Turismo
Governo do Estado lança o Qualifica Turismo 2023
A iniciativa fornece treinamento especializado e formação de mão de obra especializada para atuar no setor

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (26), o projeto Qualifica Turismo 2023, uma iniciativa que visa formar mão de obra especializada para atuar no setor de turismo do estado. O evento de apresentação, realizado no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, em Savador, contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, de empresários e de operadores do trade turístico. O investimento para esta etapa do projeto é de mais R$ 2,8 milhões, oriundos do Fundo Estadual do Trabalho (FTE).
O Qualifica Turismo é uma parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com a Secretaria de Turismo (Setur-BA) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Os profissionais serão capacitados com cursos de alto nível que atendem à demanda do setor e geram oportunidade de renda para grupos específicos e trabalhadores considerados estratégicos para a economia.
“O Governo do Estado tem intensificado essas ações do turismo regional, da qualificação do turismo, do empreendedorismo para que a gente possa movimentar a economia. É um gesto para todo trade, todos os empresários, mas acima de tudo, para as trabalhadoras e trabalhadores deste setor produtivo que movimenta a economia baiana”, declarou Geraldo Júnior.
O projeto irá oferecer cursos para recepcionista de hotel com noções de inglês e espanhol, condutor de turismo com ênfase no turismo religioso, camareiro, artesanato de biojoias e ecojoias, técnicas de vendas com noções de inglês, garçom e barman, sommelier, marcenaria náutica e mecânica náutica.
O Secretário de Turismo, Maurício Bacelar, explicou que as capacitações oferecidas foram pensadas para atender às crescentes demandas dos turistas que visitam o estado. “A Bahia é um dos principais destinos turísticos do país e, por isso, é essencial que a mão de obra seja qualificada e esteja preparada para atender às necessidades dos turistas de maneira eficiente e cordial”.
Oportunidade
Para a bartender Maiana de Almeida, participar da turma anterior do programa de qualificação profissional a tornou mais preparada para disputar uma vaga no mercado de trabalho. “Para mim, qualificação profissional foi uma grande oportunidade de me capacitar para atuar em um setor que tem crescido bastante. Com a qualificação, pude me destacar, tendo mais chances de concorrer e conquistar uma vaga em uma área que sempre me interessou. Além disso, sei que as empresas estão buscando profissionais cada vez mais qualificados e agora estou apta a atender às demandas”, perseverou.
Para o titular da Setre, Davidson Magalhães, o projeto chega para atender a uma demanda em crescimento na Bahia. “O Qualifica Turismo é uma oportunidade para que as pessoas se capacitem e se especializem em áreas específicas do setor, o que contribuirá para que elas se tornem mais competitivas no mercado e, consequentemente, aumentem suas chances de conseguir um emprego de qualidade”, pontuou.
O público-alvo do projeto são pessoas com demandas sociais específicas, empreendedores e jovens com potencial para atuar no setor, como trabalhadores desempregados que buscam atualização profissional e reinserção no mundo do trabalho, pessoas com deficiência, idosos, aprendizes, estagiários, trabalhadores resgatados de condição análoga à de escravo, familiares de egressos do trabalho infantil, trabalhadores cooperativados, empreendedores individuais, trabalhadores rurais, pescadores artesanais, internos e egressos do sistema prisional e de medidas socioeducativas.
Inicialmente, serão realizadas 50 turmas que vão contemplar 1.000 pessoas das 13 Zonas Turísticas da Bahia. No total, o projeto terá 116 turmas com atendimento previsto de 2.320 beneficiários. As matrículas serão abertas nos próximos meses e quem tiver interesse em um dos cursos deve procurar uma unidade do SineBahia para acompanhar as datas para inscrições.
Turismo
Premiações em beleza natural e hotelaria fortalecem turismo baiano
A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, foi escolhida a melhor praia de enclave do mundo, em 2025

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) comemora mais uma premiação para o destino Bahia: a melhor praia de enclave (pequena área urbana) do mundo, em 2025. O título foi conquistado pela praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, em avaliação feita pelo Centro Internacional de Formação e Certificação de Praias (CIF Playas). O levantamento envolveu 200 destinos litorâneos do planeta.
A escolha, feita por especialistas internacionais em oceanografia, geografia costeira e engenharia ambiental, levou em conta critérios como beleza natural, infraestrutura turística, segurança e gestão sustentável. A praia baiana, de águas cristalinas, com Mata Atlântica em seu entorno preservada, possui a certificação internacional Bandeira Azul, por sustentabilidade. A Ilha dos Frades é administrada pela Fundação Baía Viva.
O turismo baiano também é destaque nacional com Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, que ficou na primeira posição no ranking de desempenho hoteleiro, no primeiro trimestre deste ano, registrando coeficiente de performance de 32,7%. A avaliação foi feita pela plataforma Omnibees, entre os 10 destinos brasileiros com os melhores resultados. Salvador ficou em nono lugar, com 16,6%. A pesquisa analisou quatro critérios: crescimento nas reservas, número de diárias ocupadas, diária média e volume bruto de vendas.
“ A premiação é resultado do turismo que o município vem desenvolvendo, como a capacitação de sete mil agentes de viagens, em 2023, e a expectativa de capacitar até 15 mil, em 2025. Não temos somente sol e praia, temos segmentos como ecoturismo, a rota das aldeias indígenas, náutica e observação de aves, entre outros. Todas essas experiências, aliadas a um trade turístico muito participativo e às parcerias com a Setur-BA, contribuem para atrair o turista de ticket médio maior”, explica o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones.
Para o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, “as premiações para a Bahia qualificam ainda mais o destino e reforçam a sua posição de líder nacional na movimentação de visitantes e no crescimento da receita no setor, uma vitória dos baianos, com o esforço do Governo do Estado para garantir o incremento das atividades turísticas”.
Turismo
Bahia lidera crescimento da receita no turismo nacional
O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%)

