Cidade
Salvador inicia pesquisa sobre ilhas de calor para traçar mapas térmicos da cidade
O estudo busca responder a duas questões centrais: como o calor afeta a vida das pessoas e quais são as soluções possíveis
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e da Defesa Civil de Salvador (Codesal) deu início, nesta quinta-feira (23), à pesquisa Observatório do Calor (Heat Watch Campaign). Coordenado pelo professor Paulo Zangalli Júnior, do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o estudo visa traçar mapas de calor na área urbana de Salvador, identificando as ilhas de calor e suas consequências para a população.
De acordo com Zangalli, a pesquisa busca responder a duas questões centrais: como o calor afeta a vida das pessoas nos seus locais de moradia, trabalho e lazer, e quais são as soluções possíveis para reduzir os impactos do calor extremo. “Vamos coletar dados a cada 15 segundos em diversos pontos da cidade, criando uma cobertura detalhada da temperatura em bairros como Cajazeiras, Vitória, Graça, Gamboa e também no Subúrbio. Com esses dados, será possível identificar as desigualdades na distribuição de calor e suas causas, além de sugerir formas de mitigação, como a arborização, que tem impacto significativo na temperatura”, explicou o professor.
Segundo o titular da Secis, Ivan Euler, a pesquisa envolveu 16 rotas preestabelecidas, sendo uma delas na Ilha de Maré e outras 15 na parte continental de Salvador. As medições são feitas em três horários diferentes do dia — entre 6h e 7h, das 15h às 16h e das 19h às 20h — com sensores de temperatura instalados nos veículos da Defesa Civil. Essas medições visam capturar variações térmicas em momentos distintos, refletindo o comportamento do calor durante o dia. “O horário das 15h foi escolhido, pois é quando o solo libera o calor acumulado ao longo do dia, o que reflete o pico da temperatura”, declarou o secretário Ivan Euler.
Análise
Os dados coletados, que somarão cerca de 60 mil registros, serão processados com o auxílio de supercomputadores e, em até três meses, serão convertidos em mapas detalhados, a partir de uma análise conjunta com dados de satélite. “Embora os satélites forneçam uma visão geral, o mapeamento feito a partir do trabalho de campo permitirá uma análise mais precisa de fatores como a topografia e a circulação do ar, que influenciam diretamente a formação das ilhas de calor”, destacou Zangalli.
O mapeamento das ilhas de calor urbanas tem o potencial de informar políticas públicas que visem melhorar a sensação térmica da população, como a ampliação da arborização e a adoção de estratégias de infraestrutura verde-azul. “Esses mapas nos ajudarão a traçar políticas preventivas, como aquelas voltadas à saúde, especialmente em áreas mais vulneráveis ao calor extremo. Também serão essenciais para direcionar a ampliação das áreas arborizadas da cidade”, emendou Ivan Euler.
Projeções
O estudo inclui ainda evidências sobre o impacto das mudanças climáticas nas temperaturas de Salvador até 2050, com um aumento médio de até 2,5 graus, o que exigirá novas medições e ajustes nas políticas públicas para mitigar os efeitos do calor extremo, especialmente em áreas mais afetadas como o Subúrbio Ferroviário e a Orla Atlântica. A pesquisa contou com o apoio da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), vinculada ao governo dos Estados Unidos (EUA).
Cidade
Críticas a Bruno Reis crescem em Salvador após queixas sobre abandono na orla
Relato de ciclista nas redes sociais expõe problemas na Boca do Rio e reforça insatisfação dos soteropolitanos ao prefeito
A insatisfação de parte da população de Salvador com o prefeito Bruno Reis vem se ampliando pela cidade. Na tarde de ontem (23), um ciclista utilizou o Instagram para reclamar do estado de abandono da orla da Boca do Rio.
Identificando-se como eleitor de Bruno Reis, o cidadão afirmou que o prefeito passou os festejos juninos em Cruz das Almas, ao lado de ACM Neto, e cobrou providências. Segundo ele, na localidade já existem até barracos montados para abrigar “sabe-se lá quem”, sem qualquer tipo de fiscalização municipal.
Para o ex-deputado estadual Marcelino Galo, o desempenho do prefeito no atual mandato tem sido negativo. Ele criticou ainda imagens divulgadas nas redes sociais em que Bruno Reis aparece ao lado de ACM Neto cantando em um karaokê durante as celebrações juninas em Cruz das Almas.
