Inovação
Sinal 5G será acionado em Salvador na terça (16)
As três capitais se somam a Brasília (DF), onde o 5G foi ativado em 6 de julho deste ano

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou nesta sexta-feira (12), que as operadoras de telefonia poderão ativar suas redes de internet móvel 5G em Salvador (BA), Curitiba (PR) e Goiânia (GO) a partir da próxima terça-feira (16).
A data foi confirmada pelos integrantes do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, em reunião na manhã de hoje.
O Gaispi é formado por representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações e de empresas, incluindo as de radiodifusão afetadas pelo projeto. A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração.
As três capitais se somam a Brasília (DF), onde o 5G foi ativado em 6 de julho deste ano; Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB), onde a autorização para ativação das estações com tecnologia de quinta geração do serviço móvel entrou em vigor no dia 29 de julho; além de São Paulo, onde o sinal começou a ser ativado no último dia 4.
Inovação
Bahia Connect mostra força da inovação na indústria digital
Os participantes têm a oportunidade de explorar uma ampla variedade de jogos desenvolvidos por talentos locais

Já imaginou viajar no tempo e reviver, de forma imersiva, um dos momentos mais marcantes da história de sua cidade? Ou explorar mundos e narrativas criadas por desenvolvedores locais, sem sair de Salvador? Essa é a magia da realidade virtual e dos jogos digitais. Até este sábado (12), o Bahia Connect 2025, que acontece gratuitamente no Centro de Convenções, oferece ao público baiano uma experiência única. O evento, que é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Bahia), tem participação do Governo do Estado, e promete colocar o público em contato direto com o que há de mais criativo no ecossistema.
Fortalecer a indústria digital baiana é um dos objetivos do Bahia Connect. E logo no primeiro dia, nesta quinta-feira (10), o público já pôde mergulhar nesse universo. Um dos destaques da Arena Games — espaço dedicado aos jogos digitais e um dos mais movimentados do evento — foi o “2 de Julho: Levante dos Invisíveis”. Com óculos de realidade virtual, os participantes revivem os últimos momentos da Independência da Bahia, numa experiência imersiva e emocionante. É a história ganhando vida diante dos olhos, com a tecnologia servindo de ponte entre passado e presente.
O projeto faz parte das iniciativas apoiadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), através do Edital Metaverso no 2 de Julho, que homenageia o bicentenário da Independência da Bahia. Para a professora e pesquisadora Lynn Alves, da UFBA, e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais, que liderou esse trabalho, o setor de games ainda é tímido, mas vem se consolidando, especialmente na Bahia.
“É importante o apoio da Fapesb, da Secti, da Secult e da própria Secretaria de Educação, não só para as instituições que são formadoras e que fazem pesquisas na área, mas também pra consolidar essa indústria. Além disso, esse momento está sendo importante pelo lançamento do “2 de Julho: Levante dos Invisíveis”, que tem o objetivo de valorizar não só a nossa história, mas também a nossa luta pela independência da Bahia. O jogo também tem o objetivo de dar voz aos invisíveis, como as mulheres e as diferentes etnias que lutaram pela nossa independência. Então, esse é um momento não só de socializar o jogo, que está disponível para baixar gratuitamente na Apple Store e no Play Store, mas também pra gente se aproximar dos alunos das escolas, porque o jogo foi feito para esse público”.
Árida
Na Arena Games, os participantes têm a oportunidade de explorar uma ampla variedade de jogos desenvolvidos por talentos locais, incluindo produções da Bahia Indie Game Developers (BIND), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da AOCA Game Lab e dos alunos do Senac. A experiência proporciona uma verdadeira imersão no universo da indústria de jogos da Bahia, que vem ganhando cada vez mais reconhecimento no cenário nacional.
A ativação do jogo Árida, desenvolvido pelo AOCA Game Lab e que também teve o apoio da Fapesb, movimentou o primeiro dia de evento. A produção se destaca por sua narrativa envolvente e pela capacidade de transportar os jogadores para um universo digital único, inspirado no sertão nordestino. A experiência, além de lúdica, é educativa e voltada especialmente para o público jovem.
Josemar Nascimento, estudante de 22 anos, foi um dos visitantes que se encantaram com a proposta do jogo. Ao assumir o papel de Cícera — a protagonista da trama, uma jovem sertaneja de 13 anos que vive com o avô, um ex-vaqueiro — Josemar se sentiu inspirado. “Eu pretendo estudar programação, e o gráfico e a jogabilidade do game estão muito bons”, afirmou.
Para Tiago da Cruz, de 20 anos, Árida se destacou pela forma sensível como retrata a realidade histórica do sertão. “É um jogo bem interessante, que mostra como era a vida em 1895, as dificuldades, a seca, a fome, como tudo era difícil naquela época”, comentou o jovem.
Maria São Paulo, colaboradora do AOCA Game Lab, atua na área de testes e validação do jogo, garantindo que tudo funcione perfeitamente antes do lançamento. Ela compartilhou um pouco da expectativa em torno de Árida e da importância do retorno do público. “Basicamente, é observar como as pessoas estão reagindo ao jogo, principalmente agora que já estamos na produção de Árida 2. Para a gente, é crucial entender quais expectativas o público está criando em relação à continuação, pra que possamos corresponder com um trabalho ainda melhor.”
Lobba Mattos, criadora de jogos e presidenta da Bahia Indie Game Developers, ressaltou a importância do fomento como elemento essencial para transformar ideias em projetos concretos. Segundo ela, o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento é o que possibilita que a produção de jogos avance de forma estruturada e competitiva.
“O papel do fomento científico é fundamental para criar as condições necessárias. Grande parte dos jogos feitos na Bahia vem de um contexto de pesquisa — seja no jogo educacional, seja no jogo aplicado. Não nos falta talento, não nos falta dedicação, não faltam pessoas dispostas a trabalhar e produzir. Mas o volume de recursos é, sem dúvida, um diferencial. O fomento existe justamente pra isso: pra nivelar o chão e permitir que todos possam caminhar com mais estabilidade”, enfatizou.
Inovação
START, Startup do HUB da Construção, vai participar do ENIC
O Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), acontece durante a FEICON 2025, em São Paulo

