Economia
Bets comprometem orçamento familiar das classes D e E
Os gastos com apostas esportivas já superam outros tipos de despesas como lazer, cultura e produtos pessoais

O gasto com apostas esportivas em plataformas online, as bets, está impactando o consumo de mercadorias e serviços, sobretudo das classes socioeconômicas de menor poder aquisitivo, e afetam a percepção da melhoria da economia brasileira, como o aumento da renda, do crescimento da ocupação e o controle inflacionário.
A avaliação é da empresa PwC Strategy& do Brasil Consultoria Empresarial Ltda, ligada à multinacional de auditoria e assessoria PricewaterhouseCoopers. De acordo com o economista e advogado Gerson Charchat, sócio e líder da Strategy& do Brasil, os gastos com apostas esportivas “já superam outros tipos de despesas discricionárias, como lazer, cultura e produtos pessoais, e até mesmo estão começando a impactar o orçamento destinado à alimentação. Esse desvio de recursos para as apostas exerce uma pressão considerável sobre a demanda por produtos essenciais, afetando a dinâmica da economia de forma geral.”
As apostas esportivas em plataformas explodiram no Brasil após a Lei nº 13.756 ser aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente Michel Temer no final de 2018. Daquele ano a 2023, os gastos com apostas aumentaram 419%.
A análise publicada da Strategy& do Brasil, baseada em dados secundários, assinala que a percepção da população de dificuldades financeiras cresceu cinco pontos percentuais entre 2022 e 2024. Hoje um quinto dos brasileiros dizem enfrentar dificuldades para pagar as suas contas todos os meses, ou não conseguem pagá-las na maioria das vezes.
Renda comprometida
Não há informação precisa sobre o número de empresas que administrem plataformas no Brasil e nem o volume de dinheiro arrecadado no negócio. Esses números só serão conhecidos após as bets obterem autorização do Ministério da Fazenda para exploração comercial da modalidade lotérica de apostas de quota fixa, e começarem a arrecadar tributos.
Os impactos e efeitos sobre a economia já haviam sido apontados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Segundo pesquisa de opinião feita para a entidade em maio, entre os que apostam, 64% reconhecem que utilizam parte da renda principal para tentar a sorte; 63% afirmam que tiveram parte da sua renda comprometida com as apostas online; e 23% deixaram de comprar roupa, 19% itens de mercado, 14% produtos de higiene e beleza, 11% cuidados com saúde e medicações.
Para a economista Ione Amorim, consultora do programa de serviços financeiros do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), “o problema escalou” e além da dimensão econômica, há erros na regulamentação, efeitos sociais e na saúde mental da população não estimados.
“Hoje a gente já tem uma realidade de suicídio, de destruição de lares, de endividamento, de pessoas que já perderam o emprego porque já envolveram tudo que tinham. De doenças mentais extremamente graves por conta dessas dependências, que leva a outra, quer dizer: a pessoa se endividou, e se perdeu, vai do jogo para o álcool, do álcool para as drogas e para o suicídio”, descreve Ione Amorim que já deu palestras sobre os impactos das apostas online até mesmo nas Forças Armadas.
Na avaliação da economista, a situação social e a desinformação tornam o público mais pobre mais vulnerável a correr riscos em apostas.
“Nós temos uma população com baixo nível de educação financeira. As pessoas já têm dificuldade de lidar com a sua realidade, de gastar dentro dos seus ganhos.”
Para ela, a situação socioeconômica de algumas famílias leva ao endividamento para garantir a sobrevivência, e as apostas se tornam um risco atrativo para, ocasionalmente, obter recursos e quitar compromissos.
Mas, segundo Ione é preciso estar atento: “o ganho fácil vai levar a pessoa a um ambiente onde pode haver perdas significativas”, ressalta a economista que também assinala que as apostas são intermediadas por sistemas com algoritmos.
“A pessoa está jogando contra uma máquina que foi programada. Então, ela vai ganhar eventualmente, mas vai perder muito mais do que vai ganhar.”
PL 2234
Ione Amorim acrescenta que os efeitos econômicos, sociais e de saúde mental ocasionados pelas plataformas eletrônicas de apostas esportivas em plataformas online podem ser potencializados com a aprovação do Projeto de Lei nº 2.234/2022, em tramitação no Senado, que autoriza a exploração em todo o território nacional de cassinos, bingos, jogo do bicho e aposta em corridas de cavalo.
