Segurança
Policiais militares libertam família refém em Tancredo Neves
Na ação, os militares apreenderam armas, granada, drogas e prendeu os suspeitos
Nas primeiras horas da manhã deste domingo (9), policiais militares da 23ª CIPM atuaram na libertação de uma família refém e na prisão de quatro suspeitos na Rua Agenor Matos, em Tancredo Neves, em Salvador. Na ação, foram apreendidos pistolas, granadas e porções de drogas.
A ocorrência teve início durante a intensificação do policiamento na região. Os militares realizavam incursões, quando se depararam com homens armados em via pública. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos dispararam contra as guarnições, enquanto fugiam. Houve o revide.
Durante a varredura, os policiais militares encontraram três suspeitos escondidos em uma residência, mantendo quatro pessoas, dois adultos e duas crianças, em cárcere privado. O Bope foi acionado e iniciou a negociação, conseguindo a libertação dos reféns, que foram acolhidas e atendidas por equipes do Samu e a rendição dos indivíduos, que foram detidos.
Na sequência, em um outro ponto, na Rua Paraíba, uma guarnição que deslocava para prestar apoio se deparou com um indivíduo armado que, ao notar a aproximação policial, disparou contra os militares, que revidaram. No decorrer das diligências, a guarnição interceptou o suspeito, que foi abordado e imediatamente preso.
Em toda a ação, foram apreendidos três pistolas, uma granada, carregadores, munições de diversos calibres, 806 frascos contendo drogas, R$331,00, um cinto tático e uma roupa camuflada.
Os quatro suspeitos e todo o material apreendido foram encaminhados à unidade especializada da Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.
Segurança
Corpo de Bombeiros lança Operação Bahia Protegida para reforçar prevenção contra incêndios
Ação mobiliza quase 500 militares em Salvador e interior, com foco educativo e fiscalização de mil estabelecimentos
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) iniciou, nesta quinta-feira (6), a Operação Bahia Protegida, com ações simultâneas na capital e em cidades do interior. A iniciativa, que pretende fiscalizar cerca de mil estabelecimentos em todo o estado, tem caráter educativo e busca conscientizar sobre a importância da prevenção e da regularização das edificações conforme as normas de segurança contra incêndio e pânico.
Em Salvador, a mobilização começou às 7h, no Parque Tecnológico da Bahia, reunindo equipes que seguiram para diferentes pontos da cidade com orientações ao público. Ao todo, 474 bombeiros militares participam da operação — 202 na capital e Região Metropolitana e 272 no interior.
Segundo o comandante-geral do CBMBA, coronel Aloisio Fernandes, o objetivo é criar uma cultura prevencionista.
“Nós iremos às edificações em todo o estado para conscientizar as pessoas e proteger vidas, reduzindo a quantidade de incêndios”, afirmou.
Fiscalização com foco educativo
A legislação prevê padrões que garantem a integridade de prédios e residências, atestados pelo Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) e pelo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Em Salvador, equipes vistoriaram estabelecimentos na região da Avenida ACM. Em uma concessionária, a funcionária Caroline Evangelista destacou a importância da ação:
“Traz segurança não só para os funcionários, mas também para os clientes. A gente se sente mais tranquilo sabendo que as medidas estão sendo cumpridas.”
De acordo com o fiscal do Comando de Segurança Contra Incêndio, João Behrens, a vistoria constatou que o local estava regularizado, com sinalização, extintores, iluminação de emergência, sistema de hidrantes, alarme e detecção em conformidade com as normas.
Construções antigas exigem atenção
O coronel Aloisio Fernandes alertou para os desafios em cidades históricas, como Salvador, onde muitas edificações foram erguidas antes das normas atuais.
“Essas construções carecem de adequações para estarem seguras. É importante procurar o Corpo de Bombeiros para entender que tipo de intervenção deve ser feita”, explicou.
Embora o CBMBA tenha poder de polícia administrativa, a operação tem caráter orientativo.
“O cidadão não precisa ter medo de receber os bombeiros. Nosso foco é criar consciência prevencionista”, concluiu o comandante.
Segurança
Bahia anuncia pacote para reforçar segurança pública
Medidas incluem ampliação do efetivo, modernização de estruturas, tecnologia de ponta e ações sociais para prevenção da violência
O Governo da Bahia lançou, nesta terça-feira (4), um conjunto de medidas para fortalecer a segurança pública e intensificar o combate ao crime organizado. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues e contempla investimentos em inteligência, integração entre forças policiais e iniciativas de inclusão social.
Entre as ações, estão concursos com 750 vagas para a Polícia Civil, convocações de oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e policiais penais, além da entrada em serviço de dois mil novos policiais militares até o fim do ano. Também serão entregues 500 novas viaturas até dezembro de 2025, construídas 66 unidades operacionais e ampliadas em 1.756 vagas no sistema prisional.
O pacote prevê ainda a implantação do Programa de Policiamento Orientado pela Inteligência, construção do novo Centro de Formação da PM e da sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT), além da aquisição de drones para monitoramento e equipamentos periciais.
Segundo Jerônimo Rodrigues, os investimentos consolidam um modelo baseado em planejamento e presença do Estado:
“Estamos seguindo com seriedade e compromisso para garantir mais segurança à população. Segurança se faz com estrutura, inteligência e também com inclusão”, afirmou.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que as medidas reforçam a integração entre as forças e a eficiência do serviço:
“A Bahia está consolidando um novo patamar de estrutura e tecnologia, garantindo respostas mais rápidas e qualificadas”, disse.
Além do reforço policial, o governo ampliará programas sociais como Bahia Pela Paz, que transforma escolas em espaços de esporte e cultura nos fins de semana, e o Corra pro Abraço, que chegará a novos municípios. Também estão previstas Casas da Mulher Brasileira e Centros Comunitários pela Vida.
Desde 2023, já foram investidos mais de R$ 1 bilhão em segurança pública, com entrega de viaturas, coletes, armas, helicóptero e implantação de sistemas como reconhecimento facial, que contribuiu para mais de 3.700 prisões no primeiro semestre de 2025.
Segurança
Polícia Civil deflagra Operação Freedom contra facção criminosa no Nordeste
Megaoperação cumpre mais de 90 mandados, bloqueia contas bancárias e mira núcleo armado e financeiro
A Polícia Civil da Bahia realizou, nesta terça-feira (4), uma das maiores operações contra o crime organizado no estado. A ação, batizada de Operação Freedom, resultou na prisão de 35 pessoas, incluindo líderes da facção, localizados no Ceará. A ofensiva ocorreu sem troca de tiros.
O objetivo da operação é desarticular uma ramificação de uma facção carioca que vinha atuando na Bahia. Ao todo, foram cumpridos mais de 90 mandados judiciais em Salvador, municípios do interior e também no Ceará. O núcleo armado e financeiro do grupo foi o principal alvo, com bloqueio de 51 contas bancárias.
Além das prisões, a polícia busca esclarecer pelo menos 30 homicídios ocorridos na capital baiana. A megaoperação mobilizou mais de 400 agentes das polícias Civil e Militar, com apoio de diversos departamentos da Secretaria da Segurança Pública da Bahia.
-
Políticahá 3 diasJerônimo Rodrigues destaca eficiência da cooperação entre os poderes
-
Agriculturahá 3 diasAgricultura familiar chega ao prato dos trabalhadores do VLT em Salvador
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (4)
-
Segurançahá 3 diasPolícia Civil deflagra Operação Freedom contra facção criminosa no Nordeste

