SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Esporte

Atleta de 70 anos é destaque no circuito de águas abertas

Dona Anita fez a prova de 3 km em um tempo de 1 hora e 15 minutos, que a levou ao lugar mais alto do pódio

Publicado

em

Uma atleta especial tem chamado a atenção de outros atletas e de visitantes da Arena Aquática de Salvador, no bairro da Pituba. Trata-se de
Fotos: Jefferson Peixoto/SecomPMS

Uma atleta especial tem chamado a atenção de outros atletas e de visitantes da Arena Aquática de Salvador, no bairro da Pituba. Trata-se de Anita Matos Santana, conhecida como Dona Anita. A nadadora tem 70 anos e, no último dia 6, foi medalhista de ouro na 4ª etapa do Circuito Baiano de Águas Abertas, na Península de Maraú.

A nadadora participou do campeonato pela categoria Sênior J, onde a competição é concorrida por atletas com mais de 70 anos. Na ocasião, ela fez a prova de 3 km em um tempo de 1 hora e 15 minutos, sendo o melhor tempo da prova na categoria concorrida, o que a levou ao pódio tão desejado e concorrido.

“Só pelo fato de ter participado da competição, eu já estava me sentindo uma vencedora, mas eu sabia que poderia ir além. Meu objetivo era ter um bom desempenho e ficar entre os três melhores. Com muito esforço, alcancei esse objetivo e fiquei em primeiro lugar. Não foi fácil, mas eu consegui”, disse Anita.

Nascida em Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, a aposentada se mudou para Salvador aos 10 anos, em busca de melhores condições de estudos. O interesse pela natação veio anos mais tarde. Aos 45 anos, a aposentada despertou o interesse pelo esporte após matricular e acompanhar seus filhos nas aulas de natação.

No ano de 2019, Anita Matos viu a oportunidade de participar do processo seletivo e fazer parte do quadro de atletas da Arena Aquática de Salvador. “Foi uma sensação de muita felicidade. Eu fiz a inscrição e aguardei todas as fases do processo de seleção. Na fase seletiva final, fiz uma prova de 100 metros no tempo estipulado por eles, de cerca de dois minutos, e passei”.

A atleta tem grandes referências de nadadores baianos como Allan do Carmo e Ana Marcela. Anita já participou de grandes campeonatos nacionais e internacionais, como na Colômbia e nos Estados Unidos. A atleta, que participa de outras competições esportivas como a corrida, já tem um novo objetivo: participar do campeonato aquático de Dubai em 2022.

Mais medalha

Outro atleta da Arena Aquática também se destacou na competição. O engenheiro Eduardo São Pedro Alves, 47 anos, que teve sempre interesse por atividades físicas, participou do circuito baiano e ficou em terceiro lugar na categoria Sênior E, de prova rápida de 1 km. “A maré estava bastante forte. Não foi uma prova fácil, mas conseguimos ficar entre os três primeiros colocados, e isso já se torna bastante gratificante”.

Preparação

Há cerca de dois anos trabalhando na Arena, o treinador da equipe de base, Tiago Alves, destacou o desempenho dos dois nadadores medalhistas. “Não é uma novidade para a equipe. Dona Anita e Eduardo são dois atletas que se dedicam bastante e estão sempre participando dos treinamentos”.

A cada treino, os atletas realizam trabalhos de mobilidade de força e treinamentos técnicos na piscina, para melhoria das próprias habilidades. Os exercícios são realizados na piscina da Arena e também no mar.

Esporte

CBF terá de realizar novas eleições

Justiça torna nulas as alterações nas regras eleitorais da entidade e determina que nova assembleia seja realizada em um prazo de 30 dias

Publicado

em

nessa terça-feira (30), os efeitos da decisão judicial que determinou a realização de novas eleições para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Justiça do Rio restabeleceu, nessa terça-feira (30), os efeitos da decisão judicial que determinou a realização de novas eleições para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por dois votos a um, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça foi favorável ao recurso de agravo interno interposto pelo Ministério Público do Rio Janeiro (MPRJ). A ação civil pública, ajuizada pelo MPRJ em 2017, demonstrou que a entidade desrespeitou a Lei 9.615 (Lei Pelé), ao realizar assembleia para reforma estatutária, no dia 23 de março de 2017, sem respeitar a convocação obrigatória dos representantes dos clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Efetivamente, tornam-se nulas as alterações nas regras eleitorais da entidade. Com isso, de acordo com a Justiça, uma nova assembleia deverá ser realizada, em um prazo de 30 dias, para a discussão desses assuntos. Além das 27 federações, terão de ser convocados os clubes integrantes do Colégio Eleitoral: os da primeira divisão, na forma do Artigo 22, Parágrafo 4º, I e II, do Estatuto de 2015, que estava em vigor à época – a inclusão dos de segunda divisão se deu justamente por causa da modificação eleitoral ocorrida em março de 2017.

