SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Esporte

Atleta de 70 anos é destaque no circuito de águas abertas

Dona Anita fez a prova de 3 km em um tempo de 1 hora e 15 minutos, que a levou ao lugar mais alto do pódio

Publicado

em

Uma atleta especial tem chamado a atenção de outros atletas e de visitantes da Arena Aquática de Salvador, no bairro da Pituba. Trata-se de
Fotos: Jefferson Peixoto/SecomPMS

Uma atleta especial tem chamado a atenção de outros atletas e de visitantes da Arena Aquática de Salvador, no bairro da Pituba. Trata-se de Anita Matos Santana, conhecida como Dona Anita. A nadadora tem 70 anos e, no último dia 6, foi medalhista de ouro na 4ª etapa do Circuito Baiano de Águas Abertas, na Península de Maraú.

A nadadora participou do campeonato pela categoria Sênior J, onde a competição é concorrida por atletas com mais de 70 anos. Na ocasião, ela fez a prova de 3 km em um tempo de 1 hora e 15 minutos, sendo o melhor tempo da prova na categoria concorrida, o que a levou ao pódio tão desejado e concorrido.

“Só pelo fato de ter participado da competição, eu já estava me sentindo uma vencedora, mas eu sabia que poderia ir além. Meu objetivo era ter um bom desempenho e ficar entre os três melhores. Com muito esforço, alcancei esse objetivo e fiquei em primeiro lugar. Não foi fácil, mas eu consegui”, disse Anita.

Nascida em Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, a aposentada se mudou para Salvador aos 10 anos, em busca de melhores condições de estudos. O interesse pela natação veio anos mais tarde. Aos 45 anos, a aposentada despertou o interesse pelo esporte após matricular e acompanhar seus filhos nas aulas de natação.

No ano de 2019, Anita Matos viu a oportunidade de participar do processo seletivo e fazer parte do quadro de atletas da Arena Aquática de Salvador. “Foi uma sensação de muita felicidade. Eu fiz a inscrição e aguardei todas as fases do processo de seleção. Na fase seletiva final, fiz uma prova de 100 metros no tempo estipulado por eles, de cerca de dois minutos, e passei”.

ANÚNCIO
Anúncios

A atleta tem grandes referências de nadadores baianos como Allan do Carmo e Ana Marcela. Anita já participou de grandes campeonatos nacionais e internacionais, como na Colômbia e nos Estados Unidos. A atleta, que participa de outras competições esportivas como a corrida, já tem um novo objetivo: participar do campeonato aquático de Dubai em 2022.

Mais medalha

Outro atleta da Arena Aquática também se destacou na competição. O engenheiro Eduardo São Pedro Alves, 47 anos, que teve sempre interesse por atividades físicas, participou do circuito baiano e ficou em terceiro lugar na categoria Sênior E, de prova rápida de 1 km. “A maré estava bastante forte. Não foi uma prova fácil, mas conseguimos ficar entre os três primeiros colocados, e isso já se torna bastante gratificante”.

Preparação

Há cerca de dois anos trabalhando na Arena, o treinador da equipe de base, Tiago Alves, destacou o desempenho dos dois nadadores medalhistas. “Não é uma novidade para a equipe. Dona Anita e Eduardo são dois atletas que se dedicam bastante e estão sempre participando dos treinamentos”.

ANÚNCIO
Anúncios

A cada treino, os atletas realizam trabalhos de mobilidade de força e treinamentos técnicos na piscina, para melhoria das próprias habilidades. Os exercícios são realizados na piscina da Arena e também no mar.

Esporte

Famílias viajam de todo o país para acompanhar seus atletas na Copa 2 de Julho 

Minas Gerais, Itabuna, Santo Antônio de Jesus; pais viajam para apoiar seus filhos na competição 

Publicado

em

capital baiana ou até de outro estado. Mas, o fato é que os pais dos atletas da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15
Foto: Ascom Sudesb

Podem ser seis horas de viagem ou até 18, de um município vizinho da capital baiana ou até de outro estado. Mas, o fato é que os pais dos atletas da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 topam qualquer distância para ver seus filhos. A expectativa dos familiares é que os filhos sigam longe na competição e que a hora pra voltar para casa demore.  

