SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Educação

Estudantes da rede estadual participam de ação social em Cajazeiras 

O evento marcou, também, o encerramento das atividades deste ano do Cajaarte na Escola

Publicado

em

Os estudantes das escolas estaduais da região de Cajazeiras, em Salvador, participaram, nesta sexta-feira (10), junto com a comunidade do
Foto: Divulgação

Os estudantes das escolas estaduais da região de Cajazeiras, em Salvador, participaram, nesta sexta-feira (10), junto com a comunidade do bairro, de uma ação social gratuita. Trata-se de uma feira de serviços montada na área externa da Paróquia Santa Mônica pela Associação de Artes e Cultura de Cajazeiras (Cajaarte), que contou com o apoio de instituições parceiras, como o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), a Defensoria Pública, as secretarias estaduais da Educação e da Saúde da Bahia (SEC e Sesab) e a Polícia Militar, entre outras. O evento marcou, também, o encerramento das atividades deste ano do Cajaarte na Escola, que é um projeto desenvolvido nas unidades estaduais de ensino para a promoção da cidadania e o enfrentamento à violência. 

A apresentação da fanfarra do Colégio Estadual Ana Bernardes, de Cajazeiras 6, deu início à programação do dia, que contou com a oferta de serviços de saúde, com acesso a consultas médicas e odontológicas; de beleza, com oficinas de unha e cabelo; de cartório para a realização de emissão de carteira de identidade, registro de imóveis, entre outros; e vacinação. Na quadra poliesportiva da paróquia também foram montados stands de artesanato, roupas e acessórios, produzidos por moradores da região. 

A estudante Sabrina Mendes, 16 anos, que cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Rafael de Oliveira, em Cajazeiras 8, circulava entre os stands atenta. Ela já conhece o trabalho desenvolvido pela Cajaarte e se surpreendeu com seu alcance entre os moradores das Cajazeiras, que compareceram em peso ao evento. “O projeto desenvolvido por eles nas escolas é direcionado à mensagem de paz, de ajuda e respeito ao próximo. Hoje, o que noto aqui é que esse apoio foi expandido, estreitando mais ainda o sentido do acolhimento e solidariedade com a oferta de serviços importantes para a comunidade”, ressaltou. 

Presente ao evento, o diretor de Execução de Políticas para a Educação Básica da SEC, Fábio Barbosa, acredita que a interação entre as unidades escolares e as associações, como a Cajaarte, cria oportunidades de engajamento. Neste ano, por exemplo, oito escolas localizadas na região de Cajazeiras foram contempladas com o projeto Cajaarte na Escola, que promove palestras e atividades nas unidades de ensino. “Essas ações promovem o desenvolvimento social do entorno das escolas, ajudando a identificar e mitigar problemas reais da comunidade, além de fomentar a cultura da paz e a promoção da cidadania”, afirmou. Para ele, as ações desenvolvidas nos territórios onde as unidades escolares estão localizadas contribuem, também, com o aprendizado e a formação dos estudantes de forma integral. “Os estudantes passam a ser também agentes de transformação”, avaliou. 

Para o idealizador do projeto e a presidente da Cajaarte, Evani Borges, além das ações específicas que são desenvolvidas nas escolas, por meio de oficinas e palestras voltadas para a promoção da saúde, da cultura, da cidadania e do combate à violência, a feira de serviços é um momento de confraternização entre os alunos, as famílias e a comunidade. “Precisamos entender a importância da parceria entre a educação e a cidadania. O envolvimento da família e da comunidade, neste processo, é fundamental, assim como também a compreensão do jovem sobre as oportunidades que estão sendo oferecidas para seu crescimento pessoal e profissional como cidadão”, ressaltou. 2

ANÚNCIO

Educação

Mais 82 candidatos aprovados para a Educação Básica são convocados

Os profissionais foram selecionados em caráter emergencial, pelo Reda, por meio do Processo Seletivo Simplificado

Publicado

em

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) convoca mais 82 candidatos classificados na seleção pública para
Foto: Memo Soul

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) convoca mais 82 candidatos classificados na seleção pública para contratação temporária de pessoal na função de professor da Educação Básica. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (22). Os profissionais foram selecionados em caráter emergencial, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), por meio do Processo Seletivo Simplificado, regido pelo Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022.

Os candidatos convocados devem enviar os documentos digitalizados exigidos pelo edital, no período de 24 a 28 de fevereiro, para o correio eletrônico ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br. São eles: Diploma registrado de conclusão do curso de nível superior do curso de Licenciatura Plena para a função temporária que concorreu, expedido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, se for o caso; carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou de casamento; e título de eleitor e comprovantes dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral estão entre a documentação solicitada. A documentação será analisada preliminarmente pela Coordenação de Provimento e Movimentação.

Os aprovados no Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) deverão comparecer à sede da SEC, na Avenida Luiz Viana Filho nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, munidos da documentação (em original e fotocópia) relacionada no edital no referido prazo, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Já aqueles selecionados para atuarem no interior do estado deverão comparecer nas sedes dos seus respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) com a documentação (original e fotocópia) listada no edital e já remetida ao endereço eletrônico, nos mesmos período e horários.

A convocação de professores através do Reda integra o conjunto de ações adotadas pela Secretaria da Educação visando o provimento de pessoal para garantir o pleno funcionamento do ano letivo nas escolas estaduais, oportunizando aos estudantes o direito de aprender. A SEC informa que o candidato que não atender a esta convocação, na forma e no prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária.

