Internacional
Canadá abre portas a turistas brasileiros vacinados
Mesmo com a vacinação em dia, será preciso apresentar um teste RT-PCR negativo

Desde terça-feira (7), as fronteiras do Canadá estão novamente abertas a turistas brasileiros que estejam totalmente vacinados contra a Covid-19. A autorização, no entanto, ainda não vale para os que tomaram CoronaVac, porque não está na lista dos imunizantes aprovados pelo governo canadense.
Poderá entrar, sem necessidade de quarentena, o viajante que tiver tomado as duas doses das vacinas da Pfizer, AstraZeneca/Covishield e Moderna, e a dose única da vacina da Janssen, pelo menos 14 dias antes do embarque. O comprovante, impresso ou digital, precisa estar em francês ou inglês, as duas línguas oficiais do país.
Entretanto, mesmo com a vacinação em dia, será preciso apresentar um teste RT-PCR negativo para a Covid-19 para entrar no país, feito até 72 horas antes do voo. O documento, exigido para todas as pessoas maiores de cinco anos de idade, deve estar em inglês e conter informações como nome e data de nascimento do passageiro, nome do laboratório e datas da coleta e do resultado.
De acordo com as normas sanitárias canadenses, passageiros que chegarem apresentando sintomas relacionados à Covid-19 poderão ser barrados ou submetidos a testes. Se o resultado for positivo, será necessário cumprir uma quarentena de 14 dias, com as despesas pagas pelo viajante. E mesmo passageiros que não apresentarem sintomas poderão ser escolhidos, ao acaso, para serem testados no aeroporto.
Estarão sujeitos à quarentena também os viajantes que estiverem acompanhados por menores de idade, entre 12 e 17 anos, que não estejam vacinados, ou de pessoas que, por motivos médicos, não podem tomar a vacina. A vacinação não é obrigatória para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, mas eles deverão ser testados no 1º e no 8º dia de viagem.
As informações relativas à vacinação e ao teste negativo devem ser anexadas ao aplicativo ArriveCAN, que todos os viajantes deverão baixar. O formulário com informações sanitárias e a respeito das condições de saúde do viajante deve ser preenchido e enviado digitalmente até 72 horas antes da chegada.
Antes de planejar a viagem vale também acessar a página especial do governo do Canadá que traz as informações sobre as condições de entrada no país. No site, à medida que o turista responde às perguntas, já fica sabendo ou não se sua entrada será autorizada.
A liberação de entrada de turistas completamente vacinados a partir deste 7 de setembro vale para viajantes de todas as nacionalidades, não apenas brasileiros. A reabertura levou também à retomada dos voos entre o Brasil e o Canadá da Air Canada.
Internacional
Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai
Ele enfrentava um câncer de esôfago e estava recolhido em seu sítio, nos arredores de Montevidéu

Morreu nesta terça-feira (13), no Uruguai, o ex-guerrilheiro, ex-presidente e ícone da esquerda latino-americana José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, aos 89 anos. Mujica enfrentava um câncer de esôfago e estava recolhido em seu sítio, nos arredores de Montevidéu, onde cultivava flores e hortaliças.
Conhecido como “presidente mais pobre do mundo” por seu estilo de vida simples, por dirigir um fusca dos anos 1970, doar parte do salário para projetos sociais e pelas reflexões políticas com forte teor filosófico, Mujica presidiu o Uruguai de 2010 a 2015.
Defensor da integração dos países latino-americanos e caribenhos, Pepe se tornou referência da esquerda do continente durante uma época em que representantes da esquerda e centro-esquerda assumiram diversos governos da região, como Venezuela, Argentina, Equador, Bolívia e Brasil.
Internacional
Leão XIV é o novo papa
O novo pontífice iniciou seu primeiro discurso, na janela central da basilica de São Pedro, no Vaticano

“A paz esteja convosco”. Foi com essas palavras que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, recém-eleito papa, iniciou seu primeiro discurso, na janela central da basilica de São Pedro, no Vaticano. O novo pontífice, que escolheu usar o nome Leão XIV, ainda homenageou seu antecessor, Francisco.
“Nos ajudem a construir pontes vocês também, com diálogos, com encontro, para sermos um único povo, sempre em paz. Obrigado, papa Francisco”, disse Leão XIV.
“Ainda mantemos, nos nossos ouvidos, aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do papa Francisco, que abençoava Roma”, disse.
“Permitam-me dar seguimento àquela mesma benção. Deus nos ama, Deus ama a todos e o mal não vai prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Juntos, sem medo, de mãos dadas com Deus, que está entre nós, vamos seguir”, completou.
Em seguida, Leão XIV fez um agradecimento a todos os cardeais que participaram do conclave que o elegeu “para ser o sucessor de Pedro e caminhar com vocês, como Igreja unida, sempre em busca da paz e da justiça, buscando trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o Evangelho e sermos missionários”.
“Sou um filho de Santo Agostinho. Sou agostiniano. Santo Agostinho disse: ‘Para vós, sou bispo; convosco, sou cristão’. Neste sentido, podemos todos caminhar juntos, na direção da pátria que Deus nos preparou”, disse. “Necessitamos ser, juntos, uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes e diálogos. Que mantém o diálogo sempre aberto, pronta para receber todos que precisam.”
Em meio ao discurso, Leão XIV deixou de falar italiano e falou à multidão reunida na Praça São Pedro em espanhol, para agradecer à diocese peruana de Chiclayo, onde foi administrador apostólico. “Povo leal e fiel, que acompanha o bispo e o ajuda”, destacou.
Ao final, o novo pontífice lembrou que a data de hoje marca a prática devocional de súplica à Nossa Senhora de Pompeia.
“Nossa bendita Mãe Maria quer sempre caminhar conosco, estar perto de nós. Quer nos ajudar com sua intercessão e seu amor. Rezemos juntos por esta missão, por toda a Igreja e pela paz no mundo”, disse, encerrando seu discurso com a oração da Ave Maria.
Internacional
Cardeais escolhem o 267° Papa
A fumaça branca começou a sair da chaminé no telhado da Capela Sistina pouco depois das 18 horas (hora local) desta quinta (8)

Na votação na tarde desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, os cardeais reunidos em Conclave chegaram a um consenso sobre o nome do 267º Sucessor de Pedro. Eram 18 horas e 07 minutos (hora local) quando a fumaça branca começou a sair da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, provocando uma verdadeira comoção e gritos de júbilo entre os milhares de presentes na Praça São Pedro e Via da Conciliação, testemunhas oculares de um dia histórico para a Igreja e para o mundo. O badalar dos sinos da Basílica de São Pedro que se seguiu foi uma confirmação de que “Habemus Papam”.
Tendo aceito sua eleição à Cátedra de Pedro, o novo Pontífice deixa a Capela Sistina e dirige-se à chamada “Sala das Lágrimas”. Ali, com a ajuda do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli, ele veste uma das três roupas papais preparadas, para então se dirigir até a Sacada Central da Basílica, de onde o protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, anunciará ao mundo o nome do novo Papa com a fórmula do Habemus Papam em latim.
A eleição do novo Pontífice ocorreu no dia da Súplica de Nossa Senhora de Pompéia.
João Paulo I, em 1978, e Bento XVI, em 2005, também foram eleitos no quarto escrutínio.
-
Agronegóciohá 3 dias
Maior Plano Safra da história é lançado com a participação da Bahia
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (3)
-
Serviçoshá 3 dias
Simm oferece 256 vagas em Salvador para quinta-feira (3)
-
Segurançahá 2 dias
PM prende suspeito com explosivo e drogas em São Cristóvão