A Bahia, que já era líder nacional em movimentação turística, agora, aparece na liderança do crescimento do faturamento no setor, entre os estados. Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur) e da Fecomércio São Paulo, a Bahia registrou em março de 2025, um aumento de 20,4% na receita com atividades turísticas, o maior do país. O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%).
De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), o resultado expressivo na receita tem sintonia com o aumento na movimentação de visitantes no estado, analisando o primeiro quadrimestre de 2025. De janeiro a abril deste ano, houve um crescimento de 9,4% no fluxo turístico baiano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Levando em conta apenas o mês de março de 2025, o estado registrou um aumento no setor de 14,4%, mais que o dobro da média brasileira, que ficou em 5,8%. Já no recorte de fevereiro e março deste ano, o desempenho baiano alcançou o maior crescimento entre os estados, com índice de 11,5%, enquanto no país houve retração (-0,2%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Setur-BA.
Para o titular da pasta estadual de turismo, Maurício Bacelar, o crescimento contínuo da Bahia no setor é resultado de uma conjunção de fatores, com estimativa de seguir em expansão. “Quando a gente junta o esforço da Setur-BA, que envolve promoção, qualificação, infraestrutura e ampliação da malha aérea, com o trabalho do governo federal, dos municípios e do trade turístico, fechamos a equação que tem dado esses resultados expressivos para a Bahia, sob o comando do Governo do Estado. Comemoramos, mas não podemos reduzir o ritmo das ações. Com informações preliminares que temos sobre o São João, a expectativa é que iremos continuar em rota de crescimento”, pontuou o secretário.
Turismo
Congresso de Direito movimenta o turismo na capital baiana
O encontro no Hotel Deville Prime, Salvador, tratou de temas como segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública

O XVII Congresso Brasileiro de Direito do Estado foi aberto, nesta quarta-feira (21), no Hotel Deville Prime, Salvador, para três dias de debates em torno de temas como segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública. Entre os palestrantes estão os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e Carmen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento, que atrai participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, tem patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), como estratégia para impulsionar o turismo de negócios, reduzindo os impactos da sazonalidade.
“O congresso é da área de direito, mas tem tudo a ver com turismo porque atrai pessoas de outros estados para conhecer o rico patrimônio cultural, histórico e natural da Bahia, contribuindo para movimentar os equipamentos turísticos”, declarou o titular do órgão, Maurício Bacelar, durante a abertura. No evento, a Setur-BA divulga os atrativos de Salvador e de cidades das 13 zonas turísticas, estimulando os participantes a viajarem pela Bahia. Uma tradicional baiana posa para fotos com os visitantes e distribui fitinhas do Senhor do Bonfim.
De janeiro deste ano até o momento atual, a Setur-BA já deu apoio a 12 grandes eventos em Salvador, entre congressos, seminários e encontros, que deram impulso à indústria do turismo baiano. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (Abih-BA), em abril, mês considerado de baixa estação, a ocupação dos meios de hospedagem em Salvador atingiu o índice recorde de 64,5%, superando em 10% a marca do mesmo período em 2014.
“Temos aqui servidores públicos e professores de vários estados conhecendo a bela Bahia. A Setur-BA teve um papel fundamental nos dando um suporte, o que nos motivou a realizar o encontro”, afirmou o organizador, Paulo Modesto.
Congressistas e palestrantes aproveitam o tempo livre para visitar atrativos turísticos da cidade. “Adoro vir a Salvador, já perdi a conta de quantas vezes vim. A cidade é maravilhosa e o povo é muito acolhedor”, elogiou a professora aposentada e ex-procuradora do Estado de São Paulo, Maria Sylvia Zanella di Pietro, responsável pela palestra sobre Direito Administrativo da Inovação.
“Já conhecia Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, mas nunca tinha vindo a Salvador. À noite pretendo passear e conhecer lugares como o Centro Histórico”, pontuou Alessandro Bertinato, de São Paulo.
-
Saúdehá 3 dias
Policlínicas de Narandiba e Escada registram aumento no número de consultas
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego para esta segunda-feira (9) na Bahia
-
Saúdehá 2 dias
Governo da Bahia estuda ampliação do Hospital do Oeste e novos equipamentos em Barreiras
-
Serviçoshá 24 horas
Vagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (11)