Turismo
Bahia ganha mais um voo direto entre Salvador e Buenos Aires
rota Salvador – Buenos Aires – Salvador, primeira linha direta operada pela companhia entre os dois destinos. A cerimônia foi realizada no aeroporto da capital baiana, marcando o início das

A partir desta quarta-feira (2), a distância entre a Bahia e a Argentina será encurtada. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), e a Sky Airline lançaram oficialmente a rota Salvador – Buenos Aires – Salvador, primeira linha direta operada pela companhia entre os dois destinos. A cerimônia foi realizada no aeroporto da capital baiana, marcando o início das operações. O receptivo turístico incluiu apresentação cultural e distribuição de presentes aos passageiros.
O secretário de turismo do Estado, Maurício Bacelar, afirmou que essa nova conexão operada pela Sky Airlines consolida a Bahia como destaque no país na atração de turistas estrangeiros. “Isso demonstra a força que o turismo da Bahia tem hoje no mercado internacional. A Sky chega para se somar a mais outras duas empresas que fazem essa conectividade direta com a Argentina, consolidando a Bahia como líder na atração de turistas estrangeiros no Brasil, gerando emprego e renda no setor”, disse.
Os voos, com cerca de 4 horas de duração, serão disponibilizados duas vezes por semana, às quartas-feiras e domingos. Chegarão em Salvador às 12h20, com retorno previsto para 13h20. A expectativa é de que a rota transporte cerca de 2,4 mil passageiros por mês. Os voos desta quarta-feira, tanto no trecho de ida quanto no de volta, estão com taxa de 85% de ocupação.
O diretor de networking da Sky Airlines, Julio Solar, explicou porque a empresa escolheu a capital baiana para esse primeiro voo direto com Buenos Aires. “É uma cidade que realmente gostamos e que nos fez muito bem, onde queremos continuar promovendo o turismo, dessa vez por Buenos Aires. Já operamos com os voos Salvador a Montevidéu e Santiago e temos muitos projetos para continuar expandindo a nossa presença em Salvador”, garantiu.
Pela segunda vez, o empresário argentino, Alberto Pelossi, veio à Bahia para conhecer a diversidade cultural e os principais destinos turísticos do estado. Ele é um dos passageiros que realizaram o check-in para o voo inaugural nesta quarta-feira e foi recepcionado pela Setur-BA. “É muito bom ter um voo direto, com poucas horas para estar em um lugar tão bonito como a Bahia. Estive aqui na Copa América e retornei para conhecer Morro de São Paulo e Boipeba. Já tenho dez dias curtindo esse litoral incrível”, comentou.
Turismo
Parceria com a França vai impulsionar o turismo na Bahia
A nova representação terá o papel de fortalecer as relações entre o estado e o país europeu em diversos setores da economia

Uma solenidade realizada no último sábado (17) marcou a inauguração do núcleo Bahia da Câmara de Comércio França-Brasil, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. A nova representação terá o papel de fortalecer as relações entre o estado e o país europeu em diversos setores da economia, com destaque para a indústria de viagens. O evento contou com a presença do secretário de Turismo, Maurício Bacelar, que representou o governador Jerônimo Rodrigues.
“Estar mais perto do governo e dos empresários franceses nos dá oportunidades para prospectar novas rotas aéreas e investimentos privados, atraindo ainda mais estrangeiros para a Bahia”, disse Bacelar. Segundo dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, no primeiro quadrimestre de 2025, o estado recebeu 83.914 turistas de outros países, registrando um crescimento de 61,4% em relação ao mesmo período de 2024, com a presença, principalmente, de argentinos, portugueses, uruguaios e franceses. Em todo o país o aumento foi de 51%.
De acordo com o embaixador Emmanuel Lenain, a Bahia é extremamente importante para o governo francês. “Já temos grandes investimentos no setor do turismo, como a atuação da rede hoteleira, através da Accor, a administração do aeroporto de Salvador pela Vinci e a gestão do Centro de Convenções por uma empresa francesa. Além disso, a inauguração do novo voo da Air France, que conecta a capital baiana a Paris, reforça ainda mais esses laços e demonstra que acreditamos no potencial do estado”, declarou.
