Esporte
Itacaré sedia terceira etapa do Verão Costa a Costa 2025
Clínicas levam lazer para a população, enquanto competições oportunizam a descoberta de novos talentos
![Está na hora de ir à praia e praticar esportes à beira-mar! A terceira edição do evento Verão Costa a Costa desembarca em Itacaré](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/01/AnyConv.com__Verao-Costa-a-Costa-2025-em-Porto-Seguro-Ascom-Setre-6.webp)
É verão na Bahia! Está na hora de ir à praia e praticar esportes à beira-mar! A terceira edição do evento Verão Costa a Costa desembarca em Itacaré, na Costa do Cacau, nesta quinta-feira (30), para levar as principais modalidades da estação para uma das cidades mais paradisíacas do estado. A iniciativa de participação gratuita busca estimular a prática desportiva ao ar livre nas praias do litoral baiano e já passou por Alcobaça e Porto Seguro neste ano.
O evento é um investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), juntamente com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a União das Federações de Esporte Amador da Bahia (Unisport), com cerca de R$ 5 milhões. A expectativa é de 10 mil participantes e 20 mil pessoas de todas as idades durante as seis etapas que serão realizadas em 2025.
Após o município de Itacaré, o Verão Costa a Costa acontecerá em Camaçari (6 a 9 de fevereiro); Salvador (13 a 16 de fevereiro); e Barra Grande, em Maraú (20 a 23 de fevereiro). O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a realização de mais uma edição em novas localidades. “O Verão Costa a Costa segue sendo uma grande oportunidade de celebrarmos as práticas esportivas do verão baiano na maior costa litorânea em um estado brasileiro. A Bahia respira esportes de verão neste período”.
Esta é a primeira vez que a cidade de Itacaré recebe o projeto Verão Costa a Costa. O coordenador do evento em Itacaré, José de Souza Sandes, expõe tal satisfação. “É o momento do público aproveitar essa abrangente política pública do esporte no estado para aprender, iniciar, praticar e disputar estas modalidades de foram gratuita. Ficamos muito felizes na proporção que aumenta a cada ano e podendo chegar em novos locais como aqui em Itacaré. Tenho certeza que essa cidade belíssima irá entregar uma linda etapa”.
Programação
A etapa da Costa do Cacau contará com as modalidades de baleado, beach soccer, beach tennis, futevôlei, jiu-jitsu, surf e vôlei de praia realizadas na Praia da Coroinha, em Itacaré. Os dois primeiros dias (quinta, 30, e sexta-feira, 31) vão contar com clínicas esportivas, enquanto o sábado (1º), e o domingo (2), recebem as disputas da competição. As inscrições são realizadas através das respectivas federações esportivas.
O evento contará também com muita cultura, atrações musicais – como a banda baiana, Adão Negro, que fará um show gratuito na sexta-feira, 31, às 21h –, cinema itinerante e uma Feira Solidária, com produtos de empreendimentos de Economia Solidária da região, com o objetivo de fomentar a economia e a geração de renda das localidades por meio do turismo esportivo.
Modalidades
O baleado, na sua versão na areia, o jiu jitsu, o beach tennis e o beach soccer retomam para mais uma etapa com clínicas e competições. Já o surf faz sua estreia na edição de 2025 em um dos principais polos da modalidade no estado, a cidade de Itacaré. O futevôlei segue o mesmo padrão das clínicas. No entanto, as disputas serão divididas entre o sábado, com as categorias kids e misto; e o domingo, com a categoria masculino B.
O vôlei de praia também marca presença na etapa com clínicas para adolescentes, nos naipes masculino e feminino. Eles se reúnem no turno da manhã e da tarde, com um profissional de educação física e um técnico de voleibol, ambos indicados pela Federação Baiana de Voleibol (FBV), para aprender os fundamentos específicos da modalidade. O público médio é de cerca de 100 crianças e adolescentes por etapa.
Nos sábados e domingos, são realizadas as competições, que oportunizam a descoberta de jovens talentos, segundo a FBV. O sábado recebe a fase classificatória, enquanto, no domingo, são realizadas as finais. Ao todo, são oito duplas por naipe, ou seja, 72 atletas jogando e desfrutando do voleibol. Ao final, é realizada a premiação com troféus e medalhas.
“A coisa bacana que está acontecendo, além do fomento do esporte em geral, é oportunizar o aparecimento e o surgimento de jovens talentos. Nós já estamos com alguns nomes relacionados de adolescentes ainda, mas com muito potencial. Isso, eu acredito que aconteceu também nas outras modalidades e é uma oportunidade que o Verão Costa a Costa oferece levando até a comunidade um esporte sério, criativo e com comando das federações, o que dá qualidade técnica ao evento”, comenta Eduardo Souza, presidente da FBV.
