SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

Apartamentos novos são entregues a famílias da comunidade dos Alagados

As chaves foram entregues pelo governador Rui Costa no conjunto habitacional construído em Massaranduba

Publicado

em

A história de Mônica Machado, 43 anos, é uma entre as 174 famílias da comunidade dos Alagados que receberam apartamentos novos
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Na parede da sala da nova casa, a foto da neta Sofia e, na lembrança, a antiga residência. “Morei na palafita, em cima da maré. Meu filho chegou a cair lá de cima”. A história de Mônica Machado, 43 anos, é uma entre as 174 famílias da comunidade dos Alagados que receberam apartamentos novos nesta terça-feira (11). As chaves foram entregues pelo governador Rui Costa no conjunto habitacional construído em Massaranduba. São 29 prédios em uma área totalmente pavimentada, com três praças, dois parques infantis, duas academias, um abrigo de resíduos sólidos, vagas de estacionamento, sistema de drenagem e de esgotamento sanitário.

O governador destacou que mais casas serão entregues até o fim do ano. “Nós temos mais casas para entregar, que serão construídas, inclusive para aquelas pessoas que sofreram com as chuvas. O Estado vai fazer um esforço extraordinário, porque teremos que remanejar o orçamento. A gente está estimando que vai chegar perto de quase 5 mil casas. Isso vai dar mais de R$ 350 milhões que não estavam inicialmente planejados no orçamento. Mas nós vamos ter que remanejar para poder atender essas pessoas que perderam as suas casas e devolver a elas um mínimo de dignidade, longe das áreas de alagamento”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Eures Ribeiro, ressaltou que o projeto tem como público-alvo as pessoas mais carentes. “Esse projeto visa estender a mão para quem mais precisa, e quem precisa são as pessoas que não têm onde morar. Só aqui são 174 casas, mas nós já temos mais casas cadastradas em um outro projeto. São mais 250 casas que estão praticamente prontas para serem entregues”.

Os apartamentos possuem dois quartos, sala e cozinha. Ao receber as chaves, Mônica Machado comemorou a segurança da nova moradia. “Como é que não fica feliz depois de 22 anos morando na maré? Isso aqui é um paraíso. Receber uma casa dessas é uma felicidade. É tudo de bom”.

Cidade

Vacinação contra Covid-19 prossegue em Salvador

Confira os locais e horários de imunização desta quarta (19) para todos os públicos, inclusive crianças

Publicado

em

A Prefeitura de Salvador inclui na vacinação infantil contra a Covid-19, desta quarta-feira (19), as crianças de 7 anos com comorbidades.
Foto: Bruno Concha/SecomPMS

A Prefeitura de Salvador inclui na vacinação infantil contra a Covid-19, desta quarta-feira (19), as crianças de 7 anos com comorbidades. Dois pontos fixos serão montados exclusivamente para acolhimento desse público, das 8h às 16h.

Outros dez pontos fixos continuarão contemplando as crianças com 10 e 11 anos de idade. Os menores de 5 a 11 anos com deficiência permanente (motora, auditiva, visual e intelectual) também seguem incluídos na estratégia, com três pontos funcionando exclusivamente para atendimento desses pequeninos. Todos devem ter o nome no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Documentação

No ato da vacinação deverão ser apresentadas original e cópia do documento de identificação da criança e cartão de vacina, e documento oficial de identificação com foto do pai ou mãe presente na vacinação. Para as crianças com comorbidades ou com deficiência permanente, é necessário levar também relatório médico atestando a condição de saúde.

No ponto de imunização deverá ser preenchido o Formulário de Vacinação. O documento também está disponível no site da SMS, podendo ser impresso, preenchido antecipadamente e apresentado no ponto de vacina, otimizando a imunização.

Caso a criança esteja acompanhada por representante maior de 18 anos, além dos documentos citados, o Formulário de Vacinação deverá ser impresso antecipadamente para preenchimento e coleta da assinatura do pai ou mãe do menor. No ato da vacina deverá ser apresentada também cópia do documento de identificação com foto do pai ou mãe que assinou o Formulário de Vacinação.

Confira os pontos de vacinação infantil
CRIANÇAS COM 10 E 11 ANOS

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), Clube de Periperi, USF Cajazeiras V, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque da Cidade (Itaigara), CSU Pernambués, USF Cambonas, UBS Marechal Rondon, USF Vale do Matatu e USF Parque de Pituaçu.

CRIANÇAS COM COMORBIDADES DE 7 A 11 ANOS

Pontos fixos: USF Beira Mangue e USF Zulmira Barros (Costa Azul).

CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA DE 5 A 11 ANOS

Pontos fixos: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Pituba (13 às 17h), ION – Instituto de Organização Neurológica da Bahia – Ondina e NACPC – Núcleo de Assistência à Criança com Paralisia Cerebral.

