Turismo
Setur-BA fortalece o turismo baiano com participação em eventos nacionais e internacionais
A infraestrutura e a conectividade aérea do estado são os principais temas apresentados nos eventos
![estado foram os principais temas apresentados pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em eventos realizados nos](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Setur-BA-participa-de-eventos-nacionais-e-internacionais-para-fortalecer-o-turismo-baiano-Foto-Ascom-SeturBA.webp)
As características e atrativos das 13 zonas turísticas baianas, a infraestrutura e a conectividade aérea do estado foram os principais temas apresentados pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em eventos realizados nos mercados nacional e internacional.
A Setur-BA participou do Roadshow Gol te Leva ao Brasil, em parceria com a produtora B2Live, que, em 10 dias, realizou ações em Mendoza, Córdoba, Rosário e Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai). Mais de mil operadores e agentes de viagens foram capacitados sobre o destino Bahia.
“Alcançamos bons resultados nesse giro pela América Latina, superando em 28% a nossa estimativa de público, o que demonstra que a Bahia está em evidência. Certamente, nossos esforços refletirão na vinda de mais turistas estrangeiros para o estado”, pontuou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
Em atenção ao mercado nacional, a Setur-BA fez a capacitação, nesta semana, no Panrotas Next, evento que reuniu 100 agentes de viagens, no Hotel Nord Luxor Tambaú, em João Pessoa, na Paraíba. “O destino Baixio, na Costa dos Coqueiros, chamou a atenção, pelos investimentos que tem recebido em hotelaria, infraestrutura e qualificação turística. Demos destaque ao São João da Bahia, a maior festa regional do país”, relatou o técnico de promoção da Setur-BA, Luiz Castro.
Ainda nesta semana, o órgão baiano de turismo iniciou as capacitações no Roadshow Mercado&Eventos, que aconteceu no hotel Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro, com a participação de 120 profissionais do turismo. Eles demonstraram interesse por destinos de quatro zonas turísticas da Bahia: Salvador (Baía de Todos-os-Santos), Porto Seguro (Costa do Descobrimento), Morro de São Paulo (Costa do Dendê) e Ilhéus (Costa do Cacau). O roadshow segue para Brasília (DF), Ribeirão Preto, São Paulo e Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG).
No período, a Setur-BA ainda esteve em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, para a promoção dos atrativos da Bahia na BNT Mercosul, feira de negócios turísticos, com a participação de expositores do Brasil e do exterior.
Turismo
Turismo associado ao cacau e chocolate é promovido em Amsterdam
A Setur-BA promoveu o destino Bahia no Chocoa Amsterdam, na capital dos Países Baixos (Europa)
![A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promoveu o destino Bahia no Chocoa Amsterdam, na capital dos Países Baixos (Europa),](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Turismo-da-Bahia-associado-ao-cacau-e-chocolate-e-promovido-em-Amsterdam-Foto-Divulgacao.webp)
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promoveu o destino Bahia no Chocoa Amsterdam, na capital dos Países Baixos (Europa), evento que reuniu produtores de cacau e chocolate de diversas regiões do mundo. Ele foi encerrado, no último domingo (9), após seis dias de atividades, com a participação de mais de 15 mil pessoas, entre empresários, especialistas e apreciadores da gastronomia.
No estande brasileiro, a Setur-BA divulgou as 13 zonas turísticas baianas, com ênfase na Costa do Cacau, de belas praias, onde está localizado o roteiro da Estrada do Chocolate, experiência imersiva oferecida aos visitantes sobre a cultura da lavoura cacaueira, no sul do estado. A região abriga, também, um polo chocolateiro, responsável pela fabricação de produtos finos e premiados.
Personalidade que teve destaque no evento e criador do Chocolat Festival, com edições no Brasil e no exterior, o baiano Marco Lessa ressaltou a iniciativa da secretaria, de promover o turismo associado à produção de cacau e seus derivados, na Europa. “A Bahia é um destino com plantações do fruto de ouro emolduradas pela Mata Atântica, à beira-mar, um diferencial para encantar turistas de qualquer parte do mundo, além de oferecer muita história e cultura. A Setur-BA está de parabéns por ter marcado presença no Chocoa Amsterdam, o que, com certeza, irá gerar bons resultados”.
Turismo
Setur-BA apresenta novo produto para movimentar afroturismo baiano
Candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado terá a participação de 80 terreiros na Feira de São Joaquim, dia 8 de março
![receptivo e guias, nesta sexta-feira (07), na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador. O evento](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Candomble-de-rua-Oloja-Senhor-do-Mercado-vai-movimentar-afroturismo-baiano-em-marco-Foto-Ascom-SeturBA.webp)
Novo produto turístico da Bahia, o candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado foi apresentado a representantes de operadoras e agências de viagens, empresas de receptivo e guias, nesta sexta-feira (07), na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador. O evento será realizado na Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, no dia 8 de março, com a participação de 80 terreiros. A manifestação tem o apoio da Setur-BA, como parte das ações do projeto Agô Bahia, pela valorização das religiões de matriz africana e incremento do afroturismo.