Esporte
Surfistas disputam 1ª etapa do Campeonato Baiano com apoio da Sudesb
33 atletas das categorias de base, feminino, master e profissional viajam para a Praia da Engenhoca, em Itacaré nesta semana
![Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre). No total, são 33 surfistas](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Surf-feminino-e-um-dos-destaques-da-etapa-Marisol-Surf-Challenge.-Foto-Romulo-Cruz-@surffotograf.webp)
Atletas da Região Metropolitana de Salvador e da cidade de Valença, no baixo sul, vão viajar para a primeira etapa do Campeonato Baiano de Surf 2025, com ônibus concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre). No total, são 33 surfistas – entre as categorias de base, feminino, master e profissional-, que viajarão para a competição na Praia da Engenhoca, em Itacaré, que acontece entre os dias 6 e 9 de fevereiro.
Com pontuação válida para o ranking baiano de 2025, a competição batizada de Marisol Surf Challenge inicia a temporada do surf baiano com todas as categorias homologadas pela Federação Baiana de Surf (FBSurf). Além da premiação em dinheiro, os atletas do 1º ao 4º lugar também receberão troféus e kits.
Outro destaque da competição é que parte das inscrições serão destinadas à compensação individual da emissão de carbono. Familiares, acompanhantes e espectadores também serão convidados a aderir ao movimento e realizar esta compensação de suas pegadas de carbono. Na pauta da sustentabilidade, os competidores também serão lourados de surfistas guardiões do clima.
Organizada pela FBSurf, com o apoio da Associação de Surf de Itacaré, da Sudesb e da Prefeitura de Itacaré, a competição em uma das praias mais icônicas do destino turístico das praias paradisíacas de Itacaré é batizada de Marisol Surf Challenge em homenagem à jovem surfista homônima de seis anos que frequenta a praia sede do evento. O objetivo é fomentar a participação de novos atletas de todas as idades, principalmente os mais novos.
Esporte
Baianos são convocados para a Seleção Brasileira de Futebol de Cegos
Os atletas Jeferson Gonçalves, Maicon Júnior e Cássio Reis estão na lista oficial da CBDV
![para a fase de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol de Cegos. A convocação foi oficializada neste mês de janeiro, estando a](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Jefinho-Goncalves-Foto-Alessandra-CabralCPB-Fut-Cegos-3-900x607-1.webp)
O ano de 2025 inicia com boa notícia para o futebol de cegos da Bahia: os atletas Cássio Reis, Jeferson Gonçalves e Maicon Júnior estão na lista oficial da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) para a fase de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol de Cegos. A convocação foi oficializada neste mês de janeiro, estando a primeira concentração da equipe, formada por 15 atletas, agendada de 5 a 12 de fevereiro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com vistas aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.
Essa não é a primeira vez que os atletas baianos integram a principal Seleção de Futebol de Cegos do Brasil. Jefinho já é escalado há 19 anos e Cássio há 16. O baiano mais novo nesta equipe é o atleta Maicon Júnior, que passou a integrar o time principal do Brasil em 2018 – os Jogos Paris 2024 marcaram sua estreia numa Paralimpíada.
Ao longo desses anos, são muitos os títulos conquistados por esse trio baiano. Jefinho, na equipe desde 2006, é um dos grandes nomes do esporte, com quatro ouros paralímpicos e três títulos mundiais. Ele foi eleito o melhor jogador do mundo em 2010. “Vestir a camisa da Seleção é representar não apenas o Brasil, mas também minha cidade, minha Bahia, que sempre foi um celeiro de talentos”, afirmou o atleta natural de Candeias.
Cássio Reis soma conquistas como três medalhas de ouro paralímpicas (Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020) e o bronze em Paris 2024. “Representar a Bahia e o Brasil é sempre uma honra. Teremos oito fases de treinamento ao longo do ano, um compromisso importante para alcançar o alto nível”, destacou.
Já Maicon Júnior coleciona títulos como campeão da Copa América 2019 e bicampeão dos Jogos Parapan-Americanos, além da medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. “É gratificante ver o futebol de cegos crescendo e ser parte dessa história. Representar Maraú e a Bahia é motivo de orgulho”, disse.
Bolsa Esporte
Os três atletas têm apoio do Governo do Estado por meio do Programa Bolsa Esporte – todos, na categoria Internacional, com benefício mensal de R$3.800,00. Eles destacam o papel do programa, que tem gestão da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do trabalho, Emprego, Renda e Esporte, no suporte ao desenvolvimento de suas carreiras. “Esse incentivo é fundamental para mantermos uma boa alimentação, suplementação e estrutura de treinamento, garantindo nossa alta performance”, explicou Maicon.
Coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, Adelmare Júnior, ressalta a importância desses atletas como inspiração para outros jovens com deficiência visual. “Eles são exemplos de como o esporte transforma vidas, mostrando que pessoas com deficiência têm vez e espaço. Nosso compromisso é continuar fomentando e renovando o quadro de atletas no estado”, afirma Júnior.
Clássicos da Sétima Arte
Bahia ampliará investimentos para a população LGBTQIAPN+
O anúncio do Governo do Estado foi realizado durante a abertura das atividades 2025 do “Ocupa CPDD”
![Com um investimento bianual estimado em R$ 6,3 milhões, o maior da história da Bahia em políticas públicas para a população LGBTQIAPN+,](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/01/AnyConv.com__WhatsApp-Image-2025-01-23-at-11.54.57.webp)
Com um investimento bianual estimado em R$ 6,3 milhões, o maior da história da Bahia em políticas públicas para a população LGBTQIAPN+, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), deu início nesta quinta-feira (23), às atividades de 2025 do Centro de Proteção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD/LGBT), no Casarão da Diversidade, em Salvador.
A ação, conhecida como “Ocupa CPDD”, teve uma programação gratuita durante todo o dia, o qual incluiu apresentações culturais com performance artística de Beca Baroni e Haus Of Bushido, acolhimento psicossocial, encaminhamento para solicitação de benefícios sociais, orientação pedagógica (Enem/Encceja) e retificação de prenome e gênero.
A proposta foi promover uma verdadeira ocupação do espaço por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, público assistido pelo projeto, uma mostra das ações previstas para o biênio sob a vigência do Termo de Colaboração firmado entre a SJDH e o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa Bahia).
“O CPDD é um equipamento público, com funcionamento desde 2018, que atende pessoas LGBT vítimas de violência e/ou precisam de orientação sobre os seus direitos. Acabamos de anunciar que o Gapa passa a gerir o espaço, uma organização importante da sociedade civil que é nossa parceira na realização dessa iniciativa; além disso, comemoramos a ampliação, não só da equipe, mas dos recursos, que tivemos um incremento de 142% do valor investido nessa política pública do Governo do Estado, totalizando R$ 6,3 milhões”, afirmou o secretário da SJDH, Felipe Freitas.
Atendida no CPDD há três anos, a estudante universitária e mulher trans, Maria Estrela Felipa de Souza, 26, foi em busca hoje, de atendimento jurídico. “Vim fazer uma escuta com o serviço social referente aos meus documentos. Mudei de nome, relatei ao banco, mas continuam enviando correspondências em meu nome antigo. Tive dúvidas de como notificar a agência e agora estou sendo orientada. Gosto muito do atendimento daqui porque é o nosso público que nos escuta e acolhe. Já passei por psicóloga e outras equipes. Aqui me reconheço como sou e posso ter acesso às ações de cidadania”, explicou.
Mais sobre o CPDD
O CPDD LGBT articula ações de prevenção às ameaças e violações dos direitos das pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, oferecendo atendimento especializado com foco na promoção de direitos e combate às violências contra a população LGBTQIAPN+. O seu funcionamento está vinculado ao Plano Plurianual 2024-2027, e dialoga com a missão institucional da SJDH de defender a dignidade da pessoa humana através de políticas públicas de acesso à justiça e de promoção e proteção dos Direitos Humanos.
Entre os atendimentos oferecidos estão acolhimento psicossocial, encaminhamento para solicitação de benefícios sociais, orientação pedagógica e cursos preparatórios para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas trans, retificação de prenome e gênero, apoio e fomento de empreendimentos de pessoas LGBTQIA+ e acolhimento de atividades culturais ou grupos de cultura LGBTQIA+ no Casarão da Diversidade.
“Esse espaço é uma porta aberta para todas as pessoas da Bahia, que estejam aqui, que sofrem violência. Temos uma equipe multiprofissional que vai acolhê-las e encaminhá-las a partir dessa denúncia. Atividades culturais e artísticas também acontecem no espaço, para que elas possam também experimentar um lado não violento e a produção da cidadania”, comentou a coordenadora-geral do CPDD e diretora da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) Keyla Simpson.
O centro funciona no Casarão da Diversidade, localizado na Rua do Tijolo nº 8, Pelourinho, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, por demanda espontânea. A partir de abril, o CPDD terá outra unidade, em uma cidade do interior do Estado, que será anunciada pela SJDH em março. O telefone de atendimento é o 71 3321-4576/ 71 99606-5505 (WhatsApp).