SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Atividade na Pedra de Xangô celebra o combate à intolerância religiosa

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é uma homenagem a Mãe Gilda de Ogum, que faleceu no dia 21 de janeiro de 2000

Publicado

em

Combate à Intolerância Religiosa. Para destacar a data, uma atividade será realizada no Parque Pedra de Xangô, a partir das 9h,
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom 

Neste domingo (21), é celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Para destacar a data, uma atividade será realizada no Parque Pedra de Xangô, a partir das 9h, com um grande Xirê e ritual de plantio de baobá ao som do Afoxé Omorobá e do Samba das Obás. O evento, organizado por Mãe Diala, do Ilê Asè Baba Ulufan Alá, e Pai Josias do Ilê Asè Obá Paleomon, contará com a presença das Matriarcas da Pedra de Xangô. 

A Pedra de Xangô é um sítio natural sagrado afro-brasileiro, sede de uma Área de Proteção Ambiental e patrimônio cultural reconhecido pela Fundação Gregório de Mattos – FGM e patrimônio geológico de relevância nacional reconhecido pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM. O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é uma homenagem a Mãe Gilda de Ogum, do Ilê Axé Abassá de Ogum, localizado no Abaeté, que faleceu no dia 21 de janeiro de 2000, há 24 anos, em decorrência de problemas de saúde oriundos de agressões morais frutos da intolerância religiosa. 

A advogada, mestra e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Maria Alice Pereira da Silva, é autora do livro “Pedra de Xangô: um lugar sagrado afro-brasileiro”, que compôs o dossiê de tombamento da pedra enquanto laudo etnográfico. Ela lembra que, lamentavelmente, o espaço, como o primeiro no Brasil a ostentar o nome de um Orixá, tem sido alvo de diversos atos de racismo religioso e intolerância religiosa. 

“Dia 21 de janeiro não é dia de comemoração, mas de reflexão e mobilização pelo fortalecimento da luta contra o racismo religioso e intolerância religiosa. A Pedra de Xangô é um centro de convergência de diversos rituais privados, semipúblicos e públicos de uma gama de comunidades de terreiros que se comunicam e se conectam em rede. É, ainda, o lugar e a linha em que é tecida a teia dos terreiros de Salvador, tornando-se encruzilhada religiosa, comunitária e política do Povo de Terreiro da Cidade”, reforça a advogada. 

Clássicos da Sétima Arte

Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas acontece em Brasília

O evento reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028 e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas,
Foto: Henrique Raynal | CC

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Promovido pelo Governo Federal, o evento reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028, com uma programação voltada à capacitação e ao fortalecimento da governança municipal.

Antes da cerimônia de abertura, Jerônimo destacou a importância da parceria entre União, estados e municípios para o desenvolvimento das cidades e a implementação de políticas públicas. “A Bahia está aqui, reunida desde ontem, com a união dos prefeitos, a UPB [União dos Municípios da Bahia] se articulando, para avaliarmos o que podemos aproveitar de melhor nos programas do Governo Federal para o nosso estado”, afirmou o governador.

Apoio a todos

Em discurso no encontro, o presidente Lula reforçou que divergências políticas ou ideológicas não interferirão na relação entre o Governo Federal e os municípios. O presidente garantiu que nenhum gestor será prejudicado por não ter votado nele ou por não apoiar sua administração.

“Não haverá, em hipótese alguma, um banco, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BRB, o Basa ou o BNDES, deixar de atender aos interesses de um governador ou de uma cidade por questões ideológicas”, declarou ele.

Participação baiana

A presença expressiva de prefeitos baianos no evento reforçou o compromisso do Estado com o fortalecimento da gestão municipal. O encontro oferece mais de 170 atividades simultâneas, abordando temas como segurança pública, enfrentamento das mudanças climáticas, transição energética, saúde, educação e desenvolvimento regional. Além disso, os gestores municipais recebem orientações técnicas sobre financiamento, acesso a recursos federais e modelos inovadores de administração pública.

ANÚNCIO

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas segue até quinta-feira (13), promovendo debates e capacitações para garantir que os novos gestores municipais iniciem seus mandatos com planejamento estratégico e alinhamento às políticas públicas federais.