A aprovação do PL, assim como da lei que autorizou as apostas nas bets, é defendida pela possibilidade de que os negócios gerem emprego, renda e tributos que podem custear políticas sociais. No caso das plataformas eletrônicas, em funcionamento há cinco anos, nenhum real foi arrecadado.
O recolhimento começará após autorização para exploração comercial pelo Ministério da Fazenda. A outorga será concedida, depois de avaliação técnica e legal, mediante o pagamento de R$ 30 milhões à União. O prazo para obter a permissão é até o final do ano.
A contabilidade de arrecadação de quem defende a legalização dos jogos não deduz as perdas da tributação que estão ocorrendo em outros setores em meio ao crescimento de gastos com aposta e também não dimensiona o aumento de despesas do Estado com segurança pública e com atendimento à saúde mental.
Fonte: Agência Brasil
Economia
A BYD está disponibilizando 508 vagas nas plataformas SineBahia e CIAT
A empresa também está em processo de contratação, via Gupy, de aproximadamente 500 empregados em julho e agosto

Das 3.000 vagas de emprego anunciadas pela BYD no dia 1o de julho para a sua fábrica de Camaçari, 508 posições já se encontram disponíveis na plataforma SineBahia (https://ba.gov.br/trabalho/sinebahia), e também aqui, além do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT), de Camaçari.
“A abertura da nossa linha de montagem de veículos em Camaçari exige a contratação de trabalhadores qualificados, e é isto o que estamos fazendo agora”, afirma Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.
Além do SineBahia e do CIAT as vagas criadas pela BYD podem ser acessadas a partir da plataforma digital Gupy (https://bydbrasil.gupy.io/).
Para concorrer às vagas de emprego por meio do SineBahia os interessados deverão comparecer à Casa do Trabalhador, em Salvador, que funciona na estação Pituaçu do metrô. Já para o CIAT de Camaçari, os candidatos devem se dirigir à sede da instituição na rua Costa Pinto, ao lado do Centro Comercial. Em ambos os lugares, deverão apresentar RG (carteira de identidade), carteira de trabalho (física ou digital), certificados dos cursos exigidos para a vaga de interesse e comprovante de residência para a realização do cadastramento.
Estão sendo oferecidas vagas para trabalho na área industrial e administrativa, em posições que exigem nível médio e superior.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
- Ajudante de Produção – 100 vagas
- Operador Logístico – 50 vagas
- Funileiro – 35 vagas
- Operador de Empilhadeira – 35 vagas
- Soldador – 35 vagas
- Eletricista – 32 vagas
- Operador de Robô – 25 vagas
- Mecânico – 25 vagas
- Ferramenteiro – 25 vagas
- Motorista categoria D – 15 vagas
- Piloto de Teste – 15 vagas
- Técnico em Mecatrônica – 15 vagas
- Técnico de Manutenção de Moldes – 15 vagas
- Analista de Comércio Exterior – 10 vagas
- Inspetor de Qualidade – 10 vagas
- Técnico de Segurança do Trabalho – 9 vagas
- Técnico de Laboratório Dimensional – 9 vagas
- Analista de PCP – 8 vagas
- Técnico de Reparo Automotivo – 8 vagas
- Motorista categoria E + MOPP – 8 vagas
- Operador Empilhadeira Reach Stacker – 7 vagas
- Analista de PCPM – 5 vagas
- Técnico de Medição/Metrologista – 5
- Almoxarife – 5 vagas
- Operador de máquina CNC – 2 vagas
Além dessas 508 vagas já disponibilizadas, a BYD está em processo de contratação de cerca de 500 trabalhadores recrutados pela Gupy, a serem integrados à empresa nos meses de julho e agosto. Os contratados ocuparão diversas funções nas áreas de produção, logística, qualidade, centro técnico, entre outros. Hoje a BYD já tem cerca de 1.000 empregados na fábrica de Camaçari.
A empresa estima que quando a fábrica de Camaçari estiver a plena carga serão gerados 20 mil empregos diretos e indiretos. “A contratação de mão de obra, aliada à demanda generalizada por prestação de serviços, representará um grande impulso para o desenvolvimento econômico do estado da Bahia, e, principalmente, de Camaçari”, assegura Baldy.
Economia
Governador autoriza reconstrução do Mercado do Peixe de Valença
O antigo e deteriorado edifício que foi construído em 1999 será demolido e dará lugar a um equipamento moderno

O governador Jerônimo Rodrigues e o presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, assinaram nesta sexta-feira (4), a ordem de serviço para iniciar a execução das obras de implantação do Centro Regional de Comercialização de Pescado do Baixo Sul, mais conhecido como Mercado do Peixe de Valença. O antigo e deteriorado edifício que foi construído em 1999 será demolido e dará lugar a um equipamento moderno, em que comerciantes passarão a trabalhar com melhores condições de higiene e de segurança.
