SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cerimônia de Posse

Jerônimo dá posse aos novos secretários nesta terça (3) 

Publicado

em

Nesta terça-feira (dia 3), às 9h, os secretários e secretárias da próxima gestão estadual serão empossados pelo governador Jerônimo

Nesta terça-feira (dia 3), às 9h, os secretários e secretárias da próxima gestão estadual serão empossados pelo governador Jerônimo Rodrigues. A cerimônia vai acontecer na tenda instalada na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), mesmo local onde aconteceu, no domingo (1º), a transmissão de cargo de Rui Costa para Jerônimo.  

Pontualmente, às 7h30, antes da posse dos secretários, o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior e os secretários e secretárias de Estado participam de um café da manhã com a imprensa e concedem entrevista coletiva. O encontro com os jornalistas será em um espaço climatizado ao lado da tenda onde ocorrerá a posse, na área verde da Alba.

Secretariado do governador Jerônimo Rodrigues 
  • Secretaria da Administração:  Edelvino Góes 
  • Secretaria do Planejamento:  Cláudio Peixoto  
  • Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação:  André Joazeiro  
  • Secretaria de Segurança Pública: Marcelo Werner  
  • Chefia de Gabinete do Governador:  Adolpho Loyola 
  • Casa Civil: Afonso Florence  
  • Secretaria de Relações Institucionais:  Luiz Caetano 
  • Secretaria de Comunicação Social: André Curvello 
  • Secretaria de Saúde:  Roberta Santana 
  • Secretaria de Educação: Adélia Pinheiro 
  • Secretaria de Justiça e Direitos Humanos:  Felipe Freitas  
  • Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social:  Fabya Reis 
  • Secretaria de Infraestrutura:  Sérgio Brito 
  • Secretaria da Fazenda:  Manoel Vitório 
  • Secretaria da Agricultura: Wallison Oliveira (Tum)  
  • Secretaria do Turismo: Maurício Bacelar 
  • Secretaria de Promoção da Igualdade Racial: Ângela Guimarães 
  • Secretaria do Meio Ambiente:  Eduardo Sodré Martins 
  • Secretaria de Desenvolvimento Rural: Osni Cardoso  
  • Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento: Larissa Gomes Moraes 
  • Secretaria de Administração Penitenciária: José Antônio Maia Gonçalves 
  • Procuradoria Geral do Estado: Bárbara Camardelli Loi 
  • Secretaria de Desenvolvimento Urbano:  Jusmari Oliveira  
  • Secretaria de Cultura:  Bruno Monteiro  
  • Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte:  Davidson Magalhães 
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Ângelo Almeida  
  • Secretaria de Políticas para as Mulheres: Elisângela Santos Araújo  

Cerimônia de Posse

Secretariado de Jerônimo é empossado

A cerimônia foi realizada nesta terça (3), na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)

Publicado

em

secretárias da atual gestão estadual foram empossados na manhã desta terça-feira (3), pelo governador Jerônimo Rodrigues
Foto: Manu Dias/GOVBA

Secretários e secretárias da atual gestão estadual foram empossados na manhã desta terça-feira (3), pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo vice, Geraldo Júnior, durante cerimônia realizada na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Assumiram os cargos os secretários e a Procuradora Geral do Estado, além de coordenadores de programas voltados para o combate à fome e às políticas para a juventude. 

Na ocasião, durante coletiva de imprensa, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da reforma administrativa para dinamizar e melhorar a gestão pública, considerando as necessidades e a dimensão da Bahia. “Quando a gente modifica a estrutura de controle dos gastos, de captação de recursos, temos que considerar o tamanho do estado e todas as complexidades. E nós vamos interiorizar ainda mais as políticas públicas, por isso, apresentamos um corpo de secretariado com este perfil inovador. Por conta da evolução histórica, temos o objetivo de garantir mais mulheres no nosso secretariado, e trazer mais jovens”, detalhou. 

Dentre as mudanças apresentadas está a extinção da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, que passa a ser atendida por duas pastas: Justiça e Direitos Humanos (SJDH), sob a gestão do secretário Felipe Freitas, e a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), que tem à frente a titular Fabya Reis. Já a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, foi transformada em Secretaria da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), que passa a ter como gestora Ângela Guimarães.  

Também tomaram posse o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, a Procuradora Geral do Estado, Bárbara Camardelli, a Superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó e os titulares de duas novas coordenações gerais, a do Programa Bahia sem Fome, que será comandada por Tiago Pereira Costa, e a de Políticas para a Juventude, que terá à frente   Nivaldo Millet. A cerimônia de posse da secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, se dará assim que ela for licenciada do cargo de Deputada Federal. 

