Cultura
Confira as lives do final de semana
A programação está recheada de estilos musicais para todos os gostos

Mesmo com a diminuição nas taxas de infecção por coronavírus e redução na ocupação de leitos na rede de saúde, o mais seguro ainda é ficar em casa. E pra deixar seu fim de semana mais animado, preparamos uma listinha com as lives que vão ocorrer de sexta (25) a domingo (27).
A programação está recheada de estilos musicais para todos os gostos, como MPB, sertanejo, pagode, funk, rock e muito mais. Agora é escolher a que mais lhe agrada, e fazer sua festa, no conforto e segurança do seu lar. Confira a lista:
Sexta-feira (25)
Marcos Davi – 19h30
Matheus e Kauan – 20h
Xofan e João Sirangelo – 20h
Gusttavo Lima e Daniel – 20h
Lazzo Matumbi: Voltando aos Palcos – 20h
Duda Beat e Nando Reis – 21h –
Turma do Pagode – 21h10
Sandro DJ (Funk em casa) – 22h
Teresa Cristina – 22h
Sábado (26)
Live FM Diário (Juan Marcus e Vinicius, Jefferson Moraes, Rayane e Rafaela e George Henrique e Rodrigo) – 15h
Cezar e Paulinho – 17h
Mastruz com Leite – 19h
Luan Santana, Luísa Sonza e Giulia Be – 20h
Pedro Henrique & Daniel Faria – 20h
Festival IMuNe 2020 (Elza Soares, Renegado, IMuNe, Meninos de Minas e mais) – 20h
Leila Pinheiro – 20h
Allana Macedo – 20h
Geraldo Azevedo – 21h
Gal Costa – 22h
Domingo (27)
Orquestra Ouro Preto apresenta Beatles – 11h
DJ Marcio Fernandes (Sunday Live) – 12h
Daniela Ribeiro – 13h
Di Paullo e Paulino – 15h
Flay – 16h
Simone – 18h
Matheus e Kauan –18h
Cultura
MGB celebra seus 50 anos com programação especial
Localizado no Corredor da Vitória, o Museu Geológico da Bahia tem uma agenda especial para o público, de 24 a 29 de março

O Museu Geológico da Bahia (MGB) completou cinco décadas de existência e em comemoração, o equipamento vai promover uma programação especial a partir de segunda-feira (24). Administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o MGB é o primeiro museu científico e de geologia do estado, possuindo um dos maiores acervos de rochas, minerais, pedras preciosas e fósseis da Bahia. A entrada é gratuita.
Inaugurado em 4 de março de 1975, o MGB possui 12 exposições temáticas e é considerado um centro de pesquisa, divulgação e preservação do patrimônio geológico da Bahia, que desenvolve projetos de cunho científico, educativo e cultural. O MGB fica na Avenida Sete de Setembro, nº 2195, Corredor da Vitória. De terça a sexta-feira, o funcionamento é das 13h às 18h. No sábado e no domingo, das 13h às 17h.
A programação, que se estende de segunda-feira a sábado, conta com sessões especiais do filme vencedor do Oscar, “Ainda Estou Aqui”, apresentação de duas cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), palestra sobre uso inteligente e sustentável das rochas ornamentais e oficina de animação com areia. Com entrada gratuita todos os dias, o evento encerra com a oficina “Geologia e Arte – Animação com Areia”, que possui vagas limitadas e as inscrições devem ser realizadas via telefone (71 3115-7971) ou através do e-mail mgb@sde.ba.gov.br.
Confira a programação
- 24/03 (segunda-feira) – 14h: Sessão “Ainda Estou Aqui” (Cinema no Museu);
- 25/03 (terça-feira) – 15h30: Terças Musicais (Cameratas OSBA – Quadro Solar e Bahia Cordas);
- 26/03 (quarta-feira) – 14h: Sessão “Ainda Estou Aqui” (Cinema no Museu);
- 27/03 (quinta-feira) – 14h: Palestra sobre Uso Inteligente e Sustentável das Rochas Ornamentais com o geólogo Cid Chiodi;
- 28/03 (sexta-feira) – 13h: visita guiada para todo público;
- 29/03 (sábado) – 14h: Oficina Geologia e Arte: Oficina de animação com areia.
Cultura
Exposição “Assentamentos” estreia na Casa do Benin nesta quinta (20)
A mostra reunirá 20 obras inéditas do artista Roney George, entre pinturas e instalações, que reafirmam as raízes afro-brasileiras

