SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

FLIPF: 4ª edição da festa literária terá espaços culturais

O objetivo é firmar as celebrações literárias de destaque do Brasil

Publicado

em

Será realizada nos dias 4 a 7 de maio, a 4ª edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte, com o tema "Voam sonhos nas asas da esp

Será realizada nos dias 4 a 7 de maio, a 4ª edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte, com o tema “Voam sonhos nas asas da esperança”. O objetivo é firmar as celebrações literárias de destaque do Brasil. O evento contará com grandes referências nacionais e internacionais nos quatros espaços: Canto da Palavra, Rede de Livros, Ninho FLIPF e Multiverso FLIPF.

Espaços FLIPF

Canto da Palavra: Tenda principal, onde tradicionalmente acontecem as Mesas Literárias, Sessões de autógrafos com os convidados e a Livraria Oficial, a LDM, no auditório do Espaço Baleia Jubarte –  criado em 1988 para proteger a baleia jubarte na região do Banco dos Abrolhos.

Espaço Rede de Livros: Local onde editores baianos, coletivos e autores independentes comercializam publicações importantes do estado e acontecem diversas atividades como bate-papo com autores, lançamentos de livros, oficinas, feiras de livros, contações de histórias e muito mais. Situada no Clube dos Pescadores, localizado no coração da charmosa vila da Praia do Forte, é um espaço da comunidade onde acontecem eventos e reuniões, além de abrigar a Biblioteca Comunitária Professora Raimunda Queiroz de Oliveira.

Ninho FLIPF: Inspirado na eclosão dos ninhos de tartarugas marinhas nas areias quentes da Praia do Forte, acontecerá no Projeto Tamar e visa desenvolver e incentivar o hábito da leitura no público infantil. Pensado especialmente para as crianças de 0 a 12 anos, o Ninho FLIPF oferece diversas atividades como contação de histórias, apresentações artísticas, lançamento de livros e bate-papo com autores de literatura infantil.

Multiverso FLIPF: Com programação voltada para os jovens, o local reúne Mesas literárias, oficinas, bate-papos, lançamentos de livros e batalhas de slams, além do espaço multimídia de realidade virtual para o público. O Multiverso acontece em uma tenda  Vila de Praia do Forte.

ANÚNCIO

A programação contará com a curadoria coletiva especial, formada pela jornalista e escritora Edma de Gois, pelo escritor, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon, a escritora e criadora do projeto de incentivo à leitura em família @maequele Emília Nuñez e a antropóloga e curadora, Bárbara Falcón. Cada curador será responsável por um espaço interativo, que terá diversas atividades diárias, com programações para todas as idades.

No ano passado, durante a 3ª FLIPF, o evento reuniu cerca de sete mil pessoas, 126 atrações entre escritores, escritoras, contadores de histórias, atrações culturais, ninho, Vila Gastronômica e Feira de artesanato, e levou à Praia do Forte, autores consagrados e estreantes da literatura nacional e internacional, além de artistas e cineastas, como Antônio Torres, Raphael Montes, Aldri Anunciação, Ayrson Heráclito, Itamar Vieira Júnior, Kátia Borges, Naine Terena, Rita Santana, a argentina Ariana Harwicz e o angolano Ondjaki.

A Festa Literária Internacional da Praia do Forte é uma realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural, duas empresas baianas de produção cultural com larga experiência em projetos de valorização e democratização de acesso a literatura, música, artes visuais e teatro na Bahia e no Brasil. A 4ª edição da Festa conta com o patrocínio da Petroreconcavo e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Cultura

Casa do Benin apresenta “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”

A mostra gratuita traz um conjunto de registros fotográficos sensíveis e históricos do criador do samba reggae 

Publicado

em

Legado”, que acontece de 07 de junho a 05 de julho, na Casa do Benin – Espaço Tatassomba, no Pelourinho, em Salvador.
Fotos: Margarida Neide

Um dos nomes mais potentes da música afro-brasileira, mestre Neguinho do Samba será homenageado com a exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”, que acontece de 07 de junho a 05 de julho, na Casa do Benin – Espaço Tatassomba, no Pelourinho, em Salvador. A mostra é gratuita e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h. 

Com curadoria de Anderson do Samba, filho do mestre, a exposição apresenta um conjunto de registros fotográficos sensíveis e históricos, desde momentos emblemáticos até cenas do cotidiano, revelando a profundidade e a extensão da influência de Neguinho do Samba. Criador do samba reggae, ritmo que ressignificou o território do Centro Histórico e ecoou pelo mundo, ele foi responsável por transformar a música em um poderoso instrumento de afirmação cultural e resistência. 

A abertura oficial da exposição acontece no dia 07 de junho, a partir das 16h, com uma apresentação especial dos filhos do mestre, Anderson do Samba e Nitorê Akadã, em uma performance que homenageia não apenas a memória de seu pai, mas também a força cultural do Pelourinho, berço do samba reggae. 

