Economia
BYD envia primeiros colaboradores formados pelo Senai para China
Turma com mais de 70 profissionais embarca nesta segunda (28) para Shenzhen, onde passarão por treinamento
![O objetivo é aproximar os trabalhadores dos dois países para que troquem experiências, promovendo maior interação entre a BYD Brasil](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/10/AnyConv.com__Credito-Marketing-BYD-6.webp)
Mais um grupo de colaboradores da fábrica da BYD de Camaçari, na Bahia, vai embarcar, nesta segunda-feira (28), para Shenzhen, na China, onde passarão por treinamento e irão conhecer a produção de automóveis eletrificados da fabricante líder mundial em vendas. O objetivo é aproximar os trabalhadores dos dois países para que troquem experiências, promovendo maior interação entre a BYD Brasil e BYD China. Durante quase dois meses de imersão, eles ainda passarão pelas cidades de Zheng Zhou e Xian.
Desta vez, a turma é composta por mais de 70 profissionais, sendo 35 colaboradores aprovados no curso de aperfeiçoamento profissional em operação automotiva oferecido pelo Senai, em parceria com a BYD. Também irão líderes de produção recém-contratados, professores do Senai e tradutores. Quase todos os contratados do grupo são baianos, sendo a maioria de Camaçari, onde está sendo construída a maior fábrica da companhia fora da Ásia.
“Acreditamos ser muito importante essa troca de experiências e conhecimentos entre as equipes do Brasil e China. Os colaboradores da BYD de Camaçari estão indo para serem os futuros multiplicadores para a cadeia de produção de veículos elétricos. Os profissionais chineses também irão absorver conhecimento a partir das experiências dos profissionais brasileiros em produzir carros. É um intercâmbio em que todos sairão com muita experiência para continuar fazendo a diferença no mercado”, ressaltou o gerente sênior de Recursos Humanos da BYD Auto do Brasil, Rodrigo Rosseto.
Embora seja a segunda turma que embarca para a China, esta é a primeira vez que colaboradores que participaram da formação profissional do Senai viajarão para conhecer a sede no país. Durante o intercâmbio, esse grupo participará, ainda, dos cursos de ‘Supervisão de Montagem e Qualidade em Processos Automotivos’ e de ‘Manutenção de Sistemas Industriais’.
Preparação
Os profissionais passaram por um treinamento de capacitação inicial para líderes e técnicos, que teve carga horária total de 44 horas. O curso contou com um time de instrutores, entre especialistas da área de Recursos Humanos, Processo Industrial e de Projetos.
Às vésperas da viagem, o grupo participou, nesta sexta-feira (25), de uma cerimônia que marcou a entrega dos certificados para os integrantes, registrando e acordando os últimos detalhes pré-intercâmbio.
Primeiro intercâmbio
Outros profissionais da BYD já haviam embarcado para o país asiático, no último mês de agosto. Integraram a primeira turma 22 especialistas, entre engenheiros e líderes das áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento, sendo 19 baianos, um piauiense, um paulista e um mexicano.
Obras em ritmo acelerado
A primeira fase das obras do complexo da BYD Auto Camaçari está em andamento, com a construção de quase 30 novas instalações, que incluem galpões de produção, pista de testes e outras estruturas, totalizando uma área de aproximadamente 5 milhões de metros quadrados. O investimento previsto é de R$ 5,5 bilhões. A produção completa dos carros na Bahia deve começar em 2025, e terá capacidade instalada de 150 mil veículos por ano, na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos numa segunda etapa.
Sobre a BYD
Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país desde sua chegada, em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação.
No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Em março de 2024, lançou uma solução completa de carregadores que trarão ainda mais conveniência aos usuários de automóveis eletrificados. Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
Economia
IPVA pode ser pago com 15% de desconto até 7 de fevereiro
O pagamento pode ser feito de forma digital, pelo ba.gov.br, e nos canais bancários parceiros, como Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob
Os motoristas baianos têm até o dia 7 de fevereiro para aproveitar o desconto de 15% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 com cota única. O pagamento do IPVA e do licenciamento podem ser feitos de forma totalmente digital, por meio da plataforma ba.gov.br, e nos canais bancários parceiros, como Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob.