“Reforçamos o compromisso de trazer a comunidade empresarial francesa para o Nordeste. Desde outubro, temos o voo de Paris, captado em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), cuja frequência será aumentada. A Bahia tem fama internacional, um nome que ecoa positivamente na França”, completou o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Thierry Besse.
A Air France anunciou a ampliação de três para cinco freqüências semanais do voo Salvador-Paris, a partir de dezembro. Além da capital francesa, a rota possibilita a conexão com outros 180 destinos da Europa, Ásia e África, pelo aeroporto Charles de Gaulle.
Também estiveram presentes no evento o cônsul da França para o Nordeste, Serge Gas; e o cônsul honorário da França em Salvador, Bernard Grack, além de representantes de consulados e embaixadas de outros países.
Turismo
Bahia recebe 83,9 mil turistas estrangeiros em quatro meses
Além de Salvador, os destinos mais procurados no estado são Porto Seguro, Morro do São Paulo, Itacaré e Chapada Diamantina

As praias paradisíacas, a cultura e a gastronomia da Bahia são alguns dos atributos que tem consolidado o estado como um dos destinos mais procurados do Brasil no cenário internacional. Os dados, divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), cruzando informações da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, apontam que de janeiro a abril de 2025, a Bahia recebeu 83.914 turistas estrangeiros – um crescimento de 61,4% em relação ao mesmo período de 2024.
Além de Salvador, os destinos mais procurados na Bahia são Porto Seguro, Morro do São Paulo, Itacaré e Chapada Diamantina. O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, explicou que “os turistas estrangeiros vêm à Bahia pela diversidade que o estado oferece, pelo rico patrimônio arquitetônico colonial, pela natureza abundante, e pelo patrimônio histórico baiano. Este trabalho se soma ao reconhecimento internacional de negócios e serviços instalados aqui na Bahia”, comentou.
Na liderança das emissões de turistas estrangeiros para a Bahia, a Embratur registrou mais de 39 mil turistas argentinos desembarcando em solo baiano nos primeiros quatro meses do ano. Também estão entre os principais emissores Portugal, Uruguai e França. Segundo a agência brasileira, o crescimento de 61,4% da Bahia supera até a média nacional, que registrou aumento de 51% no número de visitantes internacionais no primeiro quadrimestre de 2025.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo celebrou os números: “A Bahia, com sua identidade única e calor humano, segue como uma das principais portas de entrada para quem quer descobrir o melhor do nosso país”.
Turismo no Brasil
O Brasil tem atendido ao esperado para este ano pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que estabeleceu a meta de 6,9 milhões de visitantes no país até o final do ano. Até abril, já foram registrados 4,4 milhões de turistas estrangeiros no Brasil – 64% da meta anual. Os dados também apresentam a Argentina como a maior emissora de turistas para outros estados brasileiros, com 2,1 milhões de visitantes no primeiro quadrimestre, o Chile com 333 mil, os Estados Unidos com 305 mil, o Paraguai com 257 mil e o Uruguai com 255 mil.
Na avaliação do presidente da Embratur, o momento reflete a nova imagem do Brasil no exterior. “Vivemos um novo ciclo, com a retomada da credibilidade internacional como país democrático e comprometido com o futuro do planeta. Esse cenário tem atraído cada vez mais visitantes e é um convite para continuarmos investindo em hospitalidade e promoção internacional”, disse Freixo.
Turismo na Bahia
Através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), o governo baiano também tem se destacado na prestação de atendimento aos turistas, com postos especializados instalados nas áreas de maior circulação de estrangeiros. Segundo Bacelar, os profissionais falam diversas línguas e prestam informações seguras aos visitantes. “Além das nossas ações transversais na saúde, segurança pública, infraestrutura, para acolher bem os turistas na Bahia”, disse o secretário do Turismo.
Ele ainda acrescentou que a pasta tem projetos de capacitação no turismo de observação de aves, projetos com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para qualificação da mão-de-obra de pequenos empreendedores, para atuarem em atividades do turismo e projetos que incentivam a ampliação de voos diretos entre países estrangeiros e a Bahia.
Turismo
Feira de Santana recebe Seminário de Gestão em Turismo da Bahia
Com apoio do Governo do Estado, evento discute o papel dos municípios no desenvolvimento da atividade turística

Reafirmando o compromisso com o fortalecimento do turismo como instrumento de inclusão, inovação e desenvolvimento regional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, nesta quarta (07), o II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, em Feira de Santana. A atividade ocorre até às 18h, no novo Centro de Convenções da cidade. Ao abrir oficialmente o evento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância das políticas públicas voltadas ao setor, que tem grande contribuição na economia baiana. De acordo com ele, o impacto é de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.
“A Bahia está dividida em 13 regiões turísticas, com uma força muito grande e nós sabemos o lugar da gente, no que diz respeito a divulgação, a infraestrutura biologística, estrada, água, segurança pública, tudo isso diz respeito aos investimentos de infraestrutura, capacitação de mão-de-obra, fomento. O que nos interessa é ter um ponto focal na gestão pública, assim a gente pode fazer uma articulação entre a força do Estado e a força do município”, disse o governador.
O Convention Bureau de Feira de Santana homenageou Jerônimo Rodrigues com o troféu de Embaixador do Turismo Feirense 2025, por divulgar a cidade e apoiar ações na ‘Princesa do Sertão’.
Durante todo o dia, os mais de 500 participantes, entre prefeitos, secretários municipais, especialistas, empresários, lideranças e representantes das 13 zonas turísticas baianas, devem debater a articulação institucional, troca de experiências e a modernização da gestão turística municipal, com foco em inovação, qualificação técnica e valorização do patrimônio cultural. Para a realização do seminário, o Governo do Estado investiu R$ 250 mil.
Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a atuação integrada entre Estado e municípios tem sido decisiva para a consolidação da Bahia no cenário nacional.
“Hoje aqui, nós reunimos os 417 municípios para fazermos uma sensibilização dos gestores quanto à importância que têm as competências municipais no desenvolvimento da atividade. Essa atuação conjunta, ela estimula o fluxo turístico do nosso estado. Faz um alinhamento de ações que o Governo da Bahia desenvolve junto com as ações dos municípios, e isso otimiza os serviços, estimula os empresários a também contribuírem no desenvolvimento”, considerou o secretário.
Com o tema “O Papel do Município no Desenvolvimento da Atividade Turística”, o seminário marca um importante momento para o fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, cultural e social na Bahia, tanto na capital quanto no interior.
“ A Bahia é um estado que sabe acolher, um estado que sabe viver, um estado que sabe fazer festa, mas um estado que trabalha e que vence pelo trabalho do povo. Quero agradecer por estar fazendo esse encontro de turismo na cidade de Feira de Santana. Esse encontro ajuda a cidade, traz apoio econômico a essa cidade”, agradeceu o prefeito Zé Ronaldo.
Já o prefeito de Itacaré, Edson Nego de Saronga, ressaltou que o seminário é uma grande oportunidade de os municípios discutirem o crescimento do turismo e fortalecerem a parceria com o estado, para o setor avançar em toda a Bahia. “Itacaré vem, cada dia que passa, se despontando com referência ao turismo. E essa união, Estado e município, fortalece o nosso turismo. Nós queremos continuar essa parceria, para que o turismo se fortaleça mais e e a gente possa gerar mais emprego e renda”, disse o gestor municipal.
Integrando a programação, houve a entrega, simbólica, de 10 certificados a municípios reconhecidos como destinos turísticos pelo Ministério do Turismo, consolidando sua presença no Mapa do Turismo Brasileiro. Receberam o documento as cidades de Alagoinhas; Banzaê; Cachoeira; Curaçá; Feira de Santana; Itacaré; Itaparica; Jequié; Prado e Rio de Contas. Ao total, serão certificados 127 municípios.
Além dos debates, o público teve acesso a stands institucionais, com suporte técnico oferecido por órgãos como Setur-BA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A programação cultural incluiu apresentações do repentista Bule Bule e do grupo Guerreiros de São Jorge, da cidade de Santa Brígida.