Pela primeira vez, a cidade de Salvador presta homenagem a Neguinho do Samba no mês de seu nascimento, resgatando sua importância histórica como um patrimônio vivo afro-brasileiro. A mostra destaca não só sua trajetória artística, mas também a relevância social de sua criação, que ultrapassou fronteiras e consolidou-se como símbolo de resistência negra. 

“A valorização de importantes nomes na construção da identidade brasileira, fazendo com que essas pessoas não caiam no esquecimento e no anonimato, é uma maneira de colaborar para que a história cultural brasileira seja preservada e perpetuada através das gerações”, afirma Renata Campos, produtora executiva da exposição. 

ANÚNCIO
SERVIÇO
  • Exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado” 
    Casa do Benin – Espaço Tatassomba (Pelourinho, Salvador)
    De 07 de junho a 05 de julho de 2025
    Terça a sexta, das 10h às 17h | Sábados, das 9h às 16h
    Entrada gratuita
    Abertura: 07 de junho, às 16h, com apresentação de Anderson do Samba e Nitorê Akadã 
Continue Lendo

Cultura

TVE transmite ao vivo São João Sinônico da Osba com Geraldo Azevedo

A apresentação conta também com a participação do sanfoneiro e arranjador Marcelo Caldi

Publicado

em

A TVE transmite ao vivo neste sábado (7), às 19h, a edição 2025 do São João Sinfônico, direto da Concha Acústica do
Foto: Caio Lirio

A TVE transmite ao vivo neste sábado (7), às 19h, a edição 2025 do São João Sinfônico, direto da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O evento, promovido pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), terá como convidado especial o cantor e compositor Geraldo Azevedo, que celebra 80 anos em 2025. 

Sob a regência do maestro Carlos Prazeres e direção de Manno Góes, o concerto reúne clássicos do forró e sucessos da carreira de Geraldo Azevedo, como ‘Dia Branco’, ‘Moça Bonita’ e ‘Dona da Minha Cabeça’, em arranjos sinfônicos especiais. A apresentação conta também com a participação do sanfoneiro e arranjador Marcelo Caldi, presente em todas as edições do projeto, que chega este ano à sua 9ª edição. 

Serviço: 
  • São João Sinfônico da Osba com Geraldo Azevedo ao vivo na TVE 
  • Quando: Sábado (7), às 19h 
  • Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br 
Continue Lendo

Agricultura

Agricultura familiar marca presença na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025

A Bahia participará entre os dias 11 e 14 de junho das maiores feiras de produtos naturais e orgânicos da América Latina 

Publicado

em

alimentos produzidos de forma sustentável. Com o conceito “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”, a participação
Foto: Karoline Meira

Com sabores únicos, inovação e sustentabilidade, o rural baiano marca presença na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025, as maiores feiras de produtos naturais e orgânicos da América Latina. Entre os dias 11 e 14 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o público poderá conhecer, provar e se encantar com a diversidade de alimentos produzidos de forma sustentável. Com o conceito “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”, a participação baiana reúne 31 empreendimentos, entre cooperativas, associações e redes agroecológicas, que apresentarão produtos com alto valor agregado, identidade territorial, certificação orgânica e responsabilidade socioambiental. 

A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A ação integra a política pública de fortalecimento da agricultura familiar, com foco em acesso a mercados e promoção comercial de produtos sustentáveis e diferenciados. 

No estande da Agricultura Familiar da Bahia, na Naturaltech, o público poderá conhecer e degustar uma explosão de sabores únicos e de origem vindos diretamente do interior baiano: iogurtes de frutas nativas (licuri, umbu, pinha, maracujá e café), flocão e creme de milho não transgênico, pastas de castanha de caju, frutas desidratadas, mel, cafés especiais e chocolates artesanais produzidos no sistema cabruca, técnica que respeita a Mata Atlântica e valoriza o saber tradicional. 

Já o estande Orgânicos da Bahia, na Bio Brazil Fair, contará com a presença de 16 empreendimentos da Rede Povos da Mata, primeira rede brasileira com sistema participativo de certificação reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Serão apresentadas geleias de frutas nativas, extrato de tomate temperado, temperos naturais, chocolates orgânicos, nibs de cacau, barras de frutas, manteiga de cacau e cachaças artesanais, todos cultivados com práticas que preservam a biodiversidade e promovem justiça social no campo. 

A Naturaltech e a Bio Brazil Fair são os principais eventos do setor na América Latina. Na última edição, reuniram mais de 57 mil visitantes e 760 expositores, consolidando-se como plataformas estratégicas para negócios, visibilidade institucional e relacionamento com o mercado nacional e internacional. 

ANÚNCIO

Todos os produtos expostos pelas cooperativas baianas também podem ser adquiridos em todo o país por meio do mercado virtual da agricultura familiar www.mercaf.com.br, com entrega pelos Correios. 

Continue Lendo

Mais Lidas