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Infraestrutura

Governo do Estado segue nos trabalhos de recuperação do extremo sul

Já foi iniciada a recuperação do desvio provisório no KM 17 da BA-284, que rompeu devido ao aumento da vazão de água

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Com o retorno da chuva intensa no Extremo Sul baiano, o gabinete avançado implantado pelo Governo do Estado já iniciou a recuperação
Foto: Divulgação/Seinfra

Com o retorno da chuva intensa no extremo sul baiano, o gabinete avançado implantado pelo Governo do Estado já iniciou a recuperação do desvio provisório no KM 17 da BA-284, entre Itamaraju e Jucuruçu, que rompeu devido ao aumento da vazão de água. O tráfego no trecho ainda se encontra interditado e será retomado após a melhoria das condições climáticas na região.

Em Jucuruçu, a ativação temporária do sinal de celular no distrito de Coqueiros está prevista para ocorrer nesta terça-feira (21). A instalação de uma Estação Rádio Base (ERB) móvel, foi solicitada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) à operadora Claro foi feita no último domingo (19).

O acesso à cobertura de telefonia móvel e a internet vai auxiliar a operação especial do Governo da Bahia no atendimento à população da região, principalmente na área de saúde.

Mapeamento

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) está realizando um mapeamento e já identificou cerca de 2 mil imóveis em áreas de risco nos municípios de Jucuruçu e Medeiros Neto. Deste total, 86 foram destruídos pelas fortes chuvas. A partir das informações coletadas pelas equipes da Conder, será possível planejar as ações para a recuperação dos pontos que tiveram danos menores, sem comprometimento da estrutura, assim como a construção de novas casas.

Já a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) segue intensificando as ações de assistência e para conseguir atender o aumento da demanda, mais técnicos serão enviados para o município de Jucuruçu, além de reforçar o envio de insumos e medicamentos.

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Cadastramento de famílias

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) já cadastrou mais de 2 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. O levantamento está sendo realizado desde sexta-feira (17) e os cadastrados servirão de base para identificar as famílias em situação de vulnerabilidade que poderão receber itens como fogão, geladeira e colchão.

Para se candidatar ao benefício as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), residir em municípios com estado de calamidade pública ou situação de emergência decretados pelo poder público e comprovar que tiveram os imóveis destruídos pelas enchentes.

Infraestrutura

VLT de Salvador promove geração de empregos e avanço na mobilidade

Moradores de comunidades mais impactadas pela transformação urbana são priorizados na contratação

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As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador estão gerando uma transformação significativa não apenas na
Foto: Joá Souza/GOVBA

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador estão gerando uma transformação significativa não apenas na mobilidade da cidade, mas também na economia local, com a criação de diversos postos de trabalho. O projeto, que promete melhorar o deslocamento na Região Metropolitana e no Subúrbio de Salvador, é uma importante fonte de empregos, especialmente para as comunidades mais afetadas pelas obras. A expectativa é que cerca de dois mil empregos, diretos e indiretos, sejam gerados durante o auge das obras.

Somente os consórcios responsáveis pela obra contrataram 942 pessoas diretamente, mas ao incluir as equipes das empresas responsáveis pela gestão do projeto, o número passa de mil. A maior parte dos trabalhadores são baianos (mais de 90%), e aproximadamente 60% deles são moradores das chamadas de Áreas Diretamente Afetadas (ADA). Essa priorização da mão de obra local é uma diretriz do Governo do Estado, visando beneficiar as comunidades mais impactadas pela transformação urbana.

A contratação de moradores locais tem integrado as comunidades ao progresso das obras. Daniel Souza, de Plataforma, está trabalhando na obra e sente orgulho em fazer parte: “Daqui a alguns anos, vou andar no VLT e dizer: eu ajudei a construir isso. É gratificante ver essa mudança e saber que vai melhorar a mobilidade de quem mora no Subúrbio”.

Valdinei dos Santos, de Cajazeiras, destaca o impacto da oportunidade: “Cresci andando no trem com meu pai. Agora, vou andar no VLT com meu filho, na obra que ajudei a construir. Eu estava desempregado há cinco anos, e esse trabalho veio como uma bênção para mim e para muita gente daqui”.

Contratações nos Trechos

As contratações variam conforme os diferentes trechos da obra. No Trecho 1, que vai da Calçada até a Ilha de São João, o Consórcio Expresso Mobilidade Salvador tem 667 trabalhadores, dos quais 70% são da área diretamente afetada e 96% são baianos. No segundo trecho, entre Paripe e Águas Claras, o Consórcio VLT Salvador conta com 223 trabalhadores, dos quais 36% vêm da ADA e 97% são baianos. Já no Trecho 3, que vai de Águas Claras a Piatã, o Consórcio Bahia Atlântico emprega 52 colaboradores, sendo mais de 90% com origem na Bahia.

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O projeto também contempla outras obras adjacentes, como a duplicação de 7,5 quilômetros da rodovia BA-528, a implantação de uma via no Parque de São Bartolomeu e a requalificação da antiga Fábrica São Braz, que se transformará em um centro cultural e comercial, beneficiando ainda mais a comunidade local.

Futuro e Legado do VLT para Salvador

De acordo com Ana Cláudia Nascimento, presidente da CTB, “após sete meses de trabalho, já foram contratados 940 colaboradores nos três trechos do VLT, com a expectativa de que esse número chegue a 2 mil durante o pico das obras”. Ainda segundo a gestora, as contratações são feitas pelos consórcios, com o auxílio do SineBahia, que facilita o cadastro e a seleção dos profissionais.

Com a conclusão das obras e a entrada em operação plena do VLT, novas oportunidades de trabalho serão geradas para a gestão e manutenção do sistema. Funções como operadores, técnicos de manutenção, agentes de atendimento e segurança estarão disponíveis, garantindo que os benefícios do VLT perdurem a longo prazo, impactando positivamente a qualidade de vida dos cidadãos de Salvador.

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Infraestrutura

Jerônimo acompanha revisão técnica de trens do VLT do Subúrbio

O trabalho que está sendo realizado na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), na cidade de Hortolândia (SP) 

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O trabalho de revisão técnica e operacional dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador foi conferido
Fotos: Thuane Maria/GOVBA

O trabalho de revisão técnica e operacional dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador foi conferido de perto pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (19), em Hortolândia (SP), na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), fabricante dos vagões. A empresa espanhola especializada na fabricação e manutenção de trens, VLTs e metrôs está responsável pela execução do serviço. 

“São trens de muita qualidade. Vimos aqui todo o trabalho que está sendo feito, olhando cada peça, cada detalhe. A população de Salvador pode confiar que estamos preparando o que há de melhor em mobilidade para oferecer à região do Subúrbio”, afirmou o governador.  

Uma equipe de engenheiros e técnicos em mecânica e elétrica trabalha na atualização dos trens. O trabalho de revisão técnica consiste na checagem completa da carroceria, motores e parte interna das composições. Também faz a troca de peças de borracha, baterias, renova a pintura e testa todos os equipamentos mecânicos e elétricos, com a substituição do que for necessário.  

“Pode se comprovar aqui o estado de novo que estão os equipamentos. Mesmo assim, eles estão sendo completamente desmontados e revisados. São mais de 60 mil itens que estão sendo aportados novos para revitalizá-los, para que, do ponto de vista técnico, eles saiam daqui para Salvador como se tivessem sido fabricados ontem”, explicou Renato Meidelles, presidente da CAF Brasil. 

Com a reabilitação técnica operacional, os trens poderão atender ao sistema do VLT do Subúrbio com qualidade e segurança para os passageiros. Dentro do projeto, alguns deles passarão por adaptação para que as marisqueiras possam transportar seus produtos de forma adequada.   

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“Saímos dessa visita com a certeza de que tudo que foi acordado está sendo cumprido e o estado está cumprindo o desafio de, com o menor tempo possível e com o melhor equipamento possível, entregar o VLT do Subúrbio”, comemorou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jussara Oliveira.  

O trem do VLT de Salvador é do tipo URBOS 100, considerado um dos melhores modelos do mundo devido à sua durabilidade, eficiência e conforto, com 1900 unidades espalhadas em mais de 50 cidades em países, como França, Itália, Inglaterra e EUA. O URBOS 100 foi lançado em 2008 e é fabricado, até hoje, pela CAF. Cada composição é formada por 7 vagões, com duas cabines de comando nas extremidades, e 45 metros de comprimento, de ponta a ponta. Internamente, é dotada de assentos confortáveis e comportam 400 passageiros viajando a uma velocidade de até 80km/h, movidos à eletricidade. 

Cronograma 

À medida em que cada composição fique pronta será enviada para Salvador. A previsão é de que os primeiros testes nos trilhos do Subúrbio sejam realizados no início de 2026. Na visita desta quarta-feira, o governador Jerônimo Rodrigues pediu brevidade na conclusão. 

Quatorze das 40 composições adquiridas pelo Governo da Bahia já chegaram à fábrica, em Hortolândia. Os demais chegarão até o final deste ano. O Governo da Bahia investiu cerca de R$ 820 milhões para a compra das 40 composições. O Projeto do VLT do Subúrbio de Salvador já tem mais de 10% da obra executada e terá 36,4 quilômetros de trilhos. 

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Infraestrutura

Governador autoriza pavimentação em trecho da BA-782, no Litoral Norte

A obra compreende o entroncamento da BA-099 até o distrito de Costa Azul, em Jandaíra, com extensão de 10,95 km

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a iniciar o processo licitatório para a execução da pavimentação, construção de ciclovia e drenagem no trecho da rodovia BA-782,
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Durante reunião realizada no COI, no Centro Administrativo da Bahia, nesta quinta-feira (6), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) a iniciar o processo licitatório para a execução da pavimentação, construção de ciclovia e drenagem no trecho da rodovia BA-782, que compreende o entroncamento da BA-099 até o distrito de Costa Azul, em Jandaíra, com extensão de 10,95 km, no Litoral Norte.

A assinatura aconteceu durante audiência com representantes da empresa espanhola Invisa Internacional Hotéis, que apresentou detalhes do empreendimento Costa Azul Bahia Resort e Condomínio, que será instalado na região do Litoral Norte da Bahia.

“Hoje, estamos dando um passo importante para o desenvolvimento da Bahia. Discutimos os detalhes de um projeto que não só vai impulsionar o setor turístico e imobiliário, mas também gerar milhares de empregos e atrair investimentos significativos para nossa região”, declarou o chefe do executivo, Jerônimo Rodrigues.

O encontro também contou com a participação dos secretários estaduais do Turismo, Maurício Bacellar; Infraestrutura, Sérgio Brito; e Meio Ambiente, Eduardo Sodré; além do diretor da Superintendência de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes.

O secretário Sérgio Brito ressaltou, “é um investimento muito importante para a Bahia, que vai gerar empregos, mais de seis mil empregos. Então, é isso que nós queremos. Geração de emprego e renda para o nosso estado, para o nosso povo”.

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