“O Governo do Estado está concedendo um dos maiores descontos do Brasil para IPVA, de 15%, para quem pagar até o dia 7 de fevereiro em cota única. Aquele cidadão que queira aproveitar o desconto terá a chance de economizar no pagamento do imposto, sem precisar sair de casa e de forma simplificada pela plataforma do governo”, detalhou o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Rodrigo Pimentel.
Para realizar o pagamento, basta ter em mãos o número do Renavam, acessar a plataforma ba.gov.br e clicar em ‘pagar licenciamento cota única’, por meio do site ou do aplicativo. Para quem optar pela cota única após o vencimento do prazo do desconto, dia 7 de fevereiro, o benefício será reduzido para 8%.
Correntistas dos bancos parceiros também podem realizar o pagamento da cota única direto no caixa eletrônico de uma agência bancária. Não pagando a cota única, o contribuinte pode pagar o IPVA de forma parcelada, em até cinco vezes, com início previsto para março.
Links falsos
O Detran também tem alertado os motoristas sobre o acesso a links falsos para pagamento do IPVA e sobre avisos de multas ou bloqueios de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por SMS ou WhatsApp. Conforme divulgado pelo Departamento de Trânsito, nenhum acesso para pagamento será informado ao cidadão por links para esses canais ou e-mail.
O cidadão que quiser realizar qualquer pagamento ou consultar multas de trânsito deve acessar apenas os canais oficiais do Governo Estadual. São eles: o aplicativo da plataforma ba.gov.br, disponível para Android e IOS, o canal do WhatsApp do ba.gov.br e o próprio site ba.gov.br.
Economia
Sinduscon-BA e Fieb apresentam perspectivas para o setor da construção e ConstruNordeste 2025
Os presidentes das entidades, Alexandre Landim e Carlos Henrique Passos, se mostraram otimistas em relação ao crescimento do setor
![do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Alexandre Landim, se mostraram bastante](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/01/AnyConv.com__IMG_20250122_164953.webp)
Durante café da manhã realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), nesta quarta-feira (22), o Presidente da entidade, Carlos Henrique Passos, e o Presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Alexandre Landim, se mostraram bastante otimistas em relação às expectativas de crescimento do setor de construção civil no estado em 2025, superando a média de 2024.
Segundo o Presidente da Fieb “são ótimas as expectativas de crescimento para o ano de 2025, com construção de obras públicas e privadas. 2025 é um ano pós-eleição que deve movimentar muito a economia”. Sobre a ConstruNordeste, Passos lembrou que é um evento que movimenta todo o setor e impacta fortemente a economia estadual e que, em 2025, deve crescer ainda mais e se renovar através de novas tecnologias”.
O Presidente o Sinduscon-BA corrobora: “nossa expectativa pra 2025 são muito boas com o anúncio do retorno do programa Minha Casa, Minha Vida Bahia. O lançamento de hoje é obra de amanhã. O grande desafio é atrair novas indústrias, novas conexões para a construção civil”.
Além disso, é preciso que todos defendam uma taxa de juros mais competitiva, pois com a atual, o setor não consegue ser tão atrativo para o cliente final. “Toda vez que a taxa de juros aumenta, a gente promove uma trava da atividade econômica. Temos uma capacidade de compra limitada no nosso país. Para pegar um financiamento de R$ 200 mil a uma taxa de juros de 12%, a parcela fica em torno de R$ 2.500 ao mês e, pra isso, é necessária uma renda de R$ 8 mil líquido/ mensal. Apenas cinco milhões de brasileiros têm condição de pegar um financiamento com essa taxa. Se a taxa cair dois pontos, a gente aumenta esse percentual da população pra 50% e, se reduzir pra 7%, a gente dobra o tamanho do mercado. Essa taxa de juros não é boa pra ninguém, isso inclui a construção civil. Essa correlação umbilical que nós temos da taxa de juros com o mercado imobiliário é muito poderosa”, afirma o presidente do Sinduscon.
