffotograf.webp)
Atletas da Região Metropolitana de Salvador e da cidade de Valença, no baixo sul, vão viajar para a primeira etapa do Campeonato Baiano de Surf 2025, com ônibus concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre). No total, são 33 surfistas – entre as categorias de base, feminino, master e profissional-, que viajarão para a competição na Praia da Engenhoca, em Itacaré, que acontece entre os dias 6 e 9 de fevereiro.
Com pontuação válida para o ranking baiano de 2025, a competição batizada de Marisol Surf Challenge inicia a temporada do surf baiano com todas as categorias homologadas pela Federação Baiana de Surf (FBSurf). Além da premiação em dinheiro, os atletas do 1º ao 4º lugar também receberão troféus e kits.
Outro destaque da competição é que parte das inscrições serão destinadas à compensação individual da emissão de carbono. Familiares, acompanhantes e espectadores também serão convidados a aderir ao movimento e realizar esta compensação de suas pegadas de carbono. Na pauta da sustentabilidade, os competidores também serão lourados de surfistas guardiões do clima.
Organizada pela FBSurf, com o apoio da Associação de Surf de Itacaré, da Sudesb e da Prefeitura de Itacaré, a competição em uma das praias mais icônicas do destino turístico das praias paradisíacas de Itacaré é batizada de Marisol Surf Challenge em homenagem à jovem surfista homônima de seis anos que frequenta a praia sede do evento. O objetivo é fomentar a participação de novos atletas de todas as idades, principalmente os mais novos.
Esporte
Itacaré sedia terceira etapa do Verão Costa a Costa 2025
Clínicas levam lazer para a população, enquanto competições oportunizam a descoberta de novos talentos
![Está na hora de ir à praia e praticar esportes à beira-mar! A terceira edição do evento Verão Costa a Costa desembarca em Itacaré](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/01/AnyConv.com__Verao-Costa-a-Costa-2025-em-Porto-Seguro-Ascom-Setre-6.webp)
É verão na Bahia! Está na hora de ir à praia e praticar esportes à beira-mar! A terceira edição do evento Verão Costa a Costa desembarca em Itacaré, na Costa do Cacau, nesta quinta-feira (30), para levar as principais modalidades da estação para uma das cidades mais paradisíacas do estado. A iniciativa de participação gratuita busca estimular a prática desportiva ao ar livre nas praias do litoral baiano e já passou por Alcobaça e Porto Seguro neste ano.
O evento é um investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), juntamente com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a União das Federações de Esporte Amador da Bahia (Unisport), com cerca de R$ 5 milhões. A expectativa é de 10 mil participantes e 20 mil pessoas de todas as idades durante as seis etapas que serão realizadas em 2025.
Após o município de Itacaré, o Verão Costa a Costa acontecerá em Camaçari (6 a 9 de fevereiro); Salvador (13 a 16 de fevereiro); e Barra Grande, em Maraú (20 a 23 de fevereiro). O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a realização de mais uma edição em novas localidades. “O Verão Costa a Costa segue sendo uma grande oportunidade de celebrarmos as práticas esportivas do verão baiano na maior costa litorânea em um estado brasileiro. A Bahia respira esportes de verão neste período”.
Esta é a primeira vez que a cidade de Itacaré recebe o projeto Verão Costa a Costa. O coordenador do evento em Itacaré, José de Souza Sandes, expõe tal satisfação. “É o momento do público aproveitar essa abrangente política pública do esporte no estado para aprender, iniciar, praticar e disputar estas modalidades de foram gratuita. Ficamos muito felizes na proporção que aumenta a cada ano e podendo chegar em novos locais como aqui em Itacaré. Tenho certeza que essa cidade belíssima irá entregar uma linda etapa”.
Programação
A etapa da Costa do Cacau contará com as modalidades de baleado, beach soccer, beach tennis, futevôlei, jiu-jitsu, surf e vôlei de praia realizadas na Praia da Coroinha, em Itacaré. Os dois primeiros dias (quinta, 30, e sexta-feira, 31) vão contar com clínicas esportivas, enquanto o sábado (1º), e o domingo (2), recebem as disputas da competição. As inscrições são realizadas através das respectivas federações esportivas.
O evento contará também com muita cultura, atrações musicais – como a banda baiana, Adão Negro, que fará um show gratuito na sexta-feira, 31, às 21h –, cinema itinerante e uma Feira Solidária, com produtos de empreendimentos de Economia Solidária da região, com o objetivo de fomentar a economia e a geração de renda das localidades por meio do turismo esportivo.
Modalidades
O baleado, na sua versão na areia, o jiu jitsu, o beach tennis e o beach soccer retomam para mais uma etapa com clínicas e competições. Já o surf faz sua estreia na edição de 2025 em um dos principais polos da modalidade no estado, a cidade de Itacaré. O futevôlei segue o mesmo padrão das clínicas. No entanto, as disputas serão divididas entre o sábado, com as categorias kids e misto; e o domingo, com a categoria masculino B.
O vôlei de praia também marca presença na etapa com clínicas para adolescentes, nos naipes masculino e feminino. Eles se reúnem no turno da manhã e da tarde, com um profissional de educação física e um técnico de voleibol, ambos indicados pela Federação Baiana de Voleibol (FBV), para aprender os fundamentos específicos da modalidade. O público médio é de cerca de 100 crianças e adolescentes por etapa.
Nos sábados e domingos, são realizadas as competições, que oportunizam a descoberta de jovens talentos, segundo a FBV. O sábado recebe a fase classificatória, enquanto, no domingo, são realizadas as finais. Ao todo, são oito duplas por naipe, ou seja, 72 atletas jogando e desfrutando do voleibol. Ao final, é realizada a premiação com troféus e medalhas.
“A coisa bacana que está acontecendo, além do fomento do esporte em geral, é oportunizar o aparecimento e o surgimento de jovens talentos. Nós já estamos com alguns nomes relacionados de adolescentes ainda, mas com muito potencial. Isso, eu acredito que aconteceu também nas outras modalidades e é uma oportunidade que o Verão Costa a Costa oferece levando até a comunidade um esporte sério, criativo e com comando das federações, o que dá qualidade técnica ao evento”, comenta Eduardo Souza, presidente da FBV.