SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cultura

“Imus” estreia no projeto “Solos de Estar” do BTCA

Performance tem criação e interpretação de Dayana Brito

Publicado

em

No dia 21 de agosto (sexta-feira), às 19h, a série “Solos de Estar”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), estreará o seu quinto solo: “Imus”, com criação e interpretação de Dayana Brito. Do latim, “Imus” significa profundo, que está no fundo; íntimo. E o que há mais íntimo do que si próprio? Esta é a questão deste trabalho, que poderá ser visto no canal de YouTube do BTCA www.youtube.com/baleteatrocastroalvesbtca.

Neste momento de isolamento social, ver-se, ouvir-se e conhecer-se novamente dentro do espaço habitado, o corpo-casa, trazem uma onda de movimentos, ora de pausa, retorno, ora de avanço. Reconhecer gostos, saberes, necessidades, vínculos. Para além, o limite entre o pessoal e o público. Através das redes sociais, essa barreira se reconfigura. “Imus” é um convite, um convite para estar. Todo o mundo dentro de casa: a família distante, o trabalho e a intimidade da própria vida. Tudo no mesmo espaço, intercalando e misturando os tempos. Dayana Brito reflete sobre a reconexão consigo mesma e a fragilidade dos limites entre o que está dentro e o que está fora em tempos de reclusão.

Sobre o projeto “Solos de Estar” – Mantendo linhas de criação em meio às políticas de isolamento social determinadas por conta da pandemia da Covid-19, o BTCA promove a série “Solos de Estar”, em que seus bailarinos se debruçam sobre os enfrentamentos humanos da necessidade de viverem com mais intensidade as suas próprias vidas íntimas, para então desenvolver trabalhos autorais. Os papéis sociais externos que, na grande maioria das situações, ocupam a maior parte de um dia comum, dão lugar à execução extremada dos papéis sociais domésticos. E, enquanto trabalho e casa se fundem, recursos do ambiente familiar compõem cenas de solos inéditos.

Continue Lendo
ANÚNCIO
Anúncios
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agricultura

Thiago Guedes é o novo diretor geral da CEPLAC 

O engenheiro agrônomo assume a liderança da principal instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação da cacauicultura brasileira 

Publicado

em

O Governo Federal confirmou a nomeação de Thiago Guedes, ex-Chefe de Gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação,
Foto: Divulgação

O Governo Federal confirmou a nomeação de Thiago Guedes, ex-Chefe de Gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia e figura de compromisso na formulação de políticas públicas para a agropecuária sustentável, como novo Diretor Geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, órgão da estrutura do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA. A nomeação, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (30), foi recebida com entusiasmo por produtores, lideranças políticas e movimentos da agropecuária da Bahia, Pará e Espírito Santo, os três maiores estados produtores de cacau do país. 

Natural de Itabuna, sul da Bahia, com raízes familiares na cacauicultura e formação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Thiago Guedes construiu uma sólida carreira com foco em sistemas agroflorestais, agroecologia e sustentabilidade na produção de cacau, tendo atuado em projetos também no Espírito Santo e no Pará.  

Nos últimos anos, acumulou experiências na implantação de políticas estruturantes, como o Plano de Agricultura de Baixo Carbono da Bahia (Plano ABC+ Bahia), atuou na Câmara Setorial Nacional do Cacau e Sistemas Agroflorestais e na Câmara Setorial do Cacau do Estado da Bahia. No âmbito nacional, foi secretário geral da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, coordenador da Comissão Nacional de Produção Orgânica e contribuiu na construção do Plano Inova Cacau 2030, garantindo um lastro técnico, bom trânsito político e diálogo com o setor, para a agenda da inovação agroambiental do cacau. 

“Thiago representa uma geração de profissionais comprometidos com a valorização do cacau brasileiro, aliando ciência, competitividade do setor, articulação e conservação produtiva. Sua nomeação reforça o papel estratégico da CEPLAC na transição sustentável da agricultura brasileira”, destacou o superintendente da Bahiater da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Lanns Almeida, com quem Guedes tem boa parceria. 

Guedes também coordenou programas voltados à certificação socioambiental de cacau, qualidade de amêndoas de cacau, recuperação de áreas degradadas, agricultura familiar e agregação de valor por meio da verticalização do setor cacaueiro com a produção de chocolate de origem e Indicação Geográfica. Foi autor e organizador de publicações técnicas e científicas, incluindo o Guia de Manejo do Agroecossistema Cacau Cabruca e o Plano ABC+ Bahia. 

Sua chegada à CEPLAC ocorre num momento decisivo: a instituição passa por debates sobre sua reestruturação e retomada do protagonismo nacional diante de novos desafios globais, como o European Union Deforestation-Free Regulation (EUDR), que impacta diretamente as exportações de cacau. 

A expectativa é que, sob sua gestão, a CEPLAC fortaleça a integração entre ciência, mercado e produtores – resgatando seu papel histórico como indutora do desenvolvimento da cacauicultura na Amazônia, na Mata Atlântica e mais recente no Cerrado. Líderes do setor já sinalizam apoio à nova direção, vislumbrando avanços em temas como rastreabilidade, bioeconomia, pesquisa aplicada, aumento da produtividade no cacau, transferência de tecnologia pela extensão, atenção à defesa agropecuária, mercado de carbono, sistema agroflorestal e valorização da Cabruca. 