Continue Lendo

Educação

Creches comunitárias de Salvador recebem doação de alimentos

Bahia Sem Fome e Voluntárias Sociais doaram alimentos como leite e frango para ajudar na alimentação no início do ano letivo

Publicado

em

até esta segunda-feira (17) a entrega de 2.560 quilos de frango e 12 toneladas de leite integral em pó para creches comunitárias de Salvador. 
Foto: Thassio Ramos

O Programa Bahia Sem Fome (BSF) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) realizam até esta segunda-feira (17) a entrega de 2.560 quilos de frango e 12 toneladas de leite integral em pó para creches comunitárias de Salvador.

A doação de frango beneficia mais de seis mil crianças de 0 a 5 anos de 130 creches atendidas pelas Voluntárias Sociais. A ação, que começou no dia 3 de fevereiro, também contempla o Coletivo Mulheres das Águas, no distrito de Caboto, município de Candeias. No último dia 8 de janeiro, foram entregues 200 unidades de peito de frango à instituição.

Em dezembro do ano passado, aconteceu a primeira etapa onde foram doadas 12 toneladas de leite integral em pó para mais de 130 creches comunitárias atendidas pelas Voluntárias Sociais da Bahia, garantindo a segurança alimentar de milhares de crianças durante o período de férias escolares.

Tiago Pereira, coordenador-geral do BSF, destaca a parceria entre o programa e as Voluntárias Sociais da Bahia, lideradas pela professora Tatiana Velloso. “As Voluntárias Sociais do Estado da Bahia integram o nosso Programa Bahia Sem Fome, que é uma das prioridades do Governo do Estado em cuidar de quem mais precisa. Estamos atuando em diversas frentes: fortalecendo a educação, articulando com a saúde, reforçando a assistência social e, claro, assegurando comida, porque alimentação é um direito básico. Sabemos que muitas pessoas vivem em situação de insegurança alimentar e hoje reafirmamos nosso compromisso com as creches comunitárias”.

O trabalho das Voluntárias Sociais já acontece há anos e, desde o ano passado, o BSF passou a integrar as creches como público prioritário, segundo Pereira. “Crianças e adolescentes estão entre os mais afetados pela insegurança alimentar extrema. Esta doação de frango é mais uma ação, mas não paramos por aqui. Já realizamos doações de leite e, em breve, faremos doações de outros alimentos. É um processo contínuo, que inclui tanto arrecadações quanto aquisições do Estado para apoiar minimamente o trabalho essencial dessas creches comunitárias, especialmente aqui na capital, Salvador”, completa.

ANÚNCIO

Impacto nas comunidades

Rosemeire Batista, colaboradora da Ação Social Beneficente Doze de Dezembro, que atende em média 120 crianças, destaca a importância da doação. “Essa articulação é muito importante. A gente passou por uma fase muito crítica na pandemia, e quem salvou a nossa escola praticamente foram as Voluntárias Sociais, através de doações. Temos muita gratidão a elas”.

A professora Aisi Araújo, diretora da Associação Beneficente e Cultural Semeando a Esperança, também agradece o apoio recebido. “É ótimo para o almoço dos meninos. Este ano a gente inicia o tempo integral, e essa doação vem em um momento muito importante para nós”, conclui.

 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Educação

Novos profissionais são convocados para a rede estadual de ensino

Os candidatos foram aprovados em três processos seletivos simplificados para o provimento de cargos temporários

Publicado

em

cargos temporários, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), na rede estadual de ensino. A medida tem como objetivo
Foto: Amanda Chung

O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial deste sábado (15), a convocação de candidatos aprovados em três processos seletivos simplificados para o provimento de cargos temporários, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), na rede estadual de ensino. A medida tem como objetivo reforçar o quadro de profissionais da Educação e assegurar a qualidade do ensino público no Estado. Foram convocados 36 candidatos para a atuação como mediador, 314 para o cargo de professor do Ensino Profissional e 382 para a função de professor da Educação Básica.

A convocação foi feita com base no resultado final do Processo Seletivo Simplificado, referente ao Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022 e ao Edital SEC/SUDEPE nº 19/2022.

Os convocados devem, entre os dias 17 e 26 de fevereiro de 2025, encaminhar os documentos digitalizados para o e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br para que seja feita a análise preliminar pela Coordenação de Provimento e Movimentação. Após essa etapa, os aprovados designados para a atuação no Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26, em Salvador, deverão comparecer à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, localizada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, munidos dos documentos originais e suas respectivas cópias. Os candidatos aprovados para lotação no interior do Estado devem se apresentar à sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) correspondente, também portando a documentação original e as cópias exigidas. O não cumprimento das exigências dentro do prazo estabelecido resultará na perda do direito ao ingresso na função temporária, independentemente do motivo.

A documentação exigida inclui diploma de conclusão do curso de nível superior correspondente à função temporária para a qual o candidato foi aprovado, títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, documentos de dependentes, conta corrente do Banco do Brasil, título de eleitor com comprovantes de votação dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral, ato de exoneração ou requerimento de exoneração para quem ocupa cargo público inacumulável, declaração de bens e comprovante de inscrição no PIS/PASEP, entre outros. A lista completa pode ser consultada nos editais disponíveis no site da Secretaria da Educação.

Continue Lendo

Mais Lidas