“O mesmo vale para ACM Neto, que, depois da derrota em outubro, não terá mais a consultoria milionária do Banco Master, liquidado pelo Banco Central”, afirmou o petista.
Cidade
Nova etapa do Canal Mangabeira transforma realidade urbana em Itapuã
Investimento de R$ 93,3 milhões elimina alagamentos históricos, amplia infraestrutura e cria espaços de lazer em bairros da capital baiana
Os moradores do Bairro da Paz, do Km 17 e da Vila Romana, em Itapuã, passaram a contar com uma nova realidade urbana a partir da entrega, nesta segunda-feira (22), de mais uma etapa das obras de macrodrenagem e urbanização do Canal Mangabeira. A intervenção, inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues, elimina pontos históricos de alagamento, amplia a infraestrutura da região e cria novos espaços de lazer, convivência e mobilidade para a população.
Com investimento de R$ 93,3 milhões, a obra integra um conjunto de intervenções que somam R$ 400 milhões, resultado de parceria entre os governos estadual e federal para a recuperação ambiental e urbanística da bacia dos rios Jaguaribe e Mangabeira. A etapa entregue contemplou 2,44 quilômetros de canalização e revestimento da calha dos rios, com recursos de R$ 40,4 milhões do Governo do Estado e R$ 52,8 milhões do Governo Federal.
“Salvador tem bairros lindíssimos e importantes, mas esquecidos. Nossa capital tem a beira da praia, a orla, mas estamos dentro de um bairro importante, que ajudou a construir uma imagem forte da qualidade do povo soteropolitano”, afirmou Jerônimo, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior.
O governador também ressaltou o compromisso do Estado com a promoção da dignidade e da inclusão social. “Essa é a Salvador que nós queremos mostrar, do Km 17, do Bairro da Paz, de pessoas trabalhadoras que merecem moradia digna. Nosso investimento aqui revela isso”, completou.
Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a intervenção faz parte das obras de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira, que abrangem mais de dez quilômetros de extensão e beneficiam diretamente os bairros de Piatã, Itapuã, Alto do Coqueirinho e Bairro da Paz. Além da solução definitiva para problemas de drenagem, o projeto inclui urbanização, pavimentação, ciclovias, equipamentos de lazer e melhorias sanitárias.
O coordenador executivo da Conder, Ide Saffe, destacou a complexidade das intervenções realizadas no trecho entregue. “Realizamos uma grande transformação. Esta talvez tenha sido a etapa mais difícil. Aqui temos ciclovia, toda a canalização e solucionamos problemas históricos de enchente, entregando à comunidade uma obra de urbanização de grande porte. As pessoas já estão valorizando mais o bairro”, afirmou.
A mudança já é percebida por quem vive na região. A aposentada Dil Alves aproveitava a academia ao ar livre instalada às margens do canal e comemorou as melhorias. “Mudou muito. Antes era só mato, o esgoto vivia entupido e a área era feia. Agora está tudo lindo. Todo dia eu venho fazer meu exercício. Para mim, está maravilhoso”, relatou.
A transformação também impacta a economia local. Morador da região há mais de 25 anos, o barbeiro Davi Nascimento afirma que a nova paisagem tem atraído mais movimento para o bairro. “O rio aqui dava problema direto. Quando chovia, alagava a casa de todo mundo. Muita gente deixava de vir aqui por causa do lugar, que era feio. Agora ficou bonito. O pessoal até dos condomínios vizinhos está parando aqui”, contou.
Onde antes havia ocupações vulneráveis e áreas sujeitas a inundações, surgiram calçadão, ciclovia, pista de cooper e via pavimentada. As intervenções de urbanização foram adaptadas às características de cada trecho e incluíram ainda a implantação de parque infantil, academia ao ar livre, sistema de drenagem, meio-fio, sarjetas e nova rede de coleta de esgoto.
Duas quadras esportivas já foram entregues pela Conder: uma próxima à Creche Primeiros Passos, no Bairro da Paz, e outra no Km 17, ampliando as opções de esporte e lazer para crianças, jovens e famílias da região.
As obras seguem avançando em outros trechos da bacia. Segundo Ide Saffe, uma nova etapa já está em execução na região de Itapuã. “Teremos ainda a etapa Itapuã, no Rio Mangabeira, com investimento em torno de R$ 80 milhões. O trecho vai da região do Parque de Exposições até a Avenida Paralela, com previsão de entrega ainda neste ano”, informou.
