Turismo
Bahia ganha mais um voo direto entre Salvador e Buenos Aires
rota Salvador – Buenos Aires – Salvador, primeira linha direta operada pela companhia entre os dois destinos. A cerimônia foi realizada no aeroporto da capital baiana, marcando o início das

A partir desta quarta-feira (2), a distância entre a Bahia e a Argentina será encurtada. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), e a Sky Airline lançaram oficialmente a rota Salvador – Buenos Aires – Salvador, primeira linha direta operada pela companhia entre os dois destinos. A cerimônia foi realizada no aeroporto da capital baiana, marcando o início das operações. O receptivo turístico incluiu apresentação cultural e distribuição de presentes aos passageiros.
O secretário de turismo do Estado, Maurício Bacelar, afirmou que essa nova conexão operada pela Sky Airlines consolida a Bahia como destaque no país na atração de turistas estrangeiros. “Isso demonstra a força que o turismo da Bahia tem hoje no mercado internacional. A Sky chega para se somar a mais outras duas empresas que fazem essa conectividade direta com a Argentina, consolidando a Bahia como líder na atração de turistas estrangeiros no Brasil, gerando emprego e renda no setor”, disse.
Os voos, com cerca de 4 horas de duração, serão disponibilizados duas vezes por semana, às quartas-feiras e domingos. Chegarão em Salvador às 12h20, com retorno previsto para 13h20. A expectativa é de que a rota transporte cerca de 2,4 mil passageiros por mês. Os voos desta quarta-feira, tanto no trecho de ida quanto no de volta, estão com taxa de 85% de ocupação.
O diretor de networking da Sky Airlines, Julio Solar, explicou porque a empresa escolheu a capital baiana para esse primeiro voo direto com Buenos Aires. “É uma cidade que realmente gostamos e que nos fez muito bem, onde queremos continuar promovendo o turismo, dessa vez por Buenos Aires. Já operamos com os voos Salvador a Montevidéu e Santiago e temos muitos projetos para continuar expandindo a nossa presença em Salvador”, garantiu.
Pela segunda vez, o empresário argentino, Alberto Pelossi, veio à Bahia para conhecer a diversidade cultural e os principais destinos turísticos do estado. Ele é um dos passageiros que realizaram o check-in para o voo inaugural nesta quarta-feira e foi recepcionado pela Setur-BA. “É muito bom ter um voo direto, com poucas horas para estar em um lugar tão bonito como a Bahia. Estive aqui na Copa América e retornei para conhecer Morro de São Paulo e Boipeba. Já tenho dez dias curtindo esse litoral incrível”, comentou.
Turismo
Sky Airline amplia frequências de voos internacionais para a Bahia
Nesta sexta (11), a Setur-BA anunciou que a empresa aérea vai dobrar a frequência da linha entre Buenos Aires e Salvador

No dia 2 de abril, a Sky Airline inaugurou o primeiro voo direto da companhia aérea entre a Argentina e o Brasil, pela rota ligando Buenos Aires a Salvador, resultado do trabalho de captação de linhas para a Bahia, feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). A nova rota começou com duas frequências semanais (quartas e domingos), tendo a expectativa de transportar 2,4 mil passageiros por mês. Os primeiros voos registraram ocupação de 85%, nos trechos de ida e volta.
Nesta sexta-feira (11), a Setur-BA anunciou que a Sky vai dobrar a frequência da linha entre as capitais da Argentina e da Bahia, a partir de dezembro, passando para quatro voos por semana (segundas, quartas, sextas e domingos). No mesmo mês, a companhia também inicia a ampliação da conectividade de Montevidéu (Uruguai) com Salvador, de duas para três linhas semanais (terças, quintas e sábados).
“Com essa decisão da Sky, ela terá voos diários para o aeroporto de Salvador, partindo de importantes polos emissores de turistas da América do Sul. O Governo do Estado comemora esse avanço na ampliação da malha aérea internacional da Bahia, que desenvolvemos em parceria com as empresas de aviação e a Rede Vinci. É um trabalho contínuo, que pode trazer boas notícias a qualquer momento”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“Estamos muito felizes em consolidar a nossa presença na Bahia, nossa casa no Nordeste brasileiro, usando a única frota 100% Airbus Neo da região. O compromisso com os baianos segue firme, para darmos uma contribuição sustentável e robusta na conectividade aérea desse estado”, ressaltou o gerente de Estratégia e Alianças da Sky, Julio Solar.
Para o gerente de Marketing e Negócios do Salvador Bahia Airport (Rede Vinci), Marcus Campos, “esse investimento da Sky comprova a excelente relação entre a companhia aérea, a Setur-BA e a administração do aeroporto de Salvador, e mostra que a empresa acredita na Bahia, quando amplia o número de frequências”.
Turismo
Rota do Vinho e dos Engenhos são atrações no Bahia Origem Week
As atrações têm o incentivo da Setur-BA, como parte das ações de diversificação da oferta de experiências aos visitantes