Vindo de Minas Gerais, Danilo Dias, pintor e pai do atleta Miguel Barros do sub-15 do Atlético Mineiro, diz que costuma acompanhar seu filho nas competições sempre que possível. Para Danilo, esse suporte da família – além do pai, a mãe, irmão e irmã também vieram pra Bahia – é positivo para o rendimento do filho em jogo.  

“A gente sabe que nos campeonatos fora os meninos contam muito com a ajuda dos familiares. Isso ajuda dentro e fora de campo. Deixa-os mais confiantes. Por isso, sempre que temos oportunidade procuramos acompanhar ele assim de perto”, comenta.  

Interior da Bahia 

Não é só gente de fora da Bahia que veio acompanhar seus filhos na competição. A professora Karina Silva, do município de Santo Antônio de Jesus, veio acompanhar seu sobrinho João, que é lateral esquerdo do Dom Macedo na Copa 2 de Julho. São apenas duas horinhas de viagem da cidade baiana para Salvador e a família fez esse translado numa van, com a avó, mãe, pai, tia e outros familiares do jovem.  

Torcedora da Seleção Brasileira e do Vitória, é com seu sobrinho em campo, que Karina tem mais emoções. “Fico mais nervosa quando meu sobrinho está jogando. Na verdade, como tia, fico muito feliz, né? Porque é uma emoção. Para ele é uma felicidade porque ele se realiza no campo. E a gente também, fora do campo, a gente também se realiza, porque vê ele feliz. Coração transborda de alegria”, comenta. A alegria é tanta que Karina se exalta enquanto torce.  

ANÚNCIO
Anúncios
Torcida de Itabuna 

O time de Itabuna é um dos clubes da Bahia com torcida presente na Copa 2 de Julho. O administrador de empresas, Djavan Batista, fez uma viagem de mais ou menos seis horas para acompanhar seu filho na disputa. O alvo de tanta torcida é o ponta direita, camisa 11, Antônio Alexandre. “Ver ele jogar me emociona e me engrandece também, sabe? Sou fã do meu filho e adoro ver ele jogar”, diz.  

Mesmo com tanto sentimento envolvido, Djavan não exime Antônio de críticas e é o tipo de torcedor que se exalta, reclama, crítica, mas tudo com carinho, com intenção de trazer melhora. “Grito, desabafo, cobro muito, tudo dentro das limitações e com carinho. Grito da torcida ‘não é assim’, ‘por que fez isso?’ e mais”, fala. Isso tudo acontece, porque o pai diz ficar com o coração apertado ao ver o filho em campo.  

O município da Bahia também trouxe outros torcedores que não estão diretamente relacionados aos jogadores que estarão em campo, mas que vieram para a Copa 2 de Julho apoiar o clube. O gerente de vendas, Ricardo Oliveira, veio com um comboio de toda família para acompanhar o clube do município no qual seu filho já jogou. “É uma experiência maravilhosa”, ressalta. Apesar de flamenguista, Ricardo diz que hoje seu coração é do time de Itabuna por conta de seu filho. 

A Copa 2 de Julho segue com a última rodada da fase de grupos neste domingo, 06. A fase mata-mata inicia na terça-feira, 08, com as oitavas de final e segue com as quartas, semis e final, respectivamente, na quarta-feira, 09, na sexta-feira, 11, e no domingo, 13. O maior torneio sub-15 do país conta com 280 equipes na sua 15ª edição, com o histórico de revelação de grandes talentos e a organização do Governo do Estado, pr meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Esporte

Baiano assume liderança do ranking mundial de bodyboarding

Uri Valadão foi vice-campeão da terceira etapa do World Bodyboarding Tour e assumiu a primeira colocação do circuito

Publicado

em

O surfista de bodyboarding, Uri Valadão, foi vice-campeão da terceira etapa do World Bodyboarding Tour e com esse resultado
Foto: Arquivo pessoal

O surfista de bodyboarding, Uri Valadão, foi vice-campeão da terceira etapa do World Bodyboarding Tour e com esse resultado assumiu a liderança do circuito. A terceira etapa da competição aconteceu em Iquique, no Chile, durante a última semana, e o surfista baiano Gabriel Braga também se destacou, com o posto de terceiro lugar na disputa, que terminou na última segunda (23).

