Segurança
Governo do Estado fortalece segurança pública de Ilhéus
Foram investidos R$ 4,6 milhões na nova sede da 7ª Coorpin e da 1ª Delegacia Territorial

Mais de R$ 4,6 milhões foram investidos pelo Governo do Estado na construção da sede da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da Delegacia Territorial de Ilhéus, entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues, na manhã desta segunda-feira (11). Apenas em 2023, 52 estruturas para abrigar as Forças da Segurança e atender a população foram inauguradas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). O evento também contou com as presenças do titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, e da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito.
Durante a entrega do novo equipamento, Jerônimo reforçou que o Governo do Estado está dedicado em garantir o aperfeiçoamento da segurança pública em toda a Bahia. “Eu não gostaria de estar aqui falando em compra de armas, queria estar aplicando mais recursos em equipamentos de educação e cultura, mas não posso deixar o crime organizado tenha melhores equipamentos do que os da Polícia Militar e da Polícia Civil”. O governador também destacou que a construção e entrega de novas delegacias e pelotões da PM vão acontecer em 2024, bem como a contratação de policiais e bombeiros.
A estrutura, que está situada na Avenida Governador Roberto Santos, bairro do Basílio, conta com espaço para acolhimento de vítimas, recepção, atendimento, salas para delegados titular e substituto, investigação, reconhecimento, entre outros espaços.
Programa de Modernização das Estruturas da Segurança
“Em 2023 entregamos 52 novas sedes para as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, que vão reforçar as ações investigativas, ostensivas e de resgate em toda a Bahia, ampliando a segurança para a população”, frisou o secretário Marcelo Werner.
Novas unidades do Programa de Modernização das Estruturas Policiais e de Bombeiros foram entregues em Salvador, Feira de Santana, Lagoa Real, Guanambi, Serrolândia, Itabuna, Irecê, Andaraí, Gandu, Amargosa, Sítio do Mato, Caetanos, Serrinha, Urandi, Wanderley, Sento Sé, Crisópolis, Bom Jesus da Lapa, Iaçu, Campo Formoso, Teixeira de Freitas, São José do Jacuípe, Curaçá, Quijingue, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Jiquiriçá e Jacobina.
Entre as unidades estão Delegacias Territoriais, Coordenadorias Regionais de Polícias do Interior, Núcleos Especializado de Atendimento à Mulher (Neam), Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs), Comando de Policiamento Regional, e unidade para o Corpo de Bombeiros.
Conforme Heloísa Brito, o novo padrão dos equipamentos de segurança pública assegura uma infraestrutura moderna para o cidadão e para o servidor público. “Além do atendimento individual para o cidadão, contamos com uma sala de capacitação, onde os policiais vão poder fazer não só a reunião para as operações, mas também capacitações para melhorar a sua atividade. É o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, investindo na Polícia Civil para seguirmos firmes na nossa missão, que é proteger, servir e cuidar sempre de cada baiano e baiana”, pontuou a delegada-geral.
Segurança
Polícia Militar resgata 39 aves silvestres em Salvador
Ações ocorreram nos bairros São Gonçalo do Retiro e Itapuã

Na última quinta-feira (3), policiais militares da Coppa resgataram 39 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro em Salvador. Dois suspeitos foram presos.
A primeira ação aconteceu pela manhã no bairro de São Gonçalo do Retiro. Os militares receberam a denúncia de que pássaros silvestres estavam sendo mantidos em cativeiro em uma residência na localidade da Baixinha de Santo Antônio. Ao total foram apreendidas oito aves. Um homem foi preso.
Já à tarde, os policiais receberam uma nova denúncia de encarceramento de pássaros silvestres. Desta vez, no bairro de Itapuã. Na Rua Seara Vermelha, as guarnições apreenderam 31 aves e 21 gaiolas. Além disso, um suspeito foi preso.
Os dois homens e o material apreendido foram apresentados à delegacia.
Segurança
Banco de Perfis Genéticos do DPT correlaciona crimes na Bahia e em Pernambuco
O autor de um estupro cometido em 2014 foi identificado por meio de vestígios genéticos coletados na roupa íntima da vítima

A Polícia Técnica da Bahia identificou o autor de um estupro cometido em 2014 por meio de vestígios genéticos coletados na roupa íntima da vítima. O resultado foi obtido após a inserção de uma nova amostra no Banco de Perfis Genéticos de Crimes Sexuais, que gerou uma correspondência automática com o material coletado na época do crime.
A coleta da nova amostra foi realizada por peritos da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Juazeiro, no interior de um presídio da cidade, por determinação judicial do estado de Pernambuco.
O custodiado, preso na Bahia pelo crime de homicídio, é investigado por outros crimes sexuais.
“Quando inserimos a amostra no banco de dados, o sistema identificou um perfil compatível com um caso de estupro de 2014 que ainda estava sem autoria.
“A coincidência só foi possível graças ao vestígio genético coletado e inserido na época dos fatos”, explicou o perito criminal e coordenador de Genética Forense, Luis Rogério Machado.
Além de esclarecer o caso antigo, o laudo também aponta a ligação do custodiado com outro crime ocorrido no estado de Pernambuco.
“Casos como esse reforçam a importância da atuação integrada entre os órgãos de segurança pública e a indispensabilidade da vítima procurar os órgãos policiais para viabilizar a coleta de material biológico”, pontuou o Diretor Geral da Polícia Técnica, Osvaldo Silva.
O Banco de Perfis Genéticos permite comparações automáticas entre milhares de perfis cadastrados, contribuindo diretamente para a elucidação de crimes e o fortalecimento da justiça.
É a Polícia Científica auxiliando a justiça e combatendo a impunidade.
Segurança
PM prende suspeito com explosivo e drogas em São Cristóvão
O detido e todo o material apreendido foram direcionados à unidade especializada da Polícia Civil

Policiais militares da CIPT – Rondesp Atlântico, prenderam um suspeito com explosivo e drogas na Rua Cachoeira, em São Cristóvão, na tarde de quarta-feira (2).
Durante ações de intensificação de patrulhamento na região, as guarnições surpreenderam um homem em atitude suspeita nas proximidades que, ao perceber a aproximação policial, fugiu e adentrou uma edificação, onde foi alcançado, abordado e imediatamente preso.
Com ele, foram apreendidos um artefato explosivo, 500 pinos de crack, 60 frascos contendo cocaína e 50 porções de maconha.
O detido e todo o material apreendido foram direcionados à unidade especializada da Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.
-
Agronegóciohá 3 dias
Maior Plano Safra da história é lançado com a participação da Bahia
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (3)
-
Serviçoshá 3 dias
Simm oferece 256 vagas em Salvador para quinta-feira (3)
-
Segurançahá 3 dias
PM prende suspeito com explosivo e drogas em São Cristóvão