Segurança
Baralho do Crime tem primeira atualização em 2024
Welton Conceição da Paixão, o “Zé Samurai”, assumiu a carta Rei de Espadas e entrou na lista dos mais procurados

O Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública recebeu nesta terça-feira (16), a sua primeira atualização em 2024. Inserido na carta Rei de Espadas, Welton Conceição da Paixão, conhecido como “Zé Samurai”, possui mandado de prisão pelos crimes de latrocínio e homicídio. O procurado tem como área de atuação o município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O Ministério Público da Bahia ofereceu denúncia contra Zé Samurai, por ele ter assassinado Lucas Vinicius Silva de Lira, com uso de arma de fogo, por motivo torpe. O crime aconteceu no dia 21 de dezembro de 2022, na Avenida Radial B, no bairro do Mangueiral, em Camaçari. Lucas chegava no lava-jato do irmão, quando Zé Samurai se aproximou e efetuou os tiros.
Junto com um comparsa, o foragido da Justiça também é apontado como o autor da morte de Quelven Carvalho de Andrade, no dia 27 de junho de 2018, na localidade do Limeiro, em Camaçari. O criminoso e integrantes de uma facção acharam que a vítima era informante da Polícia.
Em uma ação da PM na mesma época, drogas foram apreendidas com o mesmo bando que tem como um dos líderes Ronivaldo da Silva Araújo, o “Rom Cachorrão” ou “Roni”, inserido na carta ‘Valete de Paus’ do Baralho.
De acordo com o delegado Antônio Carlos Sena, titular da Delegacia de Homicídios de Camaçari, além desses dois assassinatos, o foragido também tem inquérito pela prática de associação para o tráfico, além de ser investigado por outras mortes na região.
“Ele tem um alto grau de periculosidade, costuma atrair integrantes de outros lugares para promover ataques contra grupos rivais no município, atuando nos bairros de Lama Preta, Gleba A, Santo Antônio, São Vicente e Triângulo”, disse.
Informações sobre a localização de Zé Samurai ou de outros integrantes do Baralho do Crime podem ser enviadas, de forma sigilosa, por meio do número 181 (Disque Denúncia) ou através do site disquedenuncia.com.
Segurança
Mais de 13kg de drogas são apreendidos em Teixeira de Freitas
Tabletes e porções de maconha, cocaína e crack, além de ecstasy foram encontrados pela CIPT/Rondesp Extremo Sul

Guarnições da CIPT/Rondesp Extremo Sul apreenderam mais de 13kg de entorpecentes, além de materiais utilizados no tráfico, na tarde de terça-feira (11), em Teixeira de Freitas.
As equipes realizavam patrulhamento no bairro São Lourenço, quando, ao passarem pela Rua Turmalina, se depararam com um indivíduo no interior de um carro saindo de um imóvel. O homem, ao ser surpreendido pelos agentes, abandonou o veículo e correu para a edificação, sendo seguido pelos policiais. Foi feita uma varredura no imóvel e o suspeito não foi encontrado.
No interior do veículo e na edificação, foram localizados 18 tabletes e 21 porções de maconha, totalizando mais de 12,5kg da erva, 438g de crack, 328g de cocaína, oito comprimidos de ecstasy, três balanças de precisão, sete frascos de adubo vegetal, 19 pés de maconha e sementes da erva, materiais utilizados no refino de entorpecentes, três rolos de plástico-filme e uma faca.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a 8ª Coorpin, em Teixeira de Freitas, onde a ocorrência foi registrada.
Segurança
Acampamento clandestino é desfeito pela Cippa em São Desidério
Na ação, os militares apreenderam uma espingarda usada para a caça ilegal

Policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis desmobilizaram um acampamento clandestino utilizado por caçadores e apreenderam uma arma de fogo, na terça-feira (11), em São Desidério.
Os militares realizavam patrulhamento na zona rural do município, quando identificaram o acampamento. Ao perceber a presença dos agentes, três indivíduos fugiram para uma área de mata. Durante uma varredura no local, foram apreendidos uma espingarda e munições de calibre 28, além de apitos utilizados para atrair aves. Para evitar a reutilização do espaço, o acampamento foi destruído e os materiais apreendidos foram destinados ao descarte adequado, conforme as normas ambientais.
“A caça ilegal é crime, conforme a Lei nº 9.605/1998”, informou o major George Porto, comandante da Cippa Lençóis. “A Polícia Militar reforça seu compromisso com a proteção da fauna e da biodiversidade, intensificando as ações de fiscalização e combate aos crimes ambientais”, destacou.
Segurança
Segundo autor de disparos no circuito Osmar é localizado
Foragido foi encontrado no Subúrbio Ferroviário, com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial, nesta terça (11)

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública auxiliou na captura do segundo autor de disparos com arma de fogo no circuito Osmar (Campo Grande). O foragido foi encontrado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, na manhã desta terça-feira (11).
O indivíduo passou por um dos pontos monitorados por câmeras da SSP. A tecnologia gerou um alerta para o Centro Integrado de Comunicações (CICOM), que acionou a guarnição mais próxima do foragido.
O homem, que realizou os disparos durante uma briga na passagem do bloco As Kuviteiras, foi apresentado na Polinter. Na unidade da Polícia Civil, a ordem judicial foi cumprida.
Segunda de Carnaval
Quatro pessoas foram feridas por armas de fogo, no circuito Osmar (Campo Grande), na Segunda-Feira do Carnaval de Salvador 2025.
Em um episódio, próximo ao Passeio Público, um homem ficou ferido. Um militar da reserva da PM foi identificado pela vítima e também por câmeras. Ele acabou preso horas depois de cometer o crime.
O homem capturado com auxílio do Reconhecimento Facial nesta terça, se desentendeu com outros foliões e acabou efetuando os disparos, deixando três pessoas feridas.