Continue Lendo

Cultura

Ação especial marca o lançamento da novela ‘Êta Mundo Melhor!’

Atividades realizadas pela Rede Bahia acontecerão no Shopping Piedade, na próxima segunda (30)

Publicado

em

vai conferir as ações realizadas pela Rede Bahia por conta do lançamento da próxima novela das seis da TV Globo, "Êta Mundo Melhor!". 
Foto: Divulgação Imprensa Globo

O público que ama novela tem um compromisso nesta segunda (30), a partir das 17h, no Shopping Piedade. Quem passar pelo local, vai conferir as ações realizadas pela Rede Bahia por conta do lançamento da próxima novela das seis da TV Globo, “Êta Mundo Melhor!”.

O evento gratuito vai transformar o espaço em um verdadeiro cenário de novela, com direito a exibição do primeiro capítulo; show ao vivo da cantora Kelly Fonteli, que trará em seu repertório músicas-tema da novela, além de grandes sucessos; ambiente instagramável inspirado no universo da trama; e, claro, muita pipoca para acompanhar.

‘Êta Mundo Melhor!’ tem como fio condutor a saga de Candinho (Sergio Guizé), que vive na capital paulista, na mansão da mãe, Anastácia (Eliane Giardini, em ‘Êta Mundo Bom’), a quem procurou durante toda a novela anterior. Apesar da riqueza que o cerca, ele enfrentará uma nova busca, em torno da qual a trama vai girar: a procura pelo filho perdido, Junior/Samir (Davi Malizia).

A novela é criada e escrita por Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, com colaboração de Letícia Mey, Cleissa Regina Martins, Bruno Segadilha e Rodrigo Salomão. A direção artística é de Amora Mautner, direção geral de João Paulo Jabur e direção de Mayara Aguiar, Nathalia Ribas e Alexandre Macedo. A produção é de Betina Paulon e Isabel Ribeiro, a produção executiva de Lucas Zardo e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.

Serviço
  • O que: Ação de lançamento de Êta Mundo Melhor!
  • Data: 30 de junho (segunda-feira)
  • Horário: a partir das 17h
  • Local: Shopping Piedade, Salvador
  • Entrada gratuita
Continue Lendo

São João 2025

Pedrão 2025 celebra 20 anos de tradição em Eunápolis

Criada em 2005, a festa se consolidou como um dos maiores festejos juninos da Bahia, atraindo público de diversas regiões do estado

Publicado

em

O Pedrão 2025 começou com o pé direito e muita animação em Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Este ano, a festa está completando
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O Pedrão 2025 começou com o pé direito e muita animação em Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Este ano, a festa está completando 20 anos de história e foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (26) com a presença do governador, Jerônimo Rodrigues. Com uma programação especial, apoiada pelo Governo do Estado, o evento recebeu na primeira noite Ana Castela, Maiara & Maraisa, Bell Marques e Arriba Saia, que subiram ao palco e animaram a multidão no Estádio Araujão.

Criado em 2005, o Pedrão se consolidou como um dos maiores festejos juninos da Bahia, atraindo público de diversas regiões do estado. Durante a cerimônia de abertura, o governador destacou a importância do Pedrão para o turismo, a economia local e a preservação das tradições nordestinas. “O Pedrão é muito badalado e organizado. São 20 anos de um evento que movimenta a cidade, gera empregos, aquece o comércio e valoriza nossa cultura. É um orgulho para a Bahia”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Já o secretário de Turismo (Setur), Maurício Bacelar pontuou, “aqui hoje em Eunápolis, o governador Jerônimo Rodrigues abre os festejos da Bahia a São Pedro. Esses festejos se estendem até meados do mês de julho. O governo tem ciência da importância cultural desses festejos, por conta disso apoia e, por conta desses festejos também, os investimentos têm reflexo na economia do Estado, na geração de emprego e de renda para os baianos”, disse.

Com expectativa de atrair milhares de visitantes, a edição 2025 do Pedrão reforça Eunápolis como um dos principais destinos juninos da Bahia e do Brasil. “É uma festa que traz as famílias, congratula a região, traz gente de outros estados, como tem amigos aí de várias partes do Brasil, tem gente que vem de São Paulo, Porto Seguro, Espírito Santo, Minas Gerais”, ressaltou o prefeito Robério Oliveira.

O secretário de Cultura (Secult-BA), Bruno Monteiro, participou do evento e destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado em 2025. “Mais de 300 municípios baianos realizam ou já realizaram festejos juninos com o apoio do Governo do Estado. Esse investimento contempla a valorização da cultura, já que essas festas são marcadas por uma tradição cultural muito forte e representam uma parte significativa da identidade do povo baiano e nordestino. Além do aspecto cultural, há também um investimento expressivo em segurança pública, com o reforço do efetivo para garantir que os festejos ocorram com paz e tranquilidade. As estruturas de saúde também foram ampliadas. A mobilidade é outro ponto que recebeu atenção especial, pois esse é um período em que há um grande deslocamento de pessoas dentro do estado.”

Pra receber o evento, o Araujão passou por uma transformação. O local foi reformado e ampliado, ganhando quadras esportivas, pista de atletismo e uma estrutura moderna que vai ser usada também em eventos esportivos e culturais depois da festa. Para a realização do Pedrão, o campo de futebol foi coberto com um piso especial para proteção do gramado.

Continue Lendo

Mais Lidas