O HUB da Construção do Sinduscon-BA celebra mais uma conquista, trazendo destaque para soluções baianas: a startup START, que integra o ecossistema de inovação do setor, foi convidada para participar da próxima edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), durante a FEICON 2025, um dos maiores eventos do setor na América Latina, realizada de 8 a 11 de abril, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. A apresentação acontecerá na próxima quarta (9), das 14h40 às 15h20, na Arena de Conteúdo.
Reconhecida pelo 25º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, a startup representa o potencial de crescimento e impacto das soluções apoiadas no HUB da Construção, reforçando o compromisso com o avanço tecnológico e sustentável da indústria.
O ENIC, realizado anualmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), reúne os principais players do setor para debater tendências, desafios e oportunidades. O evento será integrado à FEICON, proporcionando um ambiente estratégico para conexões e troca de conhecimento entre profissionais, empresas e startups inovadoras.
O convite à START reafirma o papel do HUB da Construção como um catalisador de ideias transformadoras, fortalecendo o protagonismo da Bahia no cenário nacional da inovação na construção civil.
Inovação
Conecta Bahia terá até 1.500 pontos de internet gratuita em locais públicos
Programa da Secti pode atingir investimento de R$ 100 milhões ao longo de três anos

Democratizar o acesso à internet, promovendo a inclusão digital e o desenvolvimento social. Esse é o objetivo do Conecta Bahia, iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que disponibiliza sinal de Wi-Fi grátis em praças e prédios públicos. O edital, publicado no Diário Oficial deste sábado (28), prevê a expansão do programa para até 1.500 novos pontos ao longo dos próximos três anos. O investimento pode atingir até R$ 100 milhões, dependendo da captação de recursos de emendas parlamentares, dos ministérios do Governo Federal, além de empréstimos internacionais.
O secretário da Secti, André Joazeiro, comemora o caráter social do Conecta Bahia, que leva internet gratuita para uma parcela da população que não tem condições de pagar um pacote de dados. O titular da pasta celebra o fato desta nova fase priorizar povoados e distritos: “em um primeiro momento, disponibilizamos internet gratuita em praças de diversos municípios. Agora, além de expandir o serviço nas praças, vamos priorizar povos originários e comunidades tradicionais, garantindo conectividade para aldeias e quilombos, por exemplo”.
A oportunidade que cidadãos de toda a Bahia tem de se conectar, de forma gratuita, para acessar serviços e conteúdos é um dos diferenciais do programa, segundo Murilo Serafim, coordenador Geral de Infraestrutura de TI da Secti. “O Conecta Bahia permite ao cidadão utilizar internet para acessar serviços, como o ba.gov.br, se capacitar com os cursos gratuitos do Programaê, disponíveis no site da Secti, além de empreender, estudar, fazer uma tele consulta, dentre outras possibilidades”, frisou.
O Conecta Bahia, uma das ações integrantes do Programa Bahia Mais Inovadora, é executado pela Secti. A primeira etapa do programa, em fase final de instalação, contou com 375 pontos de conexão em mais de 180 municípios. O investimento na primeira fase girou em torno de R$ 12 milhões.