Cultura
Exposição ‘Brasil Futuro: as formas da democracia’ chega a Salvador
Com mais de 500 obras, a capital baiana recebe a maior versão da exposição até agora

A história de luta e resistência popular desde a redemocratização do Brasil desenha a exposição ‘Brasil Futuro: as formas da democracia’, que chega a Salvador nesta sexta-feira (14), no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho. Na abertura da exposição, a curadora e historiadora Lília Schwarcz falou que Salvador recebe a maior versão da exposição até agora, com mais de 500 obras distribuídas entre os três andares do centro cultural, que é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
“A cada lugar que chega, agregam-se trabalhos de artistas e novos curadores. A versão da capital baiana, a terceira cidade a receber o projeto, é a maior versão da exposição. Com ela, queremos dizer para a população que arte é sempre abertura, é democracia”, afirma Lília Schwarcz.
Para Adriana Cravo, a grande genialidade dessa exposição é a possibilidade de incorporar os acervos locais. “Em cada cidade que passa, vai incorporando os acervos de museus, projetos sociais e instituições, possibilitando que mais artistas, mestres e artesãos participem dessa grande exposição, que fala sobre diversidade e inclusão, e isso tem tudo a ver com a Bahia”, explicou a diretora do Solar Ferrão e uma das curadoras na Bahia.
A exposição, que era dividia em três núcleos – ‘Retomar Símbolos, Descolonizar’, ‘Somos Nós’ –, em Salvador ganhou mais um espaço, nomeado de ‘Tudo é Dádiva’. Pensados por Lília e os curadores Paulo Vieira, Márcio Tavares, Roberta Carvalho e Rogério Carvalho, os núcleos temáticos contam a história de diferentes grupos invisibilizados ao longo da história. A mostra conta com peças de artistas como Djanira, Mestre Didi, Mário Cravo, Denilson Baniwa, Daiara Tukano, Flávio Cerqueira e o Bastardo.
Tem também de artistas contemporâneos, como Larissa de Souza, e artistas populares baianos, como Eduardo Ferreira, do Acervo da Laje, do subúrbio de Salvador, e o fotógrafo Lázaro Roberto, do Zumví – Arquivo Afro Fotográfico, que também foram curadores de obras locais, ao lado Adriana Cravo, Daniel Rangel, representantes do Acervo da Laje e do Zumví – Arquivo Afro Fotográfico.
“Escolhemos fazer aqui uma das nossas principais atividades de comemoração do bicentenário da independência do Brasil na Bahia, através das exposições, trazendo para dentro do museu que trata sobre a colonização, exatamente o tema descolonização. É a primeira vez que ele é tomado só com arte brasileira, com artistas nacionais contando a nossa história”, explicou a diretora do Ipac, Luciana Mandelli. Segundo ela, é uma exposição emblemática, que traz um convite à reflexão sobre liberdade e democracia.
A ministra Margareth Menezes, também presente na abertura, considera a exposição itinerante muito importante. “É bom a gente ter essa reflexão sobre a democracia. Foi muito assertivo começar o governo com essa exposição maravilhosa, que está correndo o Brasil. É sempre bom refletir para fortalecer a nossa democracia”, observou a ministra.
A exposição foi inaugurada em Brasília, no dia 1º de janeiro, na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e depois passou pelo Pará. Em Salvador, a mostra fica aberta a visitação de terça a domingo, das 10h às 18h.
Cultura
Casa do Benin apresenta “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”
A mostra gratuita traz um conjunto de registros fotográficos sensíveis e históricos do criador do samba reggae

Um dos nomes mais potentes da música afro-brasileira, mestre Neguinho do Samba será homenageado com a exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”, que acontece de 07 de junho a 05 de julho, na Casa do Benin – Espaço Tatassomba, no Pelourinho, em Salvador. A mostra é gratuita e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.
Com curadoria de Anderson do Samba, filho do mestre, a exposição apresenta um conjunto de registros fotográficos sensíveis e históricos, desde momentos emblemáticos até cenas do cotidiano, revelando a profundidade e a extensão da influência de Neguinho do Samba. Criador do samba reggae, ritmo que ressignificou o território do Centro Histórico e ecoou pelo mundo, ele foi responsável por transformar a música em um poderoso instrumento de afirmação cultural e resistência.
- Foto: Lázaro Roberto
- Foto: Lázaro Roberto
A abertura oficial da exposição acontece no dia 07 de junho, a partir das 16h, com uma apresentação especial dos filhos do mestre, Anderson do Samba e Nitorê Akadã, em uma performance que homenageia não apenas a memória de seu pai, mas também a força cultural do Pelourinho, berço do samba reggae.
Pela primeira vez, a cidade de Salvador presta homenagem a Neguinho do Samba no mês de seu nascimento, resgatando sua importância histórica como um patrimônio vivo afro-brasileiro. A mostra destaca não só sua trajetória artística, mas também a relevância social de sua criação, que ultrapassou fronteiras e consolidou-se como símbolo de resistência negra.
“A valorização de importantes nomes na construção da identidade brasileira, fazendo com que essas pessoas não caiam no esquecimento e no anonimato, é uma maneira de colaborar para que a história cultural brasileira seja preservada e perpetuada através das gerações”, afirma Renata Campos, produtora executiva da exposição.
SERVIÇO
- Exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”
Casa do Benin – Espaço Tatassomba (Pelourinho, Salvador)
De 07 de junho a 05 de julho de 2025
Terça a sexta, das 10h às 17h | Sábados, das 9h às 16h
Entrada gratuita
Abertura: 07 de junho, às 16h, com apresentação de Anderson do Samba e Nitorê Akadã
Cultura
TVE transmite ao vivo São João Sinônico da Osba com Geraldo Azevedo
A apresentação conta também com a participação do sanfoneiro e arranjador Marcelo Caldi

