SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Segurança

Caravana Bahia Sem Fogo passa por São Desidério, no oeste baiano

A atividade destaca o papel dos bombeiros e brigadistas no combate aos incêndios florestais

Publicado

em

A Caravana Bahia Sem Fogo esteve, nesta quarta-feira (02/04), no município de São Desidério, dando continuidade às ações de prevenção
Foto: Matheus Lemos/Ascom Sema

A Caravana Bahia Sem Fogo esteve, nesta quarta-feira (02/04), no município de São Desidério, dando continuidade às ações de prevenção e combate aos incêndios florestais na região Oeste da Bahia. Durante as atividades, a iniciativa reforçou a importância da atuação dos brigadistas voluntários, bombeiros civis e militares no enfrentamento das queimadas.

Os bombeiros e brigadistas estão na linha de frente do combate ao fogo, desde os primeiros focos até os incêndios de grande proporção. A tenente Maiara, comandante da 1ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar em Barreiras, destacou o trabalho contínuo da corporação para minimizar os impactos das queimadas.

“Nós trabalhamos o ano inteiro, já se preparando para os incêndios florestais, que se intensificam no segundo semestre na região Oeste. O primeiro passo é a prevenção, por meio de palestras e capacitações como as que estamos promovendo aqui na Caravana. Além disso, temos formações específicas para bombeiros militares e especialistas em combate a incêndios florestais. Hoje, nosso maior desafio é o efetivo. Mesmo com a mobilização de bombeiros de toda a Bahia, ainda não conseguimos atender todas as ocorrências. Por isso, contamos com o apoio dos brigadistas, auxiliando na formação deles para que atuem de forma qualificada”, explicou.

Davi Araújo, chefe de esquadrão da brigada Pronto Emprego de Barreiras, que faz parte do Prevfogo, programa ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ressaltou a experiência dos brigadistas na região e os desafios enfrentados durante os combates ao fogo.

“Atuamos tanto na Bahia quanto em outras regiões do país onde somos solicitados. Aqui no Oeste, além do combate direto ao fogo, fazemos rondas preventivas e recuperamos áreas degradadas. Por sermos da região, conhecemos a topografia e conseguimos nos deslocar com rapidez. Temos pontos estratégicos de monitoramento, como o mirante na Serra da Bandeira, que nos permite identificar focos de incêndio e agir rapidamente para minimizar os impactos”, afirmou.

ANÚNCIO
Anúncios
Educação e sensibilização

Além das reuniões com gestores municipais e da roda de conversa com alunos da Escola Municipal Marcelo Cirílo, a Caravana promoveu uma palestra no Colégio Maria Edith Rhoden, no distrito de Roda Velha. A atividade buscou conscientizar os estudantes sobre os impactos das queimadas e a importância da prevenção.

A coordenadora pedagógica Denize Fantin destacou a relevância da iniciativa para complementar o trabalho realizado em sala de aula.

“Esse momento é fundamental para reforçar o que já discutimos com os alunos. A interação com bombeiros, brigadistas e técnicos da Caravana torna o aprendizado mais concreto. Nossa região é cercada por fazendas, e o uso do fogo para limpeza de áreas ainda é uma realidade, apesar de ser ilegal. As crianças sabem disso, mas ações como essa de hoje ajudam a consolidar esse conhecimento e incentivam a mudança de comportamento”, avaliou.

Próximas ações

Nesta quinta-feira (3), a Caravana segue para o município de Angical, onde dará continuidade às atividades educativas e preventivas.

A Caravana Bahia Sem Fogo integra o Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e desenvolvido em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), o Prevfogo/Ibama e as Secretarias de Educação, Segurança Pública e Saúde.

ANÚNCIO
Anúncios

Denúncias de queimadas ilegais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400 ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br. Em caso de incêndios, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Segurança

PM resgata 150 aves e prende sete homens em Feira de Santana

Todas as aves foram encaminhadas para cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)

Publicado

em

Agentes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgataram 150 aves, na manhã deste domingo (6),
Foto: COPPA

Agentes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgataram 150 aves, na manhã deste domingo (6), na Rua Leolinda Bacelar Lima, no centro de Feira de Santana.

Durante uma ação voltada a coibir o comércio ilegal de animais silvestres, os policiais, ao chegarem a uma feira livre da região, encontraram gaiolas abandonadas e sete homens realizando o comércio clandestino de aproximadamente 150 aves, os quais, ao serem questionados sobre a autorização e posse para o comércio, informaram não possuir.

Na ação, foram resgatados 19 cardeais, seis pássaros pretos, um azulão, um sabiá da praia, um sabiá cinzento, uma pipira vermelha, um sabiá coleira, dois sofrês, um cancã, um caboclinho, um garibaldi, dois chorões, seis golinhos, 60 canários da terra, um tico-tico cinza, dois tico-ticos, um curió e 43 papa-capins. Todas as aves foram encaminhadas para cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Os suspeitos foram encaminhados à delegacia que atende à região, para a adoção das medidas cabíveis.

Continue Lendo

Segurança

Carga ilegal de carvão é apreendida em Santa Rita de Cássia

No total, a Cippa Lençóis apreendeu mais de 4.300kg de carvão vegetal

Publicado

em

Lençóis apreendeu, no sábado (5) no município de Santa Rita de Cássia, uma carga irregular de carvão vegetal.
Foto: CIPPA Lençóis

Uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis apreendeu, no sábado (5) no município de Santa Rita de Cássia, uma carga irregular de carvão vegetal.

Os policiais desenvolviam ações de patrulhamento ambiental na localidade conhecida como Trevo do Entroncamento, quando abordaram um caminhão, constatando que o veículo transportava carvão vegetal ensacado sem a documentação de origem.

O condutor do caminhão não apresentou licença ambiental nem nota fiscal do produto, o que configura crime ambiental previsto no Art. 46 da Lei de Crimes Ambientais. No total, foram apreendidos cerca de 180 sacos de carvão vegetal, com 4.347,5kg da carga.

Diante da irregularidade, o motorista foi conduzido à delegacia da região, juntamente com o veículo e a carga apreendidos, para a adoção das medidas legais.

Continue Lendo

Segurança

Polícia Militar resgata 39 aves silvestres em Salvador

Ações ocorreram nos bairros São Gonçalo do Retiro e Itapuã

Publicado

em

Na última quinta-feira (3), policiais militares da Coppa resgataram 39 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro em Salvador.
Foto: Coppa

Na última quinta-feira (3), policiais militares da Coppa resgataram 39 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro em Salvador. Dois suspeitos foram presos. 

A primeira ação aconteceu pela manhã no bairro de São Gonçalo do Retiro. Os militares receberam a denúncia de que pássaros silvestres estavam sendo mantidos em cativeiro em uma residência na localidade da Baixinha de Santo Antônio. Ao total foram apreendidas oito aves. Um homem foi preso. 

Já à tarde, os policiais receberam uma nova denúncia de encarceramento de pássaros silvestres. Desta vez, no bairro de Itapuã. Na Rua Seara Vermelha, as guarnições apreenderam 31 aves e 21 gaiolas. Além disso, um suspeito foi preso. 

Os dois homens e o material apreendido foram apresentados à delegacia. 

Continue Lendo

Mais Lidas