Segurança
Caravana Bahia Sem Fogo passa por São Desidério, no oeste baiano
A atividade destaca o papel dos bombeiros e brigadistas no combate aos incêndios florestais
A Caravana Bahia Sem Fogo esteve, nesta quarta-feira (02/04), no município de São Desidério, dando continuidade às ações de prevenção e combate aos incêndios florestais na região Oeste da Bahia. Durante as atividades, a iniciativa reforçou a importância da atuação dos brigadistas voluntários, bombeiros civis e militares no enfrentamento das queimadas.
Os bombeiros e brigadistas estão na linha de frente do combate ao fogo, desde os primeiros focos até os incêndios de grande proporção. A tenente Maiara, comandante da 1ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar em Barreiras, destacou o trabalho contínuo da corporação para minimizar os impactos das queimadas.
“Nós trabalhamos o ano inteiro, já se preparando para os incêndios florestais, que se intensificam no segundo semestre na região Oeste. O primeiro passo é a prevenção, por meio de palestras e capacitações como as que estamos promovendo aqui na Caravana. Além disso, temos formações específicas para bombeiros militares e especialistas em combate a incêndios florestais. Hoje, nosso maior desafio é o efetivo. Mesmo com a mobilização de bombeiros de toda a Bahia, ainda não conseguimos atender todas as ocorrências. Por isso, contamos com o apoio dos brigadistas, auxiliando na formação deles para que atuem de forma qualificada”, explicou.
Davi Araújo, chefe de esquadrão da brigada Pronto Emprego de Barreiras, que faz parte do Prevfogo, programa ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ressaltou a experiência dos brigadistas na região e os desafios enfrentados durante os combates ao fogo.
“Atuamos tanto na Bahia quanto em outras regiões do país onde somos solicitados. Aqui no Oeste, além do combate direto ao fogo, fazemos rondas preventivas e recuperamos áreas degradadas. Por sermos da região, conhecemos a topografia e conseguimos nos deslocar com rapidez. Temos pontos estratégicos de monitoramento, como o mirante na Serra da Bandeira, que nos permite identificar focos de incêndio e agir rapidamente para minimizar os impactos”, afirmou.
Educação e sensibilização
Além das reuniões com gestores municipais e da roda de conversa com alunos da Escola Municipal Marcelo Cirílo, a Caravana promoveu uma palestra no Colégio Maria Edith Rhoden, no distrito de Roda Velha. A atividade buscou conscientizar os estudantes sobre os impactos das queimadas e a importância da prevenção.
A coordenadora pedagógica Denize Fantin destacou a relevância da iniciativa para complementar o trabalho realizado em sala de aula.
“Esse momento é fundamental para reforçar o que já discutimos com os alunos. A interação com bombeiros, brigadistas e técnicos da Caravana torna o aprendizado mais concreto. Nossa região é cercada por fazendas, e o uso do fogo para limpeza de áreas ainda é uma realidade, apesar de ser ilegal. As crianças sabem disso, mas ações como essa de hoje ajudam a consolidar esse conhecimento e incentivam a mudança de comportamento”, avaliou.
Próximas ações
Nesta quinta-feira (3), a Caravana segue para o município de Angical, onde dará continuidade às atividades educativas e preventivas.
A Caravana Bahia Sem Fogo integra o Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e desenvolvido em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), o Prevfogo/Ibama e as Secretarias de Educação, Segurança Pública e Saúde.
Denúncias de queimadas ilegais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400 ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br. Em caso de incêndios, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Segurança
Festa de Iemanjá 2026 terá 1.152 policiais, peritos e bombeiros
A Operação contará também com Reconhecimento Facial, drones, embarcações, aeronave, POE e ativação do CICC
A Secretaria da Segurança Pública empregará na Festa de Iemanjá 2026, que acontece na próxima segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, 1.152 policiais, peritos e bombeiros para garantir a tranquilidade para fiéis, moradores, comerciantes e turistas.
A Polícia Militar será responsável pelo policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e controle do grande fluxo de pessoas. A Polícia Civil atuará no registro de ocorrências, pronto emprego de equipes veladas e ações de inteligência.
O Corpo de Bombeiros Militar realizará ações de prevenção e resposta a emergências, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e busca e salvamento terrestre e aquático, com apoio de drones e embarcações.
O Departamento de Polícia Técnica contará com uma Unidade Móvel de Perícia, adotando a estratégia da Polícia Científica de Proximidade para reduzir o tempo de resposta, garantir a preservação de vestígios e apoiar a gestão pericial em um evento de grande público.