Continue Lendo

Cultura

Capoeira e gestão do Carnaval estão na pauta do Projeto Samba Vivo

O Shopping Piedade realiza duas rodas de conversas importantíssimas culturalmente nesta terça (11) e na quinta (13)

Publicado

em

culturalmente esta semana: a primeira, na terça-feira (11) sobre a importância da capoeira, manifestação cultural afro-
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Se aproximando do carnaval, o projeto Samba Vivo, do Shopping Piedade, realiza duas rodas de conversas importantíssimas culturalmente esta semana: a primeira, na terça-feira (11) sobre a importância da capoeira, manifestação cultural afro-brasileira, que mistura dança, esporte, música e cultura popular, reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Com o tema “Bloco da Capoeira no carnaval de Salvador”, a roda terá como convidados mestre Balão e mestre Tonho Matéria.

Já na quinta-feira (13), será a vez de discutir a gestão no carnaval de Salvador e fazer uma reflexão sobre o modelo de carnaval na cidade, circuitos de desfiles concomitantes, trios, blocos e camarotes. Para o bate-papo serão convidados, o Presidente do Bloco Vem Sambar, Jairo da Mata; o Coordenador Geral do Bloco Proibido Proibir, Luiz Cláudio; a Diretora do Bloco Pagode Total, Ariane Barreto e o Diretor do Bloco Alerta Prime, Diego Lopes.

Esta é 11ª edição do projeto Samba Vivo que já está na quinta semana.

Com edições anuais e gratuitas realizadas no piso L4 do Shopping Piedade, empreendimento certificado com o Selo da Diversidade Étnico-Racial, o projeto Samba Vivo começou este ano no dia 13/01 e vai até o dia 28/02.

Continue Lendo

Carnaval 2025

Setur-BA apoia iniciativas voltadas para inclusão, cultura e esporte

O Me Deixa à Vontade irá desfilar no sábado de Carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande), com 2,3 mil associados

Publicado

em

estimular o segmento, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) patrocina o bloco Me Deixe à Vontade, mantido há 31 anos
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

O Carnaval da Bahia é símbolo da diversidade e tem atraído cada vez mais pessoas com deficiência (PcD), que vêm de outros estados para curtir a festa em Salvador. Para estimular o segmento, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) patrocina o bloco Me Deixe à Vontade, mantido há 31 anos pela Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef). No último sábado (8), aconteceu o Baile da Inclusão, na sede da instituição, no Campo Grande, quando a cadeirante Eliete Teófilo foi eleita rainha do bloco. A primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, recebeu o título de madrinha da agremiação carnavalesca; e a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, foi nomeada embaixadora da Acessibilidade.

O Me Deixa à Vontade irá desfilar no sábado de Carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande), com 2,3 mil associados. “Recebemos pessoas com deficiência de todo o país para brincar em nosso bloco, mostrando que o turismo acessível está cada vez mais em alta. Agradecemos o apoio do Governo do Estado, para proporcionar boas experiências a esse público especial”, disse a presidente da Abadef, Silvanete Brandão.

“É gratificante para a Setur-BA manter essa parceria com a Abadef, na construção de avanços em políticas de inclusão, que refletem na qualificação dos serviços turísticos”, completou Giulliana Brito.

Ainda no sábado, a seletiva do Concurso da Rainha e Princesas do Carnaval de Salvador movimentou o Mercado do Rio Vermelho, mais conhecido como Ceasinha. Das 28 candidatas na disputa, 12 foram classificadas para a grande final, que será no dia 18 de fevereiro, no Fiesta Hotel. O evento tem o apoio da pasta estadual de turismo.

No domingo (9), a Península de Itapagipe sediou o GayMar, a primeira Parada Náutica LGBTQIAPN+ do Brasil, promovida pelo Instituto Por Elas, com o incentivo da Setur-BA. A programação incluiu passeio de barco da Ribeira até a Ponta de Humaitá, apresentações de DJs e iniciativas de sustentabilidade e economia criativa.

ANÚNCIO

“Estendi minha estadia em Salvador para participar da parada náutica e gostei muito. É minha primeira vez no Brasil e estou amando a Bahia”, relatou a turista espanhola Rosa Lopez, que visitou, também, Praia do Forte e Guarajuba, na Costa dos Coqueiros.

Cultura, esporte e religião

No último fim de semana, na capital, a Setur-BA apoiou o 5º Festival Cultural da Paz, no Pelourinho; a Badboycup de Jiujitsu, no Ginásio de Cajazeiras; e a chegada do Rally dos Mares, na Marina da Penha, a maior competição de moto aquática do país.

No interior, a secretaria incentivou a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Maragogipinho (Aratuípe); o Encontro de Cavaleiros (Camaçari); a Festa de Nossa Senhora de Lourdes (Ubaitaba); e o lançamento da edição 2025 da encenação da Paixão de Cristo (Esplanada).

Continue Lendo

Mais Lidas