Cultura
Exposição “Òná Írín: Caminho de Ferro” encanta visitantes no Muncab
A mostra celebra a luta antirracista e a valorização da cultura afrodiaspórica, destacando a força e a beleza da joalheria afrobrasileira
![A exposição "Òná Ìrín: Caminho de Ferro", assinada pela artista visual baiana Nádia Taquary, tem atraído o público desde o último sábado (30)](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/12/AnyConv.com__JFF_7198.webp)
A exposição “Òná Ìrín: Caminho de Ferro”, assinada pela artista visual baiana Nádia Taquary, tem atraído o público desde o último sábado (30) ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no Centro Histórico de Salvador. A mostra tem recebido elogios dos visitantes, que se encantam com a beleza da instalação, com a forma como as obras estão expostas e com o diálogo entre as peças, a iluminação e os recursos audiovisuais.
A exposição “Òná Ìrín: Caminho de Ferro” celebra a luta antirracista e a valorização da cultura afrodiaspórica, destacando a força e a beleza da joalheria afrobrasileira, os caminhos para a resistência e a ancestralidade. Como explica Cíntia Maria, diretora do Muncab, a exposição é um convite às pessoas a imergir no universo da ancestralidade.
“A partir dos diversos espelhos e trilhos da exposição e na face das esculturas, Nádia convida o público a se olhar e a se ver através das suas obras. Então, é um convite às pessoas a refletirem sobre os caminhos de resistência trilhados pelas mulheres negras aqui no Brasil em prol da liberdade”, afirmou.
Segundo ela, a recepção tem sido incrível. “Muitas pessoas se emocionam, porque cada obra desperta em cada pessoa uma sensação. Alguns visitantes se arrepiam. Tem sido muito gratificante ver a receptividade do público. Agora mesmo acabou de chegar um grupo e o tempo inteiro temos tido essa rotina”, contou.
Beleza
Fotógrafo paulista, Cadu Vassoler destacou o encantamento da mostra. “Achei muito bela, com um acervo muito bonito e interessante, a forma com que as obras foram expostas. No geral, a exposição é imersiva. A artista consegue nos trazer para o ambiente dela e para tudo que ela transformou. A integração do áudio com as obras, os mesmos áudios que ela utiliza para fazer esse trabalho, é o que mais me chama atenção e acaba me imergindo, juntamente com a relação de espelhos, que leva os visitantes a entrar nesse universo”, relatou.
Cientista e pesquisador do candomblé, Eduardo Bonini disse que a mostra dá acesso a outras perspectivas de composição da história brasileira. “É muito importante o diálogo que ela faz com a exposição Raízes, pois mostra a circularidade daquilo que a gente precisa recuperar na contemporaneidade para entender o passado. A trajetória, inclusive da artista, que começa buscando os balangandãs das escravizadas como contrapartida de ganho, de alforria. Olha no que tudo se tornou, olha esse caminho todo que ela constrói. É a história do Brasil”, opinou.
Morando atualmente em Recife (PE), o engenheiro e professor Miguel Barreto gostou bastante da exposição. “Há 20 anos eu não moro em Salvador. No passado não víamos exposições com esse recorte afro na cidade. Achei muito interessante, diferente e muito bonito, assim como gostei muito também da transformação do Centro Histórico”, declarou.
Caminhos de ferro
Em tradução livre do iorubá, o termo “Òná Ìrín” significa “caminho de ferro” e faz referência às rotas de liberdade e resistência que persistiram ao longo da história. Com curadoria assinada por Marcelo Campos, Amanda Bonan e Ayrson Heráclito, a mostra conta com uma média de 16 obras, incluindo esculturas, instalações e videoinstalações que celebram o poder criador das mulheres e a transformação do ferro em símbolo de resistência e empoderamento feminino, integrando arte e espiritualidade em um convite à reflexão.
