SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Carnaval 2024

BaianaSystem arrasta a maior “pipoca” do Carnaval nesta segunda (12)

O Navio Pirata O Circuito Osmar (Campo Grande) no mar de gente que virou o Circuito Osmar (Campo Grande)

Publicado

em

Guiando o Navio Pirata, o BaianaSystem chegou na avenida nesta segunda-feira (12) de carnaval, arrastando um mar de gente
Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

Guiando o Navio Pirata, o BaianaSystem chegou na avenida nesta segunda-feira (12) de carnaval, arrastando um mar de gente ao som de “Batukerê: Toda Fé, Toda Paz”, que marca sua folia em 2024 no seu décimo Carnaval. “É a primeira vez que a gente toca essa música aqui e pra gente hoje é uma celebração. O ano dez do navio. É só amor”, explicou o vocalista da banda Russo Passapusso.

Os fãs acompanharam o navio fielmente dançando, cantando, fazendo rodas. “É algo indescritível só entende quem vai atrás do trio”, disse a nutricionista Lorenna Fracalossi, que acompanha a banda desde o início. “Antes eram 50 pessoas e hoje tá esse mar de gente e eu não posso deixar de curtir. Também o fato de não ter corda acaba sendo mais democrático, eu prefiro”, destacou.

Ao longo do percurso, a banda recebeu participações de Margareth Menezes, Larissa Luz, Vandal, Melly e Luedy, com o repertório da banda e também dos artistas convidados. “Carnaval é a festa do povo. A gente vai apresentar conexões com a ancestralidade. E a gente também tem uma conexão maravilhosa aqui no Centro, onde tem as arquibancadas que permitem uma boa interação com o público”, afirmou o vocalista Russo.

No meio da pipoca, o pesquisador Lucas de Jesus Santos disse que curtir o Navio do Baiana é incrível porque vai muito além da dança, é pra curtir a mensagem deles. “Quando o Baiana pega o Navio Pirata e coloca na pipoca é justamente a mensagem de trazer essa festividade de abraçar as pessoas”, acrescentou.

A estudante Ana Claudia Tufi curtiu seu primeiro carnaval ao lado do pai que é fã da banda e que passou esse amor pra ela. “Tô muito feliz de estar aqui com meu pai nesse meu primeiro carnaval com o Baiana. Muito boa essa oportunidade de curtir trio sem cordas porque nem todo mundo tem como pagar e também acho que é uma conexão muito maior do artista com o público”, destacou.

ANÚNCIO

O trio sem cordas teve apoio do Governo do Estado. De acordo com Russo, pensar no governo é pensar na cidade. “A cidade faz parte da gente e a gente faz parte da cidade. Carnaval é respeitar esse direito da cidade”.

Carnaval 2024

Setur inicia promoção do São João da Bahia

Publicado

em

escolha da Bahia no Carnaval e fazendo o convite para que eles retornem no São João, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA)
Foto: Eduardo Bastos/SeturBA

Em agradecimento aos turistas pela escolha da Bahia no Carnaval e fazendo o convite para que eles retornem no São João, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizou, na Quarta-feira de Cinzas (14), no aeroporto e na rodoviária de Salvador, a ação promocional “Até Breve”. A iniciativa seguiu, nesta quinta-feira (15), com banda de forró e dançarinos, que interagem com passageiros nacionais e do exterior, durante o embarque, em clima de festa junina.

“Queremos mostrar que, além do Carnaval, a Bahia possui outra grande festa popular, rica em cultura e tradição. O nosso São João é o maior do Brasil, que acontece em mais de 400 municípios baianos”, explicou a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), Tatiana Harfush.

“É a quinta vez que venho à Bahia. Adorei o Carnaval e deu vontade de conhecer o São João baiano. Soube que é uma festa romântica, com dança sensual”, relatou a aposentada francesa Nicole Clement, de 65 anos.

“O Carnaval foi bom demais. Eu nunca passei o São João na Bahia, mas depois dessa apresentação animada, que me surpreendeu, estou disposto a aceitar o convite para voltar, em junho”, pontuou empresário André Pegorer, 40 anos, de Curitiba.