Manobra

Para o MPRJ, a CBF realizou uma manobra para aprovar o novo estatuto, prevendo critério diferenciado de valoração de votos que impede os clubes de constituírem maioria nas eleições.  De acordo com a ação, na assembleia deliberativa os clubes da segunda divisão ganharam poder de voto (peso 1). Porém, uma cláusula passou a definir que nas assembleias gerais de natureza eleitoral, cada voto das federações filiadas tem peso três. Já os votos dos clubes da primeira divisão passaram a ter peso dois. Antes, todos tinham peso um.

De acordo com a ação, com a inclusão dos times da Série B, adequando-se, enfim, o Estatuto da CBF aos preceitos da Lei Pelé, pela primeira vez, os clubes de futebol, poderiam alcançar maioria de votos, frente às federações e, assim, incrementar a participação na gestão do esporte. Se as alterações no valor dos votos não tivessem sido adotadas, os 20 clubes da primeira divisão, somados aos 20 da segunda divisão, atingiriam o total de 40 votos. Enquanto isso, as federações permaneceriam com 27.

Continue Lendo

Esporte

Djokovic deve perder grand slam por não estar vacinado

Os organizadores do Aberto da Austrália disseram que todos os jogadores terão que estar imunizados para participar

Publicado

em

É improvável que Novak Djokovic jogue o Aberto da Austrália se as regras sobre a vacinação contra Covid-19 não forem relaxadas, disse o pai do número 1 do mundo, Srdjan Djokovic.

Os organizadores do primeiro grand slam do ano disseram que todos os jogadores terão que ser vacinados para participar.

Djokovic até agora se recusou a revelar se está vacinado e seu pai disse à TV Prva da Sérvia que a posição do órgão regulador do tênis na Austrália sobre os jogadores serem vacinados era equivalente a “chantagem”.

“No que diz respeito às vacinas e não vacinas, é direito pessoal de cada um de nós sermos vacinados ou não. Ninguém tem o direito de entrar em nossa intimidade”, disse Srdjan ao site de notícias B92, citando Srdjan.

Djokovic conquistou nove títulos de grand slam em Melbourne Park, incluindo o torneio deste ano, e compartilha o recorde de 20 títulos de grand slam masculino com Roger Federer e Rafael Nadal.

Nadal confirmou que vai jogar no Melbourne Park em janeiro, mas Federer vai perder o torneio por estar em recuperação de outra cirurgia no joelho.

O Aberto da Austrália começa em 17 de janeiro.

Continue Lendo

Esporte

Palmeiras conquista terceira Libertadores

Com a conquista, o Verdão vai ter mais uma chance de conquistar seu primeiro Mundial de Clubes da Fifa

Publicado

em

O Palmeiras conquistou seu terceiro título da Libertadores ao vencer o Flamengo por 2 a 1, no Estádio Centenário, em Montevidéu-URU. O Verdão
Deyverson, o predestinado, marcou o gol decisivo que deu o título ao Verdão

O Palmeiras conquistou seu terceiro título da Libertadores ao vencer o Flamengo por 2 a 1, no Estádio Centenário, em Montevidéu-URU. O Verdão saiu na frente com Raphael Veiga, logo aos quatro minutos. O Rubro-Negro empatou com Gabigol, levando o jogo para prorrogação. Foi aí que brilhou a estrela de Deyverson, que aproveitou falha de Andreas Pereira, no início do primeiro tempo da etapa complementar e marcou o gol decisivo.

Agora, o Palmeiras faz parte da seleta lista de clubes brasileiros que conquistaram três vezes a Libertadores, ao lado de Grêmio, Santos e São Paulo. Além da taça na atual temporada, o Verdão foi campeão nas edições de 1999 e 2020.

Com a conquista da Libertadores, o Palmeiras vai ter mais uma chance de conquistar seu primeiro Mundial de Clubes da Fifa. O torneio será disputado nos Emirados Árabes Unidos, provavelmente em meados de fevereiro. A data oficial será divulgada nesta segunda-feira (29), no mesmo dia em que será realizado o sorteio dos confrontos, que será disputado também por Chelsea, Al Hilal, Al Ahly, Monterrey, Auckland City e Al Jazira.

Continue Lendo

Mais Lidas