Ambos os atletas viajaram para a prova com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A expectativa é grande sobre os dois atletas. Uri Valadão conta em seu histórico com o título mundial conquistado em 2008, enquanto Gabriel foi o melhor brasileiro no ranking mundial nos últimos dois anos e é apoiado pelo programa FazAtleta.

“Muito feliz com esse grande resultado em um dos eventos mais difíceis de chegar na final. Foi um evento de muita superação. Mas, valeu todo esforço e dedicação! Agora, após esses três grandes eventos e com a liderança do ranking mundial, já posso dizer que a disputa de título se tornou mais realidade. Incrível como a Sudesb e o Governo do Estado me abraçaram e apostaram em mim. Sou muito grato por isso”, pontua Uri.

Na primeira etapa do circuito deste ano, no Marrocos, Uri se sagrou campeão do torneio com duas notas 10 e uma grande virada contra o francês Pierre Louis Costes, vice-campeão. Já Gabriel conquistou a terceira colocação no Marrocos e o nono lugar na segunda etapa em Itacoatiara, no Rio de Janeiro, onde Uri foi 17º lugar.

“Fiquei muito feliz de voltar a subir no pódio aqui no Chile, ainda mais em uma etapa tão importante do circuito mundial. Esse resultado me dá ainda mais confiança para as próximas disputas da temporada. Meu foco agora é seguir evoluindo e buscando consistência nas etapas que ainda vêm por aí. Ter o apoio frequente da Sudesb faz toda diferença. É um suporte fundamental para que a gente consiga se manter competitivo internacionalmente, representando bem a Bahia e o Brasil”, comenta Gabriel

ANÚNCIO
Anúncios

O circuito da International Bodyboarding Corporation (IBC) da categoria principal masculina segue em 2025 para Sintra, em Portugal, entre os dias 3 e 7 de setembro; e em Gran Canaria, na Espanha, entre 11 e 25 de outubro.

Continue Lendo

Esporte

Arena Aquática Salvador inscreve para hidroginástica e natação nesta terça (10)

O sorteio eletrônico ocorrerá na sexta-feira (13) e a lista dos mais de 1,2 mil contemplados será divulgada no site da Arena Aquática Salvador

Publicado

em

Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) abre inscrições para aulas de natação e hidroginástica na Arena Aquática Salvador, na Pituba.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) abre inscrições para aulas de natação e hidroginástica na Arena Aquática Salvador, na Pituba. O cadastro é gratuito e pode ser realizado entre esta terça (10) e a quinta-feira (12), exclusivamente pelo site http://arenaaquatica.salvador.ba.gov.br.

O sorteio eletrônico ocorrerá na sexta-feira (13) e a lista dos mais de 1,2 mil contemplados será divulgada no site da Arena Aquática Salvador. Os sorteados, receberão um e-mail, informando a lista de documentos e data que devem comparecer para efetivar a matrícula.

O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, ressalta que a Arena Aquática Salvador não promove apenas a prática esportiva e o lazer, mas também fortalece os valores da inclusão e da cidadania, ao integrar as duas missões fundamentais da Secretaria: a promoção do esporte e a inclusão social. “Em um único espaço, acolhemos pessoas de todas as idades, oriundas de diferentes regiões da cidade, incluindo pessoas com deficiência. Através do sorteio, priorizando o acesso democrático, adotamos um sistema de inscrições aberto a todos, garantindo igualdade de oportunidades para os interessados”, declara.

As aulas acontecem nos três turnos, das 6h às 18h, com duração média de 45 minutos, dois dias por semana, de segunda a sexta, com periodicidade de um ano. Para se inscrever nas aulas de hidroginástica é necessário ter, no mínimo, 18 anos. Já para as aulas de natação, podem participar pessoas a partir dos seis anos. Todas as informações podem também ser conferidas no site.

Estrutura

Com 15 mil m² de área, a Arena Aquática Salvador abriga a piscina olímpica (50×25 metros). O equipamento foi utilizado no Estádio Aquático de Esportes Olímpicos, onde foram realizadas as disputas de medalhas da natação nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas