Segurança
Subtenente e soldados são capturados por homicídio de rifeiro
Armas, munições, equipamentos eletrônicos e documentos foram localizados
![Um subtenente e quatro soldados da Polícia Militar foram capturados na manhã desta terça-feira (31), durante a segunda fase da 'Operação](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2023/10/1-3-1.webp)
Um subtenente e quatro soldados da Polícia Militar foram capturados na manhã desta terça-feira (31), durante a segunda fase da ‘Operação Salobro’, deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública, Corregedoria da PM, Polícia Federal e Ministério Público.
A ação foi desencadeada nos municípios de Feira de Santana, Antônio Cardoso e Santo Estevão.
Quatro pistolas, 238 munições de diversos calibres, sete celulares, carregadores de pistola, dois notebooks, um tablete, documentos e outros itens foram apreendidos pelas equipes em imóveis ligados ao grupo.
Participaram da ação equipes da Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP, da PM, da PF e do MP.
Crime
Os policiais eram investigados pelo homicídio de um rifeiro e roubo de dinheiro, equipamentos de videomonitoramento e outros itens de valor da casa da vítima. Os crimes aconteceram em setembro de 2022, na zona rural de Santo Estevão.
Eles também invadiram a casa de uma vizinha da vítima e adulteraram câmeras e ferramentas de vigilância.
Primeiro Fase
A primeira fase da ‘Operação Salobro’ foi deflagrada no último mês e cumpriu mandados de busca.
Cinquenta e quatro mil reais em dinheiro, 10 armas, 12 celulares e 261 munições foram localizados na primeira fase da ação integrada.
Segurança
FICCO Bahia, PM, PC e PF encontram líder de facção em casa de luxo em Jauá
Criminoso lidera a venda de entorpecentes no Centro de Salvador e tem envolvimento com homicídios de rivais
![Organizado (FICCO) Bahia, e das Polícias Militar, Civil e Federal, durante a Operação Faro Fino, que resultou na captura de](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__4ecc2ef6-1a33-42ca-ab13-433dc5432c11.webp)
Casa de luxo com piscina, dois carros na garagem e 37 mil reais em espécie. Esse foi o cenário encontrado na manhã desta quinta-feira (13), por equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, e das Polícias Militar, Civil e Federal, durante a Operação Faro Fino, que resultou na captura de um líder de facção.
O criminoso, que comanda a venda de entorpecentes no Centro de Salvador e tem envolvimento com homicídios de rivais, foi encontrado em um imóvel na localidade de Jauá, município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Na casa, as equipes apreenderam dois veículos, R$ 37 mil em espécie, celulares, entre outros itens. Em endereços nos bairros da Saúde e da Federação, em Salvador, os policiais encontraram uma pistola, carregadores e quatro balanças.
Participaram da Operação Faro Fino equipes da FICCO Bahia, PM (BPATAMO e RONDESP ATLÂNTICO, PC (COPJ) e PF (GPI).
“Seguimos combatendo as facções com ações integradas de inteligência das Forças Estaduais e Federais. Não daremos trégua aos criminosos que tentam violentar a nossa população”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Segurança
Suspeito de tráfico é preso pela PM em Camaçari
O detido e todo o material apreendido foram direcionados à Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada
![Na manhã deste domingo (9), policiais militares da 59ª CIPM apreenderam drogas com um suspeito de tráfico na localidade](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__WhatsApp-Image-2025-02-09-at-13.16.07.webp)
Na manhã deste domingo (9), policiais militares da 59ª CIPM apreenderam drogas com um suspeito de tráfico na localidade conhecida como Corre Nu, em Camaçari.
Durante intensificação de patrulhamento na região, os militares surpreenderam um homem em movimentação suspeita que, ao avistar a aproximação policial, tentou fugir, mas foi alcançado, abordado e imediatamente preso.
Com ele, foram apreendidas 105 pedras de crack, 75 porções de maconha, 30 embalagens contendo cocaína, 16 frascos de LSD e uma balança de precisão.
O detido e todo o material apreendido foram direcionados à Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.
Segurança
Manobras de desengasgo de policiais e bombeiros salvam vidas
Em caso de ocorrências e não saber como proceder, o Corpo de Bombeiros orienta entrar em contato através do 193
![Capacitados durante os cursos realizados pelas corporações, esses profissionais podem salvar vidas quando são acionados para atuar](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Fotos-Thuane-MariaGOVBA-3-1-900x600-1.webp)
O conhecimento prévio e a atuação rápida de profissionais das forças de segurança, como policiais e bombeiros, fazem a diferença em casos de engasgo, que necessitam da realização da manobra de Heimlich, uma técnica de desobstrução das vias aéreas. Capacitados durante os cursos realizados pelas corporações, esses profissionais podem salvar vidas quando são acionados para atuar nesses casos.
Na última sexta-feira (31), quando o pai de uma récem nascida passava pela orla de Salvador, em busca de socorro e avistou uma equipe da Polícia Civil que se deslocava em operação, o socorro imediato através da manobra de desengasgo salvou a vida da bebê Açucena Vitória. A menina, de um mês, conseguiu voltar a respirar e se estabilizou até ser encaminhada para atendimento médico. As técnicas são utilizadas em primeiros socorros tanto em bebês, crianças e adultos. O objetivo é retirar o objeto que está obstruindo as vias aéreas.
“Nós estávamos indo pra uma operação no Nordeste de Amaralina. E no percurso, eu percebi que havia uma moto ao lado, com um cidadão na garupa, segurando algo que parecia um neném enrolado numa manta, com um olhar desesperado, e eu era a terceira viatura do comboio. Encostei pra saber qual era a situação e ele disse que a filha dele estava morrendo e que estava engasgada, sufocada. A partir desse momento eu peguei a criança e realizamos as manobras que aprendi no curso de formação dos policiais na Academia de Polícia”, detalhou o delegado do Depom, Arthur Gallas.
De acordo com a soldado do Corpo de Bombeiros, Jéssica, são manobras simples que qualquer pessoa pode realizar. “Hoje a nossa instituição trabalha justamente com a parte de mídia, disseminando esse conhecimento, também junto com os projetos em que a gente atende a população passando instruções de primeiros socorros. Quando solicitado também a gente utiliza, faz uso de palestras, onde a gente ensina a sociedade levar informação de como fazer. A ideia é a gente quebrar o tabu de que precisa ter alguma formação”, completa a soldado.
Ainda de acordo com a soldado Jéssica, a corporação está preparada para atender os casos e constantemente passam por reciclagem. Em 2018, foi criada a Lei Lucas que homenageia o estudante Lucas Begalli Zamori, que morreu após engasgar-se durante um passeio escolar. A legislação nacional nº 13.722/2018, estabelece que todas as escolas públicas e privadas do Brasil devem oferecer treinamento em primeiros socorros para seus funcionários. O objetivo é preparar os profissionais para agir rapidamente em emergências, aumentando as chances de salvar vidas e prevenir acidentes graves. “A lei reage à importância desse primeiro atendimento, de quem está no local iniciar as manobras. Não só para a parte de professores, mas também de todos os colaboradores envolvidos, a importância de todos estarem capacitados para poder realizar a manobra”, pontua a soldado Jéssica.
Em caso de ocorrências e não saber como proceder, o Corpo de Bombeiros orienta entrar em contato através do 193.
Aprenda como fazer as manobras:
Em bebês, deve-se: colocar o bebê de bruços sobre o antebraço. Segurar a cabeça e virá-la para baixo. Fazer cinco compressões firmes entre as escápulas do bebê. Virar o bebê de barriga para cima. Fazer cinco compressões sobre o esterno do bebê, na altura dos mamilos e tentar retirar o objeto da boca do bebê. Se o bebê continuar com dificuldades para respirar, repetir as compressões.
Em crianças e adultos, deve-se: se posicionar por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdômen (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.