VACINAÇÃO GERAL

A 1ª dose estará suspensa para o público com idade igual ou superior a 12 anos nesta quarta-feira (19). Prossegue a aplicação da 2ª dose para os indivíduos enquadrados nos seguintes aprazamentos: Pfizer e Oxford até o dia 14/2/2022 e CoronaVac até 18/1/2022.

A 2ª dose da Janssen (dose de reforço) será apenas para aquelas pessoas que tomaram a primeira dose/dose única da Janssen até o dia 18/11/2021. Os postos funcionam das 8h às 16h e todos os cidadãos devem estar com o nome na lista do site da SMS para receber o imunizante.

A 3ª dose estará disponível para os imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose até 19/12/2021; para indivíduos com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 19/9/2021; e para gestantes e puérperas que tomaram a segunda dose até 18/8/2021, ou seja, a partir de cinco meses do recebimento da segunda dose.

Documentos

Os cidadãos devem levar o cartão de vacinação, cartão SUS e documento de identidade com foto. Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para a dose de reforço, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

Os menores de 18 anos deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior de idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade que pode ser feita manualmente.

As gestantes devem apresentar obrigatoriamente cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, deverão levar ainda uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

O serviço Vacina Express estará funcionando normalmente, com agendamento através do site Vacina Express.

Confira os pontos de vacinação geral
2ª DOSE OXFORD (APRAZADOS ATÉ 14/2/2022);
2ª DOSE CORONAVAC (APRAZADOS ATÉ 18/1/2022);
DOSE DE REFORÇO JANSSEN (PESSOAS QUE TOMARAM A 1ª DOSE DA JANSSEN ATÉ 18/11/2021)

Drive-thrus: Shopping Bela Vista (9h às 16h), Vila Militar (Dendezeiros) e Unijorge Paralela.
Pontos fixos: USF Jardim das Margaridas, Estação Mussurunga, USF João Roma (Jardim Nova Esperança) e USF Santa Mônica.

2ª DOSE PFIZER (APRAZADOS ATÉ 14/2/2022)
3ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (QUE RECEBERAM A 2ª DOSE ATÉ 19/12/2021)
3ª DOSE GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE RECEBERAM A 2ª DOSE ATÉ 18/8/2021)
3ª DOSE 18 ANOS OU MAIS (QUE RECEBERAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 19/9/2021)
3ª DOSE PACIENTES IMUNOSSUPRIMIDOS (QUE RECEBERAM A 2ª DOSE ATÉ 19/12/2021)

Drive-thrus: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Unijorge (Paralela), Shopping Bela Vista (9h às 16h) e Vila Militar (Dendezeiros)
Pontos fixos: USF Antônio Ribeiro Neiva (Arraial do Retiro), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Jardim das Margaridas, Estação Mussurunga, UBS São Cristóvão, USF Cajazeiras X, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Joanes Leste, USF Tubarão, USF Vista Alegre, USF Plataforma, Teotônio Vilela II, USF Sabino Silva, USF Santa Luzia, USF João Roma (Jardim Nova Esperança), Estação da Lapa, USF Terreiro de Jesus, USF San Martim I, USF San Martim III, USF Boa Vista de São Caetano e USF Curralinho.

Continue Lendo

Cidade

Furtos de grelhas e tampas de ferro causam prejuízos e riscos à população

Esses dispositivos fazem parte do sistema de drenagem de águas pluviais

Publicado

em

das quais uma média de 132 foi furtada. O diretor de Manutenção da Infraestrutura Urbana, Marcílio Bastos, afirma que o maior índice de furtos
Foto: Ascom/Seman

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) teve um prejuízo estimado em quase R$100 mil, no ano passado, apenas com o reassentamento de tampas em ferro fundido dos poços de visita e na reposição de grelhas de sarjeta em Salvador. Esses dispositivos fazem parte do sistema de drenagem de águas pluviais. As grelhas ajudam no escoamento das águas e impedem que objetos caiam nas galerias e ramais, e os poços de visita dão acesso às redes de serviço subterrâneo, córregos e rios canalizados e cobertos.

Ao todo, 865 tampas de ferro fundido foram assentadas em 2021, entre as quais cerca de 61 foram furtadas. O total de grelhas colocadas no mesmo período foi 879, das quais uma média de 132 foi furtada. O diretor de Manutenção da Infraestrutura Urbana, Marcílio Bastos, afirma que o maior índice de furtos ocorre na Península de Itapagipe (principalmente na região da Colina Sagrada, Humaitá e Praça Irmã Dulce) e na orla (principalmente no trecho de Itapuã).

O último furto registrado pela Seman ocorreu na Rua Nilo Peçanha, na última quinta-feira (13). A grelha foi reposta no dia seguinte pelas equipes. Uma grelha especial também está sendo encomendada para a Cidade Baixa, trecho próximo à praia da Ribeira, devido à reincidência do furto. O Largo do Bonfim, reformado há dois anos, também foi alvo recente da ação criminosa.