“A Bahia tem o melhor Carnaval do mundo. A energia é indescritível. Vi muito policiamento e nenhuma briga. Não conheço os festejos juninos daqui, mas esse show de forró no embarque é um convite sedutor”, afirmou a professora universitária Lílian de Freitas, 47 anos, de São Paulo.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Carnaval 2024

Baianos e turistas aproveitam Arrastão da Quarta de Cinzas

Publicado

em

Arrastão da Quarta-feira de Cinzas. Idealizado por Carlinhos Brown, que fechou o desfile, o evento contou com os trios de
Foto: Joka O. Gueiros / Secom PMS 

Mesmo com o sol forte em Salvador, cidadãos e turistas aproveitaram a Quarta-Feira de Cinzas para se despedir do Carnaval 2024 no tradicional Arrastão da Quarta-feira de Cinzas. Idealizado por Carlinhos Brown, que fechou o desfile, o evento contou com os trios de Bell Marques, Léo Santana e Danniel Vieira. 

Ao som de “Diga que Valeu”, o cantor Bell Marques deu o pontapé ao desfile, seguido de Léo Santana, que relembrou “Mamoeiro”, sucesso da banda Parangolé, de onde foi vocalista. 

Homenagem 

Mais uma vez homenageando os agentes de limpeza, o sertanejo Danniel Vieira foi a terceira atração. “Deu tudo certo neste Carnaval. Sobrou um restinho de voz e a gente conseguiu estar aqui mais uma vez mostrando a pluralidade da folia e homenageando os agentes, que arrumam a nossa bagunça e merecem muito”, declarou. Entre os convidados, Kart Love e Guga Meyra, da banda Duas Medidas, além de Rafique, da banda Mambolada. 

Ancestralidade 

“Onda do mar me levou e eu resisti”. Desta forma, Brown iniciou seu desfile após chegar em cortejo com os Zárabes ao Farol da Barra para iniciar sua passagem no Arrastão, por volta das 11h. 

“Sou ancestralidade, sou Ilê Aiyê e era necessário fazer o grito afro, porque existiu Mãe Hilda. O Ilê me acolheu e ao coletivo axé music para que ele existisse. O Ilê também acolhe a cidade”, disse o artista, após o padê, abrindo os caminhos e lembrando que, neste ano, o homenageado do arrastão é Neguinho do Samba, falecido em 2009. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Carnaval 2024

Unidos da Viradouro é a grande campeã do Rio

Foi o terceiro título da escola. O último havia sido em 2020

Publicado

em

A escola de samba Unidos da Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024. No ano em que a Marquês de Sapucaí
Fotos: Reprodução/Instagram

A escola de samba Unidos da Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024. No ano em que a Marquês de Sapucaí comemora o 40ª aniversário, a Viradouro teve o melhor desempenho entre as 12 escolas de samba carioca do Grupo Especial: 270 pontos. Foi o terceiro título da escola. O último havia sido em 2020.

Esse ano, havia uma tensão quanto ao resultado final, antes mesmo da divulgação das notas. No início da apuração, Jorge Perlingeiro, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), organizadora do Grupo Especial, disse que estava em análise recurso apresentado pela Grande Rio, Imperatriz, Mocidade e Beija-Flor contra a Viradouro. Elas pediram para a escola ser punida com a perda de 0,5 ponto por uma irregularidade na comissão de frente. A alegação é que o limite de 15 integrantes visíveis durante a apresentação foi ultrapassado. Mas como a Viradouro ficou 0,7 ponto à frente da segunda colocada, nem o recurso, caso seja aprovado, poderá tirar o título da escola.

Com um samba que homenageia o culto ao vodum serpente, que nasceu na Costa ocidental da África, a Unidos da Viradouro foi a última escola a entrar na Sapucaí na segunda-feira (12), o segundo dia de desfiles. As outras cinco melhores colocadas foram, nessa ordem: Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio, Salgueiro, Portela e Vila Isabel. Elas se juntam à Viradouro para o Desfile das Campeãs, que acontece no Sambódromo, no próximo sábado (17). Com 264,9 pontos, a Porto da Pedra foi rebaixada e vai disputar a Série Ouro em 2025.

Continue Lendo

Mais Lidas