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Educação

Estudantes da rede estadual viram produtores de conteúdo

O projeto Agências de Notícias na Escola surge de uma revista literária do CEPCV, do município de Santa Bárbara

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professora de língua portuguesa Bárbara Carneiro não imaginava como aquele produto mudaria a vida dos estudantes
Foto: Joá Souza/GOVBA

Ao ter a ideia de criar uma revista literária, a professora de língua portuguesa Bárbara Carneiro não imaginava como aquele produto mudaria a vida dos estudantes do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares (CEPCV), do município de Santa Bárbara. “Em uma roda de conversa, algumas alunas relataram que encontraram na escrita a cura para algumas questões emocionais e psicológicas, como ansiedade e síndrome do pânico. Elas puderam colocar no papel as angústias da alma. A partir daquele momento, percebemos como escrever também se tornou um processo terapêutico”, destacou a professora. 

Foi o que aconteceu com a estudante Joana Anjos, de 18 anos. “Percebi que, ao transferir os meus sentimentos para o papel, as minhas crises de ansiedade foram amenizadas. Passei a me sentir mais tranquila. Ainda me descobri como uma ótima repórter. É muito gratificante ver uma iniciativa como essa, que começou tão pequena, tenha hoje toda essa visibilidade”. 

A expansão, relatada por Joana, se refere à nova iniciativa do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria da Educação (SEC), em implantar o projeto Agências de Notícias na Escola na rede estadual de ensino, como forma de criar um ambiente de protagonismo e aprendizagem ativa para os estudantes e conscientizá-los sobre o consumo consciente de conteúdos. Já são 81 agências espalhadas pelos 27 territórios de identidade da Bahia, e investimentos que somam R$ 1,5 milhão, em equipamentos e materiais diversos.  

“Com as agências, além de trabalhar pedagogicamente conteúdos de língua portuguesa, história, geografia, vamos focar também na formação crítica desses jovens, para que eles saibam identificar o que é uma notícia falsa, como a informação deve ser produzida e o poder da apuração”, pontuou a diretora de inovação e tecnologia do IAT, Carla Aragão.  

A seleção das escolas teve início no ano passado, através de uma convocação geral. As unidades estaduais que demonstraram interesse e já tinham algum trabalho iniciado ou afinidade com o projeto foram selecionadas, como foi o caso da CEPCV. Carla ainda sinalizou que em cada território é realizado um trabalho diferenciado. “Nas escolas quilombolas, indígenas ou do campo, elaboramos pautas mais voltadas para a identidade e representatividade”. A pretensão da SEC é expandir para os 417 municípios. 

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No CEPCV, a agência de notícias já é bem completa e os 33 estudantes trabalham com quatro produtos: revista literária, jornal impresso e online (blog e redes sociais), e podcast. Eles se dividem entre as tarefas de escritor, produtor de pauta, repórter, editor, ilustrador, curador, radialista e social media.   

A orientadora do jornal impresso CEPCV e professora de língua inglesa, Charlene de Jesus, descreveu como funciona a elaboração das pautas e como os alunos têm se sentido ao fazer parte da agência. “Eles pensam em um tema, apresentam para os orientadores, criamos um roteiro e decidimos os entrevistados juntos. A partir daí, eles desenvolvem a matéria jornalística, que depois editamos e publicamos. Então, há uma dinâmica muito boa e de envolvimento de todos. Estamos lapidando esses diamantes que temos na escola. É uma mudança educacional bastante significativa para todos aqui”, explicou.  

A dinâmica é parecida com a do podcast, que na CEPCV recebeu o nome de “SertãoCast”. O estudante Tauan Cunha é o responsável pelas entrevistas. “Entrevisto os convidados após elaborarmos as perguntas em equipe. Então, preciso ser mais solto e engajar a conversa. É um projeto que combina comigo porque gosto muito de conversar e sempre vi muitos podcasts, que acabaram me inspirando. Dependendo da oportunidade, penso em seguir carreira na área”. O podcast, orientado pelo professor de história Yan Allen Silva, está disponível no Instagram, pelo perfil @sertaocastoficial.  