“Os furtos são mais recorrentes nessas áreas mais públicas. Nas áreas mais residenciais, a frequência é menor, porque os moradores tomam conta. Quando fazemos a substituição, nós pedimos ajuda aos moradores e comerciantes para auxiliarem na fiscalização e isso tem dado um resultado muito positivo. Por outro lado, a ação tem sido um grande desafio e merece uma atenção especial da Polícia Militar”, alerta Bastos.

Ele lembra que os furtos provocam prejuízos em diversos aspectos. “São dispositivos utilizados geralmente em áreas onde as pessoas transitam, seja caminhando, de bicicleta ou com veículo. Uma vez que um equipamento desse é furtado, o local se torna uma área de risco de acidentes. Outro problema é que a ausência dos dispositivos facilita a entrada de resíduos, provocando as obstruções no sistema e os alagamentos. Além disso, o valor que a Prefeitura investe na reposição é um valor público que poderia estar sendo investido em melhorias para a cidade”.

Solicitação

A população pode informar o furto e solicitar o reparo dos dispositivos através do telefone 156, do aplicativo Fala Salvador ou do portal Fala Salvador. O pedido pode ser feito também presencialmente nas Prefeituras-Bairro, com agendamento a ser feito pelo site Hora Marcada.

Continue Lendo

Cidade

Vacinação nesta terça (18) será apenas para 2ª dose e reforço

A 1ª dose está suspensa para todos os públicos acima dos 12 anos

Publicado

em

A vacinação para pessoas a partir dos 12 anos, nesta terça-feira (18) é exclusiva para 2ª dose e dose de reforço. É preciso ter o nome na
Foto: Ascom/SMS

A vacinação para pessoas a partir dos 12 anos, nesta terça-feira (18) é exclusiva para 2ª dose e dose de reforço. É preciso ter o nome na lista no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A 1ª dose está suspensa para todos os públicos acima dos 12 anos.

O esquema iniciará às 8h e encerrará às 16h. Poderão tomar a 2ª dose as pessoas que estiverem com os seguintes prazos:

  • Pfizer e Oxford: até o dia 13/2/2022
  • CoronaVac: até 17/1/2022
  • Janssen: até 17/1/2022

Já a dose de reforço está disponível para:

  • Imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose até 18/12/2021;
  • Pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 18/9/2021;
  • Gestantes e puérperas que tomaram a segunda dose até 17/8/2021.

O serviço do Vacina Express está funcionando normalmente.

Vacinação contra Covid-19 inclui crianças de 8 a 11 anos com comorbidades

Documentos

É preciso levar o cartão de vacinação, cartão SUS e documento de identidade com foto. Para recebimento da dose de reforço.

Os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para tomar o imunizante, sem prejuízo do prosseguimento do estudo ou pesquisa.

Os menores de 18 anos deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior de idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização.

No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

As gestantes devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. As puérperas (mulheres com neném há 45 dias), além da prescrição médica, deverão levar também uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

Confira os postos

2ª DOSE

Janssen (com primeira dose recebida até 17/11/2021) | CoronaVac (com aprazamento até 17/1/2022) | Oxford (com aprazamento até 13/2/2022):

Drive-thrus: Vila Militar (Dendezeiros), Unijorge (Paralela) e Shopping Bela Vista (9h às 16h).
Pontos fixos: USF Jardim das Margaridas, Estação Mussurunga, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança) e USF Santa Mônica.

Pfizer (com aprazamento até 13/2/2022):

Drive-thrus: Vila Militar (Dendezeiros), Unijorge (Paralela), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e Shopping Bela Vista (9h às 16h).
Pontos fixos: USF Antonio Ribeiro Neiva (Arraial do Retiro), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Jardim das Margaridas, Estação Mussurunga, UBS São Cristóvão, USF Cajazeiras X, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Joanes Leste, USF Tubarão, USF Vista Alegre, USF Plataforma, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), Estação da Lapa, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF San Martin I, USF San Martin III, USF Boa Vista de São Caetano e USF Curralinho.

DOSE DE REFORÇO

Pacientes imunossuprimidos (com 2ª dose recebida até 18/12/2021) | Pessoas com 18 anos ou mais (com 2ª dose recebida até 18/9/2021) | Gestantes e puérperas (com 2ª dose recebida até 17/8/2021)

Drive-thrus: Vila Militar (Dendezeiros), Unijorge (Paralela), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e Shopping Bela Vista (9h às 16h).
Pontos fixos: USF Antonio Ribeiro Neiva (Arraial do Retiro), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Jardim das Margaridas, Estação Mussurunga, UBS São Cristóvão, USF Cajazeiras X, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Joanes Leste, USF Tubarão, USF Vista Alegre, USF Plataforma, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), Estação da Lapa, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF San Martin I, USF San Martin III, USF Boa Vista de São Caetano e USF Curralinho.

Continue Lendo

Mais Lidas