SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

Descarte correto do óleo vegetal será fiscalizado em Salvador

Prefeitura vai certificar estabelecimentos que fazem a destinação adequada do produto

Publicado

em

Foto: Alex Oliveira/Setur

O descarte inadequado de óleo vegetal pode poluir as águas, o solo e entupir o esgotamento sanitário, diante disso a Prefeitura de Salvador já colocou em vigor a lei do Selo Ecologicamente Correto, certificação concedida aos bares, restaurantes, hotéis e demais estabelecimentos comerciais que fazem a destinação adequada do produto na cidade.

A nova lei busca incentivar o descarte correto do óleo de cozinha, uma substância danosa ao meio ambiente. O selo terá validade de dois anos, podendo ser renovado a qualquer momento, mediante nova avaliação e vistoria feita pelos órgãos competentes.

A Secretaria da Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) pretende fazer um mapeamento dos estabelecimentos comerciais de Salvador, verificando como é feito o descarte. Além disso, algumas reuniões serão feitas com outros órgãos da Prefeitura, a exemplo das pastas de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Fazenda (Sefaz) e Saúde (SMS) para definir como ocorrerão as vistorias.

“O selo simboliza a importância do descarte correto do óleo vegetal na cidade. Esse descarte correto é fundamental, pois estamos falando de um material que gera impactos à natureza. […] O descarte correto também se aplica ao azeite de dendê, por isso pensamos em iniciativas para a coleta junto às baianas de acarajé”, conta o titular da Secis, João Resch.

Na capital baiana, três cooperativas recebem o óleo vegetal para a reciclagem e algumas vão buscar o material em alguns casos. As cooperativas que fazem a coleta são a Camapet, situada na Rua Santos Titara, Nº 22 – Massaranduba; a Conore, na Avenida Nova República, Nº 14 – Santa Cruz; e a Coopcicla, na Rua Cônego Pereira, s/n, Galpão 01 – Sete Portas.

ANÚNCIO

Cidade

Salvador recebe novos ônibus climatizados nesta semana

A ação faz parte do processo de renovação da frota de transporte público da cidade

Publicado

em

Depois de Massaranduba e Alto do Cabrito, mais três bairros de Salvador vão receber novos ônibus nesta semana. Na segunda-feira (24),
Foto: Ascom/Semob

Depois de Massaranduba e Alto do Cabrito, mais três bairros de Salvador vão receber novos ônibus nesta semana. Na segunda-feira (24), será a vez dos bairros de Santa Cruz e Vale das Pedrinhas serem beneficiados com dez veículos, com ação a ser realizada às 8h, na estação BRT Pedrinhas. Os ônibus irão operar nas linhas 0713 (Santa Cruz x Calçada / Bonfim), 0720 (Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa) e 0718 (Vale das Pedrinhas x Lapa).

Já na terça-feira (25), outros quatro veículos serão entregues à comunidade do Alto do Coqueirinho, na região de Itapuã. Eles passarão a atender a linha 1017 (Alto do Coqueirinho/Km 17 x Metrô Pituaçu), completando o pacote de melhorias programado para esta etapa de renovação.

Na manhã da sexta-feira (21), moradores de Massaranduba e Alto do Cabrito receberam seis novos ônibus climatizados, com ação realizada no final de linha de Massaranduba. Os veículos vão circular nas linhas 0205 (Massaranduba x Forte de São Pedro), 0208 (Massaranduba x Lapa), 0214 (Massaranduba x Estação BRT Hiper) e 1648 (Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato).

A ação faz parte do processo de renovação da frota de transporte público da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço e oferecer mais conforto aos passageiros. No total, são 20 novos veículos com ar-condicionado, acessibilidade e tecnologia Euro VI, que emite menos poluentes.

“Essa ação compõe o conjunto de entregas para Salvador, que completa 476 anos este mês. É assim que a gente vai trabalhando, trazendo ônibus novos, vindo na comunidade e conversando com a população”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, durante o ato simbólico de entrega em Massaranduba.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Cidade

Linhas de Cajazeiras são modificadas a partir deste sábado (22) 

A medida visa dar maior eficiência ao deslocamento dos usuários e reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus

Publicado

em

Os usuários que utilizam o transporte nas regiões de Cajazeiras XI e Boca da Mata devem ficar atentos às alterações em linhas de ônibus que
Foto: Bruno Concha/Secom PMS 

Os usuários que utilizam o transporte nas regiões de Cajazeiras XI e Boca da Mata devem ficar atentos às alterações em linhas de ônibus que acontecem a partir deste sábado (22). A medida visa dar maior eficiência ao deslocamento dos usuários e reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus. 

As linhas 1420 – Boca da Mata x Pituba e 1436 – Cajazeiras XI x Pituba, assim como as linhas-filhas 142002 – Boca da Mata x Shopping da Bahia, 142003 – G. Barbosa / Shopping da Gente x Shopping da Bahia, 143601 – Estação Pituaçu x Cajazeiras 11 e 143602 – Cajazeiras 11 x Shopping da Bahia terão o atendimento seccionado no Shopping da Bahia. Para chegar à região da Pituba, os usuários deverão integrar com o BRT na Estação Rodoviária, utilizando a linha B3 – Rodoviária x Pituba via Caminho das Árvores / Paulo VI. 

Não haverá alteração no trajeto em nenhuma das linhas até o Shopping da Bahia, permanecendo o mesmo itinerário que já é realizado regularmente. Além disso, o código das linhas também será modificado. A linha 1420 e linhas-filhas passarão a ter código 1419 – Boca da Mata x Shopping da Bahia, e as de código 1436 passarão a circular com o código 1468 – Cajazeiras XI x Shopping da Bahia. 

Continue Lendo

Cidade

Prefeitura entrega 20 novos ônibus climatizados a partir desta sexta (21)

Os veículos vão atender os bairros de Massaranduba, Alto do Coqueirinho, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Alto do Cabrito

Publicado

em

Os usuários que utilizam o transporte público em Salvador poderão contar, a partir desta sexta-feira (21) com ônibus novos e climatizados
Foto: Bruno Concha/Secom PMS 

Os usuários que utilizam o transporte público em Salvador poderão contar, a partir desta sexta-feira (21) com ônibus novos e climatizados para as linhas que atendem os bairros de Massaranduba, Alto do Coqueirinho, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Alto do Cabrito. Ao todo serão entregues 20 ônibus que irão operar em oito linhas. 

Nesta sexta-feira serão entregues seis veículos, no final de linha de Massaranduba, que irão operar nas linhas 0205 – Massaranduba x Forte de São Pedro, 0208 – Massaranduba x Lapa, 0214 – Massaranduba x Estação BRT Hiper e 1648 – Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato. 

Na segunda-feira (24) serão entregues mais dez veículos para os bairros de Santa Cruz e Vale das Pedrinhas, a partir das 8h, na estação BRT Pedrinhas. Estes ônibus climatizados irão operar nas linhas 0713 – Santa Cruz x Calçada / Bonfim, 0720 – Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa e 0718 – Vale das Pedrinhas x Lapa. Já na terça (25), a comunidade do Alto do Cabrito receberá mais quatro veículos, que irão atender a linha 1017 – Alto do Coqueirinho/Km 17 x Metrô Pituaçu. 

Os novos ônibus terão motor Euro VI, que emite menos poluentes, além de serem equipados com ar-condicionado e acessibilidade. Os veículos fazem parte da renovação de frota da cidade, e irão substituir os ônibus antigos que operavam nestas localidades. 

Continue Lendo

Mais Lidas