Cultura
O premiado filme Bacurau será exibido hoje na Globo
Uma comunidade que vive em um povoado no interior nordestino se organiza para reagir depois de ser atacada por desconhecidos

O filme brasileiro “Bacurau” será exibido nesta segunda-feira (30) na sessão Tela Quente, da Rede Globo. Premiada no Festival de Cannes, a produção dirigida por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles foi vista por mais de 700 mil espectadores nos cinemas nacionais. “A sensação é que fizemos algo capaz de conectar muita gente”, acredita Kleber, 52 anos, um dos diretores e roteiristas.
Estrelado por Sônia Braga e pelo alemão Udo Kier, “Bacurau” mostra uma comunidade que vive em um povoado no interior nordestino e se organiza para reagir depois de ser atacada por desconhecidos.
O diretor lembra que “Bacurau” foi exibido em salas multiplex e cineclubes de diferentes países – estreou no Japão na última sexta-feira – antes de chegar à televisão. “Agora vai ser visto por pessoas que normalmente não assistiram porque o filme vai chegar direto na casa delas; vamos ver como vai ser a reação nos momentos em que Bacurau dá saltos e vai virando outra coisa”, disse o diretor.
Agricultura
Agricultura Familiar lidera produção de cacau na Bahia
O estado se consolida como referência no setor, impulsionando a economia rural com amêndoas de qualidade

O Dia Internacional do Cacau, celebrado em 26 de março, destaca a força e a transformação da cacauicultura baiana. Com um novo modelo de produção baseado na distribuição de renda e no fortalecimento da agricultura familiar, o estado se consolida como referência no setor, impulsionando a produção de amêndoas de qualidade e agregando valor aos frutos que se tornaram símbolo da Bahia.
Atualmente, cerca de 80% dos estabelecimentos rurais que cultivam cacau na Bahia pertencem à agricultura familiar, evidenciando um cenário mais justo e inclusivo para pequenos produtores. Esse avanço é resultado de políticas públicas estratégicas e investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que garantem apoio à produção, industrialização e comercialização do cacau e seus derivados.
O impacto desses investimentos pode ser visto no fortalecimento de agroindústrias como Bahia Cacau, marca da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), Natucoa, marca da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), Terra Vista, entre outras. Com novas unidades de beneficiamento e incentivos à produção, essas cooperativas ampliam a participação do cacau da agricultura familiar no mercado nacional e internacional, consolidando a Bahia como referência na produção de chocolate de origem.
Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, esse modelo produtivo representa um novo ciclo para a cacauicultura baiana. “O cenário da cacauicultura mudou. Hoje, não estamos falando apenas de produção, mas de um modelo que distribui renda, fortalece comunidades e impulsiona o desenvolvimento rural. A agricultura familiar se tornou protagonista desse processo, garantindo qualidade, sustentabilidade e geração de oportunidades. Esse resultado só foi possível porque as políticas públicas alcançaram quem mais precisa, com editais exclusivos, novos equipamentos e agroindústrias que agregam valor ao cacau produzido na Bahia”.
O reconhecimento do cacau da agricultura familiar reforça a importância desse setor para a economia baiana. Além de preservar o bioma da Mata Atlântica com o sistema cabruca, o modelo produtivo atual apresenta elevada produtividade e incentiva a produção de chocolates premium, com alto teor de cacau e rastreabilidade garantida.
Agronegócio
Bahia Farm Show 2025 terá apoio do Governo do Estado
A maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil acontece entre 9 e 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães

Uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, a Bahia Farm Show 2025 já tem data para acontecer: entre os dias 9 e 14 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães. O evento, que conta com apoio do Governo do Estado, chega à sua 19ª edição e foi oficialmente lançado na manhã desta quarta-feira (26), durante um café da manhã com a imprensa realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A feira contará com a participação de secretarias estaduais e órgãos ligados ao agronegócio, turismo, meio ambiente e planejamento.
Em 2024, o evento movimentou cerca de R$ 11 bilhões. A expectativa é que esse valor seja superado em 2025. Durante a cerimônia de lançamento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da Bahia Farm Show para a economia do estado. “É um espaço estratégico para inovação, desenvolvimento sustentável e todos os anos movimenta diferentes setores, gerando empregos e fortalecendo tanto o agronegócio, quanto a agricultura familiar”, afirmou.
O governo estadual confirmou que repetirá o modelo de participação adotado em 2024. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) terá um estande que reunirá outras pastas, como Setur, Seplan, SDE, Sema/Inema, além dos órgãos Bahia Pesca, Adab e Cetab. O espaço contará com um auditório para palestras e minicursos, demonstrações tecnológicas, concurso de qualidade do mel, além de atendimentos a produtores sobre licenças e regulamentações.
Agricultura familiar
Além do agronegócio, a agricultura familiar também terá um destaque especial. Um estande de 750m² reunirá produtores de diversas regiões da Bahia, promovendo a comercialização de produtos pelo mercado virtual Mercaf.com.br. O Empório da Agricultura Familiar, consolidado como um dos espaços mais visitados na edição anterior, retorna com 28 boxes de produtos típicos, como chocolates, queijos, mel, carnes, embutidos, doces regionais e artesanato.
Para Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a agricultura familiar é um dos grandes motores do desenvolvimento sustentável na Bahia. “Neste espaço, reunimos produtores de diversas regiões para mostrar a força e a diversidade da nossa produção, promovendo novos negócios”.
Agro Inteligente, Futuro Sustentável
A Bahia Farm Show 2025 terá como tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, reforçando a importância da inovação e da responsabilidade ambiental no setor agropecuário. O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt, destacou que a feira contará com startups e empresas apresentando soluções em inteligência artificial, automação, energia renovável e agricultura de precisão. “A feira reforça seu papel como um espaço de inovação, trazendo tecnologias que aumentam a produtividade e reduzem impactos ambientais”, explicou.
Com expectativa de atrair milhares de visitantes e movimentar milhões em negociações, a Bahia Farm Show 2025 promete consolidar ainda mais a Bahia como um polo estratégico para o agronegócio nacional. Durante os seis dias de evento, serão realizados leilões de gado, demonstrações e lançamentos de produtos, além de palestras e treinamentos técnicos.
Cultura
Exposição “Olhares inéditos”, no Piedade, homenageia Salvador nos seus 476 anos
Mostra apresenta diferentes ângulos da soterópolis, com foco no centro da cidade, através do olhar de seis fotógrafos

A exposição “Salvador 476 anos: olhares inéditos” acontece de 24 de março a 12 de abril, no piso L3 do Shopping Piedade, e tem como objetivo comemorar o aniversário da primeira capital do Brasil sob uma nova perspectiva, revelando detalhes, texturas, contrastes, e a beleza singular de cada canto de Salvador, com foco no Centro da Cidade.
A mostra também foca o olhar no cotidiano da população, bairros, desde fotos antigas, até atuais e tudo que possa promover a reflexão sobre a evolução da cidade e que ajude a celebrar a história e a cultura de Salvador e do nosso povo baiano através do olhar detalhista e cuidadoso de seis grandes fotógrafos: Haeckel Dias, Lúcia Regina, Lany Cruz, Diego Bugarin, Paula Caline e Tiago Quirino.
Cada fotógrafo terá um totem e, cada um, irá explorar ângulos diferentes da capital. A atmosfera da exposição será complementada com uma trilha sonora com músicas baianas, criando uma experiência sensorial completa.