SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cidade

Emoção contagia quem é vacinado e seus familiares

O momento de aplicação das doses tem sido tão marcante, com direito a agradecimentos e até postagens nas redes sociais

Publicado

em

mas também nos filhos, netos e demais familiares que tiveram que conviver todo esse ano de pandemia com a preocupação, o medo e, muitas vezes,
Foto: Bruno Concha/SecomPMS

A vacinação da população idosa tem provocado uma sensação de alívio não apenas nas pessoas que estão recebendo a dose, mas também nos filhos, netos e demais familiares que tiveram que conviver todo esse ano de pandemia com a preocupação, o medo e, muitas vezes, com a impossibilidade de ver o seu familiar. É por isso que o momento de aplicação das doses tem sido tão marcante, com direito a agradecimentos e até postagens nas redes sociais.

Taliane Almeida, de 20 anos, fez questão de registrar a aplicação em sua mãe, Jacira Almeida, de 67 anos, na manhã desta segunda-feira (29). A presença no drive-thru da Arena Fonte Nova rendeu imagens para publicar no Facebook, Instagram e no grupo da família do WhatsApp, bem no dia do aniversário de 472 anos da capital baiana.

“Eu me sinto muito mais aliviada. Esse dia foi bastante esperado, pois a minha mãe é tudo para mim. Vê-la imunizada me deixa muito feliz”, conta ela, que estava acompanhada também pelo tio João Kleber para registrar o momento.

A vacinação de idosos com 66 anos começou hoje, juntamente com novos trabalhadores de saúde e pessoas que fazem hemodiálise na capital. Amanhã terá início a vacinação em cidadãos com idade a partir de 65 anos.

No drive-thru da Arena Fonte Nova, que conta com sete boxes e sete vacinadores, a fila estava pequena, com uma média de 15 minutos de espera. Cada boxe conta com pequenos cartazes com palavras positivas, a exemplo de fé, gratidão, alegria e amor. A iniciativa foi dos próprios vacinadores. Ontem, 1.860 doses foram aplicadas no local.

ANÚNCIO
Anúncios
Transmissão

Ivone Lucas, de 66 anos, nem dormiu direito ansiosa pela imunização. O filho, Gilmar Lucas, 40 anos, acordou mais cedo que o de costume para levá-la ao posto. De um lado, Ivone dava o braço para receber a dose, do outro, Gilmar filmava a aplicação. E a alguns quilômetros dalí, a família de Ivone estava de olho no celular para assistir ao momento esperado.

Gilmar enumera facilmente algumas das dificuldades mais recorrentes nos últimos meses de pandemia: ter recebido a notícia de que pessoas próximas estavam com a Covid-19, ter sentido aflição ao perceber qualquer sintoma diferente na mãe, ter cancelado o encontro de família e de amigos nos finais de semana e feriados e ter visto a sua mãe triste por, muitas vezes, não poder sair de casa. “Todos nós da família estávamos muito preocupados”.

 Cadastramento

Antes de comparecer ao local de vacinação, o cidadão precisa verificar se o nome está na lista disponível no endereço. Caso contrário, o idoso ou responsável pode fazer o cadastramento no site www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br ou presencialmente no 5º Centro de Saúde, nos Barris – se o idoso estiver presente, já recebe a primeira dose no local.

 Locais de vacinação

A imunização com a primeira dose em idosos ocorre nos seguintes pontos de drive-thru: Universidade Federal da Bahia (campus de Ondina), Arena Fonte Nova (Nazaré), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Barradão (Canabrava), Unijorge e Vila Militar (Dendezeiros).

Já os pontos fixos de vacinação estão situados na Unidade de Saúde da Família (USF) de Vista Alegre, Unidade Básica de Saúde (UBS) Nelson Piauhy Dourado de Águas Claras, USF do Resgate, USF de Santa Luzia, USF da Federação, USF de Plataforma, USF de Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris), Unijorge, Barradão e Colégio da Polícia Militar (CPM) – Dendezeiros.