A TVE transmite ao vivo neste sábado (7), às 19h, a edição 2025 do São João Sinfônico, direto da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O evento, promovido pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), terá como convidado especial o cantor e compositor Geraldo Azevedo, que celebra 80 anos em 2025.
Sob a regência do maestro Carlos Prazeres e direção de Manno Góes, o concerto reúne clássicos do forró e sucessos da carreira de Geraldo Azevedo, como ‘Dia Branco’, ‘Moça Bonita’ e ‘Dona da Minha Cabeça’, em arranjos sinfônicos especiais. A apresentação conta também com a participação do sanfoneiro e arranjador Marcelo Caldi, presente em todas as edições do projeto, que chega este ano à sua 9ª edição.
Serviço:
- São João Sinfônico da Osba com Geraldo Azevedo ao vivo na TVE
- Quando: Sábado (7), às 19h
- Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br
Agricultura
Agricultura familiar marca presença na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025
A Bahia participará entre os dias 11 e 14 de junho das maiores feiras de produtos naturais e orgânicos da América Latina

Com sabores únicos, inovação e sustentabilidade, o rural baiano marca presença na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025, as maiores feiras de produtos naturais e orgânicos da América Latina. Entre os dias 11 e 14 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o público poderá conhecer, provar e se encantar com a diversidade de alimentos produzidos de forma sustentável. Com o conceito “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”, a participação baiana reúne 31 empreendimentos, entre cooperativas, associações e redes agroecológicas, que apresentarão produtos com alto valor agregado, identidade territorial, certificação orgânica e responsabilidade socioambiental.
A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A ação integra a política pública de fortalecimento da agricultura familiar, com foco em acesso a mercados e promoção comercial de produtos sustentáveis e diferenciados.
No estande da Agricultura Familiar da Bahia, na Naturaltech, o público poderá conhecer e degustar uma explosão de sabores únicos e de origem vindos diretamente do interior baiano: iogurtes de frutas nativas (licuri, umbu, pinha, maracujá e café), flocão e creme de milho não transgênico, pastas de castanha de caju, frutas desidratadas, mel, cafés especiais e chocolates artesanais produzidos no sistema cabruca, técnica que respeita a Mata Atlântica e valoriza o saber tradicional.
Já o estande Orgânicos da Bahia, na Bio Brazil Fair, contará com a presença de 16 empreendimentos da Rede Povos da Mata, primeira rede brasileira com sistema participativo de certificação reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Serão apresentadas geleias de frutas nativas, extrato de tomate temperado, temperos naturais, chocolates orgânicos, nibs de cacau, barras de frutas, manteiga de cacau e cachaças artesanais, todos cultivados com práticas que preservam a biodiversidade e promovem justiça social no campo.
A Naturaltech e a Bio Brazil Fair são os principais eventos do setor na América Latina. Na última edição, reuniram mais de 57 mil visitantes e 760 expositores, consolidando-se como plataformas estratégicas para negócios, visibilidade institucional e relacionamento com o mercado nacional e internacional.
Todos os produtos expostos pelas cooperativas baianas também podem ser adquiridos em todo o país por meio do mercado virtual da agricultura familiar www.mercaf.com.br, com entrega pelos Correios.
-
Meio Ambientehá 3 dias
Bahia institui Fundo de Compensação Ambiental
-
Turismohá 3 dias
Bahia lidera crescimento da receita no turismo nacional
-
Saúdehá 3 dias
Hospital Octávio Mangabeira é reaberto com ampliação dos serviços para doenças respiratórias
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego para esta sexta-feira (6)