ConstruNordeste 2025
A ConstruNordeste é um evento voltado para negócios, networking e troca de conhecimentos com o setor da construção civil. É o maior evento do setor no Norte/Nordeste e reúne cerca de 35 mil pessoas. Em 2025, vai acontecer de 15 a 17 de outubro no Centro de Convenções de Salvador.
Economia
Santa Fé Mineração vai produzir minério verde na Bahia
Mineradora destaca logística privilegiada e abundância em minério de ferro
![A Bahia foi escolhida pela Santa Fé Mineração para produzir pellet feed, minério de ferro verde, por consumir menos](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/01/AnyConv.com__IMG_20250122_085040.webp)
A Bahia foi escolhida pela Santa Fé Mineração para produzir pellet feed, minério de ferro verde, por consumir menos energia nos altos fornos das siderúrgicas. A boa notícia foi dada pelo presidente da companhia, Frederico Robalinho, durante reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômica (SDE) na segunda-feira (20). O gestor da mineradora destacou a logística privilegiada, a riqueza mineral e o dinamismo do setor quando o estado foi escolhido há 15 anos para prospecção, levantamentos, sondagens, estudos de impacto ambiental, além de aquisição da Licença Prévia, e apresentação dos planos de levantamento econômico que foi submetido à Agência Nacional de Mineração. A reunião contou ainda com a presença da prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Sampaio.
“O ano começou com boas notícias. A Santa Fé Mineração anunciou a consolidação dos principais fundamentos para a implantação da primeira etapa da planta de pellet feed, com 65% de ferro. As áreas da mineradora abrangem os municípios de Brumado e Livramento de Nossa Senhora. Na oportunidade, alinhamos com a companhia, estratégias para fortalecer a economia local e impulsionar o crescimento sustentável da região. Isso mostra o trabalho que o governo Jerônimo Rodrigues tem feito na desconcentração da renda. É importante frisar que a chegada de uma mineradora em um município é muito importante, especialmente na geração de empregos, já que para cada uma vaga de trabalho direta, 11 indiretas são geradas, conforme estudos do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).”, afirma o secretário da pasta, Angelo Almeida.
De acordo com o presidente da companhia, a mineradora encontrou uma área única de um minério magnético, ideal para produzir o minério verde. “A FIOL (Ferrovia Oeste Leste) literalmente atravessa a Santa Fé. Uma empresa de mineração com logística privilegiada tem uma grande vantagem, facilitando a chegada do seu produto no mercado. Teremos resultados que beneficiará a comunidade local, com geração de empregos e renda. A primeira unidade fabril deve começar a operar 1 ano e meio após a empresa adquirir a Licença de Instalação (LI). Uma vez produzido, o pellet feed vai para o mercado nacional e internacional.”
Robalinho explica que a Santa Fé já passou por todas as etapas e está na fase final para obter a LI e a expectativa é que saia nos próximos 45 dias ou no máximo em 90 dias. Com a Licença de Instalação, a companhia poderá começar o processo de construção da primeira unidade fabril, que produzirá 1 milhão de toneladas. “Com o tempo e a produção amadurecida, nós vamos dobrar ou triplicar a produção. Temos minério suficiente para chegar até 10 milhões de toneladas”.
Atração de investimentos
Em 2015, a Santa Fé Mineração assinou protocolo de intenções com o Governo do Estado, por meio da SDE, para estudos de pesquisa mineral de ferro. A pesquisa e implantação da unidade de produção de pellet feed tem investimento de cerca de R$ 2 bilhões e quando estiver em pleno funcionamento deverá gerar cerca de 1 mil empregos, nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Brumado e região.