Cidade
Semop atuará com 120 agentes de fiscalização durante Lavagem do Bonfim
Os agentes vão orientar os vendedores ambulantes durante todo o percurso, além de evitar o uso de itens irregulares
Para garantir o ordenamento público e oferecer suporte a ambulantes, moradores e fiéis durante a Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) contará com um efetivo de 120 agentes nos festejos. Antes do evento, o órgão realizou uma varredura com uma equipe de 12 prepostos durante a madrugada que antecede a festa.
Os agentes vão orientar os vendedores ambulantes durante todo o percurso, além de evitar o uso de itens irregulares como objetos perfurocortantes, vasilhames de vidro, entre outros, que são proibidos por decreto municipal e também oferecem risco à segurança. Ao todo, 1.160 vendedores ambulantes receberam licenças para trabalhar no evento. Dentre eles, 1 mil atuarão com isopores, 30 com tabuleiros de baiana de acarajé, 100 com carrinhos diversos e 30 food trucks.
Para o titular da pasta, Alexandre Tinôco, a prioridade é manter a organização e permitir que todos aproveitem a festa. “Nosso trabalho é garantir que os ambulantes cadastrados estejam organizados e que todo mundo possa aproveitar a festa com tranquilidade. Queremos que a Lavagem seja segura, bem-organizada e uma experiência incrível para baianos e turistas”, destacou.
Proibições
Durante o evento, será proibido o uso de equipamentos inadequados para venda de alimentos, objetos perfurocortantes, carros de mão, e vasilhames de vidro para bebidas. Também não será permitido ampliar áreas de comercialização com materiais improvisados, como caixotes ou lonas, nem expor ou armazenar alimentos em condições que comprometam a qualidade ou segurança.
Cidade
Shopping Piedade celebra 40 anos com cortejo natalino e chegada do Papai Noel
Evento marca início da programação de Natal e reforça tradição do centro comercial no coração de Salvador
O clima natalino vai invadir o Shopping Piedade a partir do dia 5 de novembro, quando o espaço dará início às comemorações do “Natal 40 Anos”. A programação especial inclui a tão aguardada chegada do Papai Noel e um cortejo encantado que promete emocionar famílias e reacender memórias afetivas.
As atividades começam às 17h, na Praça de Alimentação, com a apresentação do Coral Canto dos Anjos, seguido pelo show da Banda Herbert e Richard, das 18h às 20h. O ponto alto será a chegada do Bom Velhinho, prevista para as 18h, após um cortejo que partirá da Estação Rodoviária (BRT) às 15h30 e percorrerá todos os pisos do shopping até o L4, onde Papai Noel fará seu tradicional discurso. Em seguida, ele seguirá para o Trono do Papai Noel, no L3, onde receberá crianças durante toda a temporada festiva — de segunda a sábado, das 11h às 19h.
A decoração também promete encantar: a Árvore Máster de Natal, com 7 metros de altura e uma estrela de 2 metros no topo, será o destaque da praça central, adornada com laços, bolas personalizadas e iluminação especial.
Para Maurício Mendes, gerente de Marketing do Shopping Piedade, a celebração reforça a tradição do espaço: “O Natal sempre foi uma das épocas mais marcantes do Piedade. Queremos que cada visitante reviva boas lembranças e sinta de perto essa magia que faz parte da nossa história.”
O superintendente Pablo Vieira destacou a importância da data: “Comemorar 40 Natais é celebrar a trajetória de um shopping que faz parte da história de Salvador. Este ano marca retomada e expansão, e acreditamos que 2026 será ainda mais positivo.”
Cidade
Deputado critica gestão ambiental em Salvador após polêmica sobre “árvores” artificiais
Marcelino Galo aponta falta de políticas efetivas e acusa prefeitura de transformar cidade em “mausoléu cinza”.
O deputado estadual Marcelino Galo (PT) chamou a atenção para o vídeo que viralizou ontem nas redes sociais mostrando o que seriam “árvores” plantadas pela Prefeitura de Salvador no canteiro central de uma das principais ruas do Rio Vermelho. Nas imagens, uma cidadã revela que, em vez de mudas, foram fincados pedaços de pau já ressecados, presos em tubos de PVC e cercados por cimento e asfalto. “É o retrato da política ambiental da prefeitura: artificial, improvisada e sem vida”, afirmou o parlamentar.
Enquanto a cidadã sofria ao caminhar na árida avenida soteropolitana, ontem também o ex-prefeito ACM Neto publicou um vídeo fazendo corrida na Barra, gabando-se de estar ao lado de, segundo ele, “o melhor prefeito do Brasil”, o seu sucessor Bruno Reis — apelidado por ambientalistas de “Bruno Motosserra”.
Para Galo, a coincidência ilustra bem a desconexão dos dois com a realidade. “Enquanto os blogueirinhos do asfalto fingem que está tudo bem, Salvador vai perdendo o verde, o vento e a sombra. A cidade está se transformando em um mausoléu cinza de concreto”, criticou.
O deputado ressaltou que a capital baiana sofre com a redução de áreas verdes e com a ausência de políticas ambientais efetivas. “Bruno Motosserra e seu mentor tratam o meio ambiente como figurante de propaganda. O resultado é sentido na pele: mais calor, mais poluição e menos qualidade de vida”, concluiu.
Cidade
Plano Inclinado Gonçalves passa tem atendimento suspenso
Intervenções incluem melhorias estruturais e nos bondes; obras seguem até novembro e outros ascensores também serão revitalizados
A partir desta segunda-feira (27), os Planos Inclinados de Salvador iniciam uma série de requalificações para melhorar a experiência dos usuários. O primeiro equipamento a receber as intervenções será o Plano Inclinado Gonçalves, que liga a região do Comércio ao Pelourinho. Durante as obras, o atendimento será suspenso.
Entre os serviços previstos estão a substituição de peças dos bondes, nova pintura, troca de gradis e outras melhorias estruturais. A entrega está programada para o fim de novembro. Enquanto isso, os usuários poderão utilizar o Elevador Lacerda ou o Elevador do Taboão como alternativa.
Após a conclusão das obras no Gonçalves, os Planos Inclinados Pilar e Liberdade-Calçada também passarão por requalificação. “Essa é uma das maiores intervenções já realizadas pela Secretaria de Mobilidade (Semob) nesses equipamentos, que fazem parte da rotina do soteropolitano, garantindo mais segurança e conforto”, afirmou o secretário Pablo Souza.
Ele destacou ainda que as melhorias podem atrair turistas interessados na história dos ascensores. Em fevereiro, a Prefeitura entregou o Elevador Lacerda totalmente reformado, após a maior requalificação dos últimos anos. “Queremos que os visitantes conheçam também nossos outros equipamentos, que são parte da história e do desenvolvimento da cidade”, completou.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (6)
-
Políticahá 2 diasMacron, Jerônimo e Margareth Menezes abrem festival que conecta Brasil, França e África na Bahia
-
COP 30há 2 diasLula recebe líderes mundiais em Belém para a Cúpula do Clima
-
Políticahá 2 diasSPM discute políticas públicas e garantia de diretos das mulheres indígenas

