Segurança
Mulheres são homenageadas pela PMBA
Mais de 100 mulheres da corporação participaram do prêmio ‘Elas pela Sociedade’.

Valorizar o trabalho, esforço e dedicação de diversas policiais militares baianas foi o objetivo do prêmio ‘Elas pela Sociedade’, que homenageou mais de 100 mulheres da corporação – dos seguimentos operacional e administrativo – pelo serviço prestado à população baiana. Evento aconteceu na tarde de segunda-feira (14), no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador.
A premiação, realizada pelo ‘Projeto Social 1+1 é Sempre + que Dois’, presenteou mulheres oficiais e praças da corporação com uma medalha de honra ao mérito em reconhecimento às ações realizadas por meio da bravura e sensibilidade.
A major Érica Patrícia, comandante da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Rio Vermelho), foi uma das homenageadas e reconheceu o esforço de todas as guerreiras da PM baiana.
“Antes de receber essa premiação como policial, fico bastante lisonjeada em receber como mulher. É muito especial e importante, nesses 30 anos de mulher na PM. Esse reconhecimento nos faz seguir em frente com ainda mais força”, disse.
O encontro também homenageou integrantes dos Comandos de Policiamento Regional (CPRs) Atlântico, Baía de Todos-os-Santos, Central, Especializado (CPE), além dos departamentos e diretorias da corporação.
Segurança
Militares atuam em salvamento de família durante incêndio em Brotas
Após a ação, as vítimas foram socorridas para o atendimento médico

Na noite de terça-feira (10), policiais militares empregados na Operação Sentinela resgataram uma família presa em um apartamento em chamas no bairro de Brotas, em Salvador.
Durante patrulhamento, a equipe foi alertada por populares e identificou um incêndio em apartamento no terceiro andar de um prédio localizado na Avenida Dom João VI. Um homem, uma mulher e uma criança tentavam escapar do fogo através da janela.
A equipe tentou acesso direto ao imóvel, mas as chamas impediram a entrada. Com o apoio de vizinhos, os policiais acessaram o apartamento ao lado e, com o auxílio de uma escada improvisada entre as janelas, aturam no resgate da família.
Após a ação, as vítimas foram socorridas para o atendimento médico.
“A ação rápida e corajosa dos policiais militares evitou uma tragédia ainda maior e demonstra, mais uma vez, o compromisso da PMBA com a vida e a segurança dos cidadãos”, comentou o capitão Fonseca, que coordenou a ação.
Segurança
Forças policiais da Bahia recebem veículos blindados e fuzis
Além de quatro veículos táticos para transporte da tropa também foram entregues 650 fuzis e 23 mil espargidores

Na manhã desta sexta-feira (6), representantes das forças policiais receberam equipamentos da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, para potencializar as ações em todo o estado. Veículos táticos blindados, fuzis e espargidores foram entregues no Centro de Operações e Inteligência (COI), pelo vice-governador Geraldo Junior e pelo secretário da SSP, Marcelo Werner.
Além de quatro veículos táticos para transporte da tropa também foram entregues 650 fuzis e 23 mil espargidores. Outras sete viaturas semiblindadas vão reforçar as ações preventivas.
Cerca de R$ 16,5 milhões foram empregados na aquisição dos itens, que visam ofertar maior precisão e preservação dos agentes envolvidos nas iniciativas de combate ao crime organizado.
“Esse é mais um grande investimento nas forças policiais, com foco na preservação dos profissionais em ações realizadas na capital, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado”, explicou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O comandante-geral da PM, coronel Antônio Magalhães, o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, o diretor-geral do DPT, perito criminal Osvaldo Silva, entre outras autoridades participaram da solenidade.
Segurança
Governador promove oito policiais e bombeiros militares a coronel
Ainda na ocasião, Jerônimo assinou a promoção de outros 240 oficiais para outros postos da corporação

Em mais uma ação de valorização dos profissionais da segurança pública, por seu desempenho e dedicação à sociedade baiana, o governador Jerônimo Rodrigues promoveu, na noite desta quinta-feira (5), seis oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e dois do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), ao posto de coronel. Ainda na ocasião, Jerônimo assinou a promoção de outros 240 oficiais para outros postos da corporação, que será publicada na edição desta sexta-feira (6), do Diário Oficial do Estado da Bahia.
“A Polícia Militar é uma instituição de 200 anos, madura, então estou convidando-os para conduzir a paz na Bahia. Oficiais que tem um currículo de peso, com bons serviços prestados e olham para a segurança pública de forma respeitosa. A sociedade baiana precisa da atuação firme desses profissionais na condição de coronéis, agora”, afirmou o governador.
Foram promovidos, durante encontro com Jerônimo, na governadoria, os policiais militares e tenentes-coronéis, Michel Alexander Guimarães, para o Comando Regional Leste; Maurício José Marinho, como diretor de Operações Integradas da SSP; Taylon Teixeira, como comandante regional da Região Metropolitana de Salvador (RMS); Elismar de Oliveira Leão, diretor de Auditoria e Finanças; José Luis Santos, Ouvidor e André Pereira Borges, superintendente de Telecomunicações. Do Corpo de Bombeiros, Jadilson Lopes, comandante de Segurança contra Incêndio e José Manoel Almeida, comandante Regional Sul.
Para o secretário da SSP, Marcelo Werner, essa é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a segurança pública da Bahia. “São carreiras de diversos profissionais, homens e mulheres, alguns deles com mais de 35 anos de serviço público, dedicados à população baiana, que agora chegam ao mais alto posto. É um momento muito especial, de renovar os votos de compromisso, não só com a instituição, Polícia Militar e Bombeiro Militar, mas em especial para proteger e servir e ser sempre uma força a serviço do cidadão”.
A elevação de patente na PMBA para oficiais segue pelos postos de 2º Tenente, 1º Tenente, Capitão, Major, Tenente-Coronel, Coronel — e ocorre por meio de um sistema hierárquico baseado em critérios como tempo de serviço, mérito e ato de bravura. Este sistema define a autoridade e responsabilidade em uma organização policial, e afeta a cultura dentro da força policial. A progressão na carreira militar é regulamentada pelo Plano de Cargos e Carreiras dos Militares Estaduais.
Também estiveram presentes à solenidade, o vice-governador, Geraldo Júnior, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner e os comandantes-gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, coronéis Antônio Carlos Silva Magalhães e Aloísio Mascarenhas Fernandes, respectivamente.
-
Saúdehá 2 dias
Policlínicas de Narandiba e Escada registram aumento no número de consultas
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego para esta segunda-feira (9) na Bahia
-
Saúdehá 1 dia
Governo da Bahia estuda ampliação do Hospital do Oeste e novos equipamentos em Barreiras
-
Serviçoshá 16 horas
Vagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (11)