ANÚNCIO
Anúncios
Segunda dose para idosos

A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos quanto para profissionais de saúde. É preciso observar a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação. No caso dos idosos, a segunda dose é aplicada nos mesmos postos destinados a pessoas a partir de 66 anos.

Vacina Express

Os idosos com 69 anos ou mais, preferencialmente acamados ou com dificuldade de locomoção, também podem fazer o agendamento da vacinação domiciliar através Vacina Express. As equipes volantes desse serviço têm capacidade de atender 200 idosos por dia. Quem recebeu a primeira dose pelo serviço não precisa fazer o agendamento – as equipes retornarão na data indicada para aplicar a segunda dose.

Cidade

Últimos trens do VLT de Salvador seguem para São Paulo

Veículos passarão por restabelecimento técnico e operacional antes de serem integrados ao sistema baiano 

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira (4), foi realizada a expedição da 40ª e última composição dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador
Foto: Divulgação/CTB

Na manhã desta sexta-feira (4), foi realizada a expedição da 40ª e última composição dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana rumo à fábrica da CAF, em Hortolândia (SP). O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, em publicação nas redes sociais. A movimentação marca o encerramento do envio das unidades destinadas aos procedimentos técnicos e operacionais necessários à futura operação do sistema. 

“O VLT do Subúrbio faz parte da transformação histórica que fizemos em Salvador. Hoje, concluímos o envio de todos os trens pra Hortolândia, onde passam pelos ajustes finais. Esse é um projeto que vai mudar o dia a dia de quem mais precisa do transporte público”, destacou o governador. 

Com o transporte da última remessa, a Bahia conclui uma etapa estratégica do cronograma de implantação do novo modal, que integra o projeto de reestruturação da mobilidade urbana da capital e região metropolitana. A logística foi realizada por via terrestre, em carretas especiais, com desmontagem técnica e acompanhamento rigoroso das equipes responsáveis, assegurando a integridade dos equipamentos durante todo o trajeto. Esta etapa contou com o acompanhamento direto do diretor de obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente. 

Na unidade da CAF, os veículos passam por intervenções técnicas específicas, incluindo restabelecimento técnico-operacional, modernização de componentes, adequações e testes de performance. As modificações visam atender às exigências do projeto baiano, assegurando eficiência, segurança e plena compatibilidade com o sistema metroferroviário local. 

A previsão é que os trens comecem a ser transferidos para Salvador a partir de dezembro de 2025, conforme o cronograma estabelecido. O investimento previsto no material rodante é de R$ 820 milhões. As obras do VLT estão organizadas em três trechos: o primeiro da Calçada à Ilha de São João, o segundo de Paripe a Águas Claras e o terceiro de Águas Claras à orla de Piatã, totalizando 36,4 quilômetros de extensão e 34 paradas. 

ANÚNCIO
Anúncios

Os trens foram adquiridos pelo Governo da Bahia após a celebração do Instrumento de Transmissão Onerosa de Bens e Outras Avenças, firmado entre o Estado de Mato Grosso, o Estado da Bahia, o Consórcio VLT Cuiabá, Várzea Grande e a CAF Brasil Indústria e Comércio S/A. O processo de envio das composições teve início em 15 de outubro de 2024. 

Continue Lendo

Cidade

Clubinho da Limpurb presenteia crianças no Acupe de Brotas

A ação contemplou dez crianças que, no Dia do Gari, homenagearam os profissionais que atuam na localidade com cartazes e presentes

Publicado

em

a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) promoveu mais uma edição do projeto Clubinho da Limpurb, desta vez no
Foto: Ascom/Limpurb

Na manhã desta sexta-feira (27), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) promoveu mais uma edição do projeto Clubinho da Limpurb, desta vez no bairro Acupe de Brotas. A ação contemplou dez crianças que, no Dia do Gari — celebrado em 16 de maio deste ano —, fizeram uma surpresa com cartazes, presentes e uma homenagem especial aos profissionais que atuam na localidade.