A cerimônia contou ainda com a presença de inúmeras autoridades, como o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o prefeito Marcos Medrado, e o secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia, Pablo Barrozo.
As obras, que começam na próxima segunda-feira, 7, e deverão ser concluídas no prazo de 180 dias, ficarão a cargo da a IFC Engenharia, vencedora do terceiro edital de licitação realizado pela Bahia Pesca para a requalificação do espaço. O novo equipamento está orçado em 2.176.092,00, dos quais R$ 1.814.500,00 foram repassados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) através de recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Raimundo Costa, enquanto o Governo do Estado da Bahia aportou R$ 361.592,00 de contrapartida.
Com área total de 445m², o novo Mercado do Peixe de Valença contará com 34 boxes para comercialização de pescado, local para lavagem do pescado, depósito de gelo, loja de gelo, loja de isopor, depósito da administração, depósito de resíduos, sanitários e vestiário, além de estacionamento com 6 vagas e estação de tratamento de efluentes. Todos os espaços serão dotados de acessibilidade para pessoas com deficiência.
A requalificação do Mercado do Peixe de Valença irá promover a modernização da estrutura de comercialização do pescado, garantindo melhores condições de higiene e armazenamento dos produtos, beneficiando consumidores e comerciantes. A nova estrutura também favorece a preservação e a valorização das tradições culturais locais, com potencial para se transformar em mais um ponto turístico de Valença, atraindo o interesse de visitantes que buscam experiências autênticas e contato com a cultura local.
Economia
BYD apresenta primeiros veículos montados na Bahia
A fábrica começa com capacidade anual de produzir 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase

A Bahia deu mais um importante passo na liderança do setor de energias renováveis no Brasil. Com uma linha de montagem das mais modernas do mundo, a Fábrica da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, apresentou nesta terça-feira (1º) os primeiros veículos da gigante chinesa montados no país, os modelos Dolphin Mini e Song Pro.
A chegada da primeira unidade de produção da empresa chinesa em solo brasileiro foi resultado de uma ampla articulação feita pelos governos federal e estadual, com objetivo de garantir uma revolução tecnológica no setor automotivo nacional, por meio da transição energética.
Durante a cerimônia, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o marco histórico do novo momento vivenciado pela Bahia, que passa a sediar uma das maiores e mais modernas montadoras da América Latina.
“Nós estamos em uma caminhada muito forte, para garantir que a Bahia possa continuar sendo destaque na produção de energias renováveis. Se a Bahia produz e tem um potencial muito forte de energia eólica, solar e biomassa, a gente quer trazer para aqui, para próximo, aquelas indústrias que são potenciais consumidores dessas energias. Então, fico feliz com essa iniciativa da BYD em vir à Bahia”, disse Jerônimo.
Foram apenas 15 meses entre o início das obras e a entrega do primeiro veículo em caráter experimental, com tecnologia de última geração, automação inteligente e controle total de todas as fases da produção. A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari — em uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. A fábrica começa com capacidade anual de produzir 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase, com geração de cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
“É por isso que a gente tem trabalhado com qualificação profissional e em parceria com a empresa, com o sistema S, com o Ministério do Trabalho, para que a mão-de-obra local seja aproveitada ao máximo e tenhamos empregos de baianos e baianas na BYD”, afirmou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos. De acordo com Vasconcelos, aproximadamente 30 empresas ligadas ao setor procuraram o governo estadual, interessadas em se instalar também no complexo automotivo. A Continental, fabricante de pneus, já tem contrato homologado para se instalar no polo e fornecer equipamentos para a BYD.
Segundo Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas e Europa, a empresa é das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo, trazendo toda sua tecnologia para a fábrica brasileira. “Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região”, afirma.
Já o vice-presidente sênior da BYD Brasil, Alexandre Baldy, disse que o objetivo é transformar Camaçari em uma potência para o futuro. “Agora, nesse regime de teste que estará sendo realizado nos próximos dias, como disse aqui o governador, as licenças que são necessárias, creio eu, serão liberadas em dias. Então, em poucas semanas nós estaremos de volta aqui celebrando a produção em linha, para poder, então, começar a fabricação oficial em linha dos nossos carros BYD Dolphin Mini e o BYD Song Pro”, destacou.
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