A Casa do Benin, na Rua Padre Agostinho Gomes, 17, no Pelourinho, será palco da exposição “Assentamentos”, do artista plástico baiano Roney George. Com entrada gratuita, a mostra será aberta nesta quinta-feira (20), às 18h, e reunirá 20 obras inéditas do autor, entre pinturas e instalações, que reafirmam as raízes afro-brasileiras do artista e a influência da cultura sertaneja na própria formação.
Sob a curadoria de Danillo Barata, “Assentamentos” se estrutura como um território dinâmico de permanências e deslocamentos, evocando tanto a resistência dos povos negros e indígenas quanto os processos de transformação e ressignificação das identidades no Brasil. “Esta exposição é um retorno e, ao mesmo tempo, uma afirmação. É um processo de reencontro com minha trajetória, minhas referências e minha ancestralidade”, explica George.
“O título da exposição remete aos espaços de resistência, sobrevivência e renovação criados pelo legado afro-brasileiro. As obras de Roney George reverberam diálogos entre as lutas afro-americanas e afro-brasileiras, evocando ancestralidade, identidade e a força das narrativas coletivas”, destaca Barata.
A exposição faz parte do projeto Assentamento, contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura e Governo Federal. É produzida pela Ritos Produções e conta com o apoio da Casa do Benin, do Zanzibar e do chef Apollo.
Perfil
Com uma trajetória consolidada de 40 anos, Roney George é reconhecido no Brasil e no exterior, tendo realizado exposições e trabalhos no Chile, Estados Unidos, África do Sul, Alemanha, França, Holanda, Itália e Portugal. Originário de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, ele cresceu imerso nas expressões visuais do sertão e, ainda jovem, se mudou para Salvador, aprofundando a sua relação com o Recôncavo e suas extensões culturais.
Agricultura
Almadina ganha novo mercado municipal e outras entregas para a agricultura familiar
O espaço visa impulsionar o comércio local oferece mais conforto e segurança para feirantes, comerciantes e consumidores

Neste sábado (15), o Governo do Estado entregou o novo Mercado Municipal de Almadina, como parte das celebrações dos 63 anos de emancipação do município. O espaço, que visa impulsionar o comércio local e fortalecer a agricultura familiar, oferece mais conforto e segurança para feirantes, comerciantes e consumidores, além de garantir a comercialização segura e higiênica dos produtos locais.
A iniciativa é realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS Litoral Sul).
Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, destacou: “O Governo do Estado está requalificando 216 mercados em toda a Bahia. O Mercado Municipal de Almadina é mais uma grande entrega para fortalecer a agricultura familiar.”
Feirantes como Aristélia Machado, com 34 anos de experiência, comemoraram a melhoria do mercado. “Agora, temos barracas novas e melhores condições para vender nossos produtos. A mudança foi para melhor”, afirmou.
Além da requalificação do mercado, foram entregues 30 barracas padronizadas, melhorando a organização da feira e o atendimento ao público.
A agricultura familiar também será beneficiada com a construção de quatro pontes de concreto, três na região de Pancadinha e uma no Vale do Palmeiral, melhorando o escoamento da produção e a mobilidade rural.
Além disso, um veículo utilitário e um trator com implementos agrícolas foram entregues para apoiar a logística, distribuição de insumos e o fortalecimento da produção rural do município.
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego para esta segunda-feira (17)
-
Políticahá 2 dias
Unidade de beneficiamento fortalece produção agrícola em Buerarema
-
Serviçoshá 2 dias
Simm oferece 39 vagas para segunda-feira (17)
-
Agriculturahá 3 dias
Almadina ganha novo mercado municipal e outras entregas para a agricultura familiar