“É uma festa nova, que terá a sua quarta edição, e está sendo formatada como produto turístico por sua expressividade no culto ancestral. É representativa a escolha da Feira de São Joaquim, um símbolo da diversidade cultural e gastronômica da Bahia, visitado por turistas do mundo todo”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Com o tema “Os Exus do Brasil”, o Olojá é uma celebração dedicada ao orixá que tem entre suas atribuições abrir caminhos e vigiar mercados. “Somos uma casa dedicada a Exu e estamos resgatando o culto a ele, com seus cânticos, culinária e festa”, relatou Gilmar Sampaio, asobá da Casa do Mensageiro, terreiro que lidera a Associação Cultural e Social Olojá Senhor do Mercado, organizadora do evento.
Presente no encontro, a diretora de Operadora Itaparica Tour, Tércia Vasconcelos, ficou animada com a apresentação. “Já oferecemos visitas aos candomblés, mas uma grande festa das religiões de matriz africana em uma feira livre é algo inédito a ser oferecido aos nossos clientes. Tenho certeza de que eles vão amar. No período do evento, recebemos turistas da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai, ávidos por conhecer as tradições baianas”, pontuou.
Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “o estado tem uma riqueza inigualável, e a Setur-BA está oferecendo oportunidades para que os turistas conheçam manifestações genuínas, como o Olojá, que, acredito, que será um sucesso”.
“Estamos muito felizes com a parceria da Setur-BA, que é de extrema importância para a realização do evento e divulgação junto à população baiana, aos empresários do turismo e visitantes”, agradeceu a presidente da Associação Olojá, Anane Simões.
Programação
No dia do Olojá, um grande cortejo é organizado pelo povo de santo, tendo à frente a representação de Exu, que visita os boxes dos feirantes, que, por sua vez, retribuem com oferendas. Depois, todos se reúnem no fundo da feira, à beira-mar, para o xirê (roda de evocação dos orixás) e distribuição de comidas típicas. A programação termina com muito samba, é gratuita e aberta ao público.
Turismo
Setur leva Agô Bahia para a Festa de Iemanjá
O projeto foi desenvolvido para valorizar as religiões de matriz africana e promover o afroturismo
![Salvador. O órgão fez uma ativação do projeto Agô Bahia, desenvolvido para valorizar as religiões de matriz africana e promover o](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__IMG_0588.webp)
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou dos 103 anos da tradicional Festa de Iemanjá, neste domingo (2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O órgão fez uma ativação do projeto Agô Bahia, desenvolvido para valorizar as religiões de matriz africana e promover o afroturismo. Baianas típicas, com jarros de flores brancas e água de cheiro, e a batida do samba reggae do bloco Muzenza animaram milhares de baianos e turistas que circulavam pelo local.
“A Festa de Iemanjá é emblemática, porque acontece no bairro mais boêmio da capital e envolve a crença dos pescadores em fartura para suas famílias. Trouxemos o projeto Agô Bahia, visando reforçar o nosso trabalho pelo fortalecimento das tradições afro-baianas, que são um dos principais atrativos para os visitantes”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“É a segunda vez que venho para a festa, que se destaca por sua grande popularidade. Aqui estão pessoas de todo o mundo, independente da religião”, ressaltou o pernambucano Vitor Galvão.
“Achei tudo muito bonito, principalmente, a saída das embarcações com as oferendas, um momento que me emocionou bastante “, completou o italiano Luiggi Pennacchio.
Quem teve contato inédito com as celebrações em homenagem à orixá, considerada a rainha do mar, foram cinco jornalistas franceses que fazem press trip pela cidade. Eles vieram no voo direto de Paris para Salvador, da Air France, e chegaram de madrugada ao caramanchão montado ao lado da Colônia de Pescadores Z-1, de onde saiu o presente principal para a divindade. A iniciativa é uma parceria entre Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Setur-BA.
“Ver de perto essa manifestação cultural e religiosa é um privilégio, uma experiência inesquecível. Além da fé e da espiritualidade, é um encontro profundo com as raízes do Brasil, com a nossa ancestralidade, em uma celebração que traduz o povo incrível que somos”, relatou a jornalista da Embratur, Marília Rastelli, que coordena a press trip.
Na agenda do grupo francês constam ainda visitas ao Pelourinho, Candyall Guetho Square, Feira de São Joaquim e santuários do Senhor do Bonfim e de Santa Dulce dos Pobres, além de experiências gastronômicas.
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