Segurança
Polícia Militar forma mais 89 aspirantes-a-oficial
Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem ao patrono da turma, coronel Franklin de Queiroz

A Polícia Militar da Bahia realizou na tarde desta quarta-feira (28), a solenidade de conclusão do Curso de Formação de Oficiais em 2020, na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB), com a formatura de 89 aspirantes-a-oficial, turma Coronel Edson Franklin de Queiroz, sendo 79 homens e 10 mulheres.
Estiveram presentes o governador Rui Costa, comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, o secretário da Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, o diretor de Ensino da Academia da Polícia Militar (APM), coronel Jorge Ubirajara e o diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), coronel Lázaro Monteiro, entre outras autoridades.
“Nós temos dado prioridade à capacitação e à formação, inclusive acelerando o curso da carreira dos oficiais e dos praças. Valorizar esse momento é importante”, afirmou o governador.
Antes do ato de formatura, Rui, acompanhado do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, visitou as instalações da Vila e do Colégio da Polícia Militar (CPM) que funciona no local. O governador destacou que a unidade de ensino, juntamente com o Colégio Estadual Luiz Tarquínio, que fica ao lado da Vila Militar, receberá investimento para reforma e modernização da estrutura, com instalação de quadra coberta, campo society e piscina semiolímpica.
“Vamos fazer uma intervenção, um grande investimento, para requalificar e instalar novos equipamentos, como laboratório, biblioteca e uma piscina que possa ser utilizada pelos alunos”, acrescentou Rui.
O prêmio Coronel Antônio Medeiros de Azevêdo, concernente à espada (arma-símbolo do oficial) e a medalha General Dionísio Cerqueira foram concedidos ao aspirante-a-oficial Valfredo Brito Teles Júnior, 1º colocado na classificação geral do curso em reconhecimento ao mérito intelectual.
Os prêmios 10º e 41º Corpos de Voluntários da Pátria, os quais aludem à bravura de policiais baianos que perderam a vida de forma heroica, em campo de batalha, durante a Guerra do Paraguai, foram entregues os aspirantes-a-oficial Igor Figueiredo de Andrade e Luiz Felipe Silva Brito por terem obtido as melhores médias das matérias do ensino fundamental e profissional do curso de formação.
Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem ao patrono da turma, coronel Franklin de Queiroz, através do Bacharel em Direito André Franklin de Queiroz, neto do homenageado.
“Parabenizo a todos os novos aspirantes desta Polícia Militar por esta importantíssima conquista. Desejo-lhes uma carreira iluminada e gloriosa sob as bênçãos de Deus”, declarou o comandante geral, coronel Anselmo Brandão.
Segurança
Proteção à Mulher será disciplina na formação de oficiais e praças da PMBA
Para atender à demanda, será implantado ainda um curso para preparar instrutores

No mês dedicado às mulheres, a Polícia Militar da Bahia dá um passo importante na qualificação do efetivo para o atendimento de casos de violência contra a mulher: a inclusão do componente curricular de Policiamento de Proteção à Mulher nos Cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e Formação de Oficiais e Praças. Além disso, está prestes a ser lançado o Curso de Formação de Instrutores em Policiamento de Proteção à Mulher, para capacitar os multiplicadores que irão qualificar os alunos.
A Portaria Nº 022 – CG/25 fortalece a capacitação de policiais para atender ocorrências de violência doméstica e familiar contra a mulher com mais sensibilidade, respeito e eficiência. A iniciativa representa um avanço na luta contra a violência de gênero e no compromisso institucional com um atendimento humanizado às vítimas.
“Meu sonho era poder realizar essa inserção na grade curricular, para que todo policial militar seja capaz de atuar de forma qualificada e eficiente, em qualquer necessidade nas ruas. O comandante-geral, coronel Coutinho, muito sensível à temática, acolheu imediatamente a proposta, que logo foi confeccionada com a equipe do Batalhão e enviada para o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP)”, contou a comandante do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), tenente coronel Roseli de Santana, autora da iniciativa.
O objetivo da disciplina é o de “desenvolver conhecimentos e habilidades para a gestão e atuação em ocorrências de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (VDFCM), com um nível diferenciado de compreensão e ação, voltado ao atendimento humanizado e respeitoso às mulheres vitimadas por esses crimes, evitando a revitimização dessas pessoas”, explicou a comandante.
Serão comtemplados os Cursos de Formação de Oficiais, sendo eles: o Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares (CFOPM), Curso de Formação de Oficiais Auxiliares Policiais Militares (CFOAPM), e o Curso de Formação de Tenentes Auxiliares (CFTAPM); os Cursos de Especialização, sendo eles: o Curso de Comando e Estado Maior (CCEM) e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO); e os Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, sendo eles: o Curso de Formação de Soldados Policiais Militares (CFSD), Curso Especial de Formação de Cabos Policiais Militares (CEFC), Curso de Formação de Sargentos (CFSPM), o Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFSPM) e o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS).
“Como o BPPM não teria efetivo suficiente para capacitar toda essa demanda, vamos iniciar um curso para formar instrutores e atender as turmas em formação. Dessa forma, a nossa tropa terá o preparo necessário para que as mulheres, que já estão em situação de vulnerabilidade, não sejam revitimizadas”, concluiu a tenente coronel Roseli.
Segurança
Mulher é presa pela PM com droga em Narandiba
A suspeita e a droga foram encaminhadas para a Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada

Policiais militares da CIPT/Rondesp Central prenderam uma mulher e apreenderam mais de 800 porções de cocaína, na tarde de segunda-feira (17), em Narandiba.
Os militares realizavam ações de patrulhamento na região, quando flagraram um grupo de suspeitos que, ao ser surpreendido pelos agentes, correu em diferentes direções. Durante as buscas, uma mulher foi encontrada com 861 porções de cocaína e dinheiro em espécie.
A suspeita e a droga foram encaminhadas para a Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada.
Segurança
Mais de 13kg de drogas são apreendidos em Teixeira de Freitas
Tabletes e porções de maconha, cocaína e crack, além de ecstasy foram encontrados pela CIPT/Rondesp Extremo Sul

Guarnições da CIPT/Rondesp Extremo Sul apreenderam mais de 13kg de entorpecentes, além de materiais utilizados no tráfico, na tarde de terça-feira (11), em Teixeira de Freitas.
As equipes realizavam patrulhamento no bairro São Lourenço, quando, ao passarem pela Rua Turmalina, se depararam com um indivíduo no interior de um carro saindo de um imóvel. O homem, ao ser surpreendido pelos agentes, abandonou o veículo e correu para a edificação, sendo seguido pelos policiais. Foi feita uma varredura no imóvel e o suspeito não foi encontrado.
No interior do veículo e na edificação, foram localizados 18 tabletes e 21 porções de maconha, totalizando mais de 12,5kg da erva, 438g de crack, 328g de cocaína, oito comprimidos de ecstasy, três balanças de precisão, sete frascos de adubo vegetal, 19 pés de maconha e sementes da erva, materiais utilizados no refino de entorpecentes, três rolos de plástico-filme e uma faca.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a 8ª Coorpin, em Teixeira de Freitas, onde a ocorrência foi registrada.
-
Cidadehá 3 dias
Linhas de Cajazeiras são modificadas a partir deste sábado (22)
-
Culturahá 3 dias
Casa do Benin recebe exposição “Assentamentos” até 30 de abril
-
Políticahá 2 dias
Minha Casa, Minha Vida é retomado em Barreiras
-
Segurançahá 3 dias
Proteção à Mulher será disciplina na formação de oficiais e praças da PMBA