SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Social

Aulas de boxe leva esporte e inclusão social a bairros de Salvador

As aulas acontecem há dois anos, às terças, quintas e sábados, na praça do final linha do Alto do Cabrito, às 18h

Publicado

em

disso é o projeto social 'Sonhar é Viver', coordenado pelo professor de boxe Ailton Viana que traz a juventude para perto do esporte,
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Iniciativas de ‘responsabilidade social’ podem ser tomadas não só por empresas, mas também por cidadãos comuns e têm potencial de fazer grande diferença no ambiente em que elas acontecem. Um exemplo disso é o projeto social ‘Sonhar é Viver’, coordenado pelo professor de boxe Ailton Viana que traz a juventude para perto do esporte, afastando-os da criminalidade. Ele ministra aulas gratuitas para 40 jovens e crianças, na região do Subúrbio de Salvador, no bairro do Lobato. Professor Ito, como é conhecido na comunidade, conta que tudo começou com o sonho de apresentar, aos jovens da região, o esporte como uma oportunidade de crescimento e uma opção ao ócio negativo oferecido pelas ruas.

Sem recursos financeiros, mas contando com a parceria e o apoio dos moradores locais, Ito diz que nas aulas aplica a técnica do boxe baiano. Técnica que já fez muitos campeões nacionais e internacionais, a exemplo de Popó Freitas e de Hebert Conceição, que conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2021.

“Nós aqui na comunidade fazemos um trabalho voltado para a inclusão de crianças e jovens no mundo esportivo, com o desejo de ajudar na educação e desenvolvimento. Eu fui seis vezes campeão baiano, também fui campeão norte/nordeste na categoria amadora. É essa a expectativa que tenho na vida desses jovens, além de evitar que eles sejam abraçados pelo mundo da criminalidade”, explica.

As aulas acontecem há dois anos, às terças, quintas e sábados, na praça do final linha do Alto do Cabrito, às 18h. Os treinos aprimoram velocidade, equilíbrio e força. Isso somado à garra de melhorar e se tornar um atleta profissional garante bom desempenho aos praticantes, que já colhem resultados na parte física e na vida social.

Para o aprendiz, Luisarque Mendes Filho, que faz parte do projeto, a prática esportiva foi uma oportunidade de aprender o boxe, condicionar o corpo e ainda botar a cabeça em um bom caminho. “Antes aqui na comunidade os meninos brigavam nas ruas por qualquer motivo, hoje ninguém briga mais. Luta aqui só em cima do ringue”, relata.

Conforme o Policial Militar, Ricardo Bruno Santos, um dos apoiadores do ‘Sonhar é Viver’, o objetivo de transformar vidas com bases no respeito à família e cuidado com a vida tem sido alcançado durante o processo. “Estamos fazendo a nossa parte e esperamos que mais jovens se interessem pelo esporte e venham participar”.

Base Comunitária

Em São Caetano, não muito longe do projeto de Ito, a Base Comunitária de Segurança (BCS) realiza um trabalho parecido. No local,  crianças e adolescentes assistidos praticam, de segunda a sábado, diversas modalidades de artes marciais como: karatê, aikidô, judô, além de boxe.

Para o comandante da BCS, Tenente Lessa, o número de participantes é expressivo, mesmo em período pós pandemia. A expectativa é que alunos da base continuem se destacando. “Aqui já revelamos campeões baianos, nacionais e um atleta que conquistou o sul-americano no Paraguai. Então podemos preparar novos campeões”, vislumbra o Tenente.

O projeto da BCS de São Caetano é uma realização da Polícia Militar que tem como objetivo impactar a vida comunitária de maneira benéfica e estreitar as relações com os moradores da região. “A nossa preocupação é captar jovens para que eles percebam que o esporte é uma porta, capaz de proporcionar novas oportunidades por caminhos mais saudáveis”, resume o professor de boxe da BCS, Angelito.

Para a moradora do bairro, Adriana Matos, a atividade realizada na base ajudou a melhorar seu condicionamento físico e psicológico. “Há mais ou menos um ano e meio iniciei os treinos de boxe, por causa do sobrepeso, açúcar e pressão alta e, foi também uma das formas que eu encontrei para extravasar a rotina que a pandemia nos impôs”.

Atualmente, cerca de 140 participantes têm acesso às modalidades na BCS. Ainda estão disponíveis vagas para crianças, a partir de cinco anos, jovens e adultos interessados. Para participar é necessário apresentar uma cópia do documento de identidade e comprovante de residência. Em caso de menores de idade é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar comprovante de matrícula escolar e um atestado médico liberando a prática de atividade física.

Social

Prazo para atualização do CadÚnico é prorrogado até outubro

Com isso, as pessoas que ainda não realizaram a atualização do CadÚnico não terão seus benefícios suspensos até a nova data para revisão das informações

Publicado

em

O prazo para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) foi estendido até outubro. A prorrogação do prazo, que venceria nesta sexta-feira (15), foi feita pelo Ministério da Cidadania em publicação no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (14). Com isso, as pessoas que ainda não realizaram a atualização do cadastro não terão seus benefícios suspensos até a nova data para revisão das informações.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

O prazo para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) foi estendido até outubro. A prorrogação do prazo, que venceria nesta sexta-feira (15), foi feita pelo Ministério da Cidadania em publicação no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (14). Com isso, as pessoas que ainda não realizaram a atualização do CadÚnico não terão seus benefícios suspensos até a nova data para revisão das informações.

