SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cultura

Capinan briga na Justiça para garantir hemodiálise

Um dos expoentes da Tropicália está brigando para ter seu direito assegurado por seu plano de saúde

Publicado

em

O poeta José Carlos Capinan, de 80 anos, um dos expoentes da Tropicália e autor de grandes clássicos como "Soy loco por ti, América" e "Viramundo",
Foto: Reprodução

O poeta José Carlos Capinan, de 80 anos, um dos expoentes da Tropicália e autor de grandes clássicos como “Soy loco por ti, América” e “Viramundo”, está brigando na justiça para ter o tratamento de hemodiálise garantido por seu plano de saúde. O compositor precisa fazer três sessões por semana.

Nesta terça-feira (14), a juíza Daniela Guimarães Andrade Gonzaga, da 18ª Vara de Relações de Consumo da Comarca de Salvador, concedeu uma liminar determinando um prazo de 24 horas para que o Bradesco Saúde autorize os procedimentos. Na semana passada, outra ordem judicial não foi cumprida pelo plano. O artista está internado desde maio no Hospital Aliança, na capital baiana.

Como a primeira decisão já havia sido desobedecida, a juíza arbitrou multa de R$ 1 milhão para o plano de saúde caso o tratamento não seja oferecido em 24 horas. A defesa de Capinan afirma que ele cumpriu todos os períodos de carência e pagamentos acertados com a operadora e, mesmo assim, teve negado o tratamento médico.

A primeira decisão liminar foi concedida pela juíza Lícia Pinto Fragoso Modesto, também da 18ª Vara de Relações de Consumo de Salvador. Ela entendeu que os autos demonstraram a probabilidade do direito alegado.

“O Código de Defesa do Consumidor estabelece que a saúde é direito básico do consumidor, tratando-se também de direito fundamental de que é titular o Autor (art. 6º, I, do CDC e art. 5º, XXXII, da CF/88)”, escreveu.

ANÚNCIO
Anúncios

A magistrada explica ainda que a Lei 9.656/98 também pode ser aplicada no caso. O artigo 35-C da normativa determina que em situações de emergência o plano de saúde arque com as despesas integrais do tratamento necessário ao restabelecimento da saúde do paciente, não podendo este ser submetido a limitações ainda que por questões de ordem econômica.

Para poder se tratar em casa, Capinan depende que o Bradesco Saúde autorize a hemodiálise. Segundo Bete Capinan, ex-mulher do compositor, ele não pode sobreviver sem o tratamento, já que sofre de insuficiência renal.

2 de Julho

Camaçari recebe fogo simbólico do 2 de Julho

O roteiro simbólico também passou pelos municípios de Mata de São João e Dias d’Ávila

Publicado

em

Pelo terceiro ano consecutivo o município de Camaçari participa do roteiro da passagem do Fogo Simbólico em comemoração às lutas que resultaram na Independência do Brasil na Bahia no 2 de julho de 1823. Para este ano o tema escolhido foi “Camaçari é Recôncavo Norte”, recebendo o Fogo Simbólico no incício da tarde desta segunda-feira (30) após sua passagem pelos municípios de Mata de São João e Dias d’Ávila. 

O trajeto no município começou na rotatória entre a BA-512 e a Via Axial, na entrada da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e seguiu em direção à Prefeitura Municipal de Camaçari, ponto de concentração do ato simbólico, passando por algumas das principais ruas do distrito sede do município. 

Para o historiador e escritor Diego Copque, sem a história e o estudo historiográfico não seria possível esse momento de resgate e reparação histórica. “Ressaltando que 200 anos se passaram da consolidação da independência do Brasil na Bahia para que nós pudéssemos reivindicar essa reparação histórica”, explicou.  

Após as respectivas homenagens de algumas das autoridades presentes no ponto de concentração na prefeitura, o Fogo Simbólico continuou sua jornada em direção ao município de Lauro de Freitas, por onde passará até chegar em Simões Filho, para finalmente chegar ao bairro do Pirajá, em Salvador, e se integrar ao circuito tradicional do desfile do 2 de Julho. 

