Infraestrutura
Obras do VLT de Salvador mantêm ritmo acelerado
O projeto está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das obras
As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador atingiram, nesta semana, 18% de execução no Trecho 1, que compreende o trajeto entre a Estação da Calçada e a Ilha de São João. O progresso na instalação do novo modal foi verificado nesta segunda-feira (21) pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante visita técnica. Acompanhado pelo diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, o chefe do Executivo estadual destacou o avanço dos trabalhos e reforçou o compromisso do Governo do Estado com a entrega das primeiras etapas do projeto.
“Este é um recurso proveniente de uma parceria com o governo federal, com investimentos tanto do PAC quanto do governo do presidente Lula. Estou visitando este trecho, o Lote 1, mas é importante destacar que já há obras em andamento nos outros trechos também. Esse foi o compromisso com a população do Subúrbio de entregar este lote primeiro. Enquanto avançamos rapidamente com as obras, ligando a Calçada a Ilha de São João”, acrescentou o governador Jerônimo Rodrigues.
De acordo com Lafuente, a obra já conta com 1,6 quilômetro de via permanente, o que significa algo inédito em menos de nove meses, em qualquer obra ferroviária que já tenha sido feita no Brasil. Ele ainda acrescenta, “então a gente está com uma meta extremamente dura e ousada de que a gente pode ter uma linha de teste até dezembro, de 2 a 4 quilômetros de extensão contínua para que esses trens rodem e testem durante um tempo antes da operação”.
Com capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, a instalação do VLT segue em ritmo acelerado, sob condução da CTB, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ao todo, o VLT contará com aproximadamente 36 quilômetros de extensão, distribuídos em 34 paradas no total, com um investimento em torno de R$ 5 bilhões.
Trechos
O projeto do VLT está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das obras. O Trecho 1, que vai de Ilha de São João até Calçada, possui uma extensão de cerca de 16,7 mil metros, com 17 paradas e a Estação Calçada, sendo conduzido pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador.
Já o Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, tem 9,2 mil metros de extensão e 8 paradas, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador (SMSL), em Águas Claras, sendo executado pelo Consórcio VLT Lote 2.
Conectando Águas Claras ao bairro de Piatã, o Trecho 3, que abrange pouco mais de 10,5 mil metros e 9 paradas, com integração ao SMSL, no Bairro da Paz, está sob responsabilidade do Consórcio Bahia Atlântico. As obras realizadas em paralelo garantem a otimização do cronograma e o progresso contínuo de todas as etapas de implantação.
Geração de empregos formais
As obras do VLT do Subúrbio é um exemplo de projeto que tem ajudado a ampliar o número de postos de trabalho na Bahia. A expectativa é que o VLT gere cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das intervenções.
Infraestrutura
Governador acompanha acoplamento do terceiro trem na Estação Calçada
Visita técnica ocorre em pleno sábado de Carnaval e reforça o compromisso do Estado com a entrega do sistema de transporte
Na manhã deste sábado (14), o governador Jerônimo Rodrigues acompanhou de perto o acoplamento do terceiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, durante visita técnica à Estação Calçada. A atividade marca mais uma etapa das fases finais de preparação do novo sistema de transporte que está sendo implantado na capital e na Região Metropolitana.
Mesmo em clima de Carnaval, o Governo do Estado mantém o ritmo das obras, evidenciando o compromisso com a mobilidade urbana. “A equipe aqui não para. As obras do VLT, assim como a montagem e os testes dos trens, continuam mesmo durante o Carnaval”, afirmou o governador.
O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, destacou o avanço do cronograma. “Estamos bem otimistas. Já temos três trens aqui e, até o final do primeiro semestre, teremos oito composições. Estamos cada vez mais eficazes para realizar o que a população deseja: um sistema moderno, confortável e seguro”, ressaltou.
O engenheiro de manutenção do VLT, José Raimundo dos Santos, detalhou o progresso da fase técnica. “O acoplamento mecânico foi concluído e o trem já foi enviado para a oficina. A expectativa é disponibilizar a composição para a equipe de testes até a segunda quinzena de março, com especialistas do Brasil e da Espanha”, explicou.
Sobre o VLT
O VLT de Salvador será um sistema ferroviário urbano com aproximadamente 40 quilômetros de extensão e 42 paradas, distribuídas em três trechos, conectando pontos estratégicos da capital e da Região Metropolitana. O modal foi projetado para se integrar ao metrô e a outros sistemas de transporte público, ampliando as opções de deslocamento e contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana.
A previsão é que a operação assistida tenha início no segundo semestre de 2026.
Infraestrutura
VLT de Salvador leva música e cultura ao Subúrbio em nova etapa de testes
Ação festiva percorre 50% do Trecho 1 e aproxima o futuro modal da comunidade
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador avançou, nesta quarta-feira (11), para mais uma etapa de testes operacionais das obras em andamento. Entre uma parada e outra, do Terminal da Calçada até o bairro do Lobato, o abre-alas do VLT levou música e cultura popular às comunidades do entorno do novo modal.
A ação contou com apresentação de marchinhas tradicionais de Carnaval, com a participação da Filarmônica Lira de Maracangalha e do grupo Pierrot Teimoso, bloco tradicional de caretas do bairro de Plataforma. A proposta leva os festejos carnavalescos ao trajeto experimental do VLT, aproximando o novo sistema de transporte da população e valorizando manifestações culturais do Subúrbio Ferroviário.