“A exposição acontece também dentro de uma instalação, que são os trilhos, em referência ao orixá Ogun, que é o orixá do caminho e da forja do ferro e a exu. Mas, o ponto forte dessa exposição são as joias de crioula, que Nádia Taquary traz de maneira hiperdimensionada. Além da função adornativa, as joias de crioula eram uma maneira de as escravizadas comprarem a sua liberdade” lembrou o curador do Muncab, Jil Soares.
Visitação
A exposição “Òná Ìrín: Caminho de Ferro” ficará disponível no terceiro pavimento do Muncab até o dia 23 de março de 2025. Quem for ao equipamento cultural terá a oportunidade de explorar além dessa mostra, a exposição “Raízes: Começo, Meio e Começo”, disponível no primeiro pavimento até 9 de março de 2025.
O Muncab está situado na Rua das Vassouras, 25, no Centro Histórico da capital baiana. As visitas estão disponíveis de terça a domingo, das 10h às 17h, com acesso permitido até as 16h30. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia), com opções de pagamento via cartões de débito e crédito, Pix e boleto bancário. Às quartas-feiras e domingos, a entrada é gratuita.
Têm direito à meia-entrada estudantes, idosos e residentes de Salvador, mediante apresentação de um comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3017-6722 ou no site do Muncab (www.museuafrobrasileiro.com.br).
Clássicos da Sétima Arte
Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas acontece em Brasília
O evento reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028 e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues
![O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas,](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-11-as-16.08.37_d82596b8.webp)
O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Promovido pelo Governo Federal, o evento reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028, com uma programação voltada à capacitação e ao fortalecimento da governança municipal.
Antes da cerimônia de abertura, Jerônimo destacou a importância da parceria entre União, estados e municípios para o desenvolvimento das cidades e a implementação de políticas públicas. “A Bahia está aqui, reunida desde ontem, com a união dos prefeitos, a UPB [União dos Municípios da Bahia] se articulando, para avaliarmos o que podemos aproveitar de melhor nos programas do Governo Federal para o nosso estado”, afirmou o governador.
Apoio a todos
Em discurso no encontro, o presidente Lula reforçou que divergências políticas ou ideológicas não interferirão na relação entre o Governo Federal e os municípios. O presidente garantiu que nenhum gestor será prejudicado por não ter votado nele ou por não apoiar sua administração.
“Não haverá, em hipótese alguma, um banco, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BRB, o Basa ou o BNDES, deixar de atender aos interesses de um governador ou de uma cidade por questões ideológicas”, declarou ele.
Participação baiana
A presença expressiva de prefeitos baianos no evento reforçou o compromisso do Estado com o fortalecimento da gestão municipal. O encontro oferece mais de 170 atividades simultâneas, abordando temas como segurança pública, enfrentamento das mudanças climáticas, transição energética, saúde, educação e desenvolvimento regional. Além disso, os gestores municipais recebem orientações técnicas sobre financiamento, acesso a recursos federais e modelos inovadores de administração pública.
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas segue até quinta-feira (13), promovendo debates e capacitações para garantir que os novos gestores municipais iniciem seus mandatos com planejamento estratégico e alinhamento às políticas públicas federais.
Cultura
Capoeira e gestão do Carnaval estão na pauta do Projeto Samba Vivo
O Shopping Piedade realiza duas rodas de conversas importantíssimas culturalmente nesta terça (11) e na quinta (13)
![culturalmente esta semana: a primeira, na terça-feira (11) sobre a importância da capoeira, manifestação cultural afro-](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__53861972898_8c69f456b0_k.webp)
Se aproximando do carnaval, o projeto Samba Vivo, do Shopping Piedade, realiza duas rodas de conversas importantíssimas culturalmente esta semana: a primeira, na terça-feira (11) sobre a importância da capoeira, manifestação cultural afro-brasileira, que mistura dança, esporte, música e cultura popular, reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Com o tema “Bloco da Capoeira no carnaval de Salvador”, a roda terá como convidados mestre Balão e mestre Tonho Matéria.