Tecnologia
O esquema de Iemanjá 2026 contará também com câmeras de monitoramento, com Reconhecimento Facial, Plataforma de Observação Elevada (POE), drones, embarcações e aeronave, ampliando a capacidade de vigilância e agilizando o tempo de resposta das equipes em campo.
CICC ativado
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado durante todo o evento, reunindo 20 órgãos estaduais e municipais. A integração permitirá monitoramento em tempo real e tomada rápida de decisões durante a Festa de Iemanjá 2026.
Segurança
Onça-parda é resgatada dentro de residência no Oeste da Bahia
Animal foi capturado por equipes do Inema e Corpo de Bombeiros após ser encontrado em Luís Eduardo Magalhães
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, na terça-feira (20), o resgate de um macho juvenil de onça-parda (Puma concolor) no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. A operação contou com apoio da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) e do veterinário do Parque Vida Cerrado.
O felino foi localizado dentro de uma residência, após ser avistado por uma moradora que acionou imediatamente os órgãos competentes. Para garantir a segurança da população, do animal e das equipes, o resgate ocorreu por meio de contenção química, com uso de dardos anestésicos, procedimento conduzido por médicos veterinários.
Segundo Vinícius Dantas, coordenador de fauna do Inema, a ação seguiu protocolos técnicos rigorosos. “A avaliação no CETAS é essencial para entendermos as condições de saúde do animal e definirmos a melhor destinação, sempre respeitando os critérios ambientais e de conservação da espécie”, destacou.
Após a captura, a onça-parda foi encaminhada para Barreiras, onde passará por exames veterinários completos antes da definição sobre sua soltura em área adequada.
Além do Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal (GCM) também participou da operação, seguindo protocolos de segurança para proteger a população e garantir o bem-estar do animal.
Disque Resgate
Em caso de encontro com animal silvestre ferido ou fora do habitat, ou para entrega voluntária, a população deve acionar o CETAS pelo WhatsApp (71) 99661-3998. Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, o CETAS/Inema é responsável pelo acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres, visando sua reintegração ao meio ambiente.
Segurança
Bahia registra maior queda de mortes violentas em 19 anos
Em 2025, homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte caíram 13,1%, consolidando quatro anos consecutivos de queda
Com o trabalho integrado e de inteligência das Forças Estaduais da Segurança Pública, a Bahia registrou, em 2025, a maior redução no número de homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte dos últimos 19 anos. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Operações e Inteligência (COI).
No ano passado, foram contabilizadas 3.884 ocorrências, 588 a menos que em 2024, o que representa uma redução de 13,1%, segundo dados da Polícia Civil. Em 2025, foi o quarto ano consecutivo com queda nas mortes violentas no estado.
Macrorregiões
Salvador registrou o menor número de mortes violentas dos últimos 25 anos, com redução de 22,9% em comparação com 2024. Ao todo, a Polícia Civil contabilizou 706 ocorrências nos 12 meses do ano passado.
Na Região Metropolitana de Salvador, a redução também alcançou dois dígitos, com 21,2% a menos de CVLIs, representando 390 crimes, 105 a menos que no ano anterior. No interior do estado, 2025 terminou com 2.788 mortes violentas, redução de 8,9%.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que a queda nos índices criminais é resultado do trabalho constante das forças policiais. “Com reforço das ações ostensivas e seguindo a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência, asfixiamos financeiramente as facções”, ressaltou.
Ele acrescentou que, além de descapitalizar as organizações criminosas, as forças de segurança ampliaram o número de prisões e apreensões de armas de fogo.
desFeminicídios
A Bahia registrou 103 feminicídios em 2025, de acordo com a Polícia Civil. O número é 6,3% menor que o contabilizado em 2024.
“Lançamos, no final do ano, o Baralho Lilás, ferramenta que expõe agressores procurados pela Justiça. Queremos fortalecer cada vez mais a rede de proteção, visando ampliar a redução da violência de gênero”, destacou Werner.
-
Serviçoshá 3 horasBahia entrega primeira CNH do Brasil emitida no estado
-
Cidadehá 3 diasPrimeira viagem-teste do VLT mobiliza moradores e marca nova fase da mobilidade em Salvador
-
Cidadehá 3 diasJerônimo Rodrigues acompanha avanços das obras de drenagem na Cidade Baixa
-
Saúdehá 2 diasSesab amplia testagem rápida durante Carnaval de Juazeiro e identifica casos positivos de ISTs