Durante um desses bate-papos, Tauan entrevistou o vice-diretor Keivin Darlan e questionou quais foram as principais mudanças percebidas nos alunos após a implantação da agência de notícias. “Acredito que a entrega seja a maior delas. Eles correm atrás da notícia, estão mais empenhados. Também mudaram a forma de pensar em relação à sociedade e agora tem mais consciência cidadã”.  

Todo material jornalístico do CEPCV pode ser acompanhado no site da instituição www.cepcvsantabarbara.com.br ou nas redes sociais @jornalcepcv_. 

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Formação de orientadores para as agências 

Para orientar os estudantes que atuam nas Agências de Notícias na Escola, 81 professores, de 74 municípios, participaram nos dias 12 e 13 de setembro, de uma formação no IAT, em Salvador. O objetivo foi proporcionar ao grupo uma experiência imersiva, onde foram abordadas questões sobre educação midiática, instrumentos e sites de checagem de informação e a utilização do jornalismo como proposta pedagógica.  

O grupo de professores retornará à capital baiana em dezembro para novas formações e realizar a cobertura do encontro estudantil junto com os estudantes participantes do projeto. A iniciativa conta com o apoio da Coordenação de Juventude da SEC, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Instituto Porvir e Palavra Aberta/Educa Mídia. 

Educação

Estado monitora ações na educação e planeja próximo trimestre

Os educadores avaliaram projetos em andamento nas escolas e a recepção dos estudantes ao ensino integral

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Gestores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), diretores e superintendentes da Secretaria da Educação do
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Gestores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), diretores e superintendentes da Secretaria da Educação do Estado (SEC) estiveram com o governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (2), na sede da pasta, em Salvador, para planejamento pedagógico do próximo trimestre nos colégios da rede estadual. Os educadores avaliaram projetos em andamento nas escolas e a recepção dos estudantes ao ensino integral. 

“Pelo menos três ou quatro vezes no ano, tenho encontrado os núcleos para poder monitorar, acompanhar mais de perto as nossas ações, os impactos na rede e os resultados. Hoje, aqui, ouvindo nossos territórios e as ações feitas, a gente observou o que precisa ser aperfeiçoado para garantir indicadores ainda melhores para a Bahia”, pontuou o governador Jerônimo Rodrigues.   

Durante a reunião, os gestores apresentaram iniciativas e boas práticas das suas unidades escolares e discutiram a adoção de medidas para alcançar os indicadores desejados pela pasta até o final de 2025. Segundo a secretária da Educação, Rowenna Brito, “é preciso uma gestão forte, que acompanha de perto, que faz formação com os professores a partir das fragilidades dos estudantes, para a gente poder avançar ainda mais, qualificando o resultado, o que o estudante aprende de fato”, explicou a titular da pasta. 

Para Mônica Carmo, do Núcleo Territorial Bacia do Rio Corrente, o planejamento junto à SEC é uma das estratégias que mais dá resultado. “O planejamento, o cuidado que o Estado tem tido com a educação, de sentar com a gente uma manhã inteira para avaliar cada pauta e para melhorar a aprendizagem dos estudantes, é o que faz a educação da Bahia se destacar a cada ano”. 

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Educação

Nova escola em tempo integral transforma ensino em Barra da Estiva

Unidade na região da Chapada Diamantina oferece teatro, biblioteca, laboratórios e agrega educação profissional e inclusão

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a sustentabilidade, o esporte e a cultura agora fazem parte da rotina de mais de mil estudantes em Barra da Estiva
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Espaços que incentivam a ciência, a sustentabilidade, o esporte e a cultura agora fazem parte da rotina de mais de mil estudantes em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Inaugurada oficialmente neste sábado (31), a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Lúcia Aguiar Viana oferece estrutura moderna com teatro, biblioteca, restaurante estudantil, quadra e campo society, e já inspira alunos a sonharem com o futuro profissional em áreas como biologia e biomedicina. O investimento do Governo do Estado na obra ultrapassa os R$ 27 milhões.

“A gente passou a ter vários incentivos de projetos. Um dos que vamos inscrever na Feira de Ciências esse ano, é de reciclagem de tecidos. Mas também temos um projeto de fabricação de papel com reuso, para redução de custos da escola com papelaria e do meio ambiente, com o descarte. Eu creio que a ciência é uma forma de tornar o futuro melhor”, contou a estudante Marcelly Dias, aluna do 3° ano, que tem pensado em biologia como carreira profissional quando terminar o ensino médio.