Já na quinta-feira (13), será a vez de discutir a gestão no carnaval de Salvador e fazer uma reflexão sobre o modelo de carnaval na cidade, circuitos de desfiles concomitantes, trios, blocos e camarotes. Para o bate-papo serão convidados, o Presidente do Bloco Vem Sambar, Jairo da Mata; o Coordenador Geral do Bloco Proibido Proibir, Luiz Cláudio; a Diretora do Bloco Pagode Total, Ariane Barreto e o Diretor do Bloco Alerta Prime, Diego Lopes.
Esta é 11ª edição do projeto Samba Vivo que já está na quinta semana.
Com edições anuais e gratuitas realizadas no piso L4 do Shopping Piedade, empreendimento certificado com o Selo da Diversidade Étnico-Racial, o projeto Samba Vivo começou este ano no dia 13/01 e vai até o dia 28/02.
Carnaval 2025
Setur-BA apoia iniciativas voltadas para inclusão, cultura e esporte
O Me Deixa à Vontade irá desfilar no sábado de Carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande), com 2,3 mil associados
![estimular o segmento, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) patrocina o bloco Me Deixe à Vontade, mantido há 31 anos](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Setur-BA-apoia-iniciativas-voltadas-para-inclusao-cultura-e-esporte-Foto-Tatiana-Azeviche-Ascom-SeturBA.webp)
O Carnaval da Bahia é símbolo da diversidade e tem atraído cada vez mais pessoas com deficiência (PcD), que vêm de outros estados para curtir a festa em Salvador. Para estimular o segmento, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) patrocina o bloco Me Deixe à Vontade, mantido há 31 anos pela Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef). No último sábado (8), aconteceu o Baile da Inclusão, na sede da instituição, no Campo Grande, quando a cadeirante Eliete Teófilo foi eleita rainha do bloco. A primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, recebeu o título de madrinha da agremiação carnavalesca; e a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, foi nomeada embaixadora da Acessibilidade.
O Me Deixa à Vontade irá desfilar no sábado de Carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande), com 2,3 mil associados. “Recebemos pessoas com deficiência de todo o país para brincar em nosso bloco, mostrando que o turismo acessível está cada vez mais em alta. Agradecemos o apoio do Governo do Estado, para proporcionar boas experiências a esse público especial”, disse a presidente da Abadef, Silvanete Brandão.
“É gratificante para a Setur-BA manter essa parceria com a Abadef, na construção de avanços em políticas de inclusão, que refletem na qualificação dos serviços turísticos”, completou Giulliana Brito.
Ainda no sábado, a seletiva do Concurso da Rainha e Princesas do Carnaval de Salvador movimentou o Mercado do Rio Vermelho, mais conhecido como Ceasinha. Das 28 candidatas na disputa, 12 foram classificadas para a grande final, que será no dia 18 de fevereiro, no Fiesta Hotel. O evento tem o apoio da pasta estadual de turismo.
No domingo (9), a Península de Itapagipe sediou o GayMar, a primeira Parada Náutica LGBTQIAPN+ do Brasil, promovida pelo Instituto Por Elas, com o incentivo da Setur-BA. A programação incluiu passeio de barco da Ribeira até a Ponta de Humaitá, apresentações de DJs e iniciativas de sustentabilidade e economia criativa.
“Estendi minha estadia em Salvador para participar da parada náutica e gostei muito. É minha primeira vez no Brasil e estou amando a Bahia”, relatou a turista espanhola Rosa Lopez, que visitou, também, Praia do Forte e Guarajuba, na Costa dos Coqueiros.
Cultura, esporte e religião
No último fim de semana, na capital, a Setur-BA apoiou o 5º Festival Cultural da Paz, no Pelourinho; a Badboycup de Jiujitsu, no Ginásio de Cajazeiras; e a chegada do Rally dos Mares, na Marina da Penha, a maior competição de moto aquática do país.
No interior, a secretaria incentivou a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Maragogipinho (Aratuípe); o Encontro de Cavaleiros (Camaçari); a Festa de Nossa Senhora de Lourdes (Ubaitaba); e o lançamento da edição 2025 da encenação da Paixão de Cristo (Esplanada).