O Clubinho da Limpurb tem como objetivo fortalecer a humanização do trabalho dos garis e das margaridas desde a infância, despertando o respeito, a empatia e a valorização desses profissionais que mantêm a cidade limpa diariamente. O presidente da Limpurb, Carlos Gomes, destacou que essa edição teve a finalidade de retribuir o carinho que as crianças compartilham diariamente com os agentes de limpeza.

“Quando vi o vídeo, no Dia do Gari, fiquei encantado com o gesto dessas crianças. Junto à nossa equipe, programamos a realização do Clubinho da Limpurb com elas para tentar retribuir esse momento inesquecível que proporcionaram aos nossos heróis”, comentou.

Para Vitória Peixinho, de 32 anos, mãe de uma das crianças, esse é mais um dia que ficará marcado na memória dos pequenos e de todos os moradores da localidade. “É uma felicidade e uma realização para essas crianças, que admiram essa profissão tão digna e humana, que serve a todos nós”, destacou.

Márcio Queiroz, um dos agentes que trabalham no local, ficou bastante emocionado com a iniciativa. “Elas fazem o nosso dia. Esse carinho e essa homenagem são muito importantes para o reconhecimento do nosso trabalho. Acho que temos que retribuir da mesma forma”, comentou.

ANÚNCIO
Anúncios

Os interessados em participar do Clubinho da Limpurb podem se inscrever por meio das redes sociais da pasta ou solicitar a participação pelo Fala Salvador, no número 156.

Continue Lendo

Cidade

Salvamar alerta para riscos com avanço de frente fria em Salvador

A Marinha do Brasil e a Defesa Civil da capital baiana emitiram alertas reforçando os cuidados a serem tomados

Publicado

em

A chegada de uma frente fria que avança do Sudeste em direção ao Nordeste do país mudou o cenário de céu azul e calmaria em Salvador.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A chegada de uma frente fria que avança do Sudeste em direção ao Nordeste do país mudou o cenário de céu azul e calmaria em Salvador. A Marinha do Brasil e a Defesa Civil da capital baiana emitiram alertas reforçando os cuidados diante da previsão de ventos fortes e chuvas moderadas a intensas.

De acordo com a Marinha, o sistema afetará a faixa litorânea entre Caravelas e Salvador, com ventos variando de sudoeste a sul e rajadas de até 60 km/h, entre a manhã de quinta (12) e a noite de sexta-feira (13). A orientação é para que navegantes e embarcações de pequeno porte redobrem a atenção e evitem atividades marítimas recreativas durante o período. As informações atualizadas estão disponíveis no site oficial da Marinha ou nos aplicativos “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”.

Diante do cenário, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), atuará em esquema de plantão para possíveis emergências no litoral soteropolitano. Para o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o alerta é fundamental, principalmente por conta do comportamento do mar nos próximos dias.

“Observando a frente fria já registrada nas regiões do Rio de Janeiro e Espírito Santo, sabemos que esse mesmo fluxo deve chegar a Salvador, o que pode provocar ocorrências graves de afogamento. O mar fica mais perigoso, com aumento das ondas, intensificação dos ventos e formação de correntes de retorno. Recentemente, tivemos um caso em que um surfista precisou ser resgatado por um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, após ser levado por uma corrente de retorno para longe da costa”, lembra.

A recomendação da Salvamar é evitar o banho de mar e a prática de esportes náuticos, especialmente por pessoas sem experiência. “Pedimos que todos redobrem os cuidados, principalmente com crianças e idosos. Não deixem essas pessoas sozinhas na praia, mantenham sempre o contato visual e a distância de um braço. Assim, conseguimos evitar tragédias. Quando a Marinha emite um alerta, é porque a situação é realmente séria. O ideal é evitar o mar neste fim de semana”, reforça.

ANÚNCIO
Anúncios
Atuação preventiva

A Salvamar atuará com rondas ostensivas na orla, orientando e sinalizando banhistas que se expuserem ao risco. “A galera que tem o costume de pegar o baba de manhã, por exemplo, que evite entrar no mar depois. Se for se molhar, que seja com muito cuidado. Como sempre digo: água acima do umbigo é sinal de perigo”, alerta Dantas.

Estrutura

A Salvamar atua ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contato

Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Continue Lendo

Mais Lidas