SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Segurança

‘Operação Invólucro’ combate sonegação e lavagem de dinheiro

Grupo empresarial do setor de embalagens teria sonegado mais de R$ 15 milhões em impostos aos cofres estaduais

Publicado

em

A força-tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia deflagrou na manhã desta quarta-feira (27) a ‘Operação Invólucro’, que investiga a
Foto: Ascom/SefazBA

A força-tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia deflagrou na manhã desta quarta-feira (27) a ‘Operação Invólucro’, que investiga a prática de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro por um grupo empresarial, do setor de embalagens plásticas. O montante sonegado teria chegado a mais de R$ 15 milhões em impostos aos cofres estaduais.

Estão sendo cumpridos um mandado de prisão e 17  mandados de busca e apreensão em Salvador e Lauro de Freitas. O mandado de prisão é contra o gestor das empresas, que já responde a outra ação penal, também por sonegação fiscal. Foi determinado ainda o bloqueio dos bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas para garantir a recuperação dos valores sonegados. Mais resultados da operação serão divulgados durante coletiva de imprensa virtual realizada às 10h30.

Durante a investigação, a força-tarefa descobriu que o gestor criava empresas em nome de laranjas, dentre eles funcionários de fazendas pertencentes ao investigado. Essas empresas eram posteriormente abandonadas e imediatamente sucedidas por outras, no mesmo segmento de mercado, deixando valores expressivos de débitos tributários e promovendo a blindagem patrimonial do verdadeiro responsável. A investigação foi iniciada após denúncia anônima registrada na Ouvidoria do Ministério Público Estadual.

A ‘Operação Invólucro’ é uma iniciativa da força-tarefa de combate à sonegação fiscal, composta pela Promotoria de Justiça Regional de Combate à Sonegação Fiscal com sede em Camaçari em atuação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal do Ministério Público Estadual (Gaesf); Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz); e pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), da  Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD) do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil da Bahia.

Segurança

Polícia Militar resgata 39 aves silvestres em Salvador

Ações ocorreram nos bairros São Gonçalo do Retiro e Itapuã

Publicado

em

Na última quinta-feira (3), policiais militares da Coppa resgataram 39 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro em Salvador.
Foto: Coppa

Na última quinta-feira (3), policiais militares da Coppa resgataram 39 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro em Salvador. Dois suspeitos foram presos. 

A primeira ação aconteceu pela manhã no bairro de São Gonçalo do Retiro. Os militares receberam a denúncia de que pássaros silvestres estavam sendo mantidos em cativeiro em uma residência na localidade da Baixinha de Santo Antônio. Ao total foram apreendidas oito aves. Um homem foi preso. 

Já à tarde, os policiais receberam uma nova denúncia de encarceramento de pássaros silvestres. Desta vez, no bairro de Itapuã. Na Rua Seara Vermelha, as guarnições apreenderam 31 aves e 21 gaiolas. Além disso, um suspeito foi preso. 

Os dois homens e o material apreendido foram apresentados à delegacia. 

Continue Lendo

Segurança

Banco de Perfis Genéticos do DPT correlaciona crimes na Bahia e em Pernambuco

O autor de um estupro cometido em 2014 foi identificado por meio de vestígios genéticos coletados na roupa íntima da vítima

Publicado

em

obtido após a inserção de uma nova amostra no Banco de Perfis Genéticos de Crimes Sexuais, que gerou uma correspondência
Foto: Ascom/DPT

A Polícia Técnica da Bahia identificou o autor de um estupro cometido em 2014 por meio de vestígios genéticos coletados na roupa íntima da vítima. O resultado foi obtido após a inserção de uma nova amostra no Banco de Perfis Genéticos de Crimes Sexuais, que gerou uma correspondência automática com o material coletado na época do crime. 

A coleta da nova amostra foi realizada por peritos da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Juazeiro, no interior de um presídio da cidade, por determinação judicial do estado de Pernambuco. 

O custodiado, preso na Bahia pelo crime de homicídio, é investigado por outros crimes sexuais. 

“Quando inserimos a amostra no banco de dados, o sistema identificou um perfil compatível com um caso de estupro de 2014 que ainda estava sem autoria. 

“A coincidência só foi possível graças ao vestígio genético coletado e inserido na época dos fatos”, explicou o perito criminal e coordenador de Genética Forense, Luis Rogério Machado. 

ANÚNCIO
Anúncios

Além de esclarecer o caso antigo, o laudo também aponta a ligação do custodiado com outro crime ocorrido no estado de Pernambuco. 

“Casos como esse reforçam a importância da atuação integrada entre os órgãos de segurança pública e a indispensabilidade da vítima procurar os órgãos policiais para viabilizar a coleta de material biológico”, pontuou o Diretor Geral da Polícia Técnica, Osvaldo Silva. 

O Banco de Perfis Genéticos permite comparações automáticas entre milhares de perfis cadastrados, contribuindo diretamente para a elucidação de crimes e o fortalecimento da justiça. 

É a Polícia Científica auxiliando a justiça e combatendo a impunidade. 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Segurança

PM prende suspeito com explosivo e drogas em São Cristóvão 

O detido e todo o material apreendido foram direcionados à unidade especializada da Polícia Civil

Publicado

em

Policiais militares da CIPT – Rondesp Atlântico, prenderam um suspeito com explosivo e drogas na Rua Cachoeira, em São Cristóvão
Foto: Rondesp Atlântico 

Policiais militares da CIPT – Rondesp Atlântico, prenderam um suspeito com explosivo e drogas na Rua Cachoeira, em São Cristóvão, na tarde de quarta-feira (2).  

Durante ações de intensificação de patrulhamento na região, as guarnições surpreenderam um homem em atitude suspeita nas proximidades que, ao perceber a aproximação policial, fugiu e adentrou uma edificação, onde foi alcançado, abordado e imediatamente preso.  

Com ele, foram apreendidos um artefato explosivo, 500 pinos de crack, 60 frascos contendo cocaína e 50 porções de maconha. 

O detido e todo o material apreendido foram direcionados à unidade especializada da Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.  

Continue Lendo

Mais Lidas