Continue Lendo

Cultura

Bom Jesus da Lapa celebra a tradicional Festa de São Pedro

A programação reuniu diferentes estilos musicais e atraiu uma multidão à Praça do Cruzeiro 

Publicado

em

Às margens do Velho Chico e com um santuário cravado numa gruta centenária, o município de Bom Jesus da Lapa não é chamado de
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Às margens do Velho Chico e com um santuário cravado numa gruta centenária, o município de Bom Jesus da Lapa não é chamado de “Capital Baiana da Fé” à toa. Com aproximadamente 70 mil habitantes e cerca de 2 milhões de visitantes por ano, a cidade é destino certo de quem busca renovar a fé e aproveitar os festejos juninos. Nesta segunda-feira (30), a cidade recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues, na tradicional Festa de São Pedro, na Praça do Cruzeiro. Antes dos festejos, Jerônimo entregou equipamentos e participou da missa em homenagem ao fundador do santuário, Pe. Francisco da Soledade no Santuário Bom Jesus da Lapa. 

Durante sua participação, Jerônimo destacou a importância do apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo (Setur) na realização da festa e o fortalecimento do turismo. “Tivemos agora, por exemplo, o Pedrão em Eunápolis, o Itapedro em Itabuna, eventos em Ipiaú e, hoje, estamos aqui em Bom Jesus da Lapa, com muita alegria. As pessoas costumam associar a cidade apenas à Romaria, que é um marco, mas Bom Jesus da Lapa é muito mais do que isso. O Estado está aqui para garantir que elas continuem fortes, movimentando a economia e reforçando a cultura popular do nosso estado”, disse o governador. 

A programação da noite do “São Pedro na Lapa” reuniu diferentes estilos musicais e atraiu uma multidão à Praça do Cruzeiro. Entre os destaques, o cantor Wesley Safadão agitou o público com seus principais sucessos, enquanto a dupla Hugo e Guilherme trouxe romantismo ao palco com o repertório de sertanejo universitário.  

“Bom Jesus da Lapa já é uma referência nacional no turismo religioso católico, por conta de ser um dos maiores destinos do país de Romaria. Mas agora, com as ações desenvolvidas pela Prefeitura e o Governo do Estado, nós também tornamos a cidade uma referência nos festejos culturais, reverenciando São Pedro. É na Bahia que nós temos os maiores festejos juninos”, pontuou o secretário de Turismo, Mauricio Bacelar. 

A Festa de São Pedro é uma das muitas celebrações que colocam Bom Jesus da Lapa no mapa do turismo baiano o ano inteiro. “Muito feliz de ter aqui o governador Jerônimo, o governador que tem compromisso com os baianos, com as baianas e em duas pautas importantes. Primeiro visitando o Santuário de Bom Jesus da Lapa que é símbolo de fé e devoção em todo o estado da Bahia. Recebemos muitos turistas e a vinda do governador, do secretário de turismo aqui, reforça essa nossa liderança no setor turístico que gera emprego e renda para a nossa cidade”, falou o prefeito da cidade, Eures Ribeiro. 

ANÚNCIO
Anúncios

“Estava bem ansiosa para ver Safadão. Festa bastante organizada, atrações maravilhosas e o prefeito de parabéns. Sem falar no nosso governador que esteve aqui e ficamos felizes”, acrescentou a moradora de Bom Jesus da Lapa, Mariana Dias. 

Continue Lendo

2 de Julho

Lula e Jerônimo participam das celebrações da Independência da Bahia

O presidente se junta à caminhada na altura do Convento da Soledade, após a passagem dos carros da Cabocla e do Caboclo

Publicado

em

um dos mais importantes atos de afirmação da soberania brasileira. A cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Nesta quarta-feira (2 de Julho), o governador Jerônimo Rodrigues participa das comemorações pelos 202 anos da Independência da Bahia, data histórica marcada por um dos mais importantes atos de afirmação da soberania brasileira. A cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa pelo quarto ano consecutivo.

A programação será iniciada às 8h, com o tradicional hasteamento das bandeiras, seguido da deposição de flores no monumento ao General Labatut. Em seguida, será realizada a entrega simbólica dos carros emblemáticos da Cabocla e do Caboclo, além do pronunciamento do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), professor Joaci Góes. O presidente Lula se junta à caminhada na altura do Convento da Soledade, após a passagem dos carros da Cabocla e do Caboclo pelo local, e o governador Jerônimo acompanha o cortejo cívico até o Pelourinho.

Continue Lendo

Mais Lidas