Cidade
Bahia inaugura unidade de triagem e amplia apoio a catadores de recicláveis em Salvador
As cooperativas de reciclagem Cooperlix e Canarecicla, em Salvador, passaram a contar com uma nova unidade de triagem de resíduos sólidos, inaugurada nesta quinta-feira (18) pelo governador Jerônimo Rodrigues. Com investimento superior a R$ 1,1 milhão, o equipamento, instalado na Avenida Barros Reis, amplia a capacidade operacional dos empreendimentos, melhora as condições de trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reforça a política estadual de inclusão socioprodutiva da categoria.
A entrega integra ações previstas no Decreto Estadual nº 22.091, de 9 de junho de 2023, que instituiu o Comitê Gestor e Executivo para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis. Entre as diretrizes da política está o incentivo à implantação, adaptação e modernização da infraestrutura física de cooperativas, associações e demais formas de organização desses trabalhadores.
Durante a inauguração, Jerônimo Rodrigues destacou o compromisso do Estado com a valorização dos profissionais responsáveis por uma atividade essencial à sustentabilidade urbana. “No mês em que se celebra o Dia do Meio Ambiente, destacamos aqui quatro atos importantes. Esses dois galpões foram totalmente reformados, com equipamentos para o trabalho de catadores e catadoras”, afirmou.
Mais ações
Na ocasião, também foram assinados atos voltados ao fortalecimento da gestão ambiental e da economia circular na Bahia. Entre eles, a autorização para publicação da consulta pública da minuta de decreto que regulamenta a logística reversa no estado. A proposta estabelece diretrizes para que empresas assumam a responsabilidade pela coleta e destinação adequada de produtos e embalagens colocados no mercado, promovendo uma regulamentação integrada entre diferentes cadeias produtivas.
Ao comentar a medida, o governador ressaltou a importância da responsabilidade compartilhada na destinação de resíduos. “Um dos atos importantes é responsabilizar as fábricas sobre o destino dos materiais. A empresa precisa garantir um fim adequado, para que itens como garrafas PET não sejam descartados de forma irregular. Hoje, quem faz isso são os catadores, mas é necessário organizar essa lógica de atuação. A logística reversa ajuda nesse processo”, explicou.
Também foi assinado o decreto de regulamentação da Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/BA), instrumento que amplia a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e incentiva práticas sustentáveis, com atuação integrada entre poder público, setor produtivo e sociedade. Outro avanço foi a sanção da lei que reestrutura a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA), fortalecendo a governança ambiental e ampliando os mecanismos de incentivo à conservação dos recursos naturais.
Ao avaliar os impactos das medidas, a chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Daniella Fernandes, destacou a integração entre preservação ambiental, geração de renda e inclusão social. “Nosso estado sai na frente. Estamos cuidando do meio ambiente de mãos dadas com as pessoas, com educação ambiental, geração de emprego e renda e respeito à dignidade da nossa gente”, disse.
A nova estrutura beneficiará diretamente trabalhadores vinculados às cooperativas Cooperlix e Canarecicla. Para a presidente da Cooperlix, Jaqueline Souza, os investimentos representam uma mudança concreta na rotina dos catadores. “Esse galpão proporciona dignidade às mães de família que trabalham com reciclagem. Antes, trabalhávamos sob sol e chuva. Agora temos um teto e maquinário para prensar nosso material. Antes vendíamos o material solto, com menor valor. Com a prensa, aumenta o pró-labore das cooperadas e a renda tende a melhorar”, afirmou.
Além da unidade de triagem, cada cooperativa recebeu equipamentos como prensa enfardadeira, mesa de triagem, balança plataforma, carrinho de carga, sacos tipo big bag e uma fábrica de vassouras ecológicas. O investimento nessa etapa supera R$ 234 mil.
A agenda contou com a presença da primeira-dama do Estado da Bahia, Tatiana Velloso, além de representantes de cooperativas, movimentos de catadores de recicláveis, gestores públicos e lideranças ligadas à pauta ambiental.
-
São João 2026há 3 diasForró itinerante leva clima junino a pacientes e colaboradores de hospital
-
São João 2026há 3 diasCamaforró reúne mais de 200 mil pessoas e impulsiona turismo
-
Economiahá 2 diasBahia lidera geração de empregos por pequenos negócios no Nordeste em 2026
-
Cidadehá 2 diasNova etapa do Canal Mangabeira transforma realidade urbana em Itapuã