Educação e Saúde 

ANÚNCIO

A secretária da Educação Adélia Pinheiro falou sobre as ações para estabelecer estratégias para o desenvolvimento das estruturas educacionais do Estado de forma integrada. “Seguimos com o fortalecimento da educação básica e da relação entre a Secretaria e os municípios, para que possamos ter uma rede estadual fortalecida, recebendo as crianças e os jovens que vêm das redes municipais, seguindo com o ensino médio, o profissional e tecnológico e também com a educação superior, fortalecendo as nossas estaduais. Mas também sempre muito próximos com todas as universidades, institutos federais que compõem a educação superior no nosso estado”, frisou.   

Na pasta da Saúde, a secretária Roberta Santana destaca a importância das políticas públicas para extinção da miséria como essenciais para a conquista de melhores índices na saúde.  “O governador nos faz um grande chamamento, com o desenho da reforma do combate à fome, à pobreza e à desigualdade. Dentro dessa perspectiva a saúde se alinha. Óbvio que quando a gente trabalha no combate à pobreza e à fome, também trabalhamos numa população mais saudável. Temos outras ações em andamento, como a qualificação do acesso. Nos últimos anos tivemos um grande investimento na área, e trabalhamos agora para avançar nos modelos de gestão, no aprimoramento dos processos e dos fluxos”, explicou. 

Continue Lendo

Cerimônia de Posse

Jerônimo participa da posse de Margareth na Cultura

A solenidade foi realizada no Museu Nacional da República e contou com a presença de artistas e de outras autoridades

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues cumpriu agenda em Brasília, ao longo desta segunda-feira (2), onde participou, no início
Foto: Márcia Espíndola

O governador Jerônimo Rodrigues cumpriu agenda em Brasília, ao longo desta segunda-feira (2), onde participou, no início da noite, da cerimônia de posse da ministra baiana Margareth Menezes no Ministério da Cultura (Minc). A solenidade foi realizada no Museu Nacional da República e contou com a presença de artistas e de outras autoridades. Entre elas a historiadora Lilia Schwarcz, a escritora Elisa Lucinda e a primeira dama do Brasil, Janja Lula.

Durante a cerimônia, o governador falou sobre o simbolismo de ter um dos grandes nomes da música baiana como maior representante nacional da cultura. “Trazer para essa pasta uma artista, uma cantora, uma mulher, uma negra e uma empreendedora social. Margareth tem um projeto muito bonito e faz gestão e articulação entre a cultura e a inclusão. Eu conheço muito bem o projeto de Margareth e tenho certeza que a presença dela no ministério fortalece o papel da cultura brasileira”, frisa

Em sua fala, a ministra destacou o papel social do Ministério da Cultura para o país e para os artistas e “fazedores de cultura”. Ela afirmou que “o Minc é uma conquista da cultura brasileira e dos trabalhadores e trabalhadoras dessa área, que, desde a sua fundação, vêm buscando ter o seu lugar, seu ministério, pelo que ele representa em termos de reconhecimento da sua identidade”.

Durante a tarde, o governador Jerônimo Rodrigues esteve presente nas solenidades de posse dos ministros de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; Além das cerimônias nas quais foram empossados os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Fazenda, Fernando Hadadd, ocorridas pela manhã.

Continue Lendo

Cerimônia de Posse

Rui é empossado na Casa Civil

De acordo com o ministro, obras que ainda estão em construção “deletadas dos arquivos”, foram dadas como completas

Publicado

em

O ex-governador da Bahia Rui Costa, assumiu a Casa Civil da Presidência da República na manhã desta segunda-feira (2), no s
Foto: Reprodução
O ex-governador da Bahia Rui Costa, assumiu a Casa Civil da Presidência da República na manhã desta segunda-feira (2), no salão nobre do Palácio do Planalto. Com agenda cheia, em encontros com representantes de delegações estrangeiras, o presidente Lula não pôde comparecer à cerimônia de posse.

De acordo com o ministro, foi identificado pela equipe de transição obras que ainda estão em construção “deletadas dos arquivos”, dadas como completas. “Nem mesmo sabemos quantos obras no Brasil estão paralisadas. Cada um tem um número, nem o próprio ministério de cada pasta consegue precisar quantas obras temos paralisadas hoje. Isso é demonstrações do caos que estamos recebendo”, afirmou Rui.

O novo ministro da Casa Civil prometeu se reunir nos próximos dias com cada um dos ministros para conhecer o real cenário de cada ministério. “Vamos definir as prioridades. Quem tem muita pressa e ansiedade para ter casa para morar: o programa Minha Casa, Minha Vida, que o Lula já anunciou que vai retomar. Temos centenas de casas prontas, com 95%, 98% [de conclusão. Casas prontas desde o governo Dilma e não foram habitadas ainda. Isso é inadmissível e elas serão todas habitadas ainda no primeiro semestre deste ano. Todas”.

Continue Lendo

Mais Lidas