O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, destacou que a iniciativa reforça o vínculo entre o equipamento público e a comunidade. “Estamos realizando mais uma etapa de testes nas obras em andamento, que são conduzidas em ritmo intenso. Por isso, hoje realizamos essa experiência simbólica, inspirada no maior evento popular do planeta, o Carnaval de Salvador”, afirmou.
Na parada Pedreira, a dona de casa Simone Góes aguardava a chegada da ação junto com a família. “Essa região precisava muito dessa mudança. Estou muito feliz e pedindo a Deus que eu possa usar muito o VLT quando ele estiver funcionando completamente”, disse.
Já a dona de casa Lucitânia Oliveira destacou o significado simbólico do novo modal para sua família. “Meu pai era ferroviário e sempre dizia que o transporte aqui iria melhorar. Ver o VLT me faz lembrar dele. Estou muito feliz por acompanhar esse momento”, relatou a moradora do Lobato.
O Abre-Alas do VLT percorreu as paradas de Santa Luzia, Pedreira, Voluntários da Pátria e Lobato, trajeto que corresponde a aproximadamente 50% do Trecho 1 do sistema, que tem previsão de início da circulação assistida em junho deste ano. Após a conclusão das obras, o modal ligará a Calçada à Ilha de São João, no município de Simões Filho.
Avanço nas obras
No Trecho 2, que ligará o bairro de Paripe a Águas Claras, estão em andamento a implantação da via permanente, a duplicação da BA-528 (Estrada do Derba), a construção do viaduto sobre a BR‑324 e a implantação da passagem inferior do Hospital do Subúrbio.
Infraestrutura
Governo inicia instalação dos trilhos definitivos do VLT no Trecho 2
Primeiros metros da via permanente marcam nova fase do projeto e consolidam a transição para a configuração final do sistema
O governador Jerônimo Rodrigues visitou, nesta terça-feira (27), as obras do VLT de Salvador e acompanhou o início da instalação da via permanente do Trecho 2 do sistema, com o assentamento dos primeiros metros definitivos de trilhos. O avanço representa um marco na implantação do projeto, ao consolidar fisicamente a infraestrutura ferroviária e sinalizar a transição das obras civis para a configuração final do sistema.
Durante a visita, o governador destacou o progresso das intervenções e a chegada dos primeiros trens que vão compor o sistema. “Nós já temos dois trens em Salvador e, ao longo de 2026, outros quase 20 trens vão chegar para que possamos realizar os testes e colocar o VLT em funcionamento. A obra segue em ritmo acelerado, com tecnologia, responsabilidade ambiental e diálogo com a população, para garantir um sistema de mobilidade moderno e seguro”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
O Trecho 2 entra agora em nova fase de execução com o início do assentamento dos trilhos da via permanente. Nesta etapa, estão sendo implantados 200 metros de via definitiva, em via dupla, divididos em quatro segmentos de 50 metros. Os serviços seguem uma sequência técnica precisa, que inclui a montagem das placas de concreto pré-moldadas e o posicionamento dos trilhos.
Para o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, o início da instalação da via permanente demonstra a evolução concreta do empreendimento e reforça o compromisso com planejamento e rigor técnico. “O assentamento dos trilhos definitivos evidencia a passagem das obras para uma nova fase, mais próxima da configuração final do sistema”, destacou.
A secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, ressaltou que essa etapa também prepara o Trecho 2 para as próximas fases do cronograma, como a implantação dos sistemas, os testes e, futuramente, a operação do VLT. “Cada avanço nos aproxima de um transporte mais eficiente, integrado e sustentável para a população”, pontuou.
Avanço das obras
O VLT de Salvador apresenta avanços expressivos em outros trechos do projeto. Mais de 50% das obras do Trecho 1 já foram concluídas, com mais de 21 quilômetros de via permanente implantados e 4 quilômetros energizados entre a Calçada e o Lobato. O Pátio de Manutenção da Calçada está em fase avançada, enquanto o Pátio de Periperi segue em execução. Também estão em andamento a reforma da Estação Calçada e a construção das paradas, da Unidade de Beneficiamento de Pescados em São João do Cabrito, do Mercado São Brás do Subúrbio em Plataforma, além das obras de macrodrenagem e da recuperação da Ponte de São João.
No Trecho 2, além do início da instalação da via permanente, avançam a duplicação da BA-528 (Estrada do Derba), a construção do viaduto sobre a BR-324 e a implantação da Passagem Inferior do Hospital do Subúrbio. A requalificação da Estrada do Derba, corredor estratégico para a mobilidade urbana e o escoamento de cargas em direção ao Porto de Salvador, tem inauguração prevista para o segundo semestre deste ano.
A execução do VLT está organizada em três lotes: o Lote 1, com investimento de R$ 801,4 milhões; o Lote 2, com R$ 395 milhões; e o Lote 3, com aporte de R$ 19,1 milhões.
-
Carnaval 2026há 2 diasProgramação infantil reúne famílias no circuito Circuito Batatinha
-
Carnaval 2026há 2 diasProjeto HidratAção distribui mais de 70 mil litros de água
-
Carnaval 2026há 2 diasApaxes do Tororó celebram ancestralidade no Circuito Osmar
-
Geralhá 2 diasBanda Armandinho, Dodô e Osmar celebra 75 anos do trio elétrico



