Bahia Pra Você

Canadá abre portas a turistas brasileiros vacinados

Desde terça-feira (7), as fronteiras do Canadá estão novamente abertas a turistas brasileiros que estejam totalmente vacinados contra a Covid-19. A autorização, no entanto, ainda não vale para os que tomaram CoronaVac, porque não está na lista dos imunizantes aprovados pelo governo canadense.

Poderá entrar, sem necessidade de quarentena, o viajante que tiver tomado as duas doses das vacinas da Pfizer, AstraZeneca/Covishield e Moderna, e a dose única da vacina da Janssen, pelo menos 14 dias antes do embarque. O comprovante, impresso ou digital, precisa estar em francês ou inglês, as duas línguas oficiais do país.

Entretanto, mesmo com a vacinação em dia, será preciso apresentar um teste RT-PCR negativo para a Covid-19 para entrar no país, feito até 72 horas antes do voo. O documento, exigido para todas as pessoas maiores de cinco anos de idade, deve estar em inglês e conter informações como nome e data de nascimento do passageiro, nome do laboratório e datas da coleta e do resultado.

De acordo com as normas sanitárias canadenses, passageiros que chegarem apresentando sintomas relacionados à Covid-19 poderão ser barrados ou submetidos a testes. Se o resultado for positivo, será necessário cumprir uma quarentena de 14 dias, com as despesas pagas pelo viajante. E mesmo passageiros que não apresentarem sintomas poderão ser escolhidos, ao acaso, para serem testados no aeroporto.

Estarão sujeitos à quarentena também os viajantes que estiverem acompanhados por menores de idade, entre 12 e 17 anos, que não estejam vacinados, ou de pessoas que, por motivos médicos, não podem tomar a vacina. A vacinação não é obrigatória para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, mas eles deverão ser testados no 1º e no 8º dia de viagem.

ANÚNCIO
Anúncios

As informações relativas à vacinação e ao teste negativo devem ser anexadas ao aplicativo ArriveCAN, que todos os viajantes deverão baixar. O formulário com informações sanitárias e a respeito das condições de saúde do viajante deve ser preenchido e enviado digitalmente até 72 horas antes da chegada.

Antes de planejar a viagem vale também acessar a página especial do governo do Canadá que traz as informações sobre as condições de entrada no país. No site, à medida que o turista responde às perguntas, já fica sabendo ou não se sua entrada será autorizada.

A liberação de entrada de turistas completamente vacinados a partir deste 7 de setembro vale para viajantes de todas as nacionalidades, não apenas brasileiros. A reabertura levou também à retomada dos voos entre o Brasil e o Canadá da Air Canada.

Sair da versão mobile