Durante a agenda oficial do governador no município, Jerônimo Rodrigues visitou as instalações da escola e os projetos dos estudantes e comentou o potencial das novas estruturas para a educação dos jovens de Barra da Estiva.

“Eu era secretário da Educação quando estive aqui para a gente olhar o terreno, ver as negociações, e hoje eu volto como governador para inaugurar. Esse é um espaço para aprender, alcançar o segundo grau, estudar para entrar na universidade, mas também é para os estudantes terem lazer nas férias, alimentação de qualidade, usar esse teatro para exibir um filme, um espetáculo”, disse o chefe do Executivo sobre a proposta de escolas baianas quem têm teatro e espaços de lazer.

A nova unidade recebeu os estudantes dos colégios estaduais Nercy Antônio Duarte e Getúlio Vargas. Os antigos prédios foram cedidos para o Município. Ao todo, 1.082 alunos irão estudar os próximos anos do ensino integral, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional, na unidade de ensino inaugurada. Para os estudantes da formação profissional em Agricultura e Administração, a escola oferece estrutura para a capacitação em estufas e viveiros e sala de informática.

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Segundo a secretária da Educação, Rowenna Brito, a nova escola vai ampliar a jornada e introduzir novas práticas pedagógicas no ciclo escolar dos estudantes regulares e do EJA. Além de dar apoio ao ensino de estudantes com deficiência, com o suporte de uma sala de Atendimento Especializado Educacional (AEE).

“Tudo para a gente dar mais dignidade para os nossos estudantes, mais qualidade na educação do estado da Bahia. E nessa unidade os nossos estudantes produzem ciência, têm muitos projetos. A gente sabe da importância desse equipamento para o desenvolvimento do município, do território, o impacto na vida dos estudantes e da população”, avaliou Rowenna.

Outras entregas

Além do colégio, Jerônimo inaugurou o novo Pelotão da Polícia Militar de Barra da Estiva, voltada ao reforço do policiamento ostensivo e à celeridade no atendimento às ocorrências. A medida é parte das ações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e teve aporte de R$ 1,5 milhão para obra física, mobiliários e equipamentos.

A programação contou, ainda, com a entrega da pavimentação asfáltica dos acessos à BA-142, como parte do programa “Bahia em Movimento”. Com um investimento de mais de R$ 2,9 milhões, a intervenção contempla uma extensão total de 3,8 quilômetros, contribuindo para a melhoria da mobilidade e da infraestrutura viária na região. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional e o escoamento da produção local.

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Educação

Conder realiza obras de construção, modernização e ampliação de 31 escolas em Salvador 

A atuação na capital baiana integra a segunda etapa do Construir para Educar, que contará com um total de R$ 1,5 bilhão

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O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), está promovendo a maior requalificação
Foto: Ascom/Conder

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), está promovendo a maior requalificação da rede estadual de ensino já realizada na capital baiana. Com um investimento superior a R$ 380 milhões, 31 unidades escolares em Salvador estão passando por obras de ampliação, modernização e reforma, incluindo a construção de uma nova escola no modelo de tempo integral. As intervenções fazem parte do programa “Construir para Educar”, que busca garantir melhores condições de infraestrutura, acessibilidade e ensino-aprendizagem para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. 

A atuação em Salvador integra a segunda etapa do Construir para Educar, que contará com um total de R$ 1,5 bilhão em investimentos em todo o estado. “Esses investimentos refletem o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com a valorização da educação pública e com a transformação do ambiente escolar em espaços mais acolhedores, seguros e preparados para os desafios de uma educação integral. Essas intervenções reforçam a política estadual de educação e caminham em sintonia com o objetivo de oferecer mais oportunidades e dignidade aos jovens baianos”, destaca o presidente da Conder, José Trindade. 

A maioria das escolas contempladas possui entre 30 e 50 anos de existência e passará a contar com infraestrutura de alto padrão, adequada à educação em tempo integral. As obras incluem implantação de restaurante estudantil, teatros escolares, laboratórios, reforma e construção de novas quadras poliesportivas cobertas ou ginásios, além da climatização e modernização dos ambientes educacionais. O objetivo é transformar o ambiente educacional em um espaço completo e acolhedor, contribuindo para a permanência e o desempenho dos estudantes. 