Na quarta edição do Bahia Origem Week, feira de negócios que acontece até domingo (6), no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, produtos baianos associados ao turismo ganham visibilidade, com o apoio do Governo do Estado. Destaque para os estandes que divulgam a Rota do Vinho da Chapada Diamantina e a Rota dos Engenhos, que produzem cachaça de alambique em diversas regiões, onde acontecem a degustação e comercialização de marcas. As atrações têm o incentivo da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), como parte das ações de diversificação da oferta de experiências aos visitantes que procuram a Bahia.
A Vinícola Vaz, do município de Morro do Chapéu, participa do evento desde a primeira edição, com bons resultados. “Nos sentimos privilegiados por estar nesta feira, porque é uma grande oportunidade de divulgar a Rota do Vinho. Agradecemos muito à Setur-BA por ter desenvolvido esta ideia, pois a visitação em nossa vinícola praticamente dobrou. O enoturismo é, sem dúvida, a nova atração turística da Bahia”, declarou o proprietário Jairo Vaz.
“Sou neto de portugueses e aprecio muito os vinhos da terra dos meus avós, mas tenho orgulho de dizer que os produzidos na Bahia são muito bons. Provei agora um malbec e achei sensacional”, avaliou o servidor público Tiago Albuquerque, 40 anos, que fez curso de enologia.
Além de produzir vinhos e espumantes, incluindo rótulos premiados, as quatro vinícolas de Morro do Chapéu e uma de Mucugê, que compõem o roteiro na Chapada Diamantina, oferecem aos turistas uma experiência imersiva na produção das bebidas.
Já a cachaça baiana está presente na feira, com diversas marcas expostas no espaço Kikaxassa, onde o sommelier e consultor da Setur-BA, Raimundo Freire, divulga a Rota dos Engenhos. “Temos aqui marcas como Paramirim, Serra das Almas, Arapuá e Matriarca, todas premiadas. O público tem degustado e comprado os produtos. A expectativa é que até o fim da feira realizemos bons negócios, promovendo assim os engenhos, incluindo alguns que já oferecem visitação”, relatou.
”Hoje a cachaça baiana é respeitada em outros estados e as vendas cresceram, inclusive com demanda para exportação. Temos clientes em todo o país, graças a feiras como esta, onde as rodadas de negócio nos abrem um leque interessante, fortalecendo os próprios municípios de origem”, destacou Edvaldo Antônio Matos, produtor da Paramirim.
No Bahia Origem Week, a Setur-BA também promove ações para divulgar as potencialidades das 13 zonas turísticas do estado. Na sexta-feira (4), a pasta fez uma rodada de negócios no segmento de alimentos e bebidas e palestra sobre a liderança nacional do turismo baiano.
“A feira é um exemplo de como o turismo de negócios cresceu na Bahia, contribuindo para colocar o estado como líder do setor no país. Temos potencial para crescer ainda mais, incentivando atividades associadas à diversidade de produtos de origem, encontrados em todas as zonas turísticas”, pontuou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo, que ministrou a palestra.
Turismo
Setur-BA promove turismo baiano na Europa
O evento itinerante buscou atualizar operadores e agentes de viagens europeus sobre os atrativos oferecidos pela região

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promoveu o destino Bahia, nesta semana, no Roadshow Visit Nordeste 2025, que passou por Londres (Inglaterra) e Milão (Itália), dois importantes polos emissores de visitantes no mundo. O evento itinerante foi uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Consórcio Nordeste, para atualizar operadores e agentes de viagens europeus sobre os atrativos oferecidos pela região.
A Bahia teve destaque nos encontros por ser a porta de entrada de mais de 50% dos turistas estrangeiros que procuram estados nordestinos, segundo dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo (MTur). Na Europa, a malha aérea baiana possui conectividade com Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Paris (França). O diferencial está na capital francesa, onde o aeroporto Charles de Gaulle oferece conexões com 180 destinos do Velho Mundo, da Ásia e África.
“O Governo da Bahia tem um trabalho contínuo de captação de voos e ampliação das frequências em rotas já existentes no estado. Apresentamos nossos voos diários de Lisboa, com a TAP; a abertura da quarta frequência semanal de Madri, pela Air Europa; e a relevância do hub da Air France em Paris, de onde ingleses e italianos podem embarcar direto para Salvador, em três dias da semana. E temos tratativas sobre novas linhas, partindo da Itália e de Portugal”, explicou a gerente de Mercado Internacional da Setur-BA, Aimée Maia.
Em Londres e Milão, os profissionais do turismo demonstraram um maior interesse em destinos baianos com riqueza histórica, cultural e ambiental, como Salvador e o entorno da Baía de Todos-os-Santos, Costa do Dendê, Chapada Diamantina e Costa do Descobrimento.