Assim, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) reforça que os beneficiários dos programas sociais ganham mais tempo para atualizar as informações e, assim, podem evitar filas nos postos de atendimento. Contudo, a pasta salienta que as pessoas devem continuar buscando o agendamento para evitar o bloqueio dos benefícios em novembro, de acordo com o novo prazo dado pelo Ministério da Cidadania.

O agendamento pode ser feito através do Aplicativo Fala Salvador, pelo site horamarcada. salvador. ba. gov. br e a assistente virtual Jana, no número (71) 98392-3927.

De acordo com o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, a prorrogação do prazo já vinha sendo solicitada pela Prefeitura de Salvador junto ao Ministério da Cidadania. A medida visa garantir que as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza da cidade não perdessem o acesso ao benefício temporariamente e fosse agravada sua condição de vulnerabilidade social.

 

Consulta

A Sempre informa que o prazo para atualização dos cadastros é individualizado, não sendo assim a mesma data para todos. O beneficiário pode ligar para o 0800 707 2003 para consultar o seu prazo de atualização. O cidadão pode verificar também a convocação para recadastramento no extrato emitido no momento do saque do benefício.

A pasta ressalta ainda que a população não deve deixar para efetuar a atualização dos dados no último momento, e que os atendimentos são realizados exclusivamente após agendamentos para oferecer um atendimento de forma organizada e confortável. O agendamento é automatizado, por meio de um sistema informatizado que disponibiliza data e horário de acordo com o local solicitado pelo beneficiário.

Continue Lendo

Social

Feira Cidadã acontece em Salvador nesta quinta (30)

Promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a previsão de atendimento é de seis mil pessoas

Publicado

em

Com a oferta de milhares de exames pré-operatórios e procedimentos médicos e odontológicos, a próxima edição da Feira Cidadã acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 8 horas, no bairro Vila Canária (onde está situado o campo do Ypiranga), em Salvador. Promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a previsão de atendimento é de seis mil pessoas.
Foto: Joá Souza/GOVBA

Com a oferta de milhares de exames pré-operatórios e procedimentos médicos e odontológicos, a próxima edição da Feira Cidadã acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 8 horas, no bairro Vila Canária (onde está situado o campo do Ypiranga), em Salvador. Promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a previsão de atendimento é de seis mil pessoas.

Serão ofertados cerca de duas mil consultas oftalmológicas, 600 procedimentos odontológicos e mais de dois mil exames, como ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-X. Pacientes que apresentarem indicação de cirurgia oftalmológica serão encaminhados, no evento, para posterior realização do procedimento.

Na área de odontologia, serão oferecidos os seguintes serviços: exame radiológico, aplicação de flúor, limpeza, restauração, endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva) e cirurgias de baixa complexidade.

Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC), a exemplo de emissão da segunda via do RG e antecedentes criminais, serão ofertados no balcão de atendimento do Governo do Estado. A iniciativa acontece em parceria com outras Secretarias de Governo.

Para acesso aos atendimentos de saúde, os usuários deverão apresentar cartão do SUS, RG, comprovante de residência, comprovante de vacina contra o Covid-19 e requisição médica para realização de exames de ultrassonografia. Informações adicionais podem ser obtidas no site da Sesab.

Continue Lendo

Social

SPM-BA no São João de Santo Antonio de Jesus e Irecê

As unidades móveis estão nas praças centrais dos municípios, onde ocorrem os festejos juninos

Publicado

em

As duas Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres (ônibus lilás) da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) estão nos
Foto: Divulgação

As duas Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres (ônibus lilás) da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) estão nos municípios de Santo Antonio de Jesus e Irecê, a partir desta quarta-feira (22) até domingo (26), para serviço de sensibilização e orientação na área jurídica, psicológica e social referente ao enfrentamento à violência contra as mulheres. As unidades estão localizadas nas praças centrais dos municípios, onde ocorrem os festejos juninos.

A iniciativa é da SPM-BA em parceria com as secretarias municipais de assistência social, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santo Antonio de Jesus e com o Centro de Referência no Atendimento à Mulher (CRAM) de Irecê.

O projeto das Unidades Móveis tem por objetivo levar orientação às mulheres do interior, especialmente nas zonas rurais, mas durante festejos populares a exemplo do São João e Carnaval, os ônibus costumam ser deslocados também para ações de sensibilização a fim de atingir um público ainda mais amplo.

As Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres foram lançadas na Bahia em março de 2014, fruto de uma parceria entre Governo Federal e Governo da Bahia, por meio do programa ‘Mulher Viver sem Violência’, vigente na época.

Continue Lendo

Mais Lidas