Entre as intervenções, destaca-se a construção do novo Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão, no bairro do Cabula. Um investimento de R$ 21,4 milhões. A unidade contará com 12 salas de aulas climatizadas, laboratórios, biblioteca, restaurante estudantil, vestiário e quadra poliesportiva coberta. Vale destacar também a requalificação completa do Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Sant Anna, no Nordeste de Amaralina, com teatro, campo de futebol society, pista de salto, quadra de vôlei, quadra poliesportiva coberta, área de convivência e academia ao ar livre. Já o Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão, ganhará um novo bloco de aulas com 24 salas climatizadas e quadra poliesportiva coberta. 

As obras estão distribuídas por diversas regiões da cidade, beneficiando bairros como Cabula, Cajazeiras, Fazenda Grande, Federação, Garcia, Itapuã, Lapinha, Liberdade, Mussurunga, Nordeste de Amaralina, Ondina, Paripe, Pernambués, Pituba, Rio Vermelho, San Martins, São Cristóvão, Valéria, entre outros. 

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Construir para Educar 

Na segunda etapa do programa, além de Salvador, o interior do estado será contemplado com R$ 658 milhões em obras e R$ 700 milhões em convênios com prefeituras. Na primeira etapa, foram 79 obras em 44 municípios de 17 Territórios de Identidade, totalizando R$ 1,3 bilhão em investimentos. Com as duas fases, o Construir para Educar soma cerca de R$ 2,8 bilhões para construção, reforma e modernização da infraestrutura educacional em toda a Bahia. 

Dentre outras iniciativas, entre 2019 e 2025, o Governo da Bahia já investiu R$ 13,7 bilhões na educação estadual, sendo R$ 8 bilhões em obras e R$ 5 bilhões em programas de apoio a estudantes, como o Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete), Bolsa Presença, Mais Estudo, Dignidade Menstrual, Mais Futuro, entre outras ações de assistência estudantil. 

Confira a lista das escolas contempladas abaixo
  1. C.E. Aliomar Baleeiro (Pernambués)
  2. C.E. Almirante Barroso + C.E. Edson Tenório (Paripe)
  3. C.E. Carneiro Ribeiro – Classe II (Pero Vaz)
  4. C.E. de Praia Grande
  5. C.E. Dinah Gonçalves (Valéria)
  6. C.E. Duque de Caxias (Liberdade)
  7. C.E. Edgard Santos (Garcia)
  8. C.E. Eduardo Bahiana (Fazenda Grande III)
  9. C.E. Edvaldo Brandão Correia (Cajazeiras IV)
  10. C.E. Evaristo da Veiga (Ondina)
  11. C.E. Gen. Dionísio Cerqueira (Santa Cruz)
  12. C.E. Gov. Roberto Santos (Cabula)
  13. C.E. Heitor Vila Lobos (Cabula VI)
  14. C.E. Helena Magalhães (Tancredo Neves)
  15. C.E. José Augusto Tourinho Dantas (São Cristóvão)
  16. C.E. Manoel Devoto (Rio Vermelho)
  17. C.E. Mario Costa Neto (Federação)
  18. C.E. Nelson Mandela (Periperi)
  19. C.E. Pedro Calmon (Armação)
  20. C.E. Prof. Carlos Sant Anna e CEEP (Nordeste de Amaralina)
  21. C.E. Prof. Nelson Barros (Cajazeiras X)
  22. C.E. Prof. Nogueira Passos (Pituba)
  23. C.E. Prof. Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão)
  24. C.E. Professora Maria Bernadete Brandão (Cabula)
  25. C.E. Raphael Serravalle (Pituba)
  26. C.E. Rotary (Itapuã)
  27. C.E.E.P. Luiz Navarro de Brito (Lapinha)
  28. C.E. Luís Eduardo Magalhães (San Martins)
  29. C.E.P. Newton Sucupira (Mussurunga)
  30. C.E.T.I. Barros Barreto (Paripe)
  31. C.P.M. Dona Leonor Calmon (Cajazeiras)
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